Se tem um iPhone 6 não use capas com metal ou magnéticas
O lançamento do iPhone 6 e 6 Plus veio mostrar a todas as marcas qual a posição da Apple para o futuro e qual a sua nova linha de equipamentos.
Depois de alguns problemas que surgiram, principalmente no iPhone 6 Plus, a marca parecia ter controlado de forma definitiva os problemas.
Um novo problema agora descoberto no iPhone vem mostrar uma situação estranha. Capas ou elementos que contenham metal ou sejam magnéticos podem interferir com o funcionamento deste equipamento.
O novo problema tem estado a ser detectado num grupo ainda limitado de utilizadores e está a afectar tanto o iPhone 6 como o iPhone 6 Plus.
Segundo os relatos, existem dois componentes que estão a ser afectados sempre que uma capa de metal ou um elemento magnético é colocado junto do iPhone.
Em concreto no iPhone 6 Plus o estabilizador de imagem que faz parte da câmara fotográfica deixa de funcionar sempre que qualquer elemento magnético é colocado junto dele.
No caso do iPhone 6 o problema é diferente, até porque este equipamento não tem estabilizador de imagem e está a manifestar o problema com a leitor NFC.
A Apple ainda não comentou o sucedido, mas algumas fontes relatam que a empresa já começou a alertar os fabricantes de acessórios que pertencem ao seu programa MFi para evitarem a utilização de componentes metálicos ou com elementos magnéticos nos acessórios que produzem.
A Apple tinha já alertado, de forma muito discreta e que na maior parte dos casos deverá ter passado despercebida, para este problema. Conforme se pode ler neste documento de suporte, em alguns casos as fotografias que o iPhone 6 Plus tirava podiam ter problemas devido a peças magnéticas.
Estesproblemas começaram a ser descritos por vários utilizadores poucos dias depois do lançamento do novo iPhone, mas até à data não havia informação concreta sobre a causa do problema, que agora ficou explicado.
Mesmo com a indicação da Apple para a não utilização de componentes metálicos e magnéticos, muitos fabricantes de acessórios acabaram por ignorar este aviso e continuaram a incluí-los nos seus produtos, originando os problemas que agora foram reportados.
Este artigo tem mais de um ano
então o ferrari como dizem não se da bem com capas??? lol
Who cares? Jamais usarei capa no meu, e mto bonito. Se tivesse um galaxy s5 e que teria medo de o usar sem capa
Há capas de silicone transparente, mas se acreditas que por ser metal e a lente da câmara em safira que não te acontece nada … boa sorte 🙂
Pois, é difícil reconhecer que um producto tenha problemas quando se pagou 800 euros por ele, mais há quem queira proteger o seu investimento.
Tens uma câmara com um sensor de estabilização sensivel a campos magnéticos e vais meter um íman em cima. A culpa e da Apple?
Ja viste carteiras forradas a metal para proteger os cartões com NFC, aqui acontece o mesmo com uma capa de metal. Mais uma vez, a culpa é da Apple?
É como se eu abrisse o iPhone e não o soubesse montar e viesse reclamar que a Apple não tem um manual a ensinar como se monta.
Ao dizerem que o problema tem estado a ser detetado num grupo limitado de utilizadores é falso. Primeiro porque não é um problema, segundo nem toda a gente usa o NFC do iPhone e mete acessórios com ímans na câmara.
Joao,
curti esta parte (LOL):
“Ao dizerem que o problema tem estado a ser detetado num grupo limitado de utilizadores é falso. Primeiro porque não é um problema, segundo nem toda a gente usa o NFC do iPhone e mete acessórios com ímans na câmara.”
Então não há problemas? nem a veres o video?
Ninguém está a dizer que é um defeito de fabrico ou má concepção como no “bendgate”…mas existem problemas para os utilizadores!
E se nem toda a gente usa o NFC do iPhone e mete acessórios com ímans na câmara significa que a noticia está correcta…está a ser detectado num grupo limitado…
Se eu juntar 10 pessoas e cada uma der um tiro na propria televisao vai ser detetado um problema num grupo limitado de utilizadores.
So quero dizer que nao ha nenhum problema. Ao dizerem que foi detetado num grupo limitado parece que se esta a dizer que so acontece a um grupo restrito.
