Afinal a Apple não vai criar um carro, está só a recolher informação
No início deste ano começaram a ser vistos a circular nas ruas de algumas cidades norte americanas alguns carros da Apple equipados com alguma equipamento estranho.
A especulação da altura falava na possibilidade de estes serem os primeiros esforços da empresa em criar os seus veículos autónomos, mas nunca passou a verdade é que nada foi confirmado ou sequer adiantado.
Mas tudo foi agora explicado e a afinal estes carros estão apenas a recolher imagens para reforçar e complementar o serviço de mapas da Apple.
Lançado em 2012, o serviço de mapas da Apple está dependente de fornecedores externos para conseguir apresentar informação aos utilizadores. Empresas como a TomTom e outras vendem toda a informação necessária à Apple, o que a deixa dependente e obriga a gastos elevados.
Para eliminar parte dessa dependência a empresa resolveu colocar nas ruas os seus veículos para que seja feita a recolha do máximo de imagens e informação possível e assim dar aos utilizadores uma melhoria substancial no serviço de mapas.
É esta informação e imagens que os carros da Apple estão no terreno a recolher, iniciando assim um processo de larga escala, para já limitado aos Estados Unidos.
Para além de toda a informação que se sabe a Apple está a recolher, a empresa tem ainda o objectivo de fotografar as fachadas de muitas lojas, para complementar outros serviços que os seus mapas disponibilizam, mais uma vez fora do seu controlo.
As possibilidades que a informação recolhida vai dar à Apple são enormes. Passará a poder criar mapas 3D e Street-View, algo que neste momento ainda não tem, e principalmente deixar de estar tão dependente das empresas de serviços de mapas, que podem ter informação desactualizada e que demoram bastante a disponibilizar actualizações.
Com a informação do lado da Apple todos os processos serão mais rápidos e a própria empresa pode criar novas funcionalidades no seu serviço de mapas, que quer melhorar e constantemente aprimorar.
Tendo lançado apenas este ano este processo de recolha, não é esperado que qualquer novidade surja nos próximos tempos. Após a recolha da informação, que está a ser feita de forma gradual, é preciso depois processar os dados e criar as formas de os integrar no serviço de mapas.
Vão ainda passar alguns anos até podermos ver os resultados desta recolha, mas o que é certo é que a Apple está activamente a melhorar o seu serviço de mapas e a prepará-lo para ser uma alternativa aos que a Google e outras empresas têm disponíveis.
Este artigo tem mais de um ano
Lol e é tudo que a apple quer: recolher informação
Não isso é a Google…
Já meteste toda a tua vida na Google?
Há sempre algo mais para meter!
Sim, e também podes continuar a conversar, comentar, exibir fotos e meter toda a tua informação no Facebook porque ninguém fica a saber nadinha sobre ti.
Mas aí não faz mal, porque só precisamos de ter cuidado com a Apple que tenciona recolher informação para um dia poder vir a dominar o mundo.
ahahaah, não podias ter estado melhor!
Há que ter cuidado… quem sabe, este comentário que estou a escrever num Macbook pro, pode estar a ser observado por eles…ou melhor… “Eles” (com E maiúsculo) ahahahah
Ou seja…. Está a copiar a Google e depois vêem dizer que foram eles e que é tudo melhor….
Que empresa ridícula!
Lol
A Google esteve esta semana toda a copiar a Apple…
Porquê? As ruas agora são da Google, estás com medo que possa ser melhor que o Google Maps?
algumas das coisas que foram descritas no artigo original não me parece que existam nos mapas da Google.
Já estava a demorar… Sempre que há novidades da Apple tem que vir alguém dizer que está a copiar por outros. Se todos tivessem um nível de qualidade aproximado ao da Apple estaríamos muito melhor servidos.
Não são burros para saírem da zona de conforto/segurança e arriscarem perder dinheiro… Outros que gastem tempo e dinheiro a desenvolver e se depois valer a pena a Apple compra o que achar interessante e refina para lucrar.
Pelo menos não é como a Google…
1. Desenvolve internamente
2. Fail/Flop
3. Comprar empresas
Ou
1. Copiar a Apple
2. Mandar os fanboys dizer que foi a Apple que copiou a Google…
Lol… és engraçado! 😀
talvez não tão engraçado como invocar compras da Apple quando é a Google que mais empresas compra!
E desgraça…
https://www.youtube.com/watch?v=BpsMkLaEiOY
Isto era uma empresa que o CEO foi nada mais, nada menos, que o criador do iPod!
Isto era uma empresa decente… até se comprada agora pela Google!
Nunes, sim, a Google compra mais, e?
Mário, olha onde tu vais…
https://goo.gl/dEQyFg
@ LP
sim, é a Google quem mais anda às compras, quer em termos absolutos, quer mesmo só no último ano e meio
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_mergers_and_acquisitions_by_Google
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_mergers_and_acquisitions_by_Apple
A diferença é abismal nos números, dinheiro gasto, mediatismo e estatuto das empresas compradas
@Nunes a Google compra mais e INVESTE MAIS.
