YotaPhone 2 – O Android com 2 ecrãs chega a 3 de Dezembro
A concorrência na área dos dispositivos móveis é de tal forma (com tantos dispositivos), que as empresas são obrigadas repensar e inventar algumas funcionalidades/características, que tornem os seus dispositivos diferentes de outros…e assim demonstrem alguma inovação.
É nesse sentido que a empresa Russa Yota Devices criou o YotaPhone - um smartphone com dois ecrãs. Depois do YotaPhone (versão 1), a empresa prepara-se para lançar já dia 3 de Dezembro o YotaPhone 2.
Chama-se YotaPhone 2 e as especificações oficiais ainda não são sequer conhecidas. De acordo com um tweet da empresa, este equipamento será apresentado no próximo dia 3 de Dezembro em Londres e deverá vir igualmente dois ecrãs (um frontal de 5” -1920 x 1080 pixels HD OLED 442 PPI e um ecrã e-ink na parte traseira de 4,7”).
Apesar de ainda não estar disponível no mercado, Vladmir Putin ofereceu recentemente um exemplar a Xi Jinping, presidente da China.
O YotaPhone 2 deverá seguir a mesma linha da primeira versão e os rumores indicam que virá com um SoC Qualcomm Snapdragon 800 a 2.3GHz, 2GB de RAM, 32 GB de memória de armazenamento interna, 8 MPx de câmara traseira e 2 MPx de câmara frontal. Ao nível da bateria é provável que o YotaPhone 2 venha com uma de 2,550mAh.
Este artigo tem mais de um ano
sempre achei que o eink faz todo o sentido para equipamentos mais basicos.
Meu caro, concordo e… não só.
Os ecrans atuais dão cabo dos olhos, só não vê quem não quer.
Cores saturadas que de reais não têm nada.
Se o e ink fosse com cores mais fortes, chegava e sobra para telemoveis.
Mas agora chama-se a um telemovel smartphone, quando o telefonar é uma das milhentas possibilidades.
Preferi um equipamento que me durasse pelo menos uma semana de férias, que ser uma escrava de um carregador. O que me interessa que um equipamento seja mais fino ou mais leve se a bateria não presta?
Concordo plenamente. Pensei nisso ao ler a matéria e ia escrever exactamente isso no comentário do sr. Filipe.
+1
Mas existem telemóveis com essas características!
Compre e não fica “escrava de um carregador”…
Para mim vai ser o maior fiasco de sempre… Não percebo a ideia, não se pode trabalhar nos dois ecrãs em simultâneo. No PC faz sentido, porque estão lado a lado, não é nas costas um do outro…
Até que faz. O ecrã de e-ink é melhor para ler e-books por exemplo, espécie Kindle e afins.
Para mim não dá, não dá para ler à noite xD
Sempre preferi ler com ecrãs retro iluminados… Maybe it’s just me…
e como sabes que este ecran não é retroiluminado??
Esquece! Para leres à noite não tens nada melhor que um eBook Reader iluminado… ou com ecrã iluminado ou com LED exterior!
É o melhor para a saúde dos teus olhos, autonomia, etc.
Só compensa para quem efetivamente lhe vai dar uso suficiente.
Gosto particularmente do Kindle Voyage (c/ ecrã táctil).
E para ler à noite, é pá não sei, assim de repente uma loucura… e se fosse um livro, daqueles de papel?
Porque um ecrã quase não gasta energia, imagina só o bom que isto não é.. 😉
+1
Concordo plenamente. Pensei nisso ao ler a matéria e ia escrever exactamente isso no comentário do sr. Filipe.
Sorry erro! Era para ser comentário para a Luisa! 😉
Acho genail.
Acho genial. O Ecrã E-Ink pode aumentar as capacidades de personalização do aparelho a um nível interessante… eu compraria.
E é assim que se espia os russos. -Vai um télélé sr. presidente Limpópó?
O “Sr.Presidente” logo que entrou no avião para regressar… entregou o “aparelho” aos técnicos para limpeza!!kkkkkk
Bateria de 2,550mAh para dois ecrãs…
Será que isto chega para um dia inteiro?
