Sabe se o seu Smartphone é compatível com o Android Wear?
A Google, para além de muitas coisas boas e interessantes, apresentou na sua última I/O o Android Wear. Esta é a sua proposta para equipar os novos equipamentos que começam a surgir no mercado, ligados directamente aos consumidores e com capacidades que extravasam aquilo que os smartphones conseguem oferecer.
Mas o Android Wear, mesmo sendo um sistemas operativo autónomo, precisa de estar ligada a outra versão maior do Android. A grande dúvida que surgiu depois de ser apresentado era quais os telefones com que o Wear se poderia ligar. A Google dá agora essa resposta de forma muitos simples.
A chegada do Android Wear fez-se pela porta principal da Google. Este seu novo sistema operativo, desenhado e criado para dispositivos como smartwatches e outros que vamos poder "usar" connosco, está preparado para começar a ser usado e até já existem algumas propostas que dentro de pouco mais de um mês vão poder ser compradas.
Da experiência que já existiu no passado, a dependência de um smartphone com Android será grande e o que já se viu, alguns fabricantes limitam o leque de dispositivos a que estes smartwatchs se vão poder ligar.
Era pouco provável que a Google colocasse essas limitações nesta nova versão, abrindo o leque de oferta dos seus parceiros e garantindo que o mercado reagia de forma positiva a estes novos dispositivos.
Mas a pergunta sobre o suporte, mesmo com a abertura da Google, está presente. Quais serão os equipamentos que vão poder ser usados em combinação com o Android Wear?
Esta pergunta tem agora uma resposta muito simples e gráfica, fornecida pela própria Google num site seu. Mas como existem centena de modelos diferentes de smartphones Android, nada melhor do que deixar essa verificação ao cuidado dos utilizadores, com cada um a poder verificar o(s) seu(s) equipamento(s).
Tudo se passa dentro de um site que a Google criou para o efeito e onde os utilizadores devem aceder directamente com os dispositivos Android que querem validar sobre o suporte para o Android Wear.
Ao acederem ao endereço g.co/WearCheck os utilizadores ficam de imediato com a noção se os seus dispositivos vão suportar ligações com equipamentos que vão correr este novo SO móvel e que vai equipar para já os novos smartwatches e que mais tarde será alargado a outros equipamentos, fruto de outros conceitos.
Para os dispositivos que suportarem a ligação ao Android Wear será mostrada uma mensagem específica a indicar essa possibilidade. Os restantes vão ser brindados com uma mensagem de negação, a indicar a falta de suporte.
Na verdade o que o site faz é validar a versão do Android que está a correr no dispositivo com que acedem. O Android Wear foi criado para se ligar e interagir com a versão 4.3 do Android pelo que todas as versões inferiores vão ser brindadas com a mensagem de falta de suporte.
Testem o vosso Android e vejam se ele suportará a ligação a dispositivos com o Android Wear, na eventualidade de quererem comprar um quando chegarem ao nosso mercado. Os primeiros lançamentos mundiais vão se já no mês de Agosto, por isso convêm estarem preparados.
Homepage: Wear Check
Este artigo tem mais de um ano
Basicamente o que faz é ver a versão do android que têm. Pelos vistos para o wear basta apenas 4.3 para cima
+1 Nem é quase preciso ver mais nada haha
Nem toda a gente sabe ver a versão do SO do telemóvel…
Temos que pensar: Toda a gente é naba.
Também precisas de ter um telemóvel com Bluetooth 4…
eu acho que deveria ser o relogio a fornecer informações ao equipamento, e não o equipamento ao relogio… quem é que ve mensangens e fala (voice actions) para um relogio? Chamavam-me maluco. No fundo acabamos por usar sempre o telemovel.
Tenho um colega que tem um smartwatch sony, e aquilo no primeiro dia foi uma brincadeira, agora é um mono (feio, que são todos feios) que tem ali no pulso. Acham que atender chamadas ou falar para o relogio é pratico no dia a dia? Não é.
Mas se o relogio for cheio de sensores que permitam enriquecer os dados em aplicações no telemovel, aí sim já me parece bem.
Creio que deve funcionar mais como acessório (ver horas e algumas notificaçoes extremamente importantes), e não como computador de pulso.
À tua primeira pregunta… Knight Rider…. looool
Atender chamadas sempre será com o telemóvel em público… Duh…
E agora, se eu tiver em casa, e estiver a fazer outra coisa, não posso utilizar o relógio para atender a chamada?
Achas mesmo que o relógio é que deve ser o mestre? Achas que no relógio cabe uma bateria, uma antena, um cartão sim, etc. para sustentar isso tudo?
Vai com calma que ainda vais ter de esperar uns tempos, a Apple ainda não viu nenhum smartwatch suficientemente bom para se inspirar na criação do iWatch… talvez depois da segunda vaga de android wear, ou um 360 com mais uns pozinhos…
O 360? O 360 é só uma “segunda vaga” de relógios como o Pebble e como o Sony…
Vamos ver qual vai ser o primeiro relógio a passar de um pebble com ecrã pipi, vamos ver qual vai ser o primeiro a ter funcionalidades novas para além do que se pode fazer com o telemóvel…
Que SO têm os smartwatchs que dizes? Nada a ver…
Novas funcionalidades, mais duração, mais disto, mais daquilo e tens a “revolução” da Apple feita, que entretanto vai analisando o mercado, vendo como se comporta o que já existe, o que as pessoas querem, o que pode melhorar, os pozinhos que pode acrescentar. Sinceramente acho que estás com expectativas demasiado altas, talvez pelo demorado compasso de espera. Não acredito que esta Apple me surpreenda, mas a ver vamos… claro que em todo o caso, para os fanáticos da coisa, até um Casio com calculadora e uma maçã por trás ia superar todas as expectativas 😀
Que interessa o SO?
Interessa é o que fazem…
Tenho um Pebble e não é um mono, além de ser relógio de pulso, indica-me as SMS sem tirar o telemóvel do bolso, indica-me que me liga, em reuniões ou a conduzir dá muito jeito e o ecrã é “always on”, por isso é muito funcional como relógio, além de dar para mudar os interfaces, até fiz o meu próprio interface de relógio… Estão satisfeito e não falo para o relógio, para atender (se quiser) tenho que pegar no telemóvel…
Interessante.. no meu galaxy s4 com android 4.4.2 dá-me não compatível usando o firefox. Com o browser nativo já me dá compatível..
O meu não dá para o Android Wear… 🙁 sob!
Bem-vindo ao clube!
O meu SGAP ficou pela versão 2.3.6.
E ao que parece nem a 4 vai levar…
O meu Moto G nunca falha 😉
Para quando um smartwatch compativel com lumias? :/ anda lá microsoft.
Pebble, tens o Pebble, acho que é compatível com os Windows Phone
O meu deu. ZTE smart a15 yuuuuuuuuuuuupppppp
É importante saber para quando sair cuecas Android estar prevenido.
Aquilo não são cuecas/tangas, são relógios, vê lá não te enganes!
Tenho o Samsung S5 com o 4.4.2 e diz que não é compativel lolol, enfim esse suporte android realmente é 100% eficas
O típico entendido em android, que não achava piada nenhuma a estes relógios, aposto que neste momento já deve estar a considerar a compra de um destes relógios… 😀
O meu S2 não tem Bluetooth 4 e diz que é compatível.