Tardes de Cinema…
Por BestCine para o Pplware Nesta semana cinematográfica temos uma vez mais grandes e imperdíveis estreias...
E porque o Natal está aí à porta, começam a surgir os primeiros filmes de referência a essa época. "Um Conto de Natal" baseado no imortal conto de Charles Dickens com produção da Disney, é um filme muito bom para ver em família. Destaque também para "Tetro", de Francis Ford Coppola, rodado na Argentina, com uma beleza ímpar, desde a música, a fotografia, os actores, o argumento, difícil de exprimir por palavras...
Temos ainda "O Milagre em Sant. Anna" que conta a história de 4 soldados negros da 92ª Divisão de Infantaria Americana que ficou encurralada perto de um vilarejo em Toscana durante a campanha italiana na 2ª Guerra Mundial, depois de um deles ter arriscado a sua vida para salvar um menino italiano. Em português temos "Ne Change Rien" um documentário que nos fala da cantora Jeanne Balibar.
UM CONTO DE NATAL M6|ANIMAÇÃO, FAMILIAR|EUA
Realização: Robert Zemeckis Argumento: Robert Zemeckis Intérpretes: Jim Carrey, Colin Firth, Gary Oldman, Robin Wright Penn, Michael J. Fox, Bob Hoskins IMDB: 7,2/10 (2 793 votos) E porque a época natalícia está aí à porta, começam a surgir os primeiros filmes de referência a essa época. Da realização de Robert Zemeckis, o filme é baseado no imortal conto de Charles Dickens, com produção da Disney e que conta com as vozes de Jim Carrey, Gary Oldman, Robin Writh Penn, Clon Firth, Michael J. Fox, Bob Hoskins, entre outros… No filme, o avarento Ebenezer Scrooge (Jim Carrey) começa a época de Natal com o seu habitual mau humor, gritando com maus modos ao seu fiel empregado (Gary Oldman) e ao seu alegre e carinhoso sobrinho (Colin Firth).
Mas quando os fantasmas do Natal Passado, Presente e Futuro o levam numa viagem, reveladora de muitas verdades, que o Velho Scrooge não quer enfrentar, ele vai ter de abrir o coração para apagar anos de ruindade antes que seja tarde demais…
TETRO M12|THRILLER|EUA|127 m
Realização: Francis Ford Coppola Argumento: Francis Ford Coppola Intérpretes: Vincent Gallo, Alden Ehrenreich, Maribel Verdú, Carmen Maura, Klaus Maria Brandauer IMDB: 7,6/10 (910 votos) “Tetro”, é o novo filme do realizador Francis Ford Coppola rodado na Argentina.
O filme, uma saga de rivalidade e vingança envolvendo uma família de artistas imigrantes argentinos, que atravessará gerações. Alden Ehrenreich desempenha o papel de um rapaz que viaja para Buenos Aires para encontrar o seu irmão, que deixou a família à alguns anos atrás. Matt Dillon desempenha o papel de irmão que deixou a família, e Maribel Verdú será a sua namorada.
Realizado de forma sublime, como aliás Coppola já nos habituou, “Tetro” tem uma beleza ímpar, desde a música, a fotografia, os actores, o argumento, difícil de exprimir por palavras... Sem dúvida, um filme a não perder...
O MILAGRE EM SANT'ANNA M12|THRILLER|EUA|160 m
Realização: Spike Lee Texto: James McBride Intérpretes: Derek Luke, Michael Ealy, Laz Alonso, John Turturro, Joseph Gordon-Levitt, John Leguizamo, Kerry Washington, Alexandra Maria Lara IMDB: 5,9/10 (6 985 votos)
“Miracle at St. Anna”, realizado por Spike Lee, conta a história de quatro soldados negros da 92ª Divisão de Infantaria americana que ficou encurralada perto de um vilarejo em Toscana durante a campanha italiana na Segunda Guerra Mundial, depois de um deles ter arriscado a sua vida para salvar um menino italiano. A história é inspirada no massacre de Sant’Anna di Stazzema, em Agosto de 1944, articulado pela Waffen-SS em retaliação da actividade política italiana. Também há uma referência de uma cabeça esculpida da Ponte Santa Trinita da cidade de Florença que age sobre o enredo principal do filme.
