Análise: smartphone Asus Zenfone 5
A Asus tem sido uma das marcas que tem apostado na qualidade dos dispositivos móveis que coloca no mercado e, em breve, o mundo poderá ter acesso a um dos seus novos smartphones, o tão aguardado Asus Zenfone 2.
Mas porque nos foi solicitado por muitos dos nossos leitores, faz todo o sentido analisar ainda o Asus Zenfone 5, cedido pela Onbit, um equipamento que continua a atrair a atenção de quem procura um smartphone Android.
Conheça-o em pormenor!
Aspectos positivos
- Desempenho
- Qualidade das câmaras
- Qualidade e resolução do ecrã
- Design e construção
Aspectos negativos
- Autonomia
1 - Características Gerais
É verdade que o Asus Zenfone 5 já foi lançado há um ano mas continua a ser um dos smartphones mais procurados no mercado nacional, logo a seguir ao Motorola Moto G (2014) e à frente de marcas como a Wiko ou a Samsung.
O Zenfone 5 é um smartphone de 5 polegadas com uma resolução HD de 720 x 1280 píxeis e conta a protecção Gorilla Glass 3, já habitual nos ecrãs dos dispositivos móveis. Tem um processador Intel Atom Z2580 Dual-core a 1.6 GHz e o GPU é um PowerVR SGX544MP2.
De memória RAM, o Asus Zenfone 5 já tem 2 GB e pode ser adquirido nas versões de 8, 16 ou 32 GB de armazenamento interno, com possível expansão através de microSD até 64 GB. O modelo em análise é o de 16 GB.
Além do mais este é um smartphone dual-SIM, que acaba por responder às exigências de muitos utilizadores. A versão do Android é a 4.4.2 KitKat com interface própria ZenUI, actualizada assim que o smartphone é ligado, mas infelizmente não há previsões de actualização para a mais recente versão do Android (Lollipop), apesar de ter sido garantida para 2015.
A câmara principal tem 8 megapíxeis e a frontal apenas 2 megapíxeis e as suas funcionalidades e modos fotográficos são mais desenvolvidos do que num Android comum.
Dentro da caixa que nos chegou para análise veio incluído o Asus Zenfone 5, o cabo USB/microUSB, o transformador, os headphones e acessórios, e ainda o habitual manual de instruções rápidas.
Especificações completas
-
Ecrã
- IPS de 5", resolução 720 x 1280 píxeis (~294 ppp)
-
Processador
- CPU: Intel Atom Z2580 dual-core a 1.6 GHz
- GPU: PowerVR SGX544MP2
-
Rede
- 2.5G (GSM/GPRS/EDGE): 850 / 900 / 1800 / 1900 MHz
- 3G (HSPA+ 42Mbps): 900 / 1900 / 2100 MHz
-
Sistema Operativo
- Android 4.4.2 (KitKat)
-
Memória
- Memória RAM: 2 GB
- Memória interna: 8/16/32 GB
- Memória externa: microSD até 64 GB
-
Câmara
- Principal (traseira): 8 MP com flash LED
- Secundária (frontal): 2 MP
-
Funcionalidades da câmara
- Geo-referência, foco manual, detecção de rosto, panorama, HDR, captura por detecção de rosto, embelezamento, captura por sorriso, animação GIF, panorâmico, modo noturno
-
Sensores
- Acelerómetro, bússola, proximidade
-
Dimensões e peso
- 148,2 x 72,8 x 10,3 mm, 145 g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 b/g/n, Wi-Fi Direct, hotspot
- GPS: A-GPS, GLONASS
- Bluetooth® 4.0, A2DP, EDR
- USB: microUSB v2.0
-
Bateria
- 2110 mAh Li-Ion
-
Cores
- Preto carvão, branco pérola, vermelho cereja, dourado champagne e roxo crepúsculo
-
Preço
- 198€ (preço actual na Onbit)
2 - Design
O Asus Zenfone 5 tem um design bastante elegante e simples, com uma estrutura toda em plástico. As dimensões são também muito bem conseguidas com 148,2 x 72,8 x 10,3 mm e pesa 145 gramas. A curvatura da traseira permite uma maior ergonomia do equipamento e o pormenor inscrito na barra frontal, abaixo do ecrã, fazem com que se distinga de tantos outros equipamentos Android.
