Unboxing Sony α7 – A Full-Frame que cabe na sua mão
Após termos analisado a Panasonic Lumix DMC FZ-200, chegou-nos mais uma fantástica câmara fotográfica para análise.
Trata-se de um equipamento que se encontra num patamar mais elevado face à Lumix, é, digamos, uma câmara para outro campeonato.
Vamos então tirar da caixa esta Full-Frame Sony α7!
Já aqui analisámos alguns modelos da Sony, como a NEX-5t, a Cyber-Shot DSC-QX10 e a Cyber-Shot DSC RX100M2 e a avaliação final de todas elas teve uma nota positiva.
Contudo, esta Sony α7 tem muito mais para oferecer... não fosse o seu preço já considerável - cerca de 1.500 só a máquina e cerca de 1.800€ com a lente 28-70mm.
Na Caixa
Na caixa vêm os sequintes equipamentos:
- Câmara Fotográfica Sony α7
- Objectiva de Zoom FE 28-70
- Tampa da Câmara e tampas (frontal e traseira) da objectiva
- Transformador CA-AC-UB10C/UB10D
- Cabo de alimentação
- Pack de bateria recarregável NP-FW50
- Cabo micro USB
- Correia de ombro
- Manual de Instruções e outras informações adicionais
Como é natural, o utilizador que queira este equipamento já deve ter conhecimentos técnicos mais aprofundados acerca de fotografia, e os seus objectivos são, decerto. mais exigentes.
Noutras câmaras mais baratas, como as brigde, é mais fácil definirmos e ajustarmos o que pretendemo. Contudo, nesta Full-Frame Sony α7, é necessário uma exploração mais demorada de todo o equipamento para nos ambientarmos a todas as características, botões e funcionalidades internas.
A nível de dimensões, esta câmara 26.9 mm de largura, 94.4 mm de altura e 48.2 mm de profundidade. Apresenta um peso 474 gramas com bateria + cartão e 416 gramas apenas a estrutura. É relativamente leve e compacta!
Principais Especificações da Sony α7
- Sensor CMOS Exmor full-frame de 35 mm (35,8 x 23,9 mm)
- Aprox. 24,3 megapíxeis (efectivos) e Aprox. 24,7 megapíxeis (total)
- Novo motor de processamento de imagem BIONZ X™
- Revestimento de proteção antiestática no filtro ótico e mecanismo de vibração ultrassónica
- Visor tipo XGA OLED, 1,3 cm (tipo 0.5) (cores) com 2 359 296 pontos
- Ecrã LCD tipo TFT de 7,5 cm (tipo 3.0) com 921 600 pontos
- Zoom inteligente /(fotografias) M: aprox. 1,5x, S: aprox. 2,0x
- Zoom digital (fotografias e filmes): aprox. 4x
- Captação contínua: máx. 2,5 fps; captação contínua com prioridade de velocidade: 5,0 fps
- Wi-FI, NFC
- Multi e Micro USB, HDMI, Bravia Sync, PhotoTV HD, reprodução de fotografias em 4K
- Compatível com Windows Vista*4 SP2, Windows 7 SP1, Windows 8, Mac OS X (v. 10.6-10.8)
Como é hábito, aqui fica um exemplar captado por esta Sony α7:
(Modo cenário macro, reconhecimento e foco do objecto principal, desfocando o fundo da mesma)
Que aspectos gostariam de ver analisados nesta câmara fotográfica?
Este artigo tem mais de um ano
Esta é uma grande máquina, destinada a utilizadores com um nível de conhecimento fotográfico mais avançado! Pessoalmente gostaria de ver focados aspectos como os vários modos de video e fotos (e vídeo) em locais com pouca luminosidade.
Apontado! 🙂
Sim, friso isso que para amadores (mesmo alguns aspectos para mim) é mais dificil, já requer um outro conhecimento mais técnico 🙂
Como diz o ditado, “quem dá o que tem, a mais não é obrigado” 🙂 Por isso faz a análise com o que sabes que eu vou ler com toda a atenção 🙂
🙂
Existem sites especializados de fotografia/equipamento que fazem esses testes,para quem está interessado nesse tipo de máquinas já deve saber tudo ou quase tudo sobre o equipamento.
Não somos um site específico de fotografia porém conseguimos fazer análises ao nível de pessoas mais especializadas, análises coompletas e com vários exemplares de fotografias 🙂
Apesar de full frame não creio que satisfaça os mais exigentes, fica abaixo do limite mínimo quanto ao peso ideal e tem um burst ou captação contínua bastante baixo. Se aquela objectiva vier incluída, seria de longe preferivel uma grande angular do tipo 18~55 mm. Não tenho dúvidas que será uma boa camera mas não substituirá certamente uma Canon 1DX, uma 5D Mark III nem as Nikon D4 ou D800, todas bem mais ‘antigas’. E como segunda ou terceira camera, existem alternativas que apesar de não serem full frame satisfazem bastante por menos de um terço do preço, como por exemplo a série G da Canon.
Full frame com 18-55?! Para quê?! 28-70mm é o “normal” como lente base há muitos e muitos anos (desde do tempo analógico).