Toscana, Itália, ano de 1944. Quatro soldados negros da 92ª Divisão Buffalo Soldiers do exército norte-americano - divisão formada inteiramente por afro-descendentes e que fica presa num povoado além da linha do inimigo - separam-se do resto das tropas após um deles arriscar a própria vida para salvar uma criança italiana.
Isolados nas montanhas toscanas, com alemães de um lado e superiores norte-americanos incapazes de segurar a batalha do outro, os quatro soldados redescobrem a humanidade esquecida através dos habitantes do povoado e, principalmente, do menino italiano resgatado.
JULIE & JULIA M12|BIOGRAFIA, DRAMA|EUA
Realização: Nora Ephron Argumento: Julie Powell Intérpretes: Meryl Streep, Amy Adams, Stanley Tucci, Chris Messina, Jane Lynch, Dave Annable, Mary Lynn Rajskub IMDB: 7,5/10 (6 690 votos)
"Julie & Julia"conta a história real de Julie Powell (Amy Adams) que, ao perder o emprego de secretária, decide cozinhar, em um ano, as 524 receitas da renomeada cozinheira Julia Child (Meryl Streep), do livro Mastering the Art of French Cooking (1961), e narrar as suas experiências num blog.
Julia Child foi a mais famosa apresentadora de culinária na televisão americana durante as décadas de 60, 70 e 80. Escreveu alguns livros e após a sua morte descobriu-se que tinha sido espia americana no pós-guerra.
Quanto a Julie Powell, esta é uma ex-secretária norte-americana que aos 30 anos resolveu fazer uma mudança radical na sua vida. Então, em 2002, decidiu pegar num dos livros de receitas de Child, e em 365 dias, irá confeccionar as 524 receitas do livro. Enquanto isso, Julie foi escrevendo as suas aventuras e desventuras num blog, que mais tarde se tornou o seu livro “Julie & Julia”.
CLIENTE M12|COMÉDIA|FRANÇA|105 m
Realização: Josiane Balasko Argumento: Josiane Balasko Intérpretes: Josiane Balasko, Catherine Hiegel, Nathalie Baye, Isabelle Carré, Eric Caravaca IMDB: 5,9/10 (221 votos)
Judith é uma atraente e sensata mulher que anda pela casa dos 50. Vive sozinha e satisfaz-se regularmente com serviços sexuais prestados por homens escolhidos em sites de acompanhamento da Internet.
É assim que conhece Patrick, cuja amabilidade e simplicidade a arrebatam. E começa a vê-lo regularmente. Este charmoso jovem, cujo nome verdadeiro é Marco, apenas trabalha como acompanhante para pagar a prestação do salão de cabeleireiro gerido pela sua encantadora esposa, Fanny.
Fanny pensa que o marido trabalha na construção de sites online. Quando Fanny descobre a verdade, Marco deixa a sua vida de acompanhante.
Contudo, a pouco e pouco, e à medida que os tempos se tornam mais difíceis e o dinheiro começa a escassear, é a própria Fanny quem incita o marido a regressar às suas actividades lucrativas. E a voltar para Judith…
NE CHANGE RIEN M12|DOCUMENTÁRIO|PORTUGAL|100 m
Realização: Pedro Costa Argumento: Pedro Costa Intérpretes: Jeanne Balibar, Rodolphe Burger, Hervé Loos, Arnaud Dieterien, Joël Theux IMDB: 6,5/10 (20 votos)
“Ne Change Rien” nasceu da amizade entre a actriz Jeanne Balibar, o director de som Philippe Morel, e Pedro Costa. Jeanne Balibar, cantora, dos ensaios às gravações, do concertos rock às provas de canto lírico, dum sótão em Saint Marie-aux-Mines aos palcos de Tóquio, de Johnny Guitar à Périchole de Offenbach.