Na frente, além do ecrã de 5 polegadas, encontra-se o sensor de luminosidade e proximidade, o altifalante e a câmara de 2 megapíxeis, acima do ecrã. Em baixo, os habituais botões capacitivos dos Android: Retroceder, Home e Menu.
Na lateral, em baixo, estão colocados a porta microUSB e o microfone, do lado direito os botões de Power e Volume e, em cima, o jack de áudio de 3,5 mm e o outro microfone, que permite gravação em stereo para vídeo.
Na traseira em cima e a meio estão colocados a câmara de 8 MP e o flash LED. Em baixo encontra-se altifalante principal que, graças à curvatura do ecrã, não perde qualidade de reprodução ao ser colocado sobre uma superfície plana. Ainda assim, o volume do som é um pouco baixo em quase toda a extensão de ajuste, e mesmo no final, torna-se muito alto.
A capa traseira é removível e dá acesso aos slots para os dois cartões SIM e para o cartão micro SD e ainda à bateria de 2110 mAh, não removível.
3 - O Asus Zenfone 5 em vídeo
4 - Interface, aplicações e funcionalidades
O Asus Zenfone 5 tem a interface ZenUI desenhada sobre o Android na sua versão 4.4.2, e é claramente distinta da do Android no seu estado mais puro.
O smartphone vem equipado com todas as aplicações comuns do Android e o pack de aplicações da Google. Depois traz ainda aplicações próprias da Asus:
- Do It Later: uma aplicação de gestão de tarefas.
- Poupança de energia: permite escolher entre vários modos de gestão da energia da bateria, sendo possível escolher entre o modo optimizado, o modo de ultra-poupança e ainda personalizar esta gestão à medida de cada utilizador.
- SuperNote: um bloco que notas que permite escrever de forma manuscrita, através de um teclado ou desenhar de forma livre.
- WebStorage: o serviço de cloud da Asus que permite capturar e enviar imagens ou vídeos de forma instantânea, editar ficheiros em .pptx, .xlsx e .docx e ainda trabalhar em equipa através da cloud.
- PC Link: para um interacção entre o smartphone e o PC.
- Remote Link: transforma o smartphone num touchpad, teclado e controlador sem fios para o PowerPoit e Windows Media Player.
- Share Link: para a transferência de ficheiros sem necessitar de ligação Wi-Fi ou rede móvel.
- Party Link: permite que o utilizador se ligue a dispositivos nas proximidades de forma a partilhas imagens de forma automática.
Os ícones e a forma como são apresentadas as notificações e definições, são muito agradáveis e têm algo de semelhante do Material Design da Google.
Funcionalidades como adaptação do ecrã à leitura, tornando os brancos menos brilhantes, o modo de Luva que torna o ecrã sensível ao toque mesmo entre um tecido ou o modo Não Perturbar que desliga notificações e outras acções seleccionadas pelo utilizador, elevam a produtividade deste Android. Um dos pontos negativos desta interface é o teclado, que não é muito prático à escrita rápida.
A qualidade do ecrã do ZenFone é bastante boa e a resolução a suficiente para um ecrã de 5 polegadas. A reprodução de cores é realista e tem um bom contraste.
Em termos de desempenho, este revelou-se um equipamento fluído, tanto dentro das várias aplicações e em transições e animações, quanto na navegação em browser, ou em jogos.
5 - Câmaras
Relativamente às câmaras (traseira de 8 MP com flash e frontal de 2 MP) e à sua qualidade fotográfica e de vídeo, os resultados não são nada de extraordinário que as distinga muito daquilo que a maioria da concorrência oferece.