Se tens uma coisa sensivel a um campo magnético e vais meter um íman é logico que pode nao funcionar corretamente.
Se meteres um telemovel numa caixa de chumbo ele nao vai apanhar rede. Isso acontece contigo porque fizeste essa experiência mas tambem acontece com qualquer outra pessoa.
@João
“Se eu juntar 10 pessoas e cada uma der um tiro na propria televisao vai ser detetado um problema num grupo limitado de utilizadores.”
Nesse caso o único problema seria as 10 pessoas serem otárias LOL
Esse teu exemplo enquadra-se muito pouco porque aqui ninguém andou a deitar os iphones contra a parede ou aos tiros…
As pessoas aqui fizeram coisa banais como comprar capas de protecção ou acessórios para a câmara, que estão longe de ir contra a garantia…
Além disso, à partida não estavam conscientes dos problemas que iriam ter, senão como é óbvio não tinham comprado os acessórios…
“Se meteres um telemovel numa caixa de chumbo ele nao vai apanhar rede. Isso acontece contigo porque fizeste essa experiência mas tambem acontece com qualquer outra pessoa.”
Mais uma vez esse exemplo não é o melhor porque parece que todos os smartphones padecem dos problemas apresentados no artigo, o que não é verdade…
Há smartphones me que esses acessórios da câmara não causam qualquer problema…
por outro lado haverá smartphones que ficarão sem qualquer sinal de rede com capa metálica, e outros que ficarão com “1 tracito ou 2” percebes?
Claro que iphone não é o único que apresentará problemas ao usar estes acessórios, e não se pode dizer que a culpa está do lado da Apple…
Mas os problemas existem e é bom referi-los nem que não seja para as pessoas estarem precavidas.
Who cares!?? Tenho s5 e não uso capa, e pouco é se tenho ou nao case de aluminio que entorta ou não. O que tenho é cuidado! assim como minhas coisas batalho para ter e sei o preço delas e elas não sao para serem descuidadas.
Experimenta pôr uma capa toda metálica em qualquer telemóvel e sofres os mesmos problemas, ou experimenta cobrir as zonas das antenas com uma peça metálica única e vês o sinal a desaparecer quase totalmente, etc, etc!
Esta situação é resultado de más capas, mal pensadas para as especificações dos aparelhos.
A HTC One (M7 e M8) são construídos em bloco único de liga metálica….
:S o que é que isso tem a ver com o efeito das capas metálicas que se está aqui a falar?
Em segundo lugar esses telemóveis que referes têm as antenas embutidas no seu chassis, isoladas do metal – não é todo metal! Tal como o iPhone é praticamente todo metálico com zonas de antenas embutidas no chassis!
Se cobrires o telemóvel com uma capa toda metálica vais impedir que o telemóvel receba sinais, ou causar interferências entre antenas com resultado prático idêntico!
Tem tudo a ver e cobrindo os M7 e M8 com capa metálica – o que é desnecessário mas há gostos para tudo – não vai interferir nunca no funcionamento do telefone. Já foi pensado para ser assim. É construído assim. Não pretendo entrar em guerras aqui, a qualidade de construção da HTC é excelente e não é à toa que gigante Google estabeleceu parcerias de desenvolvimento com a HTC.
@ tugarunner
“não vai interferir nunca no funcionamento do telefone. Já foi pensado para ser assim.”
Parece que não leste nada do que disse!
Esses aparelhos não são só metal e funcionam embutindo as antenas numa faixa plástica isolada da estrutura metálica. Antenas essas que deixam de receber sinal caso sejam totalmente cobertas por uma capa metálica – é uma inevitabilidade da física. Não há nada no M7 ou M8 que possa prevenir duma situação destas. É pura fantasia pensares o contrário.
Que depois é partido e junto com plástico para as antenas…
Como a Apple inventou no iPhone 4.
É assim, isto tambem acontecia no teu telemovel, se o teu telemovel tivesse NFC ou tivesse estabilizador óptico.
A maioria dos andoid que são vendidos, não têm.
Depois as pessoas quando compram um smartphone a sério, admiram-se das peças que ele têm.
É como os únicos smartphones a sério que se vendem, são os iPhone, daí a noticia.
