Vem aí a WWDC 2015, o que esperar da Apple?
Já se sente o motor a aquecer, depois da decepção que foi a apresentação da Google, o mundo vira-se agora para o evento WWDC 2015 onde a Apple poderá apresentar novidades que façam esquecer um pouco a falta de novidades que o mercado tecnológico tem sofrido.
Mas, afinal, será que pode a Apple surpreender, ou irá na mesma cantiga da Google, mansa, e apenas mostrar pequenos saltos? O que podemos esperar do evento WWDC 2015?
Estamos a poucos dias do início da Worldwide Developers Conference e já se começa a falar nalguns temas que são bem prováveis que a Apple apresente na conferência.
Por norma a empresa de Cupertino foca-se em produtos dedicados e relacionados com programação e para programadores, mas aproveita este evento para deixar alguns "rebuçados" ao mercado, tal como o novo iOS 9, a nova Apple TV ou mesmo o novo serviço de música por streaming que deve estar por aí a aparecer.
Além disto, alguns "entendidos" na matéria e que estão mais chegados à casa mãe, com alguns contactos mais estreitos, deixam outro tipo de prognósticos de que podem já ser apresentados, de 8 a 12 de Junho, no Moscone Center na cidade de San Francisco.
iOS 9
Todos os anos este é um palco para revelar software novo para o iPhone e para o iPad e, sem estas novidades, a WWDC não teria a mesma graça. Há rumores de que o iOS 9 será sobretudo um grande salto no que toca às melhorias de desempenho, mas também poderão aparecer novos recursos e um deles, segundo dizem, podem ser as direcções dos transportes públicos incluídas no Mapas da Apple.
O Apple Watch pode, de alguma forma, trazer influências ao iOS 9, assim como algumas melhorias no que toca ao Spotlight e, no caso do iPad, finalmente ter aplicações lado a lado, para facilitar a interacção entre elas.
OS X 10.11
A manter-se fiel à numeração que já nos habituou, a Apple irá mostrar novidades agora na versão OS X 10.11, durante a keynote do próximo WWDC. Contudo ainda ninguém sabe ao certo o nome do próximo sistema operativo, que sucederá o Yosemite.
A Apple pediu já o registo de vários nomes de monumentos famosos como Califórnia Mammoth, Big Sur, Tiburon, Monterey e Sonoma.
Não se espera que esta nova versão venha deixar o mundo de boca aberta, espera-se sim que venha corrigir os bugs e deixar o OS X um pouco mais fluído. Tal como no iOS 9, a Apple deve concentrar-se no detalhe, no pormenor que tem faltado nos últimos tempos. É mau demais acabar de lançar uma versão e esta apresentar problemas graves de performance e segurança. É necessário que corrijam e melhorem recursos como o Siri, o centro de Controlo, melhorar o Spotlight, o sistema de segurança e uma melhor ligação às mais recentes ferramentas.
HomeKit
Desde que foi revelado o HomeKit no meio de uma onda de anúncios ambiciosos na WWDC 2014, a Apple tem mantido relativamente tranquila a sua plataforma de domótica. No entanto, o HomeKit poderia desempenhar um papel muito maior na conferência deste ano.
Provavelmente não haverá qualquer hardware HomeKit da Apple, mas poderá haver uma explicação sobre como tudo funciona em termos de interacção da Apple TV e o hardware HomeKit recentemente anunciado, como lâmpadas inteligentes, termostatos e fechaduras. Ainda muito se irá falar sobre o HomeKit nesta conferência... afinal andamos há anos a falar da Internet das Coisas.
Apple TV e App Store
Depois da Apple ter lançado no ano passado um kit de desenvolvimento na área da domótica, ao qual deu o nome de HomeKit e de terem já saído vários produtos a usufruir desta tecnologia, é de esperar que a Apple TV receba grandes actualizações para também ela se integrar neste conceito.