O que distingue estas câmaras das outras são os modos fotográficos mais completos e que permitem uma captura adaptada a diferentes situações e com alguns efeitos extra, sem necessitar de edição manual. Com a câmara traseira é assim possível capturar com vários modos, entre os quais:
- Recuar tempo: captura várias imagens durante 2 segundos e permite escolher a melhor
- HDR
- Panorâmico
- Baixa luminosidade: aumenta automaticamente o valor de exposição permitindo aumentar a qualidade da imagens quando o ambiente está mais escuro
- Autorretrato: depois de escolhido o número de rostos que irá ser fotografado, são detectados e é então capturada a fotografia
- Miniatura: permite focar apenas um ponto ou uma parte do que se está a fotografar e desfocar tudo o resto à volta.
- Profundidade de Campo: ideal para fotografar algo em pormenor desfocando a cena de fundo
- Remoção Inteligente: permite eliminar elementos em movimento que não se querem na fotografia, como um carro ou uma pessoa a passar.
- Sorriso de grupo: depois de detectar os rostos, são capturadas várias fotos o que permite escolher, por cara, a expressão melhor, evitando a situação de ter que capturar e voltar a repetir as fotos até que toda a gente fique bem.
- Animação GIF: através da captura seguida de várias imagens é criado um GIF
Veja alguns exemplos de imagens capturadas através do Asus Zenfone 5 em diferentes modos fotográficos e ambientes.
Modo Automático:
Panorâmico:
Modo Normal e HDR:
Modo Normal e Profundidade de Campo:
Modo Normal e Baixa Luminosidade:
6 - Veredicto
Apesar de já se encontrar no mercado há um ano, o Asus Zenfone 5 apresenta um desempenho ao nível de outros equipamentos mais recentes no mercado e na mesma gama de preços, nomeadamente o Xioami Redmi 2 ou o novo Wiko Ridge 4G, com uma pontuação no Antutu de 21748.
Quanto à autonomia, estamos perante o maior factor negativo do Asus Zenfone 5, a utilização normal do equipamento, que contempla condições como brilho automático, Wi-Fi sempre ligado, cerca de 10 minutos de chamadas, navegação na Internet, acesso a redes sociais e sincronização automática e consulta do e-mail, não permitem mais do que um dia de utilização, isto se for tudo bem gerido. Este problema deve-se à bateria de apenas 2110 mAh.
Mais concretamente, o ecrã, com brilho no máximo, consome 100% da bateria em cerca de 3 horas e meia, em navegação no browser (com brilho do ecrã a 50%) a autonomia é de 4 horas 10 minutos, em fotografia é de cerca 2 horas e 50 minutos e na visualização de vídeos no YouTube é conseguida uma autonomia de cerca de 3 horas, umas duas horas a menos que a maioria dos smarphones já aqui testados no Pplware.
À excepção deste ponto negativo, são muitos os positivos, nomeadamente a quantidade de software útil pré-instalado, as várias funcionalidades das câmaras fotográficas, o facto de permitir a utilização de dois cartões SIM, aliadas ao desempenho e ao design diferenciador deste Asus. Características que fazem dele ainda uma boa opção de compra no mundo do Android.
Quanto ao preço, o Zenfone 5 pode ser adquirido por um preço de 198€ na Onbit.
O Pplware agradece à Onbit a cedência do Asus Zenfone5 para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Tem actualização prevista para este ano.
“Asus has confirmed on its official forum that six of its devices (and their variants) will be receiving an update to Android 5.0 Lollipop next year(2015).”
5.0? Então já estamos na 5.1! Portanto imaginem quando sair o 5.2 ou 5.3. A asus é mto fraca nas actualizações. Ao menos a Motorola (gama moto G) é das primeiras.
Não é bem a Asus. É practicamente todas as marcas que têm um UI próprio.
Asus, HTC, LG, Samsung é tudo igual. Dás 500/600 euros por um smartphone e ficas sem actualizações. Eu dei 350 pelo meu Nexus e tenho sempre o ultimo Android. Tenho uma stock rom, que é rápida, limpa e sem o lixo do fabricante.
Eu também tinha essa ideia que stock rom é que era. Mas estou completamente rendido ao ZenUI da asus.