A idea não me parece má, mas porque o utilizador vai precisar de 2 ecrãs se não os vão usar ao mesmo tempo?
Os ecrãs e-ink não precisam de energia para manter a imagem visível. Apenas consomem energia para mudar a imagem. Eu diria que, face a outro equipamento, o consumo extra será residual.
pelo contrário, deve duram mais que os ditos comuns, sempre que usas o telefone usas o preto, quando queres usar apps, usas o colorido.
Não me parece interessante. mas é melhor esperar para ver
essa historia de ipad, um tablet?!.. para que é que queremos um tablet.., nunca fez falta até hoje…, ipad vai ser o maior fail do ano!
Deixa-me advinhar, postaste isso atraves do IE e so agora é que veio a publico?
É a unica coisa que me ocorre, para falar do iPad num artigo que fala de android…
para mim o único produto da apple que vale a pena comprar
+1
Na frase, se substituíres ipad/tablet por 2 ecrãs…, verás que o sentido se aplica aqui!, e provavelmente o desfecho também! isto é…, resistencia à novidade.. mas deixa-os voar a ver onde é que eles vão parar!
foi isso que quis dizer com este comentário, como dizes, retirado de à uns anos.., que foi curioso porque não havia blog e site de informação, com argumentos e estatísticas que provariam que o ipad/(conceito de tablet) não faria sentido no mercado que ia ser o tal do ano… apple estava maluca que nunca fez falta por isso não fará!…., passados os 5, ve-los cair!…,
2 ecrãs?!, pfff.., bis!….. deixa-os cair!
Não sei o que é que isso tem a ver com o tópico mas também não vejo utilidade nenhuma em tablets.
Nem iPad nem iPode nem iPodia nem Sanguessuga nem Micro$. Tablets para mim valem zero. Já usei vário e nunca pega, acho que é mais um brinquedo para crianças, ou para quem quer mostrar que “faz coisas” com aquilo.
Quando preciso de ver noticias, enviar mail, o qualquer outra coisa vou ao telemóvel. Quando preciso de trabalhar uso o PC. 🙂
Quanto ao Yota, eu talvez comprasse mas teria que experimentar primeiro.
Ainda bem que existem gostos diferentes e que as necessidades (e formas de pensar) também variam. Seria uma chatice se pensássemos todos o mesmo.
Dito isto, eu tenho um tablet e faço coisas nele que num smartphone faria com menor usabilidade, como ler revistas em PDF ou ver videos.
Eu nem chego a perceber porque certas pessoas perdem tempo a descrever os seus gostos (como se isso pudesse a interessar a alguém) se a utilidade de um gadget varia conforme a necessidade da pessoa.
Mas fico feliz por saber que não vês utilidade em tablets e fazes questão de frisar isso. Essa informação extremamente enriquecedora deu mais sentido à minha vida a partir de hoje. 🙂
Eu nem chego a perceber porque certas pessoas perdem tempo a descrever os seus gostos (como se isso pudesse a interessar a alguém) se a utilidade de um gadget varia conforme a necessidade da pessoa.”
Eu ainda acho que estou na secção de comentários ou não?
Assim, posso exprimir a minha opinião pessoal, não tem que agradar a ninguém. O rapazinho de cima mencionou os tablets não sei porque motivo e eu continuei nessa ordem de ideias. E continuo a dizer, para mim não tem utilidade, tal como os SmarWatches. Acho engraçado que criticas a minha perda de tempo a “descrever os meus gostos” mas fazes o mesmo 🙂
Ainda bem que existem pessoas como tu que dá utilidade a esses gadgets senão eles não seriam vendidos não é verdade?
A tua opiniao igualmente deu muito sentido a minha!
lol
Como será em termos de bateria?
Se para as coisas básicas usares só o E-Ink melhor do que qualquer smartphone no mercado.
Embora a quantidade de finalidades para o 2º ecrã não sejam muitas penso eu, seria um telemóvel que certamente poderava comprar.
Tenho andado a dar cabo dos olhos a ler livros no Play Book (aceito sugestão para outros leitores Android) e essa sería uma boa opção 🙂
Sei que o ideal seria um e-reader, a questão é que o telemóvel tenho sempre no bolso, o e-reader não, já para não falar no custo elevado que esses aparelhos têm!