@ Gfan
Sim a Google investe muito mais dinheiro na compra de empresas e diversificação de produtos que não tem. Compra depois de outros gastarem tempo e dinheiro
Nunes, afinal é a Google que gasta muito dinheiro ou são os outros?
@ LP
então agora que é com a Google já consegues ver os buracos dos teus argumentos!? que cómico!!
O que a Google gasta a comprar empresas é um reflexo do valor dessas empresas e do investimento que essas empresas já fizeram. Compra depois de outros mostrarem coisas que valem a pena, como todos os outros que compram empresas!
Aqui a grande diferença é que a maioria das compras da Apple servem para crescer organicamente os seus produtos e desenvolvimento interno, enquanto que a Google faz muitas compras de empresas já com mercados e produtos bem estabelecidos, servindo para aumentar automaticamente as suas áreas de negócio!
Para não variar não me respondeste se é a Google que gasta muito dinheiro, se são os outros (os comprados)…
A diferença é que a Apple não sai da sua zona de conforto, enquanto a Google não se importa de arriscar.
@ LP
não respondi!????? Se a Google, ou outra empresa qualquer, gastar dinheiro a comprar uma empresa, é porque outros já investiram dinheiro/recursos nessa empresa, e ao venderem recebem um retorno por esse investimento e pelo valor que a empresa conseguiu agregar! Todos gastam dinheiro!
“A diferença é que a Apple não sai da sua zona de conforto, enquanto a Google não se importa de arriscar.”
A Apple não sai da sua zona de conforto!?? Não sabia que a Apple já era uma empresa de telemóveis na década de 70, com serviços de música, video, mapas, etc, etc! Não confundas ser focada com não arriscar e não entrar noutras áreas, porque arrisca e entra!
Quanto à Google arriscar, claro que arrisca, mas tb gasta fortunas a comprar muitas empresas já estabelecidas [daí ter pago fortunas] com muito menor risco e já com uma estrutura montada sem que a Google tenha que fazer “grande” coisa para entrar nessa área!
Todos gastam e todos ganham… qual é então o problema ou o “engraçado” da coisa?
Invocas a empresa há 40 anos atrás??
E mesmo assim, continua a ser para mim a sua zona de conforto, alargada, mas pouco… focada, dizes tu… queres comparar computadores/telemoveis com computadores/automoveis?
@ LP
“Todos gastam e todos ganham… qual é então o problema ou o “engraçado” da coisa?”
O problema terás que tu explicar, já que foste tu que levantaste a questão de serem outros a gastar dinheiro e tempo para depois serem comprados por serem interessantes! O engraçado é invocar isso como um argumento sobre a Apple não arriscar, quando é comum empresas comprarem outras empresas, sendo que o exemplo da Google é bem pior nesse aspecto, especialmente pelo tipo de muitas das compras que faz!
“E mesmo assim, continua a ser para mim a sua zona de conforto, ”
pois claro que para ti tinha que ser, mesmo sendo várias áreas novas que não passam só por dispositivos mas por serviços, lojas de conteúdos, lojas físicas, etc!
Quanto aos carros, lol, pela tua ordem de ideias deverias considerar como a mesma área de conforto da Google, já que trabalha o “problema” com computadores e muita informática, não andou a reinventar a mecânica dos carros! Mas como é Google não deve ser para aplicar a mesma lógica, como já se viu com a compra de empresas!
O que tu não entendes é que não o referi como sendo um problema… o que tu não entendes é que não podes interpretar as coisas como te apetece. A Google faz muitas compras, de várias áreas, nem sempre correm bem, arrisca muito e perde muito dinheiro com isso, a Apple não, ou discordas?
Sabes qual é a lógica? Conheces aquele desafio infantil de descobrir o que não faz parte do grupo? Mete lá computadores, telemoveis, serviços de informática e automoveis e escolhe um que não faça parte do grupo… não vale apena complicar Nunes, KISS, em tudo! Estás errado, a parte mecânica também é da responsabilidade da Google, que eu saiba não pegou em nenhum carro de outra marca já existente para o “informatizar”, e a parte mecânica tem de ser adaptada ao resto, e é a Google a responsavel por isso.
Então se não é um problema, qual é a lógica do argumento no teu primeiro comentário!???? Não está lá a fazer nada…
“A Google faz muitas compras, de várias áreas, nem sempre correm bem, arrisca muito e perde muito dinheiro com isso, a Apple não, ou discordas?”
O risco das compras não correrem bem é à partida [não olhando para as empresas compradas em concreto] o mesmo para ambas, como qualquer investimento, tal como a probabilidade de obter ganhos por essa compra… Por exemplo, algumas das primeiras compras que a Apple fez no negócio de semicondutores correram mal…
A grande diferença é que a Apple em vez de andar à caça de n empresas para entrar automaticamente num novo ramo de negócios já com uma estrutura montada, prefere desenvolver internamente essa estrutura, indo estrategicamente buscar pequenas empresas que ajudam a complementar essa estrutura, o que se pode tornar bem mais arriscado do que comprar uma Motorola, Youtube ou Nest, pois não tem à partida o know-how!