É melhor um Asus com atualização do OS mais lenta e de alta qualidade e grande diferenciação, que um Moto G que tem upgrade rápido e mínima adição de recursos e melhorias internas para condizer com o hardware.
Quais melhorias? Só vejo os fabricantes a acrescentarem lixo.
Quanto à bateria tenho a dizer que foi uma coisa temporária. Apenas nos primeiros 2dias(fim de semana com mais uso) é que esta durou apenas 1 dia. De resto é um telemóvel espectacular.
Dispositivos android já não cativam nadinha.
É sempre a mesma coisa, mudam specs , alteram os tamanhos e depois é o que se vê.
Não percebi, é sempre a mesma coisa?
Queres que tenham usas, voem?
Queria apenas que tivessem um SO, tão estável como o iOs por exemplo.
Mas isso seria preciso um milagre. E nunca irá acontecer. Visto que android é lixo autentico. 🙁
Se gostas tanto de IOS compra um Iphone. Que mania de querer tudo igual. Quem não gosta, não come!
já tenho obrigado.
Wtf? Se vires o Android 5 é bem diferente das versões anteriores, já o mesmo não se pode dizer do IOS
os dispositivos da apple é que me cativam! metem hardware de 1900 e troca o passo mas por ser apple é inovador e lá vai o andrade a correr comprar
não sabes o que dizes.
Quem quer status continua com iOS.. quem prefere customização, usa Android.. tão simples quanto isto… e eu como gosto de ser sempre diferente e alterar tudo de acordo com os meus gostos, escolhi android…
O que é bom para mim, pode não ser tão bom para os outros e há que saber respeitar..
Telemóveis ou tablet ASUS é um assunto dúbio: software com muita talha, actualizações medíocres, bateria melhorável.
A minha irmã tem um e aquilo de vê em quando bolqueia…
eu tenho um zenfone 6 desde Agosto e estou mesmo muito surpreendido pela positiva, a bateria chega a durar 2 dias, o ecra tem boa qualidade apesar de ser so 720p, a camara tambem e o software preinstalado é util e bonito. estou curioso para ver o Zenfone 2
Já tenho este telefone a algum tempo e existem alguns pontos negativos e outros positivos que não foram mencionados:
– Os botoes não são iluminados, o que dificulta muito a utilização à noite.
– O dispositivo tem capacidade de 3g nos 2 cartões sim, sendo apenas necessário selecionar qual se vai utilizar (feature pouco comum)
– o dispositivo, quando em utilização em jogos 3d ou algo que consuma mais do processador/gpu faz o dispositivo aquecer muito.
Exitem ainda problemas conhecidos, que podem não afetar todos os dispositivos mas que afetam uma grande quantidade deles, que ainda não foram resolvidos pela asus como, reinícios espontâneos, e “esquecer-se” das redes wireless ao desligar o wifi ou reiniciar o telefone.
Relativamente ao Android 5, foi indicado no fórum da marca, por um representante da mesma, que irá ser lançado no final deste mês.
Boa Tarde,
Foi a única review que gostei de ler…
Alguns comentários: os botões não serem retro-iluminados, dificulta… mas depois de saberes a sua localização, é um problema facilmente ultrapassável.
Em relação ao aquecimento, é mais uma questão de aquecimento da bateria do que de hardware.. aumenta o consumo de corrente e a bateria aquece… é natural… masi isso acontece com todos…
Em relação aos restantes problemas, tive alguns depois de fazer upgrade do firmware para KitKat.. mas fiz uma reinicialização do sistema e ficou impecável…
Cumprimentos,
P.A
Avaliei com atenção este e o Motorola Moto G (2014), ponderando a sua aquisição, mas acabei por me decidir a abandonar o Android e comprei um Nokia Lumia 730 Dual Sim.
Apesar de os 3 equipamentos terem características técnicas bastante similares, estou muito satisfeito com o SO WindowsPhone!
