Aprenda a instalar o novo Linux Mint 17 aka “Qiana”
O Linux Mint 17 aka Qiana é baseado no Ubuntu 14.04 e é resultado de alguns meses de árduo trabalho levado a cabo pela equipa de desenvolvimento que tem sempre com o objectivo produzir a melhor, mais estável e mais avançada distribuição Linux.
Esta versão é LTS, o que significa que terá 5 anos de suporte, traz muitas as novidades – ver aqui. Hoje vamos mostrar, passo a passo, como é fácil instalar esta versão.
Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições Linux com um pequeno tutorial com o processo de instalação. Dessa forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe ficar fã.
Para a elaboração deste tutorial criarmos uma máquina Virtual recorrendo ao VirtualBox com as seguintes configurações:
- Disco: 10 GB
- Memória RAM: 2 GB
Como instalar o Linux Mint 17?
A instalação do Linux Mint sempre foi uma tarefa relativamente simples. Quem pretender instalar esta versão deverá seguir os seguintes passos:
Nota: Para este tutorial escolhemos a versão com o ambiente de trabalho Mate.
Passo 1 - Depois da maquina virtual arrancar com o Mint 17, devem carregar em Install Linux Mint para dar inicio à instalação do sistema no disco.
Passo 2 – Indicar qual o idioma de instalação
Passo 3 – Validação dos pré-requisitos
Passo 4 – O próximo menu permite o particionamento simples do nosso disco. Como estamos a usar um disco virtual, vamos escolher a opção “Apagar disco e instalar Linux Mint”.Quem pretender instalar o Mint nativamente numa partição, deve escolher a opção “Mais uma coisa”
Passo 5 – O próximo passo é indicar o time zone (fuso horário)
Passo 6 – Vamos agora escolher a disposição do teclado (layout do teclado)
Passo 7 – No próximo passo vamos proceder à criação de um utilizador e definição do nome da máquina. Para isso devem indicar o nome completo do utilizador, nome de utilizador (username), password e nome da máquina.
Passo 8 – Início do processo de instalação..A instalação demorou-me cerca de 30 minutos.
Passo 9 – Depois de instalado, basta carregar em Reiniciar agora para que o sistema arranque via disco.
Passo 11 – E voilá….cá estamos nós no novo e bonito Linux Mint 17. Esta versão apresenta de imediato um ecrã de boas vindas, que reúne um conjunto de informações sobre a nova versão.
O Mint é sem duvida uma distribuição Linux a ter em consideração e arrisco-me a dizer que, em muitos aspectos, é superior à distribuição da qual deriva. Esperemos que este tutorial vos seja seja útil e caso tenham alguma duvida/questão ou sugestão, deixem em comentário.
Boas Instalações!
Licença: GPL Download: Escolha aqui a versão que pretende Homepage: Linux Mint
Este artigo tem mais de um ano
Viva!!
E para quem já tem Mint instalado e só pretende actualizar sem perder nada? Por exemplo actualizar um Posto de Trabalho de uma empresa.
Abraco.
sudo apt-get update
sudo apt-get install update-manager
sudo update-manager
É fácil, basta atualizar os repositórios e depois fazer dist-upgrade.
A ordem seria a seguinte:
sudo sed -i ‘s/saucy/trusty/’ /etc/apt/sources.list
sudo sed -i ‘s/petra/qiana/’ /etc/apt/sources.list
sudo sed -i ‘s/saucy/trusty/’ /etc/apt/sources.list.d/official-package-repositories.list
sudo sed -i ‘s/petra/qiana/’ /etc/apt/sources.list.d/official-package-repositories.list
Atualizados os repositórios, basta fazer de seguida:
sudo apt-get update
e depois:
sudo apt-get dist-upgrade
estou a obter este erro:
sed: -e expressão #1, carácter 1: comando desconhecido: ‘�’
nao consigo perceber qual o caracter que esta errado… :/
Uma ajudinha??
Boas,
Tentem apagar as plicas e escrevê-las manualmente de seguida. Não sei porque razão mas às vezes o carater ‘ ao ser copiado não é reconhecido.
Dá-me erro ao correr logo a primeira linha de comandos.
sed: -e expressão #1, carácter 1: comando desconhecido: ‘�’
Basta retirarem as aspas :
sudo sed -i s/saucy/trusty/ /etc/apt/sources.list …
3 horas ou mais tempo e sem dar qualquer erro, chegou ao fim das actualizações e tinha novamente o Mint 16. Terei que fazer mais alguma coisa?
E por acaso alguém me poderia dizer se é melhor instalar de novo por cima do que já tenho (neste caso o Petra) ou fazer este tipo de upgrade? É igual? É que uma vez disseram-me que fazer o upgrade em vez de fazer mesmo a instalação novamente por CD não é o mesmo, e fica mais lento, blablabla, tretas do genero. Alguém sabe se é verdade?
Parece-me é que a parte 3 da instalação archlinux sem espinhas já foi esquecido. Já há duas semanas que tenho o pc parado.
Boa noite panhonhas,
Segue este link (http://mrocha666.wordpress.com/2014/02/12/vamos-instalar-o-arch-linux/)que você terá seu Arch rodando perfeitamente, caso queira o gerenciador gráfico KDE ou Gnome, manda seu e-mail que te envio um documento todo pronto.
Obs: No link o Arch está em pt_BR.UTF-8, caso não esteja no Brasil, descomente de acordo com sua localização.
