Menu de diagnóstico secreto e full reset à NOS BOX HD
O Consultório Pplware recebe semanalmente dezenas de questões e algumas, como esta, merecem uma resposta mais detalhada pela sua complexidade. Foram já vários os nossos leitores que solicitaram algumas informações de como conseguir o acesso ao “menu secreto” de diagnóstico da NOS Box HD para os modelos Thomson DCI 8220Cab (250Gb), Thomson DCI 82CAB (160 Gb) e Thomson DCI 7211.
Vamos deixar aqui a explicação para que possam, em determinados casos, executar um despiste técnico e resolver problemas que, aparentemente, poderiam exigir que solicitasse outro tipo de auxílio… e é tão simples!
Tenham sempre em atenção que estes procedimentos são seguros, quando executados com atenção. Qualquer comportamento anómalo que possa sortir de uma acção errada, não é da responsabilidade do Pplware.
Procedimento para menu de diagnóstico:
1. Retirar o cartão 2. Pressionar o botão power durante 10 segundos para reiniciar a box. 3. Pressionar simultaneamente os botões Vol < e o último botão da fila podendo ser o Rec/Stop ou o Exit. 4. Largar os botões apenas quando aparecer no painel frontal a indicação do modo diagnóstico, como demonstra a imagem em cima. 5. Seguidamente deverá aparecer o menu de diagnóstico como apresentado em baixo:
Nota: Para o menu de diagnostico aparecer numa televisão com ligação por HDMI, deverá pressionar a sequência 000 no comando.
Para uma melhor compreensão do artigo, o mesmo foi dividido em várias partes:
- 1. Vídeo
- 2. Peripheral
- 3. Info
- 4. Others, Audio e Security
- 5. Full reset e reset ao equipamento
1. Vídeo
Vídeo -> HDMI:
Neste ecrã podemos encontrar despistes técnicos para a ligação via HDMI, tais como testes ao protocolos EDID e HDCP.
Vídeo -> Vid.Control:
Neste ecrã podemos encontrar despistes técnicos para a ligação via SCART.
Para testar a ligação via SCART basta pressionar a sequência 013 no comando e seguidamente deverá aparecer a imagem de teste:
Vídeo -> Cable 0/1
Este menu permite o diagnóstico ao sintonizador da box sendo que é necessário em primeiro lugar configurar o mesmo na opção "Config".
2. Peripheral
Peripheral -> Serial Link
Peripheral -> Pairing
Peripheral -> Cable Modem
Peripheral ->HDD
Neste ecrã permite o teste ao disco rígido da box, tendo sempre antes de cada teste inicializar o mesmo através da opção "Init".
Peripheral -> HDD Extended
Neste ecrã temos disponíveis mais despistes técnicos para o disco rígido da box.
Peripheral -> FAN
Este ecrã permite o teste à ventoinha de refrigeração do equipamento.
Peripheral -> USB
Este ecrã permite verificar o correcto funcionamento da porta USB, embora não esteja a ser utilizada no software actual destas boxs.
Peripheral -> I2C
Peripheral -> Front Panel
Seleccionando a opção 0, permite testar todos os botões do painel frontal do equipamento e do ecrã do mesmo.
Peripheral -> Smart Card
Esta opção permite o teste ao leitor de cartões.
3. Info
Info -> Trace
Neste ecrã podemos encontrar as informações gerais da box.
Info -> Firmware
Info -> Software
Info -> HDD Information
Info -> HDCP Keys
4. Others, Audio e Security
Others:
Para utilização destas opções deverá seguir os guias de reset para este equipamento.
Audio:
Estas opções servem para diagnosticar problemas com a ligação de som.
Security:
5. Full reset e reset ao equipamento
Nota: Estes procedimento são apenas utilizados quando todos os despistes técnicos tiverem sido efectuados correctamente e o problema se mantiver.
Procedimento para FULL reset:
Nota: Este procedimento apaga todas as gravações.
Estando menu principal do ecrã de diagnóstico :
1. Pressionar a sequência 130 no comando 2. Assim que o comando anterior estiver concluído pressionar a sequência 31 no comando 3. Deverá aguardar pelo ecrã verde a dizer PASS 4. Carregar no botão do painel frontal para desligar a box durante 5s para a box reiniciar 5. Inserir o cartão
Procedimento para reset:
Estando menu principal do ecrã de diagnóstico :
1. Pressionar a sequência 31 no comando 2. Deverá aguardar por um ecrã de erro que diz "1st installation error!", apesar de ser um erro, o procedimento funcionou não apagando o conteúdo do disco. 3. Carregar no botão do painel frontal para desligar a box durante 5s para a box reiniciar. 4. Inserir o cartão
Este artigo tem mais de um ano
artigo interessante
Artigo super interessante, mas acho que já tinha lido este artigo por aqui ..
Já publicámos algo do género para outra box: Menu de diagnóstico secreto e full reset à NOS Íris.
E para a box da Meo. Não há nada parecido????
Já agora off-topic.
Existe alguma possibilidade de aumentar a potencia do wireless do router da Meo??? Já usei routers e APs sem sucesso.
