Afinal a Samsung tinha razão! O Snapdragon 810 é “fraquinho”
A Apple foi a primeira empresa a ter no mercado um dispositivo com arquitectura ARMv8. Rapidamente as 3 maiores fabricantes de SoCs (Samsung, Nvidia e Qualcomm) entraram na corrida, destacando-se neste segmento os Snapdragon 808 e 810 da Qualcomm.
Para combater o iPhone 6 a Samsung ia lançar o S6 com o Snapdragon 810 mas rapidamente desistiu da ideia alegando que o SoC não garantia a performance que pretendiam devido a problemas de aquecimento. Afinal tinha razão!
A Qualcomm anunciou no ano passado os “poderosos” Snapdragon 808 e 810 64bits que tinham como principais características o desempenho e o eficiente consumo energético. Alguns fabricantes mostraram interesse em adoptar em especial o Snapdragon 810 mas rapidamente o SoC revelou ter alguns problemas relacionados com o aquecimento, levando mesmo a Samsung a desistir de o incluir no seu flagship Galaxy S6.
Recentemente o site ArsTechnica apresentou um conjunto de gráficos comparativos entre o Snapdragon 810, 801 e 805 e o grande rival Exynos 7420 (que foi adoptado pela Samsung no S6 e S6 Edge). Para a realização dos testes o ArsTechnica executou um jogo durante 15 min e além de monitorizar a temperatura procedia também à avaliação do desempenho. Os resultados são interessantes!
Snapdragon 805 vs Snapdragon 810
Como podemos ver pelo gráfico seguinte, o LG G Flex 2 com o Snapdragon 810 a 2 Ghz tem uma performance muito abaixo do Galaxy Note 4 que tem um Snapdragon 805. Interessante observar que após alguns minutos a velocidade do Snapdragon 810 a 2 Ghz baixou para 1 Ghz.
Snapdragon 810 vs Exynos 7420
Quando comparado com o seu verdadeiro rival, o Exynos 7420, verifica-se que o Snapdragon 810 a 2 Ghz também não revela grande performance. O Exynos 7420 aguenta a velocidade máxima durante os dois primeiros minutos, registando-se uma quebra para os 1.4 Ghz apenas a partir dos 5 minutos. No entanto há alguns períodos em que o Exynos 7420 consegue recuperar e atingir os 2.1 Ghz.
Por outro lado o Snapdragon 810 regista uma performance bem abaixo dos 2.0 Ghz (anunciados) em todo o teste, alcançando apenas velocidades entre os 800 e os 900 Mhz.
Após vários meses da decisão tomada pela Samsung, fica provado que a empresa Coreana tinha total razão em não adoptar o Snapdragon 810 no seus novos flagships. Como é sabido a Qualcomm está já a trabalhar no sucessor do 810, o Snapdragon 820 que promete revolucionar neste segmento dos SoCs.
Este artigo tem mais de um ano
“A Apple foi a primeira empresa a ter no mercado um dispositivo com arquitectura ARMv8. Rapidamente as 3 maiores fabricantes de SoCs (Samsung, Nvidia e Qualcomm) entraram na corrida”
Mas que grande treta. A arquitectura ARMv8 (64 bits) apareceu com o SoC A7, no iPhone 5s, em Setembro de 2013.
Só mais de um ano depois é que no Android apareceu essa arquitectura. Nestas coisa um ano é para cima de uma eternidade.
Já se viu que há bulha entre o Snapdragom 810 da Qualcomm e o Exynos 7420 da samsung. Mas é bulha para saber quem é segundo – o primeiro dos últimos 😉
Benchmark do iPhone 6
O Pplware tem histórico 🙂 Vê la a diferença das datas:
https://pplware.sapo.pt/apple/iphone-5s-a-64-bits-sera-apenas-marketing/
https://pplware.sapo.pt/gadgets/high-tech/samsung-segue-apple-proximos-smartphones-a-64-bits/
2º link, de 13 de setembro de 2013: “Samsung segue Apple! Próximos smartphones a 64 bits”. E?
8 de dezembro de 2014: “Está difícil criar concorrência a processadores 64 bits da Apple
Se repararem, o iPhone é o único que há mais de um ano oferece aos seus utilizadores uma arquitectura poderosa, 64 bits.
