Chrome vs IE8 vs IE8 + Chrome Frame
Com o lançamento do Google Chrome Frame, fiquei curioso para saber até que ponto a velocidade do Internet Explorer melhorava, e se até conseguia ficar semelhante ao Google Chrome (afinal de contas, o que o plugin faz é correr o motor do Chrome, acelerando e melhorando a interpretação de JavaScript, HTML, CSS, etc. relativamente ao motor do IE).
Fizemos uns testes "rápidos", apenas incluindo a velocidade a abrir a página do Peopleware, com e sem cache, no Google Chrome 3, no Internet Explorer 8 e no Internet Explorer 8 com Google Chrome Frame. Isto tudo utilizando Windows Vista actualizadíssimo.
Os resultados seguem (quando menor a barra, melhor):
Browser | s/ cache | c/ cache IE8 | 3,37 s | 2,84 s IE8 + GCF| 1,38 s | 0,62 s Chrome | 2,84 s | 1,78 s
É realmente estranho que o Chrome tenha demorado mais tempo do que o IE8 + Google Chrome Frame, mas pode ser apenas uma coincidência (ou talvez a leveza do Internet Explorer se conjugue melhor com o motor do Chrome 3). De qualquer das formas, nota-se uma diferença notável ao utilizar o Chrome Frame no IE8.
Depois, testamos a velocidade e performance do JavaScript, com o SunSpider da WebKit:
Browser | s/ cache IE8 | 5641.6 ms IE8 + GCF| 539.4 ms Chrome | 587.6 ms
Podemos ver aqui novamente a abismal diferença entre utilizar o Chrome Frame ou não. Com o Chrome Frame, a interpretação de Javascript fica aproximadamente 10 vezes mais rápida no Internet Explorer 8.
Novamente e, confesso, com alguma surpresa para mim, o Chrome foi ligeiramente mais lento que o IE8 + GCF, mas, pela diferença de valores, poderá ser apenas uma coincidência.
Para instalarem o Google Chrome Frame no vosso browser, basta aceder à página de instalação do Google Chrome Frame com o vosso Internet Explorer.
Depois de instalarem o plugin, podem continuar a navegar normalmente, que, caso os sites que visitam tenham uma tag especial, o Internet Explorer activa o Chrome Frame automaticamente.
Caso queiram "forçar" a visualização com o Chrome Frame, basta colocarem cf: antes de um url. Por exemplo: cf:https://pplware.sapo.pt para o site do Peopleware.
Notem que o Chrome Frame funciona para Internet Explorer 6, 7 e 8 e uma das vantagens mais significativas, para além do aumento da velocidade do acesso e utilização dos sites, é a interpretação de HTML5.
Para saber mais sobre como preparar o vosso site para os vossos visitantes utilizarem o Chrome Frame (ou instalarem, caso ainda não o tenham feito), devem ver este guia de iniciação ao Chrome Frame.
Como podem ver, na Google existiu um grande esforço para que esta integração no Internet Explorer fosse algo simples de fazer, até porque existe o estereótipo de que quem utiliza Internet Explorer não é muito "conhecido das tecnologias".
Artigos relacionados:
Este artigo tem mais de um ano
Alianças misteriosas entre … Google e Microsoft???
É desta que vou para Marte
Não foi nenhuma aliança, na Microsoft até se anda a descobrir como se pode evitar (de forma legal) a utilização deste plugin, pois irá levar inevitavelmente a que as pessoas queiram experimentar também o Google Chrome, digo eu…
Tem como usar o GCF como padrão? sem ter que usar o WILDCAT toda hora?
Não conheço nenhuma forma. Mas nesse caso talvez seja preferível utilizar o Chrome mesmo 🙂
Nao existe maneira de predefinir a utilizacao do google frames?
Mais dia menos dia pode sair o Google Chrome Frame para Firefox (o Google tem os meios para o criar, se cria ou não é outra coisa).
Quanto ao Google Chrome Frame para IE, a Microsoft já disse que constituía um risco de segurança e os engenheiros do Firefox concordam (sigam o link “Mike Shaver, vice president of engineering for Firefox backer Mozilla, … blog post Monday night”)
http://bit.ly/aZ38T
Mas isso é mais que lógico!
Tanto a Microsoft como a Firefox não têm o menor interesse em que o seu motor seja trocado por outro.
