Pplware@Folding e Folding@Home, ajude esta causa
Este foi um dos primeiros projectos apresentados pelo PPLWARE, no ido ano de 2006. Provavelmente muitos dos nossos leitores ouviram falar no projecto Folding@home. Desde Janeiro de 2004 que Portugal participa activamente neste projecto através da equipa nº 35271 com o nome de Portugal@Folding.
Vimos de novo apelar os nossos leitores, em conjunto, contribuir para este projecto através de uma sub-equipa dentro da grande equipa que é o Portugal@Folding. Através do download da aplicação colocando no nome de utilizador (username) www.pplware.com e no número da equipa o número 35271. Conheça tudo sobre este projecto cujo o objectivo é ajudar...saiba em quê.
Antes de tudo os leitores poderão ver como é feita a instalação do programa que ajuda este projecto passo a passo seja para Windows, Mac ou Linux. Tenham muita atenção a colocar o username e o número da equipa. A instalação do programa é simples e não tem «efeitos secundários» não desejados. Abaixo ficam os dados para ajudar:
Username: www.pplware.com Team Number: 35271
Afinal o que é o Projecto Folding@Home?
O Projecto Folding@home é um projecto não lucrativo de computação distribuída desenhado para realizar simulações de enrolamentos de proteínas, que permite à comunidade científica entender melhor o desenvolvimento de variadas doenças, como Doença de Alzheimer, BSE (doença das vacas loucas), e a Fibrose Quística. O Projecto é actualmente gerido pelo Grupo Pande, do departamento de Química da Universidade de Stanford.
O Folding@home não conta com poderosos supercomputadores para o processamento. Em vez disso, os colaboradores principais para o projecto são milhares de computadores pessoais que têm instalado um pequeno programa (cliente) e que divulgamos aqui. O software é executado em segundo plano, e faz uso do processador do computador quando este não está ocupado consumindo recursos mínimos. Nos computadores pessoais mais modernos o processador raramente é usado na sua totalidade. O cliente Folding@home usa apenas a parte que não está a ser utilizada pelo processador para poder trabalhar, visto ter como predefinição de prioridade de processamento a mais baixa possível.
O cliente Folding@home conecta-se periodicamente a um servidor para transferir uma “Work Unit” (unidade de trabalho), pacotes de dados sobre os quais executa os cálculos. Cada “workunit” completa é devolvida ao servidor e contribui para a pontuação da equipa, sendo que a cada “work unit” corresponde uma pontuação relativa ao seu tamanho. O tráfego gerado é mínimo e seguro. Os leitores podem ficar descansados pois não existe qualquer problema de vírus ou malware relacionado com o projecto.
A equipa Portugal@Folding ocupa actualmente o 112º posto, a nível mundial no ranking por equipas como podem ver aqui. Recentemente foi ainda adicionada, NESTE LINK, informação que mostra quase em tempo real os resultados (papers) da acção do programa bem como um excelente vídeo explicativo das acções do mesmo.
Logo após a instalação do programa cliente, podemos correr o software. De imediato somos confrontados com uma página de registo onde poderemos escolher a opção de nos juntarmos a uma equipa (TEAM) com os dados supra-mencionados.
De imediato vemos a nossa evolução:
Contamos com a colaboração dos leitores do Pplware para esta causa. Graças aos nossos leitores e simpatizantes será possível ascender a uma posição de destaque mostrando assim a participação em causas válidas de utilizadores atentos e disponíveis. Este projecto partiu da iniciativa do visitante Kendimen aka k que muito tempo já disponibilizou para apresentar esta causa. Agradecemos também o apoio e total orientação do responsável nacional por este projecto.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows | MAC | Linux
Download: Folding@Home 7.4.4 Windows
Download: Folding@Home 7.4.4 Mac
Download: Folding@Home 7.4.4 Linux
Homepage: Folding@Home
Este artigo tem mais de um ano
Como colaboro através do chromebook?
Sabem se é possivel colocar o Folding@Home num raspberry pi ?
Seria interessante correr isso no PI pois apesar do CPU ter um poder computacional ridículo o GPU é +/- potente, basta ver que reproduz vídeos bluray descomprimidos.
Em tantos anos este projecto não tirou nunca uma única conclusão, pelo que li por ai…
não é verdade
http://folding.stanford.edu/home/papers
isso é o que eu penso.. nao sei se é o correcto mas estou a ter um programa no meu pc que nem sei se ja contribuio para alguma coia
Qual é a configuração para o ubuntu server?
Boa ideia, aderi, mas parece que o grupo portugues está um pouco parado, pelo menos o site
Há uns anos dediquei muita horas a isso, tanto no PC como na PS3 e acabei por fazer dezenas de milhares de pontos e fiquei no top 30 de Portugal.
Parei por 2 motivos: a gráfica queimou e a fatura elétrica aumentou brutalmente. Um PC a consumir 250W a correr 24/7 dá quase 40 euros por mês…….
Eu já corro há vários anos o World Community Grid e não quero outra coisa.
Já colaboro com o BOINC nos Projectos SETI@home (Portugal@SETI TEAM) desde 10/5/2001 e Einstein@Home (Portugal@Home) desde 18/4/2006.
dá para teres varios works units?
e consome mais?