Obrigado
normalmente o canal 6 ou 10 tem mais alcance, questão de testar.
Canal 6 e 10 têm mais potência só se for na tua terra. O que acabas de dizer é completamente absurdo. Os canais WiFi da banda 2.4ghz têm todos a mesma potencia
Não sei exactamente quais as razões mas em N pesquisas que se faça sobre routers pelos menos nos thomson todos dizem que existe canais que são melhores que os outros em termos de alcance nomeadamente o canal 6.
Eu já fiz o teste e sei que é verdade, agora se tu te achas mais inteligente que todos os outros que já fizeram testes e escreveram sobre isso, os meus parabéns por achares que tu é que não dizes coisas absurdas.
Tas enganado..depende do sinal
Para aumentar a potencia do Wireless nos router Meo, para mim fácil, substiuir a antena por uma de maior ganho. Agora o mais complicado foi encontar o cabo que vai substituir o que liga a antena actual por um que tenha rosca externa. Há por aí comentários , como fazer no Zwame.
Pois mas o router da Meo que tenho é o da thomson.
Já usei um router como repetidor de sinal e um AP da Linksys WAP54G. Fiz todos os passos mas não consigo fazer com que o sinal chegue a outro sitio.
ola amigo,
se tiveres hípotose, usa cabo
Bom artigo pplware!
Fixe era ensinarem a conseguir sacar as gravações da BOX 😉
ya também gostava de saber fazer disso, experimentei ligar a porta da usb da box mas não resultou 🙁
Duvido que dê, aquilo não fica encriptado dentro da box?
Isto é Legal?
Tenho um box igual Com ligação para cabo de pares de cobre que nada acontece (suponho que seja um modem interno), uma entrada USB que nada faz.
Pergunto se é possível neste tipo de acesso demonstrado aqui neste artigo, alterar acessos de origem e passar a usar estes acessos, ou se só lá estão mesmo para feitio.
É da NOS, uma das concorrentes da Meo. Visto que esta ultima pertence ao Grupo PT, tal como a Sapo, tudo é permitido.
Bom artigo sem duvida, mas suscitam-me algumas duvidas. Até que ponto é admissível uma intrusão deste nível, num equipamento que não é propriedade do utilizador, pois apenas paga o seu aluguer.Segundo ponto, parece-me que tais ações devem ser efetuadas por quem presta o serviço, e a quem compete zelar pelo cabal funcionamento do mesmo.Ou noutra perspetiva, sempre se pode realizar as operações descritas de forma a fundamentar a deficiente qualidade do serviço prestado pelo operador.
E isto serve para quê? Fazer scans ao disco?! E se o resultado der avariado ou com erros?!!! Não há nada a fazer, temos que levar a box a uma loja da NOS… Ainda se desse para flashar com uma ROM Android….
Alguma forma de desbloquear o HDD? Tenho um em casa e nao sei como desbloquear.
Só por TTL e com script próprio.
Já o fiz e demorou segundos.
Onde se arranja o script?
Tens um link ou podes dizer como?
Tem como passar as gravações para o hdd externo
Cabo SCART ligado a um gravador de sala e já está !
Jaime que gravador aconselhes a comprar.
Cabo SCART ligado a um gravador de sala e já está !
este método não funciona por que as saidas estão codificadas, apenas dá com este método se a gravação for “na hora em que dá o programa”
o hdmi deve ter HDCP mas se for por scart nao
com um gravador externo resulta como dizem…basta ligar por scart…perde qualidade mas da…nao ha ca codificação nenhuma….:) é em tempo real…
Isto esta correcto, mas onde foram encontrar esta info?este menu é para despistes técnicos para serem realizados por pessoas credenciadas pela NOS, este tipo de procedimento não é para ser feito pelo cliente, e caso andem para lá a brincar e depois der “Raia” preparem-se para quando o técnico for lá de pagar custos por manuseamento indevido do equipamento.por algum motivo existe a possibilidade de fazer reset a box por menu de utilizador sem vir aqui.cuidado no manuseamento, fica á vossa conta e risco. já agora a porta usb das box, tanto HD+ (Thomson,Pace,Intek) como das HD+ DVR apenas serve para alterações de software pelas nossas equipas, de resto só se for para carregar algum telemovel 🙂
Existir existe, 🙂 e está no texto todas essas recomendações. Mas o equipamento tem lá isso 😉
Existe algum menu deste género para a OneBox da cabovisão? O único menu “secreto” é na página de diagnóstico ao carregar nas teclas 1984 aparecem mais 2 menus de diagnóstico no final
Boa noite. E existe algum para a Pace DCR 7151 da NOS?
E para a box da MEO não há nada?
Vivo em Angola , e a minha box (Zap) tem as mesmas características e é o mesmo modelo e no entanto não consigo utilizar na minha TV 4k. por favor preciso de uma ajuda ou esclarecimento. cpts
A minha box, não liga, a única coisa que mostra é a luz vermelha a piscar continuamente junto do botão power, como posso resolver ?