Os 2 anos e tal em que fui utilizador de um Android Samsung foram bastante penosos e, confesso, nunca pensei que a experiência de utilização de um telemóvel pudesse ser tão rápida e fiável como no Nokia. Suponho que este ASUS e o Motorola que referi sejam bastante superiores ao meu anterior Samsung, mas a fraca bateria do ASUS e 1Gb de RAM do Motorola deixaram-me demasiado relutante…
Talvez um dia volte para o Android, mas para já não vejo que isso seja fácil! Até agora, saudades mesmo só tenho do Snapseed…
Há uns anos atrás era necessário um topo de gama para usufruir dum Android sem problemas, hoje em dia isso já não acontece desde que tenhas Snapdragon 600 1 GB RAM para Android sem personalização, ou 1.5 GB RAM com personalização.
Possuo um motorola g 2014 com 2 SIM e a fluidez é total, zero problemas. Com o Note 4 também mas é um topo de gama. Também experimentei vários WP 8.1 e adorei, e sem dúvida que o SO necessita de menos hardware MAS também é menos permissivo e potente, tal como o iOS.
O bom é que entre 150-350€ já se compram Android e WP fantásticos, acima disso são apenas “os estofos de couro e faróis de xénon”. Um Note 4 não é um Moto G, mas vim de férias, ando com o Moto G e há muito pouco que ele não faça muito bem e rápido.
Eu abaixo dos 250€ não recomendo mais nada que não seja um moto g 2014 (ou esperar pelo 2015)
Sim, creio que tens toda a razão…
Estive mesmo muito tentado a adquirir o Moto G, porque adorei o telefone e li muito boas referências. Entretanto tomei conhecimento do Asus, que parece ter algumas características eventualmente superiores, mas também li alguns comentários menos abonatórios por parte de quem o possui, nomeadamente quanto à bateria.
Finalmente, para baralhar tudo, foi finalmente lançado o Lumia 730… Como tinha muito boa opinião do 735, nomeadamente no que respeita à fluidez e estabilidade, ecrã e câmera, a decisão teve de incluir este novo equipamento Dual Sim.
Enfim, este tipo de decisões não são fáceis porque envolvem a mudança de plataforma, mas creio que estou muito bem servido!
No futuro logo se verá…
Já agora, um bocado “off topic”, alguém me aconselha uma boa alternativa ao Snapseed? Estou farto de procurar mas parece que não existe mesmo, seja em que SO for…
Também uso bastante o snapped mas claro só conheço para Android
Eu usava no Android e continuo a usar no iPad. Para WP não há mesmo, apesar de parecer que há uma versão para Windows (não phone…)
Uma vez que este programa foi adquirido pela Google e face à estratégia que esta empresa tem executado face à plataforma WP, bem posso esperar sentado que nunca mais haverá Snapseed para WP… 🙁
Pequena correcção, a bateria não é removivel, apesar de visível.
E tambem convem mensionar que o carregador, assim como a bateria, não usam a voltagem habitual, a voltagem do carregador é de 5.2V, o que faz com que carregadores tradicionais (mesmo de 2A) tenham alguma dificuldade em carregar o telemóvel.
Isso é muito chato, pois obriga a usar quase exclusivamente o carregador que vem com o telemóvel.
A atualização para o lollipop está prevista para o final deste mês, pelo menos anunciada pela Asus e com referencias a beta testers já a decorrer no zenphone 4. Vamos lá ver se cumprem!
Uma pequena consideração, se for a versão A501CG tem um intel atom Z2560 dual-core com velocidade de 1.6GHz, e não de 2.0.
Eu tenho este aparelho desde janeiro, na altura fui para devolver, por um simples plástico não me deixaram, motivo fuleiro.
É sem duvida uma aparelho muito bom, camara fotogáfica espetacular, autonomia do intel atom muito boa (apesar de aquecer com grande facilidade), os 2GB de ram nesta gama, touch bastante fluído e rápido, no entanto, o problema é mesmo a bateria, que é uma vergonha. Tal como a Maria mostra na análise, com wifi ligado principalmente perde bateria de forma estúpida!
Não perdiam nada terem colocado mais uns 500mah.
De resto, estou satisfeito, mas com vontade de mudar, por causa da bateria.
