Copresence: A Google vai lançar uma alternativa ao AirDrop
A Google tem tentado ao longo dos anos trazer para os seus sistemas operativos a capacidade de interagir com os restantes. Isso obriga a gigante das pesquisas a desenvolver aplicações e serviços não apenas para o seu universo mas também para os restantes.
A mais recente aposta ainda não está materializada, mas o Copresence prepara-se para chegar em breve e trazer para o Android e para o iOS a capacidade de trocar ficheiros de forma simplificada.
O Copresence já tem vindo a ser falado, sempre na forma de rumores e até com o nome Google Nearby, como sendo a forma que a Google criou para facilitar a transferência de ficheiros entre dispositivos móveis.
Esta não é uma novidade no mundo dos sistemas operativos, mas a Google resolveu inovar ao tornar o Copresence compatível com o Android e com o iOS. Desta forma conseguem abranger um ainda maior número de utilizadores, ao mesmo tempo que consegue dar a todos uma funcionalidade que por norma está presa a um único sistema.
Ainda não existe qualquer versão disponível do Copresence, mas segundo os sites Android Police e Tech Aeris, este serviço está já várias vezes referenciado na última versão do Google Play Services.
A forma como o Copresence vai funcionar vai também ser diferente das propostas que existem. Não se vai limitar à proximidade entre dispositivos, que depois através de Bluetooth faz a transferência dos ficheiros, mas vai mais longe e usa o Wifi e o Wifi directo para a transferência de dados.
E estes dados não se vão limitar a ficheiros, sendo alargados também a mapas, música, fotografias, websites e muito mais. A integração com os Hangouts é uma certeza e vai permitir que este serviço de mensagens seja ainda mais enriquecido.
Para além da existência desta funcionalidade estar presente no Android, de forma nativa, é ainda esperada a existência de uma API que faça a ponte do Copresence com as várias aplicações que o podem usar. Documentação sobre esta API foi também encontrada em vários sites da Google, dedicada aos programadores.
Com o Copresence a Google pretende alargar algumas funcionalidades que o Android já tem, com o Android Beam, que se baseia em NFC, ao mesmo que a alarga para campos e para outros sistemas, criando uma ferramenta mais universal que as que actualmente estão disponíveis.
O Copresence é também a primeira utilização real que a Google está a dar ao Bump depois de o ter comprado no ano passado. Não existem ainda datas concretas, mas o Copresence deverá ser lançado nas próximas semanas.
Este artigo tem mais de um ano
Creio que é uma alternativa ao AirDrop e não ao AirPlay.
Creio que houve uma confusão de nomes! Seria o AirDrop da Apple, não o AirPlay
Sim, realmente não percebi o que é que o AirPlay tem haver com isto…
Ainda não apareceu ninguém a dizer que isto é a Google a copiar a Apple descaradamente para começarem os comentários extremistas? 🙂
Espero que a Google também não confunda o Airdrop com Airplay 😉
Sim, é “cópia” do AirDrop, mas diferencia-se por ser multi plataforma, e isso faz com que seja o melhor serviço de partilha.
Isso é uma análise um pouco abusiva, quando nem sabes bem como é que funciona!
Há quem diga que necessite de ligação a servidores para poder funcionar, não me parece que isso seja o mais funcional. Para além disso, não tendo integração no sistema, vai ser sempre muito mais “trabalhoso” de se usar do que o AirDrop, para partilhas entre dispositivos Apple.
Ser multi-plataforma quebra uma barreira, mas não o torna o melhor.
Não acredito que precise de ligação aos servidores, ai a transferência ficaria demasiado lenta.
E estou um bocado farto de dizer isto mas, no Android não é preciso haver integração no sistema para um serviço funcionar bem. Olha o chromecast por exemplo, nenhuma aplicação tem uma biblioteca especifica para comunicar com ele, a app apenas chama as API’s do Google Play Services e esse serviço trata de tudo, que é o mesmo que se vai passar com o Copresence.
E o menu de partilha que já existe há anos, vai conter mais um item para partilhar qualquer coisa pelo Copresence.
Se reparares bem falei na integração face ao AirDrop e mencionei dispositivos Apple, por isso estava a referir-me ao que se faz no iOS, não ao Android. Ou será que estás à espera que uma coisa destas seja muito usada para transferências entre aparelhos Apple? Certamente não esperas que seja melhor para partilhar nos aparelhos da Apple do que o AirDrop?
“Não acredito que precise de ligação aos servidores, ai a transferência ficaria demasiado lenta”
Em vários lados mencionam a ligação a servidores para comunicar a localização e assim identificar os aparelhos para iniciar a transferência – a transferência em si não deve passar pelos servidores. Se é completamente obrigatório não faço ideia, mas que isso é mencionado por muita gente é um facto.
Como é que a Google no iOS vai conseguir guardar ficheiros para que todas as aplicações lhes possam aceder?! Cada aplicação não está restringida ao seu próprio espaço de armazenamento? Ou isso mudou com o iOS 7,8?
Isso mudou com o ios 8! Na pratica isso não era 100% verdade sempre foi possível abrir ficheiros de uma app noutra app mas no processo era criado uma copia do ficheiro.Agora com o ios 8 isso já não acontece! as app caso os seus develuperes o queiram já podem dar acesso aos ficheiros das app a partir de outras.
Pronto, é isso. Não sabia.
Parece que a Apple no iOS 8 abriu os olhos e começou a acrescentar funcionalidades deveras importantes!