Google tem proposta para faces dos smartwatches Android Wear
O Android Wear é a proposta da Google para os novos dispositivos wearable. Adoptado por muitos dos fabricantes dos smartwatches, terá a tarefa de ombrear com a Apple e a versão do iOS preparada para o Watch.
Este sistema tem evoluído de forma a dar aos utilizadores as funcionalidades pedidas, mantendo a estabilidade e a versatilidade que se lhes esperava.
Não apostando particularmente nas aplicações para este sistema e na sua customização, surge agora a primeira proposta da Google para a personalização das faces destes seus relógios.
O Street Art watch face é a primeira proposta da Google no que toca à personalização dos smartwatches que são equipados pelo Android Wear.
As propostas neste campo, disponibilizadas pelos diversos programadores que se dedicam a esta área específica deste sistema, são já bastante variadas e começaram há pouco tempo a ser permitidas pela Google.
A oferta da Google neste novo campo vem alargar ainda mais essa oferta e dar aos utilizadores acesso a novas faces de relógio. É uma proposta que se baseia na colecção de arte de rua que a Google tem disponível no site Google Cultural Institute.
São faces de relógio minimalistas e assentes em obras de arte que vários artistas criaram e que foram escolhias de forma manual para complementarem o que os smartwatches Android já oferecem.
A utilização do Street Art watch face é simples para o utilizador, precisando de o instalar pela Play Store e depois procurá-lo na lista de faces de relógio disponíveis dentro da aplicação Android Wear.
As opções do Street Art watch face são mínimas e garantem que o foco das faces de relógio estão nas obras de arte e não no relógio em si. Podem escolher o tipo de relógio a ser apresentado (analógico, digital ou minimalista) e se querem ou não presente a data.
A apresentação das diferentes faces de relógio é feita de forma automática e de forma aleatória, não o tendo acesso ou controlo da face a ser mostrada. A cada período de tempo é mostrado ao utilizador uma nova obra.
Esta nova oferta da Google vem dar aos dispositivos Android Wear uma muito mais completa oferta em termos de faces de relógio. São obras de arte de vários artistas, com diversos estilos e com obras bem diferentes.
Da vasta lista de artistas vão poder encontrar alguns que devem ser do vosso conhecimento. Falamos de Mariana Dias Coutinho e de Paulo Arraiano, dois artistas portugueses que espalham a sua arte pelo Mundo!
Este artigo tem mais de um ano
Achei graça foi terem lançado o Android Wear para developers sem uma API que permitisse criar um ecrã com um relógio.
Em que site se podem ver apps para o Android Wear, parecido com este que vem sendo criado para do Apple Watch? http://watchaware.com/watch-apps
P.S. Já foi prometido que a trapalhada do processo de lançar uma app num smartwach Android vai ser simplificada.
Não percebi…
Tipo isto? http://facerepo.com/app/
O que não faltam são watchfaces para Android Wear…
LoL google play!?
https://play.google.com/store/apps/collection/promotion_3000cf4_android_wear_all
Os iFans vão dizer que já andaram a copiar o Apple Watch.
Cá para mim o seu fanatismo leva a contornos extremos.
http://www.enter.co/cultura-digital/el-popurri/10-cosas-insoportables-de-los-fanaticos-de-apple/
🙂 Não, o link que que coloquei não são “mostradores”/ecrãs para Apple Watch
Debaixo do mostrador às bolinhas (são os símbolos das apps para App Watch) de cada app há outros símbolos gráficos, que permitem perceber, com maior ou menor detalhe, os ecrãs/interfaces da app – e perceber o que faz. Há alguma coisa parecida que permita ter uma ideia como são as apps, de terceiros, para Android Wear?
Então, ao instalar as apps ou watchfaces na Store tem lá todas as imagens e descrições…
https://play.google.com/store/apps/collection/promotion_3000cf4_android_wear_all
Depois, no próprio relógio, na lista de apps cada uma tem o seu icone tb.
Não sei se estou a perceber…
E esqueci-me de referir, na dita store as apps estão divididas em categorias para saber. Notificações, Faces, etc etc etc, como no site que linkou, só não tem o desenho por baixo pq já de si estão nas suas categorias correspondentes.