Percebes?
O teu comentário fez-me rir, os androids não têm NFC ? tecnologia com uns bons anos e que só agora foi implementada no iphone, informa-te rapaz
“O teu comentário fez-me rir, os androids não têm NFC ? tecnologia com uns bons anos e que só agora foi implementada no iphone, informa-te rapaz”
Têm mas não são todos. Aqueles quem têm, se calhar não os usam com com capas metálicas ou magneticas. Obviamente como existem paletes de iphones 6 e Plus pelo mundo fora e que por sinal não são batatos, há mais quem os queira proteger dessa forma. Logo, existe mais relatos do iphone. Mas é uma situação normal que aconteçe com qualquer tlm que tenham essas caracteristicas.
Deves pensar que a maioria dos android que se vendem são desses telemóveis?
A maioria dos que se vendem, não têm.
Eu no video não vi a utilizarem uma capa e a fazer interferência com a câmara. Vi sim que ao colocarem uma lente em cima da lente do iPhone imite um interferência, apenas um aparte 🙂
Cada vez mais a Apple parece um produto “made in China”
Aliás o iPhone
Não diria melhor 🙂
Sim claro, porque todos sabem que os produtos made in china têm qualidade e são muito caros.
Tu deves ser daqueles que compra um telemovel na loja do chines só para pensarem que tem o produto original, mas depois não pode usar porque não funciona.
Aquela câmara saliente…. volta, Steve Jobs!
Qual é o problema da camera saliente? Desde que tire boas fotos, não sei qual é o problema. Até faz lembrar o Ipod Touch 5. Por isso nesse apecto, nem é novidade. E mais, quase todos os tms da concorrencia, mais precisamente de uma marca bem conhecida, têm a camera saliente. É só ires ver.
Desculpem o off-topic.
Era o que mais faltava a Apple ter-se de preocupar com os problemas com as capas metálicas. Já tem trabalho suficiente a fabricar novos iPhones e ainda tinham de se preocupar com que materiais os fabricantes iam fazer as capas. Isso não é problema da Apple até que as capas não são produzidas por eles
Também não tapas o Ferrari ou metes uma capa nele !
É igual meu caro.
Quem têm um Ferrari não utiliza garagem? Muitos deles também utilizam capas para proteger o carro.
“Muitos deles também utilizam capas para proteger o carro” = TRUE. Mas quando protegem o Ferrari com a capa não o estão a usar … ao contrário das capas dos smartphones.
O problema não é só a capa, basta por uma lente na câmara e já foste!
E de lançamento em lançamento a Apple vai definhando. Mau de mais.
sim é mesmo mau demais quando o aparelho não é feito em função das especificações dum acessório que aparece mais tarde. E horrível horrível é o iPhone 6 não usar as capas do iPhone 5s… que desplante da Apple virar as regras de pernas para o ar, e ser incapaz de quebrar as leis da física!
Realmente não se admite.
A bmw tb vai de mal a pior, os pneus que a michelin vendem realmente não prestam logo a bmw devia fechar portas.
A tua logica é tao ridicula que leva a pensar que deixaste de pensar há uns bons aninhos! Deve ser devido á falta de treino.
Percebemos a analogia, mas erraste 🙂
A BMW usa por norma pneus Bridgestone, preferencialmente runflat (também utiliza Michelin, Dunlop, etc… depende do modelo). Mas quando desenvolve um carro, pede especificamente à Bridgestone uns pneus com as medidas X, aderência y, etc, etc. A Bridgestone vai fabricar o pneu que a BMW pediu…. é que os pneus não são um acessório, já vem com o carro quando o compras 🙂
Este tipo de problemas não são nada de especial, sucedem com muitos equipamentos quando sujeitos a campos eletromagnéticos. No Moto G com capa flip shell da Motorola a bússola fica marada devido ao fecho magnético que usam para ligar e desligar o display.
Mas da Apple não se esperam este tipo de problemas e o iPhone 6 já bateu todos os recordes.
Para além disso é inadmissível que um produto tão caro em que a empresa que o fabrica tem lucros incríveis, quero dizer, rouba os clientes a olhos vistos, tenha problemas, sejam grandes ou pequenos, não interessa.
