PplWare Mobile

Afinal a Samsung tinha razão! O Snapdragon 810 é “fraquinho”

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Benchmark do iPhone 6 says:

    “A Apple foi a primeira empresa a ter no mercado um dispositivo com arquitectura ARMv8. Rapidamente as 3 maiores fabricantes de SoCs (Samsung, Nvidia e Qualcomm) entraram na corrida”

    Mas que grande treta. A arquitectura ARMv8 (64 bits) apareceu com o SoC A7, no iPhone 5s, em Setembro de 2013.

    Só mais de um ano depois é que no Android apareceu essa arquitectura. Nestas coisa um ano é para cima de uma eternidade.

    Já se viu que há bulha entre o Snapdragom 810 da Qualcomm e o Exynos 7420 da samsung. Mas é bulha para saber quem é segundo – o primeiro dos últimos 😉

  2. malg says:

    Primeiro também apareceu a Ford mas depois apareceu a Porsche…

  3. Paulo says:

    O SD810 é uma autêntica vergonha para a marca, parece mais um Mediatek que um Qualcomm…

    Então um processador que só atinge os 2.2GHz anunciados num pico, e na maior parte do tempo, fica a metade disso???

    Bem se vê que foi feito para atingir aquela velocidade só em pequenos benchmarks, de resto, tem metade da capacidade…

    A questão é que o SD810 é 20nm, e o Exynos é 14nm.

    A Qualcomm podia simplesmente limitar-se ao que podia fazer nos 20nm, e deixar a Samsung gozar o seu período de graça…

    Mas quem vive pela espada (benchmarks e geekzisses sem utilidade prática), morre pela espada…

  4. AlexX says:

    Teoricamente já era espectável melhor performance dos Exynos pelos nanómetros a menos e GHz a mais.
    Mas gostava de ter visto o HTC M9 no barulho. O 810 ‘deverá’ ser sempre inferior ao Exynos, mas se estiver melhor optimizado no HTC também há-de ter uma prestação bem superior nele…
    Faltou dizerem se o jogo aos 15 minutos ainda corria fluído no LG ou se nem corria.

    Os novos Sony Z4 também vão sair com o 810 e tendo em conta a linha e gama que é, seria catastrófico para a Sony um desempenho destes, digo eu…

    • rmcrys says:

      A performance é “aquela” coisa, dependendo do tipo de cpu/gpu, optimização e dissipação do calor, o processo de fabrico não é directamente proporcional à performance.

      Em todo o caso o problema é a dissipação de calor, se a Sony tiver boa dissipação, então o 810 ficará mais tempo no máximo.

  5. Ricardo says:

    Já no note 4 a versão que não é vendida em Portugal com exynos é superior em tudo, até na autonomia da bateria comparado para o note 4 com snapdragon.

    • rmcrys says:

      A minha versão é a Exynos (Note 4), não aquece, super rápido, e a bateria suficiente (um dia inteiro sob uso intenso), 2-3 dias com uso standard.

      Já desde o Note 3 Snapdragon que não precisava de mais potência mas já se melhorava ainda mais a bateria: por mim podem manter a performance (o que se faz com a maior potência num telemóvel???) é melhorar a bateria, estilo Intel que tem investido mais em melhorar os consumos que a potência.

      Num iphone a potência bem é necessária visto a reduzida RAM, e cada vez mais engordam as Apps e o SO, mas no Android a potência disponível e possibilidades do SO já estão demasiado avançadas para smartphones, daí que podiam parar, e melhorar os consumos.

  6. Carlos says:

    Eu estou bem servido com o meu SD 801, salto esta geração e depois faço upgrade para um 820(se na altura vir que corresponde as espetativas).

  7. pedro vasconcelos says:

    o problema da dissipaçao é que cada vez querem criar telemoveis mais finos,quando as vezes a expessura nao é sinonimo de ergonimico ou de boa dissipacao porque mais fino significa menos espaço para os dissipadores fazerem sair o calor visto que tb sao mto mais pequenos. eles querem fazer folhas de papel de espessura quando na pratica ninguem lhes pediu isso.pediram lhes telemoveis com boas performances nem que para isso tenham que manter a espessura do ano passado ou serem secalhar um bocadinho mais grossos e adicionarem mais bateria.

  8. Inluxc says:

    Anda aqui este pessoal a falar sobre quem tem 64bits e quem não tem..
    Mas esquece-se que para que 64bits se ninguem programa para tirar esses beneficios… lol

  9. Ricardo says:

    tanto “zumm zumm” com processadores 64bits;
    Não sei se estão recordados dos da AMD ? Processadores nativos 64bits.
    Quantos anos demoramos a mudar para arquitectura 64bits para o utilizador domestico?
    Isto é nada mais nada menos que, “oferta e procura”com uma grande variável por o meio que é dos grandes produtores de hardware.

    • Vitolas says:

      Nem mais,e apesar da Intel ter chegado “mais tarde” continuaram a ter os melhores processadores.
      As pessoas tem de aprender que não é por se fazer primeiro que significa que sejam os melhores..

    • rmcrys says:

      A questão são as vantagens reais dos 32/64-bit. Nos desktop a mudança para 64-bit deu-se única e exclusivamente porque havia a necessidade de endereçar mais de 4 GB RAM com facilidade. Imensas Apps que existem nas 2 variantes têm zero benefícios de performance, salvo grandes App que trabalham com muita RAM.

      O panorama nos smartphones é idêntico: na prática performance real pela transição é nula, o que melhoraram foi o cpu em si, o resto como sempre na Apple: Marketing e fogo-de-vista.

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        Nem mais 😉
        Anand Chandrasekher, vice-presidente da Qualcomm, disse exatamente a mesma coisa quando saiu o iPhone 5s – antes de ser despedido.

        • Apolo says:

          Tu pareces um cromo de uma caderneta da apple.
          Eu tenho os 3 sistemas, tenho ios, tenho android e tenho windows e digo te que cada um tem as suas vantagens assim como desvantagens.
          Gosto da apple apenas e só nos Ipads pois são colossais a nivel de construção e de bateria. Quanto aos 64 bits o meu Note 3 da uma abada a qualquer Iphone 6 seja em que item for o meu ipad air que nem sequer dá para arranjar icones e sem multi tasking faz figurinha ao beira dele. Já não falo no meu windows hibrido que é um verdadeiro computador e voa sem limitações. Por isso amigodeixa lá a conversa de só ver para um lado e de dizer “a minha pixa é maior que a tua”.

        • rmcrys says:

          Claro que sim, dar um tiro no pé de algo que pode gerar vendas não é boa ideia. Daí a trazer vantagens vai um passo grande. É o mesmo que LTE de 150, 300 ou mais MBit. Na realidade num telemóvel é treta, mas em muitos países geram vendas ainda que a velocidade (real) de download esteja muito longe.

  10. PMC says:

    As conclusões deste estudo aplicam-se ao SD 810, mas são também, e pelas mesmas razões aplicáveis ao Exynos 7420 que funciona a 50% do prometido neste teste de 15 min. Ou seja, são os dois maus relativamente ao SD 805?!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.