“ete lá computadores, telemoveis, serviços de informática e automoveis”
O que tu não pareces entender é que a Google não está a construir um automóvel, está a construir um sistema de navegação, uma solução informática, que até usa know-how que foi adquirindo com os mapas e sistemas de inteligência artificial.
” Estás errado, a parte mecânica também é da responsabilidade da Google, que eu saiba não pegou em nenhum carro de outra marca já existente para o “informatizar””
Que eu saiba os carros da Google que andam a circular são Lexus, e está tudo centrado no sistema de navegação, não em nenhuma inovação mecânica ou novo motor, novo powerpack, novo powertrain, etc. A google já disse que não tem qualquer interesse em construir carros, apenas em fornecer um sistema de navegação autónoma!
Imagine se a Apple criasse um carro, provavelmente custaria uns 2 bilhões aqui no Brasil kkkkk
O que a Apple iria apresentar para concorrer com MS Hololens e Google VR seria isto:
http://www.tecmundo.com.br/carro/78079-conceito-carro-mini-traz-oculos-realidade-aumentada-raio-x.htm
http://www.patentlyapple.com/patently-apple/2015/05/apple-files-a-european-patent-that-advances-their-work-on-an-exciting-video-headset-device.html
Pois eu não estou tão certo que a Apple não esteja a desenvolver um projecto de automóvel eléctrico.
A Google não está? Não é uma matéria bem longe da sua área de negócio?
“Não está nada. O projecto da Google é de automóveis sem condutor. O outro, dos carros eléctricos é a fingir”. Pode muito bem ser.
Mas esta coisa dos automóveis também pode ter uma componente de maluqueira e a Apple tem ao nível de topo várias pessoas que tiveram ligação à industria automóvel. Ao nível de quadros e técnicos também são bastantes as contratações – mas também se pode dizer que a Apple os contrata por serem os melhores, se são bons na área dos automóveis também são bons noutras áreas.
É verdade que o “projeto Titan” (é assim que se chama o suposto projecto secreto da Apple) começou a ser falado a partir das imagens da carrinha referida no post (que, mais ou menos também se percebeu logo para que servia).
Ainda por cima a Tesla avançou muito nos automóveis eléctricos para milionários e valorizou-se de tal maneira que se tornou impossível à Apple comprá-la. De maneiras que não ponho de parte que o projecto exista, mas não me parece que seja para apresentar um produto brevemente.
A Google anda muitas vezes fora da sua área de negócio e farta-se de perder dinheiro nisso, ou seja, completamente o oposto da Apple e não me parece que a Apple esteja disposta a mudar isso.
Eu bem te digo que a Google desconfia que a sua fonte de rendimento – os anúncios – não dura para sempre e por isso procura um sucesso noutro lado que lhe dê dinheiro.
Lá achas que faz isso porque se preocupa com o bem da humanidade, problema teu.
Nos carros eléctricos lá vai apresentando o carrito para crianças, mas não passa disso, não deve ter gasto muito. Cabe no porta-bagagens de um Tesla.
A questão na Apple é diferente – pode querer fazer concorrência à Tesla e estampar-se, porque é um investimento muito grande e duvida-se que dê lucro.
E tu a dar-lhe na humanidade…
Eléctricos? Querias dizer autónomos? Não sabia que a Tesla tinha disso…
Queria dizer eléctricos.
Então não sabes que o brinquedo da Google para além de elétrico e mais importante que isso é autónomo?
Acho que não apanhaste a coisa.
Vê o vídeo para perceberes o projecto de carro autónomo da Google.
O carrinho elétrico-autónomo para crianças é para dizer que também está nos carros eléctricos.
http://www.telegraph.co.uk/motoring/11382073/Roadtesting-Googles-new-driverless-car.html
Pelo que se tem escrito, também sou dos que acredita que a Apple está, neste momento, a preparar-se para entrar no fabrico de automóveis. Mas pode acabar por desistir… quem sabe.
Pelo que se tem escrito, nos últimos tempos, tem existido uma sangria de quadros altamente especializados da Tesla para a Apple. O Elon Musk, da Tesla, tem sido repetidamente confrontado com esta questão,… até pelas implicações que possa ter no futuro da sua empresa.
Reparem que estes quadros têm sido determinantes para o sucesso da marca Tesla, onde conseguiram criar um novo construtor automóvel, num país onde todos os outros têm mais de 60 ou 80 anos de existência.
E os projetos Tesla/Giga Factory/SolarCity/Space X de Elon Musk parecem ter o mesmo tipo de ADN dos projetos de Steve Jobs… São sempre projectos de inicialmente parecem uma evolução para mais tarde se revelarem revolucionários… como dizem os americanos ” game changers!”
e muito mais haveria para dizer 😉
“Afinal a Apple não vai criar um carro, está só a recolher informação” XDXDXDDX