JAWS – Software de ajuda a invisuais
JAWS - Job Access with Speech Bem, vou falar-vos de um software pouco conhecido, mas indispensável na vida de invisuais que utilizam o computador. Jaws é o leitor de ecrã mais popular a nível mundial. Criado pela Freedom Scientific para Windows, permite que as pessoas com a condição de cegueira trabalhem sem qualquer problema no seu computador, bem como tenham acessibilidade às aplicações de Internet.
Jaws funciona a partir da leitura da informação do ecrã, com software se síntese de voz, o que irá permitir assim ao utilizador aceder a uma variedade de aplicações, configurações quer de trabalho, lazer, educacionais, etc..
Este programa permite também enviar informações para linhas Braille, o que o torna uma tecnologia multifacetada.
Principais Características
Principais características:
- Compatível com os Sistemas Operativos Windows XP, Vista e Windows 7. Todas as novidades da versão 11 podem ser conferidas aqui
- Inclui sintetizador de voz multilingue (Português, Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano e Finlandês);
- Instalação acompanhada por voz;
- Suporte imediato para as aplicações standard do Windows;
- Suporte avançado para as aplicações mais populares do Office;
- Suporte para o Internet Explorer, Firefox e Adobe Acrobat (Links, listas, tabelas, gráficos, frames, flash, etc);
- Linguagem de Scripts para personalizar aplicações não-standard;
- Ferramentas para personalização fácil e sem Scripts;
- Compatível com a maioria das linhas Braille.
Utilização do jaws:
- Ao utilizar o programa, a tecla NumLock terá que estar desligada.
- os utilizadores deste software normalmente não utilizam o rato, sendo a sua orientação feita pelo teclado, através de atalhos de teclas.
Alguns atalhos básicos de leitura:
- Insert + seta para baixo: Ler tudo
- Page Up/Page Down: Aumentar/Diminuir velocidade de leitura quando no modo Ler tudo
- Ctrl: Parar leitura
- Seta para cima : Linha anterior
- Seta para baixo: Próxima linha
- B: Botões
Algumas Teclas Rápidas:
- H: Cabeçalhos
- F: Formulários
- T: Tabelas
- L: Listas
- I: Itens de lista
Navegação:
- As teclas TAB e SHIFT + TAB são as mais utilizadas para navegar ou retroceder nos sites bem organizados.
- Como podem verificar nesta pequena síntese, este é um programa que não só possibilita mas também facilita que pessoas com limitação visual tenham acesso a aplicações no seu computador, o que também aumenta a autonomia destes nas suas tarefas.
Deixo-vos uma demonstração da utilização do Jaws no Gmail:
Conclusão: Este tipo de aplicações são sempre essenciais para quem precisa, permitindo que se “fuja” de certa forma a um conceito semelhante à infoexclusão. No entanto é pena que se tenha de pagar por este tipo de aplicações que podem ser consideradas ajudas técnicas e que podem fazer sorrir muitas pessoas. Porque não seguir o exemplo do ORCA? (brevemente um artigo sobre esta excelente aplicação)
Artigos relacionados
- Cadeira de rodas eléctrica controlada com o olhar
- Magic Key
- Magic Key na ::RTP2
- Magic Eye ganha prémio Eng. Jaime Filipe
- Easy Voice 0.09 – Para pessoas com problemas na fala
Licença:Demo
Sistemas Operativos: Windows XP, Vista e Windows 7
Download: JAWS 11 (Demo) 32 bits - [93.6 MB]
Download: JAWS 11 (Demo) 64 bits - [97.2 MB]
Download: Manual JAWS 64 bits - [97.2 MB]
Homepage: Freedomscientific
Este artigo tem mais de um ano
Software tão útil com um nome tão perigoso
😀
Excelente post sobre um excelente software.
Parabéns Marisa.
Boa tarde,
Fico contente que o Pplware se interesse por softwares deste tipo. Para o Windows também existe o leitor de ecrã NVDA, que é um software gratuito e OpenSource.
Cumprimentos.
Obrigada pela dica 🙂
Sim, realmente é importante dar a conhecer programas que estejam disponíveis, para que todas as pessoas tenham acesso às aplicações da informática 🙂
Esqueci-me de dizer qual é o site do projecto. http://www.nvda-project.org
Excelente software. É de louvar iniciativas assim com os mais necessitados.
Tenho um cliente invisual com este software e é sem duvida a dádiva que deus lhe deu.
muitos parabens pelo post.
Caro Sr. Luis Cabral,
gostaria de saber se o Luis pode ajudar a minha irma que e invisual. Neste momento ela tem un grave problema com o programa dela “Jaws” e nao conseguimos encontrar ninguem que nos posa ajudar. Ela tem um SR.(invisual) que a ajudava mas por razao desconhecida o SR. virou “intragavel e tolo”! Como pode imaginar esta situacao e muito enervante para a minha irma pois o computador e o seu aliado para contatar com o mundo exterior.
Sera que o Sr. Caldas conhece algun profisional que nos possa ajudar ? Ficar-lhe-ei muito agradecida.
Aguardo uma resposta sua e ate breve.
Isabel Frazao
Excelente trabalho Marisa !!!! Tás a ficar PRO em escrever artigos 🙂
É com prazer que divulgamos este tipo de trabalhos pois ajudam em muito os que dependem deles para não ficarem excluídos da sociedade e i-sociedade .
É pena que muitas pessoas apenas pensem nestes casos quando chega o Natal…pois as pessoas ficam mais sensíveis e solidárias.
Então e os outros dias???
existe um brasileiro para pessoas tretaplegicas.
esqueci o nome, e um para cegos (invisuais) qndo me lembrar do nome postarei, e em portugues!
