Firefox terá integração com Tor para segurança e anonimização
A Mozilla tem estado a desenvolver o seu browser de forma muito decidida e firme. Tem disponibilizado versões de forma constante e sempre com melhorias visíveis, não apenas de forma estética, mas também na performance.
Depois de ter anunciado sua nova versão do Firefox para programadores, surgem agora com uma outra novidade. O Firefox terá uma integração profunda com a rede Tor e dará aos seus utilizadores acesso simples a esta.
Esta integração do Tor no Firefox faz parte de uma iniciativa da Mozilla muito mais ampla e que pretende garantir aos utilizadores deste browser o acesso a ferramentas e a opções que garantam a privacidade dos seus dados e a possibilidade de navegarem de forma anónima.
A iniciativa associada a esta nova função agora apresentada, de nome Polaris, surgiu com base numa pesquisa realizada pela própria Mozilla e que concluiu que o tema da privacidade é muito sensível aos utilizadores.
Com esta ideia em mente resolveram agora criar um grupo de trabalho que se dedica à integração e garantia destes elementos no browser, através da ligação a outros mecanismos e serviços que providenciam esta anonimização e privacidade.
A chegada do Polaris ao Firefox está já feita, com a integração com o Tor, outro dos elementos do Polaris. Esta integração ainda não está totalmente disponível, mas as versões de testes do Firefox têm já no seu core alguns elementos essenciais.
Um dos pontos importantes para a Mozilla é a utilização dos mecanismos que o Tor já tem criados e implementados na sua versão do Firefox, o que vai garantir uma rápida disponibilização desta opção, ao mesmo tempo que fica garantido que se incorpora nas novas versões deste browser.
É também uma forma simples dos programadores do Tor se libertarem da responsabilidade de manter a sua versão do Firefox actualizada, canalizando este recurso para outros investimentos dentro desta rede.
Mas a Mozilla não se vai limitar a integrar os mecanismos de utilização do Tor no seu browser. Vai garantir também a criação de alguns nós intermédios dentro desta rede, aumentando a capacidade de resposta desta e aumentando a capacidade de suportar um aumento de tráfego da mesma.
Uma das principais preocupações da Mozilla é para já garantir que o Firefox consegue decidir de forma justa e adequada qual o tráfego que encaminhará para a rede Tor e qual o que deverá manter na ligação normal dos utilizadores.
Se são utilizadores da versão Nightly do Firefox podem testar já o Polaris. Alterem apenas a flag browser.polaris.enabled para o valor true na página about:config.
Esta preocupação em garantir a anonimização e a privacidade aos utilizadores do Firefox irá de certeza garantir muitos novos utilizadores a este browser. É a forma mais simples de escapar ao controlo e à monitorização que outros browsers fazem, ao mesmo tempo que consegue eliminar toda a recolha de dados que possa estar a ser feita.
Este artigo tem mais de um ano
Eu uso a extensão anonymoX no firefox,para acessar sites de notícias que limitam a quantidade de acessos.E funciona!
Xuxu consegues com jornais online? estou a tentar um e não dá?
Firefox 34 codename Mjölnir.
hahaha, melhor versão que essa não há! 🙂
Toor?
É a raposinha com “hálito” de cebola, hehehe, mas gostei desta informação tanto o Firefox quanto o Tor são muito bons!