Já sabemos que o serviço web de TV da Apple não será apresentado na WWDC, mas isso não quer dizer que a Apple não apresente o hardware e o software que a pequena caixa de TV viu melhorado. A interface da Apple TV necessita desesperadamente de uma actualização mas não nos parece que esteja para breve pois esta precisa de aplicações de terceiros. Um SDK poderá ter mostrado que, na próxima semana, será revelada uma nova funcionalidade, provavelmente o suporte 4K, armazenamento extra e um novo controlo remoto (possivelmente com trackpad). Mas teremos de esperar para ver se a Apple mostra já as novidades ou se vai esperar que o seu serviço de TV esteja pronto para mostrar tudo ao mesmo tempo.
Apple Watch
As aplicações para o Apple Watch são lentas a abrir, mas isto já vem de trás, desde o anúncio do dispositivo. Contudo, Jeff Williams, chefe de operações da Apple, já revelou que está já a caminho um sistema de apoio ao Apple Watch que irá aumentar a performance das aplicações, bem como o aumento da velocidade quando as apps necessitam de ter acesso aos sensores.
Não é de todo previsível que a Apple lance já a informação de um novo Apple Watch, até porque o que se encontra actualmente no mercado ainda não chegou ao mundo inteiro, havendo poucos países a beneficiar da sua exposição no mercado. Poderá haver sim uma actualização grande do Apple Watch o que deixaria os utilizadores satisfeitos.
Apple Pay
O serviço de pagamento Apple Pay teve um sucesso que a própria Apple não contaria. Pelo menos foi assim que se expressou Tim Cook quando constatou os números de utilização deste seu novo serviço.
Claro que a Google, depois de anunciar na semana passada o Android Pay, obriga a Apple a actualizar e a aumentar a facilidade de utilização do Apple Pay, até porque é possível dar-lhe um impulso extra. A Apple pode, por exemplo, criar um programa de fidelização e premiar quem use mais o serviço Apple Pay, de forma a trazer para si mais pagamentos por este método... isto poderia também beneficiar os comerciantes, parceiros da Apple!
Para já, o Apple Pay, poderá não receber o update 2.0, mas há movimentações, quer em termos de mais países a receber o serviço, como o Reino Unido e Canadá já neste verão, quer em operadores. Esta é uma área que a Apple também poderá trazer alguma informação no evento.
Beats by Apple
Está a demorar o arranque deste serviço, que vem suceder ao Beats Music e, segundo dizem, é certo que será apresentado o novo trunfo para a música streaming no WWDC 2015. Este novo serviço da Apple, para distribuir música por streaming, tem um custo expectável de 10 dólares por mês e terá a participação de celebridades como os DJsDrake, Pharrell Williams e até do empregado da casa Dr. Dre.
Se a Apple quer inovar e derrotar os grandes serviços já existentes neste segmento, terá de apostar em algo que convença os seus utilizadores. Poderá ser pelo preço, pela quantidade de oferta ou até poderá ser por algo que não está definido aos olhos de quem estuda o tipo de ofertas a este mercado. O que é certo é que poderá ser um fracasso se a Apple não apostar muito forte, até porque é um mercado que não dá margem para erros ou para experimentos!
Este artigo tem mais de um ano
Inovação! Sempre no topo!
O resto é paisagem.
Mais do mesmo queres tu dizer. Aponta lá o que está aqui referenciado de inovação?
O que está aqui, é só o previsível…
Segunda-feira, aí sim, vamos ver o caminho para a inovação… como sempre…
Ó psté!
Tudo o que apresenta o Android M tem já o iOS. E esta hem? Costumava ser ao contrário 🙂
Quanto aos pontos destacados no post são muito avançados para os teus os conhecimentos. É que não basta dizer “já havia”, é preciso perceber as diferenças, e se a solução adotada é a mesma ou é diferente e melhor.
Por exemplo o Apple Play, em que que a Google/Android esteve com em exclusividade durante anos – nunca passou da cepa torta 😉
Acho que respondeste ao comentário errado…
Era ao de cima, mas percebe-se. Isto de “responder” nem sempre fica no sítio certo 🙂
No entanto nunca falas quando a Apple copia algo do Android. Todas as marcas copiam as outras, e se tu pensas que a Apple não faz isso então para além de fanático és ceguinho.
@Vlad Claro que não responde e qualquer um percebe porquê. O nível de fanatismo interfere-lhe a agilidade mental.
“Quanto aos pontos destacados no post são muito avançados para os teus os conhecimentos” são? Se são quais são então esses tais ultra pontos muito avançados que referes? Enfim, que ridículo.
