Querida, o telefone diz que o bebé tem a fralda molhada
A tecnologia já se veste, já se prova, já de usa no dia a dia e muitas vezes até é o suporte de vida, mas cada vez está mais banal... descartável. Por falar em descartável, agora a tecnologia chegou mesmo às fraldas.
Uma equipa de programadores de Taiwan desenvolveu sensores que, colocados na fralda, lhe vão dizer quando a sua criança tem a fralda com xixi! Afinal, agora é a vez de quem ir trocar a criança?
Recorrendo a um Mini PC Intel Edison, uma equipa de programadores de Taiwan conseguiu "produzir" uma fralda inteligente. Com o nome de DiaperPie, esta fralda está equipada com sensores de leitura que permitem que comunique com uma aplicação num smartphone e indicar o estado em que se encontra o rabinho do bebé.
Jones Chi, Richard Chang, Robert Chou e Wenchung Chiu criaram uma fralda "tudo-em-um" e apresentaram o conceito num evento de dois dias, um hackathon promovido pela Intel, no Intel IoT Roadshow. A fralda tem integrado um mini PC Edison para recolher as leituras e processar a informação no ambiente da fralda. Este modelo permite saber a temperatura, a postura e os movimentos que a criança está a fazer, além das leituras que mostram aos pais se está na hora ou não de trocar de fralda.
Os sensores estão ligados à app instalada no smartphones via Bluetooth, esta app ira prevenir os pais sobre o estado da fralda e dar toda a informação já tratada que o módulo consegue recolher dos sensores. Tudo apenas com um simples toque na app e ela mostra tudo o que precisa de saber.
Os programadores inspiraram-se em casos que acontecem no dia a dia, infelizmente ainda há bebés que morrem porque sufocam e os pais não os conseguem salvar, então são esses os casos que esta fralda quer também evitar. Para além dos sensores de humidade, todos os outros são de prevenção, os de temperatura que alertam para um estado febril da criança, o de movimento que alerta para quando a criança está virada para baixo há muito tempo, e há muitas outras possibilidades que ainda podem derivar destes módulos que agora estão a ser aplicados a esta área.
Enquanto o projecto não chega ao mercado os programadores revelam que estão a estudar a aplicação de um outro sensor, o de gás metano, que irá dizer aos pais que a fralda está mesmo mesmo a precisar de ser substituída porque tem "presente".
Este artigo tem mais de um ano
Para a minha filha cheguei a ter o Snuza Hero, é um sensor que se adapta na fralda para detectar se o bebê está a respirar, quando detecta que não está a respirar apita para alertar os pais e começa a vibrar para tentar reanimar.
Interessante. A tecnologia faz muito mais sentido quando tem esse tipo de utilidade.
Muito útil para os utilizadores de iPhones saberem se já mudaram as fraldas… LOLOLOLOLOLOLOLOLOL
Pena ser para Android.
e que tal tomarem conta dos filhos?
que tal cheirar o rabo deles a ver se estao sujos?
que tar sentirem se a fralda esta humida?
que tal serem pais de SERES HUMANOS????!?!!?!?!?!?!?!?!!?!
geez tanta tech para nao se fazer nada…
Agora disseste tudo. Coisa mais linda não fazer nada. Entrega-se o trabalho de “vigiar” a um computador e ao telemóvel que até pode ficar sem bateria ou por qualquer motivo desligar o Bluetooth.
A seguir so falta ligar o computador da fralda a um robot que trata de trocar a fralda.
Que futuro estranho.