Nuances, a plataforma online para definir palavras
A Nuances representa as ligações entre a palavra escrita e cada pensamento individual.
Cada palavra tem o seu significado definido no dicionário, mas cada uma delas pode ter um significado individual, cada pessoa pode sentir cada palavra de maneira diferente.
Assim, surge a Nuances, uma plataforma online desenvolvida em Portugal, que tem como objectivo dar aos seus utilizadores a possibilidade de submeterem significados de palavras tendo em conta o seu próprio ponto de vista assim como experiências pessoais, tudo isto através de uma imagem, texto ou uma combinação de ambos.
O significado de uma palavra pode sofrer várias interpretações e cada pessoa sente cada palavra de forma diferente. Foi a pensar desta forma que três jovens, na ilha da Madeira, desenvolveram a plataforma Nuances, no âmbito do evento Imagine Camps, organizado pela Microsoft.
A Nuances dá aos seus utilizadores a capacidade de submeterem significados de palavras tendo em conta o seu próprio ponto de vista assim como experiências pessoais, através de uma imagem, texto ou uma combinação de ambos. Uma nuance é, então, toda a ligação entre um conteúdo (texto, imagem) e uma palavra.
Todo este conteúdo e todas estas nuances podem ser partilhadas nas redes sociais, neste momento ainda só no Facebook, mas daqui a pouco tempo irá ser possível também nas outras redes sociais mais conhecidas, como Twitter, Pinterest, Tumblr, etc.
A plataforma oferece ainda a possibilidade de redefinir uma nuance, por exemplo, é possível submeter uma definição de “Justiça” sob a forma de uma imagem, mas outro utilizador acha que essa imagem é mais indicada para definir “Lei”, e ainda um outro relaciona essa mesma imagem com “Balanço” e poderá passar por “Igualdade” ou Democracia”, e assim sucessivamente. No final, o resultado será uma colecção de palavras e definições interligadas de formas inimagináveis. O céu é o limite!
Com a Nuances os utilizadores podem então também procurar por palavras ou por definições e encontrar de tudo um pouco, criatividade, emoções, arte, sentimentos, piadas, etc.
A Nuances não é um dicionário normal nem apenas uma base de dados de palavras e definições. A Nuances representa as ligações entre a palavra escrita e cada pensamento individual. É a rede que liga o que um utilizador pensa acerca de algo com o que outra pessoa do outro lado do mundo possa pensar acerca dessa mesma coisa. E por isso mesmo se chama Nuances, pois é exactamente isso que representa, as diversas nuances de cada palavra.
Neste momento, a plataforma encontra-se ainda em fase de desenvolvimento. Toda ela está desenhada em inglês por forma a chegar a mais utilizadores a nível internacional, contudo, as nuances podem ser deixadas em qualquer língua e, dentro de dois a três meses, a plataforma estará traduzida em Português e em Espanhol.
Este artigo tem mais de um ano
mto interessante
Muito interessante, gostei, voltarei a visitar o site, gostei da palavra do dia e uma boa iniciativa para definir palavras.
Isto é bom para a futura inteligência artificial pensar como nós, a fazer associações, ligações entre termos contexto visual de palavras e afins. Estamos a dar de bandeja o funcionamento do nosso cérebro para as máquinas analisarem.
Depois de ler isto so me lembro do exterminador implacável. Estamos feitos ao bife :p .
Não sei, para inteligência artificial não sei se será bem assim até porque um dos objetivos é ver todas as definições diferentes que uma palavra pode ter ou até mesmo uma imagem. Penso que será um pouco complicado para um computador analisar isso, num futuro alargado talvez.
Mas com certeza se tiver aderência será uma grande ferramenta de pesquisa, a muito níveis diferentes.
Adesão.
exacto! bem me parecia que estava-me a faltar a palavra correcta lol
Gostava de perceber porque é que todos os meus comentários são apagados…
Boa, o comentário de ontem não foi apagado… o que gosto da plataforma Nuances, é que dá para ver como a Maria Inês Coelho é gira!!!
Sim é, mas o que isso tem a ver como o trabalho apresentado? 🙂
Vá lá, não extrapolem os temas.