Eu tenho Fonetab 2 da Asus e já é a 2ª atualização que recebo, 1º Kikat, e agora o Lollipop, nada a reclamar, boa assistência técnica, eu tinha comprado o Fonetab 1, mas passado dias ficou sem bateria e sempre que eu ligava aparecia o símbolo da bateria com um ponto de interrogação, foi trocado enviaram-me um novo quando abri a embalagem vi que era o novo.
tive um e ele é bom, mas não gostei da experiencia com ele,
1- algumas vezes com browsers que usam aceleração por hardware, a tela ficava rapidamente branca.
2- Bateria dele é muito ruim, whatsapp, facebook, messenger se ligados, e respondidos direto com a tela em minina claridade, nao passa de 5 a 5h30 de uso.
3- VARIOS usuarios que compraram a versao 1.2ghz e 1.6ghz reclamaram constantemente da bateria, e isso é valido
4- FOTOS a noite, é PESSIMO, mesmo com a coruja do lado, as fotos nao ficma boas,
5- FOTOS com luzes de led acima de 10k o branco FICA rosado ou roxeado.
6- SOM BAIXO,
7- dificuldade em acessorios, desde pelicula de vidro a case.
Eu vendi, e talvez eu so teste a versao 2 dele, porque como uso, ainda prefiro meu moto g g2 que esta me quebrando o galho ate comprar o S6!
Boas,tenho o ASUS ZENFONE 5, impec a trabalhar, rapido e fluido, dos smarts mais bonitos senão talvez o mais bonito, sem razões de queixa e os 2Ghz de RAM….muito raro de encontrar e é de grande proveito.
Recomendo! 5 estrelas
p.s. a historia da bateria não removível parece que vai ser o futuro dos smartsphones e dure mais ou um pouco menos…..não me parece ser relevante em contraste com a qualidade oferecida!
Boas
Tenho um Zenfone 5 e estou muito satisfeito com ele. Tinha um iPhone 4s e em comparação mais que dupliquei o tempo de bateria.
Eu desejava uma bateria tipo pilhas duracel mas para isso acontecer tinha que voltar a usar o meu Nokia de 15 anos. A bateria ainda dura quase 1 semana…..
Gostei se saber da actualização do software para o final deste mês
Boas, eu também o possuo faz tempos, tive de mandar vir de fora, mas uma correcção, o Intel Z2580 corre a 2GHz, e não a 1,6GHz, para isso é o Intel Z2560.
Mais, em termos da bateria, numa utilização normal, ou seja, 1 hora de chamadas diária, mais o bluetooth sempre on por causa do mãos-livres, 3G sempre on, umas 10 mensagens diárias e uns 10 ou 15 minutos de jogos no intervalo de almoço antes de entrar dá para 1,5 a 2 dias…
Se eu quiser estar horas a falar com alguém ligo do fixo para fixo, pois fica mais barato. Se quiser jogar uso a 3DS ou a PS Vita, e se quiser usar Facebook, não uso… Facebook é igual a lixo, quase como os Apples que os fanboys da Maçã tanto gabam, se calhar nem sabem quem constrói os Iphones…
O fabricante dos Iphones é a Foxconn, diz algo aos fanboys? Sabem o que a Foxconn fabricava antes de ganhar o concurso para os fabricar? Conectores… Nada mais, depois ainda lancaram umas MotherBoards, mas eram lixo… E eu sei o que digo, pois trabalho como técnico de Informática à mais de 15 anos. Um portátil Apple por dentro é um horror, componentes fracos como tudo, Asus no que tem feito ultimamente tá no top de qualidade, acima deles apenas existem 2 outros fabricantes, e falo de qualidade dos componentes e também do trabalho de soldaduras…
E antes que os fanboys falem, eu trabalho com quase todas as marcas que possam imaginar, em telemóveis e material informático, ainda alguns andavam de cueiros e já eu andava nestas andanças da informática e electrónica.
Desde que apareceu o Android, não tenho tido só Android, também Windows Phone, mas mesmo assim tenho ido quase sempre para androids. A Apple já foi muito boa, durante muitos anos aconselhei para designers, músicos e afins Apple, agora mando-os fugir deles, quase como a HP nos portáteis, agora o material deles é fraco, e já foi muito boa.