No filme, Pedro Costa filma Jeanne Balibar como cantora a preto e branco. A luz e som magistralmente captados, acompanham a actriz em sessões exaustivas de canto, que passam pelos mais variados registos musicais, do rock ao canto lírico.
PANDEMIA M16|TERROR|EUA|84 m
Realização: Alex Pastor, David Pastor Argumento: Alex Pastor, David Pastor Intérpretes: Sequoyah Adams-Rice, Josh Berry, Jeremy Burnell, Brighid Fleming, Jason E. Hill, Tim Janis, Dylan Kenin, Dale Malley, Christopher Meloni, Piper Perabo, Chris Pine, Lou Taylor Pucci, Kiernan Shipka, Emily VanCamp, Stacy Marie Warden, Cheryl Wills IMDB: 6,7/10 (824 votos)
“Carriers” é um filme de terror que nos conta a história de quatro amigos que tentam escapar de uma pandemia viral fugindo para uma praia isolada no Golfo do México, mas não demoram muito a perceber que eles são mais perigosos do que qualquer vírus.
Um vírus mortal espalhou-se por todo o globo. O contágio está por toda a parte, ninguém está seguro e ninguém pode ser confiável.
Quatro jovens atraentes viajam pelas desertas estradas do oeste americano. O seu objectivo é uma praia isolada no Golfo do México, onde se poderia esperar pacificamente o fim da pandemia e sobreviver a doença apocalíptica.
Os seus planos começam a dar errado quando o carro avaria numa estrada isolada e assim inicia uma cadeia de acontecimentos que irão selar o destino de cada um deles numa viagem inexorável e assustadora ao inferno através de uma ocidental paisagem.
A luta pela vida transforma-se numa batalha mortal contra crianças infectadas, médicos homicidas, cães raivosos, e, finalmente a si mesmo. O vírus é o menor dos seus problemas, pois horríveis escolhas têm de ser feitas.
Este artigo tem mais de um ano
Vou adora o “Carriers” (Pandemia)..
Já os outros, não faz o meu género, mas não deixam de ser uma boa selecção para um bom fim-de-semana.. 🙂
Continuação!
Vou hoje ver o carriers em ante-estreia. Vamos ver o que sai dali
Quanto aos outros não me chamam a atenção
O Milagre em Sta Clara recomendo, está muito porreiro o filme. O carrier vou ver se vejo.
Quanto ao carriers já o vi. O filme deixa a desejar pois não explica a origem do virus e o fim é desastroso. A única coisa menos má do filme é a demonstração do instinto de sobrevivência do ser humano.
Fiquei com muita curiosidade de ver Tetro, de Francis Ford Coppola. Ja’ faz muito tempo que nao vejo filmes dele. Adoro quase todos os filmes de Sofia Coppola, a filha dele (Lost in Translation é o meu favorito).
Aaaa como eu adoro contos de Natal 😀
O TETRO deixou-me curioso…
Vitor, um pedido… Será que poderias adicionar um pequeno timer naquela opção “Partilhe este artigo…”? É que basta passar por lá o rato para a janela extremamente intrusiva aparecer… Com um timer de 1 ou 2 segundos evitava estar constantemente a aparecer quando aquela opção apenas se encontra do caminho do rato…
Ei, o meu comentário desapareceu…
https://pplware.sapo.pt/2009/11/18/tardes-de-cinema-42/#comment-257670
O que se passa?
Apareceu de novo… Vitor, passa-se alguma coisa de errado…
O da Julie e Julia vi este fds com a moça, e não é mau…( mais para mulheres mas pelo menos dá para ver 🙂 )