Prendeste à retóricas das palavras e acabas a não dizer nada objetivo, só lixo.
Aproveito para salientar que não referi nada sobre Android. Aparentemente a tua guerra mental está tão vidrada sobre Apple vs Android que o teu modelo de argumentação é sempre o mesmo: dizer que a Apple é melhor que Android independentemente do que for dito.
Tl;dr: Cura-te.
Acho que até um ceguinho…
https://goo.gl/R1ry4P
+1
Vamos ver… pode é ser na onda da Google… apenas uma ação de “melhoramentos”. Pequenos incrementos…. mas o mercado carece de mais que isso!
A Google foi pior que isso…
Foi basicamente mostrar os brinquedos deles, os developers não têm nada para fazer com aquilo, foi uma manobra de marketing…
Não sei porque é que chamaram developers, se a única coisa que mostraram para estes foi o Brillo/Weave, que não passam de mais uma distro Linux e um protocolo (muito) análogo ao HomeKit Access Protocol (basicamente uma lista de comandos JSON)…
A Google I/O deste ano, devia ser chamada Google O, já que é só output, e nada de input…
Chegou agora o I.T ,serviço PAGO da Apple de streaming de música. Como é da Apple deve ser melhor…,lá vão começar os processos judiciais e as pressões sobre as editoras.
A ver se e desta que metem uma led de notificação a contornar o home button e uma camera com zoom fisico
Não, aqui é para software principalmente, não é para apresentar iPhones…
E quem é que quer isso?
Não tens um Apple Watch ainda?
Bastantes pessoas, apple watch no thz, para ver a app do tempo demoro mais do que tirar o telemóvel do bolso e abrir nele do que propriamente no watch.
Ai sim?
Eu tenho o tempo logo na face do relógio… estão 15º e está nublado…
U fail!
Estou a falar de abrir apps… sabes ler?
Para abrir a App do tempo, demora tanto como no telemóvel, é só ir buscar os dados ao servidor, já que a App é nativa…
U fail, ao menos fala depois de usares o relógio…
Mais um para a equipa. Bem vindo ao clube dos fanboy da maçã
Ó psté!
Há que “times” o iOS tem leds para “acusar” a receção de uma notificação .
Experimentei uma vez e chegou. Imagino que com o Android tenhas feito mesmo 😉
Mas “prontes” como era uma coisa, inútil, que (supostamente) o iOS não tinha, fica lá com a taça de barro.
E sobre o zoom físico, estás a comparar o quê com o quê, mesmo ?
Estás a sugerir que é mais prático desbloquear o telemóvel e ir ver se há novidades do que ver se o led está aceso sem ter sequer de lhe tocar?
O iOS permite usar os LED’s da câmera para isso…
Os Leds de trás? Então é preciso ter o telemovel sempre de ecran virado para baixo? E só uma cor? OK, muito prático sem duvida, quando um dia chegra ao iPhone ao revolução do iLed SuperNotification entendes…
OMG
Calma, Carlos, a revolução ainda não é para já, ainda estão em desenvolvimento… no futuro, no futuro…
Seriamente existem soluções mais agradáveis como o ‘Glance Screen’ nos Lumias em vez de uma luzinha que no fundo só te diz que algo se passa no telemóvel mas não te diz o quê.
Cores configuraveis, o glance screen não necessita de ativar o ecran, gastando mais bateria?
“…esquecer um pouco a falta de novidades que o mercado tecnológico tem sofrido” … . A Microsoft prepara o Windows 10 e todo o ecossistema à sua volta, e alem disso, aqui mesmo o Pplware tem feito alguma cobertura das novidades lá dos lados de Redmond. A Google tem vindo a mostrar o M … e depois escrevem aquela frase só porque agora se está aqui nos “suponhamos” sobre a maçã. E além do mais, nem fontes são aqui referidas. Agora é “segundo dizem” … Afinal este artigo serve para quê ?? Mais um para incendiar o povo.
Há quantos meses se fala no Windows 10? Já está mais que batido o tema, já se sabe tudo, nos últimos 3 meses não tem havido grandes movimentações, nada de extraordinário, a Google o que mostrou foi pouco… quase nada face ao que está já disponível… por isso, qual foi a parte que não entendeste?