Quando as marcas começam a dar um suporte pior que os dos “chinês”, qual o interesse em ser de marca?
estou muito satisfeito com o meu ASUS Zenfone 5. sem duvida dos melhores smartphones que já adquiri. Quanto a actualização para Lollipop,basta ler o site da marca: fins de Abril de 2015. Mal posso esperar. De resto ASUS Zen UI é muito bom e superior ao remake de OS de qualquer Android Samsung ou HTC por ex.
Tenho um Zenfone 5 2.0Ghz (Intel Z2580) 16GB 2GB Ram desde Agosto de 2015 e não tenho rigorosamente nada a apontar. Atualizações ao firmware tem sido bastantes (mesmo dentro do KK) e a gestão de bateria e qualidade das fotos tem sofrido uma grande evolução. As apps adicionais da Asus são interessantes e destaco a Minimovie. Sempre estável, fluído e com muito boa gestão (automática) dos 2GB de Ram. Dentro da gama média (e faixa de preço) ainda tenho dificuldade em encontrar equipamento que me faça pensar em mudar. 9 meses de uso e sem dúvida, hoje compraria novamente.
Boa tarde, quero comprar um também com o processador a 2.0 GHz. Saberá onde posso comprar? É difícil de encontrar… Obrigado
Já deixei o meu comentário…
À um mês atrás criei uma página no facebook sobre este modelo.. mas até hoje não tem novos usuários… Portugueses, toca a aderirem ao grupo para trocar opiniões 🙂
https://www.facebook.com/groups/930354573650518/
Cumps, P.A
Parece que o lollipop vem para Maio. No zentalk um utilizador postou um email e a resposta de um membro da equipa dizendo que o 5.0 para o zenphone 5 estava com alguns problemas e que viria somente para Maio.
Espero que seja mentira! O que procuro no lollipop não é ficar mais bonito pois na plataforma Asus nem vai mudar muito, mas sim a possível mudança na estabilidade da bateria, anunciada neste novo Android. Quem me dera que melhorem isso!
Existem aí smartphones com mais 100mah com 2/3 dias de uso sem carga, supostamente o Intel atom economizava bastante a bateria…
Entre o Asus Zenfone 5 e o Moto G 2014 qual o melhor, ou qual comprariam?
cumps a todos, tenho este Zenfone 5 e apenas posso dizer que é do melhor que tive até ao momento, pelo preço de 200 euros sinto que obtive um smartphone topo de gama. Rola facil, câmara do melhor com varias opções, 2 g de Ram, bonito e leve….eu recomendo mas aceito todas as opiniões diferentes.
compre o o meu em fevereiro e até agora já foi 3 vezes para a garantia. infelizmente nunca funcionou a 100%. por exemplo. O ecrã liga e desliga sem ninguém mexer no telemóvel. por causa dessa situação já fiz chamadas sem querer e enviei sms sem nexo. a Partilha de internet não funciona. Apesar de conectado ao asus o outro equipamento não recebe internet. Fiz despiste com outros equipamentos e era igual por isso o problema está no asus.
A asus anuncia no site o.modo de poupança de bateria. nas 3 vezes que foi para reparação quando voltava nunca funcionava somente no ultimo relatório reconhecem que só com update para o 5 iria ficar a funcionar , ou seja, publicidade enganosa. Tive por diversas vezes mensagens em que aparecia informação que a bateria estava a ser drenada pela sistema androide.Agora não consigo trocar rede de dados do sim1 para sim2.A marca nos relatórios diz que esta tudo bem apesar de eu enviar vídeos e fotos que provam estas situações. Se tiverem um zenfone verifiquem se o modo de poupança de bateria funciona se não funcionar reclamem bem como a partilha de internet
quando asus lança smartphone com software windows
Pensei que esta fosse a versão do novo Zenfone 5, uma vez que não é e não possuem nenhuma deixo o link de uma das que encontrei:
https://www.tekcore.pt/2018/04/asus-zenfone-5.html