Um Moto G não custa o mesmo que um iPhone 6, a Motorola não rouba um cliente cada vez que vende um Moto G e nem o preço das capas oficiais é comparável…
explica qual é o problema no iPhone referido nesta notícia! Não conseguir vencer as leis da física??
O que é que as leis da física têm a ver com o problema reportado no artigo?? Que eu tenha lido não faça em quedas ou empurrões..
@Tavares, o Nunes refere-se a questões como electromagnetismo que também são física…
Ao contrário do “Bendgate”, neste caso não se pode apontar a culpa à apple…
No entanto, não deixa de ser caricato uma pessoa comprar equipamento de 800€ e ter problemas que noutros não existem XD
magnetismo e electromagnetismo são regidos por leis da física!
Alguém usar objectos magnéticos junto de componentes sensíveis, tapar totalmente antenas com metal, e esperar que não tenham efeitos, é o mesmo que esperar que as leis da física não se apliquem!
Aqui o problema é com quem fez as capas sem cuidado de verificar as especificações dos aparelhos. Já com os outros iPhones havia zonas que não deveriam ficar totalmente cobertas por metal. Magnetes sempre interferiram com a bússola do iPhone se colocados demasiado próximos da zona em que se encontra a bússola. E quem diz iPhone diz milhares de outros aparelhos, já que é quase uma inevitabilidade que capas destas criem problemas se não forem bem pensadas!
E com o NFC a coisa pode se tornar mais complicada com as capas metálicas já que os sinais são mais fracos.
ó Galo, explica lá essa dos problemas não existirem nos outros equipamentos…
Dizes que as outras marcas conseguem vencer as leis da fisica e que a lei da gravidade náo se lhes aplica??
Não sabia que a sanxunga estava tão á frente!!
Qualquer equipamento com uma capa de metal vai ter problemas. Pode não ser na cãmara mas será com outra coisa qualquer. O magnetismo afecta todos os equipamentos eletrónicos…
Ana,
eu não disse que iphone era o único…mas como é óbvio há muitos equipamentos sem esses problemas..
Quantos smartphones existem sem estabilizador óptico? Esse não terão qq problema em usar esses acessórios de lentes…o mesmo se passa com NFC.
Por outro lado, intensidade de sinal é sempre afetada com capas totalmente metálicas, mas e muito importante, a consequência dessa afetação dependerá do tipo de antena do equipamento, da localização da mesma, do tipo de capa, etc…
Vou tentar fazer uma analogia…compras um ferrari, que foi concebido para atingir altas velocidades…mas depois se fores andar em estradas degradadas ou estradas de “terra”, com buracos, acabas por ter mais problemas do que um simples veiculo…percebes a analogia?
Não se pode atribuir a culpa destes problemas à Apple, mas também não se pode dizer que estes problemas não existem, ou tentar passar a ideia que acontece com todos..há que ser rigoroso e imparcial.
Óbvio!
Agora a culpa é da Apple que uma câmera com estabilizador de imagem, que tem de ter peças mecanicas, que devem ser de metal, e que o metal… Já se sabe o que acontece com imanes?
Ou para o caso do NFC?
É muito simples, usem capas aprovadas “Made for iPhone”.
Nos outros telemóveis todos, isto também acontece, obviamente, e é impossível não acontecer.
Mas como o único telemovel que interessa é o iPhone, porque essa é que é a primeira escolha, há notícias como está.
@Não Não
Onde é que no artigo é dito que a culpa é da Apple?!?
No artigo aponta-se os problemas, e refere-se que a apple já avisou os fabricantes de acessórios para não usarem metais..
Tal como disse atrás: Ao contrário do “Bendgate” e da “Antennagate”, neste caso não se pode atribuir a culpa destes problemas à Apple, mas também não se pode dizer que eles não existem, ou tentar passar a ideia que acontece com todos…há que ser rigoroso e imparcial.
Há outros equipamentos com estes problemas, mas fala-se do iphone, do mesmo modo que quando são coisas boas o iphone também tem mais “tempo de antena”…por vezes, inclusivamente fazendo passar ideia de grandes inovações, que na prática são apenas meras evoluções do que já existe, e que foram feitas também por outros..
É sempre a mesma coisa.