Estamos a falar de full-frame em que 18mm equivale a 18mm!
Huh?!?
Será que querias antes dizer que 28mm equivalem a 28mm?
E achas que já não se usam lentes ultra angulares de 8 ou 13mm? Nunca viste fotos tiradas com uma lente de 8mm numa full frame? Tiradas com esta camera certamente que não.
Primeiro, nao existe nenhuma lente 18-55 para full frame!
Segundo, a lente 24mm / 28mm ate aos 70mm / 105mm sao lentes “all around”, zoom normais!
Depois tens lentes ultra wide, começar nos 12mm ate aos 40mm tele – por norma a começar nos 70 e a irem ate aos 200, e super tele 300mm para cima!
E depois ha as especificas!
Fisheye, TilShift, SoftFocus, etc!
Quanto a Sony, por norma, a A7/s/r sao maquinas com uma elevada performance a nivel de ISO!
Façam um bom review, e irao ver isso!
PS: AlexX esta maquina tem adaptador que da para as lentes canon, custa cerca de 400 eur, mas funciona qualquer lente! 🙂
Disse 18~55 como exemplo à toa, ainda desconhecia as restantes 4 lentes disponíveis para esta camera. Tem uma 24~70 que apesar de bastante mais cara que os 300 desta 28~70, seria preferível, não? Nunca pus em causa a qualidade da máquina nem das imagens/filmes captados por ela, mas boa notícia é esse adaptador para outras lentes e que também desconhecia, acho que seria muito mau não poder usar nada abaixo dos 24mm.
Mas mesmo que quisesse muito não podia ter um brinquedo destes, vou mantendo uma ‘velhinha’ Olympus mini frame de 8MP e nem ouso queixar-me 🙂
Em full frame a distância focal de uma lente é real, ou seja, se uma lente diz 18mm não há factor de conversão. 18 mm, são 18 mm.
28 mm = 28 mm, etc.
Sei bem o que é uma full frame e para já só tenho uma palavra para descrevê-las: overpriced. São preferidas por quem pode mas o maior campo de visão captado não implica melhores resultados que uma SLR com sensor APS-C. Mas também é só uma opinião.
AlexX, desculpa discordar do teu comentário mas a Sony a7 faz muito bem a vez das câmaras que mencionas-te. Principalmente no que toca a €uros. Mas sim, são campeonatos, dentro do campeonato FF, diferentes. Talvez arriscasse em dizer que, das que mencionas-te, a a7 ainda pudesse concorrer com a Nikon D800. Mas creio que seja mais a Nikon D610 e Canon a EOS 6D as suas rivais mais directas.
E sobre a série G… não concordo mesmo nada contigo, a a7 é superior a qualquer uma Canon G.
Também não esquecer que estamos a falar da a7, ainda há a a7R e a a7s, com vantagens e “desvantagens” sobre o modelo a7.
Mas como o que manda é “aquilo com que se compra os melões” (Euros), tudo é muito relativo, em relação aos €uros que se pretende gastar.
Mas olha que a Canon G16 apesar de já não trazer o útil ecrã articulado, ainda é excelente como equipamento secundário. Mas voltando a esta, claro que é superior em muitos aspectos e óptima para quem dá os primeiros passos. Depois vais querer espremer mais dela e ela não corresponde. Só pela limitada oferta de lentes e objectivas disponíveis já a descartava. Nem falo da restante e extensa lista de cons.
Mas foi apenas opinião pessoal, porque acho que não faz muito sentido comprar uma full frame para depois não sair do modo automático, tirar fotos em jpg ou só porque é cool, mas como dizes e com razão, os €uros ditam tudo.
O que gostaria de ver testado?
– ISO para verificar onde começa a aparecer ruido digital (em video também).
– Panning em video (com objecto em focagem ou simplesmente uma captação panorâmica)
– Tempo de exposições longos (com abertura grande abertura de lente) – tem de ser em manual e não deixar a máquina corrigir (para verificar o ruído digital em fotos nocturnas)
– Flash (não consegui perceber se tem built-in flash ou não)
– Medição de luz (pontual, geral e dinâmica)
– Cores (planos com muitas cores contrastantes)
– Comportamento dos programas inteligentes (normalmente os da Sony são bastante bons e utilizáveis para fotos de momento)
Já agora uma nota: Há 3 coisas que são iguais em todas as câmaras e que faz com que qualquer fotografo consiga usar seja que câmara seja: Prioridade à abertura, pioridade ao tempo de exposição e full-manual. Tudo o resto são acessórios e muitos deles dispensáveis. Sabendo usar estes três modos, podemos usar todas as câmaras sem ser preciso andar em menus, submenus, etc.
🙂 Obrigada pelas dicas
As unhas estão a precisar de manutenção.
As tuas? 🙂
Sobre a máquina tens alguma coisa a dizer? É que é esse o tópico :))
essa esta ultrapassada a melhor é a A7S , essa sim usada pelos filmmakers 😉
Ver e oubir… (tá em english mas vale a pena)
https://www.youtube.com/watch?v=7wM_5nROeaw