Depois do anúncio da Apple, a Qualcomm veio a terreiro anunciar um Snapdragon a 64 bits que deixou os seguidores do Android cheios de orgulho… mas só isso, pois até hoje nunca mais a empresa americana falou no assunto.”
Acho que te deu uma “branca” 😉
https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/esta-dificil-criar-concorrencia-a-processadores-64-bits-da-apple/
Não dá para entender como é que um anúncio de intenções para enganar o povo, mostra rapidez de resposta! A Samsung demorou mais de 1 ano a ter um smartphone com sistema a 64bits
Se formos a ver quanto tempo demora a Apple a responder a módulos de Câmara com OIS, ecrãs full HD/QHD, ecrãs de tamanho decente, verdadeiro multitasking, widget etc etc etc então é um verdadeiro caos
Achas isso não tem importância nenhuma para estes putos mimados. Só tinha importância se fosse a Apple a primeira, ai sim era uma revolução fantástica.
hás de explicar qual a relevância do teu comentário face à observação que fiz!
Enquanto isso andavam todos contentes com os seus 64 bits xD. Tenham juizo, os SoCs Android com 32 bits da época eram muito mais poderosos com um de 64 bits da Apple.
O Benchmark deu bluescreen 😀
Primeiro também apareceu a Ford mas depois apareceu a Porsche…
Gostei!
E depois da Ponche, Mercedes,BMW, JAGUAR, Agustín,… Etc veio a TESLA. A Aple dos carros. 10 anos à frente dos históricos concorrentes!
O SD810 é uma autêntica vergonha para a marca, parece mais um Mediatek que um Qualcomm…
Então um processador que só atinge os 2.2GHz anunciados num pico, e na maior parte do tempo, fica a metade disso???
Bem se vê que foi feito para atingir aquela velocidade só em pequenos benchmarks, de resto, tem metade da capacidade…
A questão é que o SD810 é 20nm, e o Exynos é 14nm.
A Qualcomm podia simplesmente limitar-se ao que podia fazer nos 20nm, e deixar a Samsung gozar o seu período de graça…
Mas quem vive pela espada (benchmarks e geekzisses sem utilidade prática), morre pela espada…
Teoricamente já era espectável melhor performance dos Exynos pelos nanómetros a menos e GHz a mais.
Mas gostava de ter visto o HTC M9 no barulho. O 810 ‘deverá’ ser sempre inferior ao Exynos, mas se estiver melhor optimizado no HTC também há-de ter uma prestação bem superior nele…
Faltou dizerem se o jogo aos 15 minutos ainda corria fluído no LG ou se nem corria.
Os novos Sony Z4 também vão sair com o 810 e tendo em conta a linha e gama que é, seria catastrófico para a Sony um desempenho destes, digo eu…
A performance é “aquela” coisa, dependendo do tipo de cpu/gpu, optimização e dissipação do calor, o processo de fabrico não é directamente proporcional à performance.
Em todo o caso o problema é a dissipação de calor, se a Sony tiver boa dissipação, então o 810 ficará mais tempo no máximo.
Já no note 4 a versão que não é vendida em Portugal com exynos é superior em tudo, até na autonomia da bateria comparado para o note 4 com snapdragon.
A minha versão é a Exynos (Note 4), não aquece, super rápido, e a bateria suficiente (um dia inteiro sob uso intenso), 2-3 dias com uso standard.
Já desde o Note 3 Snapdragon que não precisava de mais potência mas já se melhorava ainda mais a bateria: por mim podem manter a performance (o que se faz com a maior potência num telemóvel???) é melhorar a bateria, estilo Intel que tem investido mais em melhorar os consumos que a potência.
Num iphone a potência bem é necessária visto a reduzida RAM, e cada vez mais engordam as Apps e o SO, mas no Android a potência disponível e possibilidades do SO já estão demasiado avançadas para smartphones, daí que podiam parar, e melhorar os consumos.
