Adopção do OSX Yosemite ultrapassa a das versões anteriores
A chegada do novo sistema operativo de desktop da Apple veio mostrar, mais uma vez, a capacidade que a gigante de Cupertino tem em adaptar-se e de criar produtos inovadores.
Com pouco mais de 10 dias de presença no mercado, começam agora a surgir os primeiros números referentes à sua adopção e aceitação por parte dos utilizadores.
Os números mostram que esta foi muito similar à das versões anteriores, mas que mesmo assim conseguiu colocar-se ligeiramente em vantagem.
O OSX 10.10 Yosemite é a mais recente versão do sistema operativo criado pela Apple para os seus computadores de secretária e portáteis.
Disponibilizado de forma gratuita para todos os que possuem um computador Mac, está desde o dia 16 acessível para instalação ou actualização.
Como é normal nestes momentos a medição da aceitação destes novos sistemas operativos é feita através dos números de instalação e de utilização.
A primeira empresa a apresentar números associados ao OSX Yosemite foi a Chitika, que mostrou um gráfico de aceitação, comparando a taxa de utilização do Yosemite com as duas últimas versões que a Apple colocou no mercado.
Este gráfico, que se reporta apenas à primeira semana de utilização e para o mercado Norte Americano, mostra que a adopção do Yosemite foi similar à da versão anterior, o OSX Mavericks, mas que no final dos primeiros 7 dias tinha um ligeira vantagem.
Algo que é relevante é o facto de no primeiro dia o OSX Yosemite já tinha uma taxa de utilização na ordem do 1%, fruto do programa de testes da Apple.
Outro factor importante para a muito boa aceitação e instalação da nova versão, e também da anterior, é o seu modelo de comercialização. O OSX Mountain Lion foi a última versão do OSX a ser paga, tendo a Apple mudado o seu modelo de negócio e passado a oferecer as actualizações do seu sistema operativo.
Os números do OSX foram também beneficiados com o aumento de vendas que a Apple teve nos últimos meses, ocupando já um lugar de destaque no mercado de venda de computadores portáteis.
Homepage: OSX Yosemite
Este artigo tem mais de um ano
E até agora 5*
Deram-lhe um banho gráfico de iOS.
O Safari ficou janota. Gostei francamente.
Já agora uma pergunta. Alguém tem NOS e está ligado por rede Wi-Fi através de um repetidor? Que taxa obtêm habitualmente (premindo alt/opções e clicando no símbolo Wifi)?
Estou com oscilações muito bruscas, entre 130, 104, 78, 65, 52 e 39 Mbs, mas já eram anteriores ao Yosemite. Alguém notou problemas no Wi-Fi que atribua ao Yosemite?
Lê isto : http://osxdaily.com/2014/10/25/fix-wi-fi-problems-os-x-yosemite/
Abc
Obg. 🙂 A primeira dica ainda experimentei.
Isto do Wi-Fi é esquisito, sobretudo quando mete repetidores Wi-Fi pelo meio. Já tive períodos com o Mac bem e o iPad nem por isso e agora é ao contrário, mas já vem de antes do Yosemite. Quando há uma actualização do SO, seja ele qual for, é uma festa – há sempre alguém a dizer que o Wi-Fi melhorou e outros a dizer que piorou. Soluções também aparecem muitas mas raramente funcionam 🙂
Não é que o Mac esteja mal, mas já esteve melhor.
Estou com 130 e não tenho notado problemas.
Uso a menos de 3 metros do Hub em 90% das vezes.
Já quando estou fora, mesmo com o sinal fraco, acho que ficou melhor que OSX 10.9. Quando o sinal era fraco a velocidade do Safari era muito lenta mesmo (testes feitos nos mesmos locais).
Muito mau a ligação Wifi…. Engraçado que enquanto tester do Yosemite, não tinha problemas, após lançamento final, é problemas com ligação Wifi, aquecimento brutal do Mac, safari com bloqueio em acessos ao portadas finanças e e-fatura…. e mais estranho de tudo, é que a Apple não responde aos report’s enviados….
O Safari não ficou mais lento? A fluidez do OSx ficou melhor, mas o safari no imac ficou demasiado lento.
instalaste de raiz ou como upgrade?
Eu imagino que se apagares certos ficheiros volta tudo ao normal
Actualizei logo quando saiu, honestamente gosto do aspecto e das novas funcionalidades, embora este meu macbook pro seja de meados de 2007 ainda consegue correr o novo OS X sem problemas.
Só por curiosidade o SO anterior também era grátis?
era!
Dock Escura é que lindo no Yosemite 😛
Acho este SO mais leve do que o anterior.
mas isso é porque é mais leve! =O…
mavericks em demora em estimativa 22m a instalar (mm disco n ssd)
yosemite em demora em estimativa 16m a instalar (mm disco n ssd)
ocupa – 10gb de espaço bruto!….
“OSX Yosemite ultrapassa” que? XP nem chega ao vista.
pq ñ usam o windows 10 ou um bom lumia 930………
plsssss……..
Ok… o MacOS parece estar um pouco mais rapido e menos comedor de recursos. Instalacao de raiz pelo menos isso mostra. Quanto ao “look and feel” dispenso perfeitamente. Se nunca achei piada ao design “flat” do iOS agora este iOSify do MacOS so vem mostrar que ha pessoas que tinham mesmo de romper com o legado deixado pelo Jobs e aqueles que com ele trabalhavam. Por mim tinham um certo gosto no design do SO.
Já instalei, mas o sistema ficou com muita lag, não sei bem porque. Sentia que estava mais lento a fazer as coisas, acabei por voltar ao mavericks. Vou esperar mais algum tempo e depois tento novamente.
Tenta um clean install. De certo vai ajudar a tornar tudo um pouco mais rapido. Se o MacOS deixa-se instalar o sistema e limpar o material obsoleto um pouco a maneira linux….