Felizmente este tipo de programas para mim não é necessario, mas para quem tem que os usar parece ser um bom programa.
Excelente post Marisa, continua 😀
Cumprimentos,
Luis Leite
podiam ter criado o software também para linux
Há o Orca.
O artigo sobre esse software será criado brevemente 🙂
Existe para o Ubuntu. É o Orka.
Grande software e iniciativa…
Excelente post, parabens 😉
viva,
o ZoomText é outro software para Windows com a mesma finalidade.
http://www.aisquared.com/zoomtext
continuação do bom trabalho.
“ZoomText é outro software para Windows com a mesma finalidade”… errado!
O Jaws é um leitor de ecrã, o Zoomtext é um ampliador de ecrã. No caso do Zoom, a voz é um acessório de auxílio à navegação. Por consequência, as capacidades de leitura, identificação de objectos, etc, é muito inferior no Zoom.
São aplicativos diferentes para utilizadores com necessidades diferentes.
O Jaws, para o melhor ou para o pior, é o melhor leitor de ecrã do mundo. Quando digo para o melhor é porque é de facto muito bom. Mas é impossível deixar de falar no seu preço elevado, 1300 euros, para uma única licença de um pc. Além disso a empresa fabricante começa também a imitar a Microsoft com algumas atitudes monopolistas, nomeadamente a proibição da utilização do Jaws na sua versão demo, para avaliar a acessibilidade a software e sites web e a recente falta de apoio na disponibilização de controladores para terminais Braille que não sejam do mesmo fabricante.
O NVDA, já aqui referido, é uma alternativa que, embora simples, tem já um excelente desempenho principalmente na Web. Outra vantagem interessante é que o NVDA não necessita de ser instalado, podendo correr a partir de uma pen. O Jaws necessita de instalação, altera as definições gráficas retirando algumas funcionalidades, de forma que a partilha de um computador com o Jaws instalado com mais alguém que não necessite dele, pode criar alguns desgostos…
Ainda assim, é o melhor de todos e é graças a ele que eu sigo atentamente a publicação constante e interessante de conteúdos neste site.
Mais um bom Artigo na área da acessibilidade informática.
Continuem com a divulgação deste tipo de aplicações, há que as dar a conhecer a quem delas precisa e sem duvida que vocês contribuem para isso.
Venham mais!!!
Olá,
O NVDA possui uma ferramenta excelente para quem vê. Na revisão actual denomina-se visualizador de discurso e podem ler o que o sintetizador fala através do leitor de ecrã. Se pretenderem, aqui está um grande exemplo em que o NVDA pode ajudar a corrigir o código html de um site: http://www.megatts.com/2009/04/26/como-usar-o-nvda-e-o-firefox-para-testar-a-acessibilidade-das-suas-paginas-web/
Se utilizarem uma revisão trunk do NVDA, para acederem ao visualizador de discurso têm de clicar com o botão direito do rato no ícone “NVDA” que se encontra ao pé do relógio, entrem no menu Ferramentas/Tools e cliquem em Speech viewer/Visualizador de discurso.
Cumprimentos,
Diogo
O artigo é muito bom. Especialmente que desconhecia este tipo de software, até o meu colega no serviço o ter mencionado. Ele felizmente não é totalmente invisual mas está bastante avançado. Foi quando lhe consegui dar o pc, e ele instalou na naquele momento.
Fiquei bastante satisfeito ver aqui a reportagem, pois não é custume ver matéria deste género em sites assim como na imprensa tradicional e especializada em TI.
Parabéns
Comentando agora sobre o JAWS em si, é na minha opinião uma grande ferramenta. Apesar de não o usar, sei que é o melhor leitor de ecrã do mundo.
Para terem uma ideia, esta grande maravilha permite o desenho de forms com os respectivos elementos em VB. Informa as coordenadas e descreve os elementos em redor quando movimentamos alguma text box, etc…
Um dos aspectos bastante positivos do JAWS, é que ele informa ao utilizador o que pode fazer. Por exemplo, se carregarmos no botão do menu iniciar, ele diz que podemos usar as setas abaixo e acima para andarmos pelos itens.
Na minha opinião, o aspecto mais negativo foi emplementado pela empresa proprietária que diz que as pessoas com visão não podem usar o JAWS para nenhum fim. Eu discordo porque é perfeitamente normal que as pessoas queiram testar algo que é diferente e quem sabe se não aprendem mais qualquer coisa a trabalharem parcialmente com aquele leitor de ecrã.
Boa tarde, tem conhecimento de alguma empresa que proceda a este tipo de sw em telemoveis?
Muito BOM!!
De facto tal como dizes o JAWS é o software “indispensável na vida de invisuais”, esta ferramenta é quem torna possível a iteração PC homem.
Pena é que ainda existam muitas paginas WEB que não são pensadas a pensar na leitura que este software faz do ecrã tornando-se em alguns casos muito complicado ao utilizador saber o que é mostrado no ecrã.
É bom que vocês PPLWARE falem destas ferramentas…
Bom trabalho.
Olá de novo. É bom referir que o Jaws não é o único leitor de ecrã e muito menos o melhor. É de facto o melhor em Windows, mas é bom lembrar e saudar o cuidado da Apple, ao dotar todos os seus dispositivos, iDevices e MAC com um leitor de ecrã a custo zero. O mais notável é que este leitor é muito, muito bom. Se eu comprar um MAC tenho um leitor de topo integrado. Se eu comprar um PC com Windows, terei de desembolsar a obscena quantia de dois mil euros. Seria muito importante que as pessoas com deficiência da visão passassem a considerar isto.