Eu estou bem servido com o meu SD 801, salto esta geração e depois faço upgrade para um 820(se na altura vir que corresponde as espetativas).
o problema da dissipaçao é que cada vez querem criar telemoveis mais finos,quando as vezes a expessura nao é sinonimo de ergonimico ou de boa dissipacao porque mais fino significa menos espaço para os dissipadores fazerem sair o calor visto que tb sao mto mais pequenos. eles querem fazer folhas de papel de espessura quando na pratica ninguem lhes pediu isso.pediram lhes telemoveis com boas performances nem que para isso tenham que manter a espessura do ano passado ou serem secalhar um bocadinho mais grossos e adicionarem mais bateria.
Anda aqui este pessoal a falar sobre quem tem 64bits e quem não tem..
Mas esquece-se que para que 64bits se ninguem programa para tirar esses beneficios… lol
Para iOS todas as apps novas submetidas ao App Store depois de 1 de Fevereiro de 2015 têm que estar preparadas para a arquitetura de 64 bits.
(Junho de 2015 tratando-se de actualizações)
Preparadas não quer dizer que tirem proveito…
Já há apps concebidas para tirar proveito do SoC e do iOS de 64 bits desde 2013.
Andam a medir o progresso dos 64 bits pelo Android – em que mais de um ano depois do iPhone 5s é que apareceu o SoC de 64 bits e só depois uma versão do Android que o suportava 😉
http://www.stuff.tv/features/9-essential-64-bit-apps-every-iphone-5s-owner-should-download
preparadas quer dizer que o código corre a 64bits em aparelhos de 64bits, por isso tiram proveito. Se melhora a performance da aplicação isso já é outra questão – nalgumas não fará diferença enquanto noutras fará! O certo é que permitirá ao sistema uma melhor gestão de recursos, pois deixará de “duplicar” bibliotecas em memória [32bits e 64bits]
tanto “zumm zumm” com processadores 64bits;
Não sei se estão recordados dos da AMD ? Processadores nativos 64bits.
Quantos anos demoramos a mudar para arquitectura 64bits para o utilizador domestico?
Isto é nada mais nada menos que, “oferta e procura”com uma grande variável por o meio que é dos grandes produtores de hardware.
Nem mais,e apesar da Intel ter chegado “mais tarde” continuaram a ter os melhores processadores.
As pessoas tem de aprender que não é por se fazer primeiro que significa que sejam os melhores..
A questão são as vantagens reais dos 32/64-bit. Nos desktop a mudança para 64-bit deu-se única e exclusivamente porque havia a necessidade de endereçar mais de 4 GB RAM com facilidade. Imensas Apps que existem nas 2 variantes têm zero benefícios de performance, salvo grandes App que trabalham com muita RAM.
O panorama nos smartphones é idêntico: na prática performance real pela transição é nula, o que melhoraram foi o cpu em si, o resto como sempre na Apple: Marketing e fogo-de-vista.
Nem mais 😉
Anand Chandrasekher, vice-presidente da Qualcomm, disse exatamente a mesma coisa quando saiu o iPhone 5s – antes de ser despedido.
Tu pareces um cromo de uma caderneta da apple.
Eu tenho os 3 sistemas, tenho ios, tenho android e tenho windows e digo te que cada um tem as suas vantagens assim como desvantagens.
Gosto da apple apenas e só nos Ipads pois são colossais a nivel de construção e de bateria. Quanto aos 64 bits o meu Note 3 da uma abada a qualquer Iphone 6 seja em que item for o meu ipad air que nem sequer dá para arranjar icones e sem multi tasking faz figurinha ao beira dele. Já não falo no meu windows hibrido que é um verdadeiro computador e voa sem limitações. Por isso amigodeixa lá a conversa de só ver para um lado e de dizer “a minha pixa é maior que a tua”.
Claro que sim, dar um tiro no pé de algo que pode gerar vendas não é boa ideia. Daí a trazer vantagens vai um passo grande. É o mesmo que LTE de 150, 300 ou mais MBit. Na realidade num telemóvel é treta, mas em muitos países geram vendas ainda que a velocidade (real) de download esteja muito longe.
As conclusões deste estudo aplicam-se ao SD 810, mas são também, e pelas mesmas razões aplicáveis ao Exynos 7420 que funciona a 50% do prometido neste teste de 15 min. Ou seja, são os dois maus relativamente ao SD 805?!