Não entendo o alcance deste artigo. A não ser que seja apenas para ajustar o reposicionamento do pplware face a uma ou outra marca.
What?! Comentário no sense.
Segundo esse principio deveria deixar-se de produzir artigos jornalísticos porque são tudo especulações.
O que está no titulo é: “o que se pode esperar da apple”, a palavra “pode” reflete um desejo de quem escreveu o artigo, desejo esse partilhado por todos os apple users. A tecnologia vive das expetativas do que pode ou não ser apresentado, e as empresas tecnológicas agradecem-no, pois são agem como forma de feedback dos seus users.
Não vens aqui muitas vezes, pois não??
Não entendes, mas isso é normal. Contudo, como não escrevemos só para ti, faz todo o sentido, aliás, faz todo o sentido escrever sobre temas que entendemos ser pertinentes.
Como alguém falou, o teu comentário é completamente sem sentido algum.
Talvez apresentem um laptop de “12 com low specs por 2000€.
É que este ano ainda não lançaram nenhum que se bata com os laptops com Windows.
Apenas aumento de preços e especulação…..
Steve Jobs morreu, e com ele a criatividade…..
Não morreu nada. Há muita coisa nova a nascer fruto da inovação, vejam isto:
https://m.youtube.com/watch?v=j-Sqki-J8ZM
a apple comprou a tesla?
De facto…
A App nem sequer é da Tesla, é feita por um programador independente…
Também tens esta, só por exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=WlAQ5LM4xnM
Claro que o Android Wear faz isto… para o teu Honda tuning com vidros fumados e escape de competição…
E no teu 190E ou E36 já lhe puseste um chip para deitar mais fumo enquanto falas para o teu AW e lhe pedes para vir ter contigo?
Mas pelos vistos essa novidade não é apenas na Apple, pois com a Samsung e Motorola watch fazes o mesmo ou idêntico, até aqui não há surpresa nenhuma.
https://www.youtube.com/watch?v=3NX-8cytdY4
https://www.youtube.com/watch?v=rXpcOHjtZqo
E onde disse eu que era novidade só na Apple? O que estava em conversa era o potencial ainda a crescer nestes dispositivos, que ainda haveria muito a fazer. Que o foco principal ainda está longe de ser atingido. Por exemplo, tenho o Moto 360 e o Apple Watch e nota-se claramente uma divergência em cada um deles no que toca ao desenvolvimento das mesmas aplicações. Isso é que é interessante seguir.
Concordo em absoluto com o Mordor. A Apple agora é um acessório de moda, sobrevalorizado.
Eles que deixem o software correr em outros equipamentos tal como o Android e o Windows, e ai sim, veremos o quão bom é.
Segundo alguns hackers, o osx e o ios é tipo queijo suíço…. só que ninguém admite, tal é o fanatismo!
Nada contra Iphone, antes pelo contrário, gosto muito da Apple, só não compro porque não tenho possibilidades para tal.
Mas o novo IOS se for assim vai ficar muito feio com os icons redondos.
Atenção é a minha opinião e gostos são gostos ..
Cada vez mais a Google quer fazer tudo, e tudo para ela, mais monolítica, mais fechada, mais dados para ela fazer sabe-se lá o quê!
Nesta I/O, não apresentaram novidade nenhuma que favorecesse os programadores, apenas mostrar os brinquedos novos que eles vão explorar sozinhos…
Enquanto a Apple é uma empresa de plataformas!
A Apple cria ferramentas para os programadores, os programadores criam aplicações para os utilizadores…
http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-06-04/apple-s-big-breakthrough-that-almost-no-one-knows-about-swift-code
Sempre a abrir!
Empresa de plataformas? Quando as únicas plataformas de desenvolvimento são os 3 ou 4 aparelhos que possuem? E dizes que a google é que é fechada…
Programar para iOS apesar de ter boas ferramentas de programação, só se consegue programar em Mac, a linguagem de programação é uma das mais confusas também.
O sistema Android é muito mais simples de se desenvolver, por experiência própria.