Em relação à bateria, tal como disseram tem um consumo muito baixo, e o facto de ter os 2 ecrãs poder diminuir o consumo da bateria, se as coisas forem bem construídas e desenvolvidas até pode ser o inverso, já que se podem ler e ver notificações apenas no ecrã e-ink que tem um consumo inferior.
Suponho (e espero) que deve gastar pouca beteria.
Se assim for, estamos tão habituados a gastar tanta bateria inutilmente que, quando aparece algo que supostamente vai gastar menos bateria dizemos: “e pah, isto não presta, vai ser um fiasco!”. Penso que está no nosso sangue… LOL.. Vide Sputnik de nossos avós… 🙂
2 ecrãs = +/- dobro do consumo, fiasco na minha opinião. Mas eles lancem o que quiserem. Alguém ade achar graça.
Estás enganado, o 2º (e-ink) ecrã tem um consumo bastante baixo de bateria, portanto pode ser precisamente o contrário a nível de consumo de bateria!
Não me acredito nisso cegamente. Terão que fazer testes aos equipamentos e saber qual é na realidade o consumo da bateria com este 2º ecrã.
Que tal os testes que já foram feitos a todos os equipamentos que usam e-ink? Isto não é uma tecnologia que está a sair agora de debaixo das pedras, já há muito que está em uso.
O consumo de bateria com este 2º ecrã será menor… se de facto usares o 2º ecrá. Se cada vez que quiseres ver se tens emails ou qualquer coisa fores usar o ecrã a cores obviamente o ecrã e-ink só está lá a estorvar; caso contrario, o consumo do ecrã é quase residual pois só gasta energia a actualizar a hora ou quando realmente tiver alguma notificação para mostrar.
O Objectivo do segundo ecrã é …. poupar bateria!!!!
Cada vez que quiseres ver as horas ou leres um SMS, ou mesmo atender uma chamada vais usar o 2º ecrã, que não gasta “nada”. Pelo que vais poupara imensa bateria . O ecrã LCD é responsável por quase 50% do gasto de energia de um telemóvel.
Se for realmente assim é muito positivo.
Adoro a ideia! Acho que para procurar e gerir contactos, ler email, ler SMS, etc o ecrã e-ink é perfeito!
Até tenho procurado algum ‘launcher’ ou tema para o meu smartphone que me permita ser o mais “branco no preto” possível, para agilizar o processo e melhor visibilidade em condições diversas!
o meu q10 tem,
é excelente ao sOL e excelente no escuro…
tem um ecran oled…excelente na bateria 😛
Acho o e-ink perfeito, uso no pebble watch faz agora um ano e perfeito em autonomia e leitura em todas as condições para texto.
Isto é tudo muito bonito… mas serei o único a ver o lado negativo disto?
Equipamento russo… a usar android (empresa americana)…
Os russo que o comprarem não lhes vai servir de nada uma vez que a partir do início do ano deixam de ter acesso a tudo que não esteja em servidores russos.
Quanto ao resto do mundo… eu não confio, nem um bocadinho!
Já para confiar em fabricantes americanos…
Não sei se isso é uma boa ideia ou eles querem fazer os outros perderem dinheiro. Na verdade eu não vejo interesse em ter dois ecrãs no meu telefone não terei tempo para olhar por detrás do telefone e ver o que passa, a não ser que eles ocultem as informações na parte de frente. Ou ainda se for pra ler e estiverem a procurar clientes como eu disperdício de dinheiro, eu gosto de ler mas só livros de papel nada de eletrônico não vejo diversão nem atração pra isso. Se tiverem um ecrã trazeiro isto implica dizer que a beteria é inrremovível e neste caso surgem a questões como:
Nesta geração de agora onde os seres humanos andam ligados ao telefone como se fossem també um dispositivo esltrônico.
*A bateria do telefone é resistente?
*Quanto tempo dura a carga do telefone?
*Quanto tempo leva a carregar?
* Quando viciar a bateria como substituí-la?
*Terei de deitar o telefone e comprar outro?