O iphone tem o seu mercado e o outros também têm o seu espaço deixem de comentários sem sentido.
Mas é pena que uma empresa que controla o hardware e o software a 100% e apenas tem alguns modelos no mercado esteja a ter tantos “imprevistos” isso é de facto triste.
Precisam de rever o período de testes.
Quanto a fanboy’s, tenham calma se faz favor… Eu faço videochamadas para os meus colegas e colaboradores há 6 anos …mas não com iphone’s… porque até muito recentemente apenas dava de iphone para iphone pela rede de dados(!!!)
Assim como podem ver cada equipamento tem o seu mercado.
Nos outros iphones nao podias agarrar sequer com uma determinad ma oporque ia interferir com a antena… Mas a culpa nao era da apple, mas sim do utilizador que tinha duas maos e us . Que da mai jeito para agarrar o equipamnto…
Aqui era simples resolver, bastava terem tomates e dizer para nao uza as capas metalicas… Mas nao num frase quase invisivel, num aviso em letras grandes no manual ou no autocolante que esta a proteger o ecra…
Nao era admitir nada, era garantir a boa utilizacao do equiamento pelos utilizadores…
Num equipamnto tao caro era o ideal.. Mas isso sou eu que sou simplista
Culpar a Apple por um acessório é o ultimo grito.
O que me rio por aqui. 🙂
Não é culpar a apple, era a apple avisar para não usarem esses acessórios. Bastava um aviso bem explicito e pronto.
Claro que não é defeito do equipamento, mas já que são tao coquinhas com a qualidade podem alertar melhor os utilizadores…
Se lerem o manual do equipamento está lá. Mas aqui os manuais é só para ocupar espaço.
Fala-se muito, mas nao se informam.
Dizer ao ultilizador para não agarrar de determinada maneira, porque ia interferir com a antena, também é o último grito! 😀
O que me rio por aqui. 🙂
*utilizador
A sério, estou mesmo a ler estes pensamentos ignóbeis acerca da culpa da Apple?
A culpa é de quem faz acessórios e não tem o mínimo cuidado em proteger a integridade do artigo. Como muitos bem escreveram é inevitável quando se juntam imanes e dispositivos eléctricos.
Até os caríssimos Pacemakers não se podem aproximar de dispositivos que sejam demasiado electromagnéticos. Quem nunca testou um imane numa televisão de raios catódicos?
Deixem-se de fanatismos e informem-se, já bem basta quando se metem a medir o tamanho dos “hardwares” sem fundamento. Enfim.
Bem, não sou utilizador de iphone mas, leiam o manual de qualquer um telefone que tenha sensores e conseguem ver lá escrito “não aproximar perto de campos magnéticos intensos”. Andando um bocadinho na história, experimentem aproximar um imãn de altifalante perto de um crt a cores ligado e maravilhem-se com o que acontece (não sou responsável por qualquer avaria que provoquem). Aliás campos magnéticos influenciam até o funcionamento de uma lâmpada incandescente. Sim eu sei o crt e a lâmpada não fazem chamadas nem servem para ir à net mas a ideia é mostrar a influência de campos magnéticos sobre componentes elétricos. De certeza que existem exemplos melhores mas o sono não dá pra mais.
Epá e eu a pensar que este artigo tinha sido escrito pelo Vítor M. !!@
Mais uma inovação da Apple ? ☺
O Vitor M. agora deve estar a coçar a cabeça! Eheheh
Como sou feliz ao ter um iphone, bateria 3 dias sempre com wifi ligado (androids nem 2horas), melhores fotos, gps, construcao, apps.
Paulo,
já que é para mentir podias ter abusado mais XD
As capas, lentes, e por ai adiante são vendidos pela apple? Se não são, culpem os fabricantes de não terem testado o raio dos acessórios.
Furou-se um pneu do carro. Vou culpar a marca do carro por não ter previsto pneus que não furem. Parece-me bem não é?
è so para dizer que é o mais caro, o material mais resistente, ja viram a versão 128GB GoLD?
A samsung finalmente vai cumprir o sonho da vida da empresa, ter um aparelho igual á apple. http://www.tecmundo.com.br/galaxy-s6/69570-galaxy-s6-tera-carcaca-aluminio-tela-duas-partes-curvas.htm