É que eu posso estar a usar o Firefox com a Google Chrome frame e para efeitos estatísticos ficará registado como estando a usar Google Chrome.
Tenho a certeza que as estatísticas sobre os browsers que as pessoas usam se vão alterar bastante a favor do chrome, quando na realidade as pessoas estão a usar firefox, ie etc…
“Correr o Chrome Frame dentro do IE desactiva ou torna menos efectivas muitas das funcionalidades do browser. Isto inclui a navegação em modo privado (incógnito) ou outros controlos de segurança, funcionalidades como os aceleradores ou add-ons, ou até mesmo o suporte de acessibilidade” (Mike Shaver, vice-president para a engenharia do Firefox sobre o Chrome Frame no IE)
Qual foi a parte que não percebeste ? O que é que a segurança tem a ver com a estatística ?
@Aver,
Acho que não estás a ver bem o contexto, pois é tudo uma lógica de mercado.
Não interessa a ninguém estar a construir esqueletos para os browsers dos outros. De que vale desenvolver o IE, Firefox ou outro se por fim este na sua base vai estar a correr outro browser? É lógico que não interessa de todo.
Achas que a Microsoft se importa que tu tenhas o plugin do IETab no Firefox? É claro que não! É o browser deles dentro de outro concorrente. Sempre que utilizas o IETab estás a dar mais pontos à Microsoft. E diz-me, é inseguro usar o IETab? É inseguro apenas se o IE o for pois é isso que corres.
Vendo agora do outro ponto de vista, correr o Chrome no IE é exactamente a mesma coisa que o IETab. E claro que não interessa nada à Microsoft nem a ninguém… Por cada página que visualizas com esta frame, estás a dar pontos ao Google. E porque razão a Mozilla também não o aconselha? Pela mesma razão. Perda de posição de mercado que tanto lhe é importante para conseguir os financiamentos que vai tendo.
Assim a melhor maneira destes se defenderem é tomar posições oficiais que gerem o medo e desconfiança sobre esta ferramenta, afirmando que vais perder funcionalidades e capacidades de segurança.
As funcionalidades são um factor que cada um tem de levar em conta e cada um sabe se lhe compensa ou não perder essas funcionalidades.
A parte de segurança tem a ver com o próprio motor em si. E se vais perder a segurança do IE, vais compensar com a do Google Chrome.
Este pelo menos é o meu ponto de vista mas cada um tem o seu…
Achas ?
http://tinyurl.com/yex2rqa
Mas continuas nisso? O que me mostraste é apenas as afirmações da microsoft. Tu pensa como quiseres. Simplesmente pus-me a pensar fora do que se fala… Mas meu amigo, é como te disse, é só a minha opinião! Acredita no que quiseres! 😉
E não é que o Google está de “olho” imediatamente nos comentários do pplware ? Repararei nos resultados do link acima e estava lá o comentário, mal tinha acabado de o fazer ! Grande cotação tem o pplware no Google !
http://img525.imageshack.us/img525/6339/20091004220233.png
isto agora vai ser o paraiso para os “hackers” um “midlware” entre o ie e a www!!!!
ainda por cima o gcf é código aberto…. vai ser uma maravilha…..
um MUST agora é q vai ser….
Até agr o q mais rapidamente abriu paginas em javascript foi o safari, se conhecerem um melhor…
Eu fico-me pelo o Opera, :3
A meu ver a análise está boa, só falta um teste: tempos de abertura do IE8 com e sem o google chrome frame..
De resto.. penso que está boa =)
Usem isto usem 🙂 A malta (leia-se hackers) agradece…. 😀
LOL o IE com o chrome plugin mais rápido que o próprio chrome. Esta matou-me!!
Preparar o meu site para o Chrome Frame… Está bem está. Ele é que tem que tentar renderizar da melhor maneira possível o que eu lá colocar, e não sou eu que tenho que perder tempo a colocar tags para aquilo funcionar.
Para além disso, acho que é um jogada um bocado baixa por parte do Google, porque sabe que a maior fatia de utilizadores está no IE, e assim as pessoas usam o IE na mesma com o plugin deles, subindo de forma abismal nas estatísticas… Quase que até adivinho que isto vá ser distribuído como “extra” noutros produtos para desktop do Google…