É engraçado alguém nos lembrar de um artigo a dizer que um português descobriu uma vulnerabiidade no OS X, que um site lançou isso hoje. E que não lançamos isso e tal e coisa….
Só para avisar essa alma, que já lançamos esse artigo o tem….
https://pplware.sapo.pt/apple/nova-falha-de-seguranca-grave-descoberta-na-uefi-dos-macs/
E que os que estão a lançar agora… são cópias do nosso, ó averrara….
Desde que metam o wifi do meu imac a funcionar sem quebras já fico satisfeito.
O Yosemite 10.10.3 não resolveu? A mim resolveu. Por acaso o problema não é agora com a NOS/ZonHub?
Não totalmente. Melhorou bastante, mas volta e meia acontece.
Ps: O meu access point não é zonhub.
Vão inovar e agora podes enviar dados por Bluetooth. Vão fazer disso algo fantástico e único.
E não digam que não dá jeito, ou é old fashion lol
LOL!
Enviar dados por bluetooth? Coitado, ainda vive em 2006…
Ó psté!
Já ouviste falar no Air Drop, quando no Android a transferências de dados por Bluetooth ainda andava de fraldas 😉
não compares transferências de ficheiros via wifi vs bluetooth 🙂
e se não haver wifi adeus airdrop 😉
houver*
Jovem, não percebeste nada.
É via Wi-Fi Direct, não é via rede Wi-Fi. Podes estar no meio de nenhures sem rede Wi-Fi que funciona à mesma.
O AirDrop usa promeiro Bluetooth para “emparelhar” os equipamentos e, por ser mais rápido, o Wi-Fi Direct para a transferência de ficheiros.
Airdrop = wifi xD mt me ri eu
Ja ouviste falar em cloud? Bluetooth para quê? Ainda se usa isso para envio de ficheiros?
E se o plano de dados for insuficiente ou já estiver no limite? Como é que se envia ficheiros nesse caso?
Uma alternativa à nuvem é obviamente muito bem vinda (e o airdrop não pode ser a única solução, pois só funciona em dispositivos iOS).
49 comentarios que dizem absolutamente nada! incrível ler estes comentários de fans dos dois lados da cerca. de um lado os ceguinhos pela Apple, do outro os ceguinhos do Android. Abram os olhos, puxem a areia para o lado e “espreitem” qualidade. O único OS de qualidade no mercado e sem duvida o BB10. O pplware talvez ate nem saiba o que e isso e de certeza nunca utilizou ou testou. Se derem uma oportunidade, utilizarem, não vão querer outro OS. So espero que uma das empresas de telefones que neste momento utiliza Android compre direitos ou faca parceria com a Blackberry e comece a comercializar telefones com o BB10. Ai sim a Apple finalmente tera a concorrência que merece. Com esta concorrência saudável sera realmente obrigada a inovar. Agora contra Android e Windows como se diz em inglês “its child’s play for Apple”
Market share: 80 vs 20%… “its child’s play for Apple” LOL!
O Carlos aponta o dedo aos 49 comentarios e dp tece uma opinião parcial lol
P. S. Uma app para notas que está de borla que é muito porreira – SuperNotes.
Permite criar uma nota com gravação (som), texto e imagem e definir um alarme/notificação. “Ah, mas há outras que, por exemplo, permitem editar a gravação”. Pois, mas e quanto a acrescentar texto, imagem e notificação?. A SuperNotes é simples mas bastante completa. Pena não converter voz em texto – para isso pode-se usar o Siri, mas não funciona muito bem. Outputs (nota a nota) – computador (via endereço de http no browser), email e Dropbox. Para a gravação não permite o “abrir com” outra app.
Uma app que fizesse o que faz a SuperNotes, convertesse voz em texto, como a Voz Ativa, e permitisse sincronização via iCloud é que era. Mas atenção que isto das notas é um perigo, se desaparecem por qualquer motivo, por exemplo, por a app crashar, pode ser um caso sério – por isso tenho muita dificuldade em largar as apps nativas do iOS – Notas, Lembretes – que são muito simples (elementares mesmo), mas que não sofrem acidentes e estão sincronizadas com outros equipamentos via iCloud.
https://itunes.apple.com/pt/app/id484001216?mt=8
Evernote?