Tipo isto?
https://play.google.com/store/apps/collection/promotion_3000cf4_android_wear_all
Bruno Tavares, Pedro Simões
Provavelmente eu é que estou “a ver” mal 🙂
No link que coloquei, são as apps vistas do AW – instalo-as no AW e quando as lanço no AW são os interfaces que obtenho. Estão simplificadas mas percebe-se.
Por exemplo a app “Stocard Loyalty Cards”. Tocando na bolinha em baixo vê-se que tem a lista dos cartões de fidelização, tocando num deles “Starbucks” aparece o código de barras correspondente ao cartão. Tocando no “alarme” percebe-se que se obtém uma notificação e que tem uma ação (abrir no iPhone).
O vosso link, do Google Play, o que me leva é à app no smartphone. Certamente a app, no smartphone, fará notificações para o smartwatch, mas não se vê como é que a app é lançada no smartwatch (dizem que é uma trapalhada com bastantes passos) nem o que faz a partir do smartwatch e que não seja uma resposta a uma notificação recebida do smartphone.
Gostava de perceber melhor o “filme”, num e noutro caso, partindo do lançamento da app no smartwatch.
Nas imagens da Google Play pode ver as imagens de como ela é no SMartphone mas tb no SMartwatch… vá vendo todas as imagens.
Para lançares uma app no Android wear:
1. Tens de ligar o relógio
2. Tens de carregar no relógio para activar o Google Now
3. Cancelar o Google Now
4. Ir até à última opção da lista
5. Seleccionar a app numa linda lista infindável que só te mostra 3 após de cada vez… E sem dar para fazer scroll com uma digital crown…
Isto, e os fandroids ainda criticam o launcher do Apple Watch.
Coitados, isso é o mesmo que dizer que as apps não são para ser lançadas no smartwatch. É mais rápido tirar o smartphone do bolso e usá-lo. E ainda criticam as “bolinhas” (símbolos das apps) do Apple Watch 🙂
Tenho interesse em conhecer os ecrãs das apps, também para perceber até que ponto o formato “redondo” prejudica a utilização. Tudo leva a crer que o retangular é o mais indicado.
LOL.
Basicamente o que estão a dizer é “tomem lá um relógio, mas têm de usar como a Google quer, da maneira que a Google quer”…
E ainda criticam.
Enfim… hipocrisia e mais hipocrisia. Criticam o iOS porque não dá para mudar o (perfeitamente bom) launcher (como se alguém quisesse)…
Podes instalar através do teu telemovel ou PC. Desde que tenhas acesso a google play.
https://www.youtube.com/watch?v=AVG13RoKLyw
Quando é que o Android Wear vai poder mostrar um ponteiro dos segundos que se desloque continuamente, e mostradores de relógio animados (como no Apple Watch)?
Que eu saiba desde o inicio, devias estar mais informado antes de tal afirmação.
Tens ai um exemplo.
https://www.youtube.com/watch?v=SH_BOD6cnRQ&t=166
Não vejo aí nenhuma que tenha deslocamento continuo do ponteiro dos segundos. Como no Apple Watch.
Devia primeira saber do que fala, eles fazem isso desde o dia 1…
Não, não fazem! Ainda nos fazem, desde quando do dia 1!
Tentar enganar quem?
Vê ao minuto 1.30 em diante….
https://www.youtube.com/watch?v=Iv8l7jCXVLU
Enfim, leigos e pensam que sabem do que falam…
Deve ter usado um hack qualquer, já que é a única que vi até agora a fazer isso.
Hack? LoL
Toma outro exemplo: https://play.google.com/store/apps/details?id=co.smartwatchface.scuba.diver.watch.face.android.wear
Onde é que eu posso ver o ponteiro dos segundos a andar fluidamente aí?
Não sei se sabes do que falo
https://youtu.be/y-waTi8BPdk
Logo no início, ves como se move o ponteiro dos segundos? Nunca vi isso no Android Wear.
Infelizmente não tenho vídeo para te mostrar isso a funcionar de forma fluída, mas acredita que é.
LOL.
Custa-lhes admitir… Tá visto…
Lol, realmente, nem sei de onde essa gente tira essas ideias…