Lollipop: tirar os separadores do Chrome da lista de aplicações
A chegada do Android Lollipop tem-se feito de forma muito gradual e muito controlada. Nem mesmo nos equipamentos da Google foi imediata a sua disponibilização.
Mas com este sistema operativo já presente em muitos equipamentos, é hora de começar a conhecê-lo um pouco melhor e afinar pequenas opções que estão activas desde a sua instalação.
A integração do Chrome no Lollipop é muito maior que em versões anteriores, estando agora os separadores misturados com a lista de aplicações. Mas quem não quer esta situação, como faz?
Já nas versões anteriores do Android o Chrome tomou um papel de relevo ao passar a ser o browser base e a ser usado sempre que os utilizadores necessitam de aceder à Internet.
Com o Lollipop esta integração veio ser ainda maior e o Chrome e os seus separadores estão agora integrados de uma forma ainda maior no Android.
É tal esta integração que agora a lista de separadores passou a estar misturada com as aplicações abertas e cada um conta como uma aplicação.
Esta nova situação pode ser extremamente útil em muitos casos, mas muitos utilizadores podem não querer tal mistura. Aprendam, então, como desabilitar esta integração do Chrome e os seus separadores com o Android.
Tirar os separadores do Chrome da lista de aplicações
O controlo desta função está dentro do próprio Chrome e, por isso, é nesta aplicação que a alteração deverá ser realizada. Abram o Chrome e no menu de opções escolha Definições - passo 1.
Dentro das definições do Chrome devem encontrar uma nova opção, de nome Unir separadores e aplicações - passo 2. Seleccionem esta opção para acederem ao controlo de separadores e aplicações.
O que devem fazer nesta nova zona das definições é apenas remover a opção que está activa, do lado direito da janela - passo 3.
De imediato vai ser apresentada uma mensagem que alerta para o facto de que os separadores vão passar a estar numa zona própria do Chrome. Devem aceitar esta mudança, escolhendo para isso o OK - passo 4.
Neste momento o Chrome vai ser fechado pelo Android e será de imediato reaberto com todos os separadores que estavam activos antes.
Podem de seguida verificar que todos os separadores passaram a estar dentro do Chrome, da mesma forma que eram disponibilizados nas versões anteriores do Chrome.
A imagem abaixo mostra os dois cenários que existem, com a parte esquerda a mostrar o método tradicional e a parte direita a mostrar o tratamento que o Chrome dá aos separadores no Lillipop.
Esta é apenas uma forma simples de tornar o Lollipop mais adaptado aos utilizadores, permitindo muitas mais configurações que alteram o seu comportamento e que o tornam extremamente modular e simples de usar.
A Google conseguiu com esta nova versão do Android modernizá-lo e torná-lo mais ajustado ao que se espera hoje de um sistema operativo móvel.
Ainda está numa fase inicial e com muitas possibilidades de crescimento, mas com a base bem definida e bem construída.
Este artigo tem mais de um ano
Mesmo o que precisava, obrigado.
Boa tarde. tenho o nexus 2013 com lolipop 5.0.2 e não tem a opção; Unir separadores e aplicações.
No meu MOTO G 2°, com Lolipop 5.0.2 está como Mesclar guias e apps, e está por padrão ativado.
No meu nem isso.
Muito obrigado pela dica.
É que andar à procura dos separadores no meio de dezenas de aplicações não é nada prático.
Tenho assim no meu s2, no início pensava que era um bug do lollipop e que não era possível ter vários separadores no Chrome mas depois lá descobri
No nexus 9essa opção não esta disponível
Este artigo para mim não faz sentido. O Pplware tanto tem artigos específicos de determinadas áreas, por exemplo programação informática, como uma “dica” que qualquer pessoa, se procurar, encontra em 15 segundos.
No meu OnePlusOne tem essa opsao que ate ja fiz o desmarque
Como é possível um equipamento que ainda custa perto de 450€, estou me a referir ao meu Samsung Galaxy Note 3, ainda ter a versão kitkat 4.4.2, são nada mais nada menos 5 versões abaixo, po***
Queixa-te à Samsung
Coloca uma ROM CyanogenMod 12, por experiência própria são muito melhores que as originais da marca (consomem menos RAM e são mais rápidas).
Essa foi uma das razões que me levou a abandonar Samsung, embora os modelos de topo sejam equipamentos de elevada qualidade.
Como não libertam os “drivers”, as roms alternativas não exploram as potencialidades do hardware ao máximo, ficando aquém do firmware oficial.
Finalmente!!! Finalmente, o meu Nexus 7 (2012) recebeu hoje a actualização para o lolli 5.0.2…!