Dica: Grave o ecrã do iPhone ou iPad directamente no OSX
A integração e a aproximação entre o iOS e o OSX foi uma preocupação e uma constante durante os últimos desenvolvimentos e destas últimas versões. Com grande parte deste desenvolvimento a ser feito em paralelo, foi possível à Apple criar funções de integração que veio dar aos utilizadores uma forma única de trabalhar nestes estes dois sistemas.
Há funcionalidades que vão ser mais conhecidas com o tempo mas esta que mostramos hoje é importantes. Permite gravar o ecrã de qualquer iPhone ou iPad sem termos de usar qualquer aplicação ou ligação de terceiros.
Esta novidade está disponível desde as primeiras versões do iOS 8 e do OSX Yosemite, mas apenas com a chegada das versões finais destes sistemas operativos os utilizadores têm a oportunidade de as experimentar.
Esta nova função será útil a todos os que querem gravar o que se está a passar nos seus dispositivos móveis da Apple, conseguindo assim fazer a recolha de informação em aplicações novas ou apenas para mostrar um simples problema ou comportamento que está a afectar o dispositivo.
Para o usarem apenas precisam de ligar o iPhone ou o iPad ao vosso Mac, tendo em atenção que os dispositivos móveis precisam de ter pelo menos a versão 8 do iOS instalada e que o Mac deverá ter a versão 10.10 (Yosemite) do OSX a correr. Essa ligação deverá ser feita com o recurso a uma porta USB e a um cabo de alimentação/ligação do iPhone ou iPad.
Depois dessa ligação estar feita passam a ter mais um dispositivo utilizável nas opções de gravação de qualquer aplicação criada para esse fim.
O dispositivo que ligaram deve surgir na lista de fontes de vídeo e poderá ser usado de imediato. Uma forma simples de testarem esta funcionalidade é através da utilização do QuickTime Player, que acompanha o OSX.
Vão encontrar na zona de fontes de vídeos o iPhone ou o iPad que ligaram quando escolherem a opção Nova gravação de filme no menu Ficheiro.
Depois deste passo só precisam de colocar a gravação a decorrer e usarem o iPad/iPhone da forma pretendida, sendo essa utilização gravada no Mac.
Não será das funcionalidades mais usadas, mas com certeza que irá ser útil um dia em que precisem de gravar o que está a acontecer no vosso dispositivo móvel.
Liguem o iPad ou o iPhone ao Mac e em poucos segundos vão poder estar a gravar o ecrã do dispositivo móvel. É apenas mais uma das muitas novidades destes sistemas operativos da Apple, e que mostra que estes pormenores não ficam esquecidos!
Este artigo tem mais de um ano
É aquele tipo de coisa que dá sempre jeito a muita gente e falo por mim 🙂
Pelo contrario, vejo pouca utilidade nisto, ou quase nenhuma. Talvez sirva para mostrar que também ha lag no ios.
Na minha opinião tem bastante utilidade… Meu para fazer tuturiais por videos, para mostrar recordes de jogos, para mostrar mil e uma coisas…
Concordo, pena só dar com o osx, era engraçado poder fazer castscreen como no Android para um chromecast.
:S
o “velhinho” Airplay faz isso e muito mais. É aliás um dos métodos usados por algumas ferramentas para gravar o ecrã do iPhone
tem senso rapaz!
isto é útil para quem gravar uma demonstração duma aplicação no iPhone ou iPad.
E depois é uma questão de imaginação. Aproveitar a funcionalidade para que de uma forma simples use um iPhone como uma câmera ligada directamente ao Mac, por exemplo…
Só funciona com USB?
Quando comecei a ler pensei que iam “roubar” os clientes do Reflector.
Mas pelo menos quem precisa disto sem fios, lá terá de usar o Reflector.
1º iPhone 6 já pegou fogo e queimou a perna a um senhor
e alguem te perguntou algo……
Para quem desenvolve aplicações em iOS é uma excelente ferramenta.
Facilita muito a captura de imagens e vídeos das aplicações sem a necessidade de aplicações de terceiros e que não são gratuitas.
Isto aliado às recentes atualizações da Apple em algumas das suas aplicações como o iMovie direcionadas para quem desenvolve em iOS, é valor acrescentado aos seus produtos.
Segui estas indicações, mas no QuickTime não aparece o iPad.
Uso o Yosemite e o IOS9.