Corrigindo: Ambiente de trabalho KDE ou Gnome
Cinnamon ou MATE, eis a questão.
Bem, tens poucas máquinas virtuais já vi…
podiam inovar e dizer apenas o que mudou da versao anterior, pq o modo de instalar é sempre o mesmo há varias versoes
Anterior utilizador do Ubuntu (versão Unity e depois a versão Gnome), andei a basculhar entre as várias distribuições Linux e quando vi esta decidi instalar. Notei logo a diferença, muito mais acessivel e customizavel, uso do processador muito baixo (média de 2% em Quadcore) e de Ram também com o valor consideravelmente mais baixo em relação ao Ubuntu. Há duas semanas que o uso e ainda não tive nenhum lag. Também tinha gostado do Chakra mas a ausência de alguns pacotes me tirou a vontade de o usar.
Uso o Linux Mint 17 num Asus X55V e estou a adorar. Mas tenho uma duvida, nos detalhes desta versão diz que o Nvidia Optimus ainda está em desenvolvimento, que quer dizer que ainda não posso usar todo o peder gráfico ou existira outra maneira de correrr o BumbleBee?
*Cinnamon
podiam ensinar como se instala em Partições GPT/UEFI…
Fonte:
http://www.linuxbsdos.com/2014/02/05/gpt-disk-partitioning-guide-for-ubuntu-13-10-on-a-pc-with-uefi-firmware/
Informação muito útil. Obrigado
Através de um post do saudoso James Bond soube da existência de uma distribuição de nome MAKULULINUX. Hoje, ao passar uma vista de olhos na página da distribuição, verifiquei que havia sido lançada a versão 6.0 na variante XFCE. Instalei e devo dizer que é aquilo que eu queria. Deixo a sugestão: experimentem
É sem duvida muito boa. Nós apresentamos aqui a versão 5.0
https://pplware.sapo.pt/linux/chegou-o-makululinux-xfce-5-0-uma-distro-linux-brutal/
Queres fazer uma análise da versão 6.0?
Boa noite,
Cá eu tive de desistir de linux! Instalo e corre tudo bem sempre que inicia o sistema.
Contudo o sistema, passado 1 ou 2 horas simplesmente fica superlento… lags no scroll de simples paginas web, impossivel ver videos no youtube.
Tenho um asus s200e
Cumpts
Já há um ‘Official User Guide’ (em *.pdf, em inglês) do Linux Mint 17 Cinnamon em: http://www.linuxmint.com/documentation.php
Atenção que ao fazer upgrade duma versão anterior do Mint, o flashplayer pode não funcionar no Chromium Browser.
O motivo, pelo que percebi, é que a partir do Ubuntu 14.04 (base desta versão 17 do Mint), o Chromium deixou de utilizar o API Netscape Plugin e por consequência o plugin Flash player já não consegue ser invocado.
No entanto existe uma alternativa que é instalar o Pepper Flash Player. Para instalar o Pepper Flash Player no Mint 17 escreva os seguintes comandos no terminal:
sudo apt-get install pepperflashplugin-nonfree
sudo update-pepperflashplugin-nonfree –install
Depois basta reiniciar o browser e o Flash já fica a funcionar.
Ainda não verifiquei se esta situação também acontece numa instalação de raiz. Provavelmente a versão 17 já traz de origem o Pepper Flash instalado e este problema não se verifica.
Tentei diversas vezes instalar o Pepper Flash e também não funcionou no Chromium. Tive que instalar o Chrome no LM17.
Boas,
Não entendo uma situação, tenho um laptop antigo com Windows 8.1, é muito lento com bastantes dificuldades em ligar a internet por falta de codecs ou Outras configurações mais recentes, queria instalar um Linux ou algo que o fizesse mais rápido e útil mas para instalar Linux ou outro sistema vai na mesma ficar com o XP la dentro ou formatamos? Quais as alternativas que tenho e como fazer obrigado
Nuno
Instala o wind 7 e depois o Mint, faz a maquina em Dual Boot, funciona muito bem, e pode escolher entre wind e Mint.
Boas
Sou novo com o Linux e necessito de ajuda para instalar o Linux Mint 17 Cinnamon no Windows 7 que já tenho instalado.
Eu vou ao Bios e escolho o CD Rom, depois com o DVD já no PC clico para começar a partir do DVD, a instalção começa aparecendo a janela com os 10 segundos para iniciar, depois segue e fica tudo cinzento, aparecendo em cima á esquerda um retângulo preto com um traço vermelho e já não avança mais.
O PC tem 2,5 Gigas de Memória e como Carta Gráfica NVIDIA Geforce 210.
Pergunto também qual a diferênça de instalar a partir do DVD e instalação com VirtualBox.
Agradeço imensso a ajuda, obrigado.
primeiro particione o se HD a partir do Wind 7. a partição que ficou para ser instalado o Mint pode ser formatada.
Agumas placas maes alternam o boot com f12 ou f11 ou f02 não precisando mexer na bios, consulte a sua na internet.
na hora de instalar escolha a partição em que vai instalar o Mint. escolha aquela onde nao esta o wid 7, siga os passos do intalador e devera ter os dois sistemas rodando Wind 7 e Mint em dual boot.
Bom dia
Tenho um HP Pro com 4 Gigas Ram, com disco particionado com Win 7 e Win 8. Posso particionar para instalar também o Linux para experimentar ? Se sim como o faço ? pode ser através da instalação do DVD com Linux ou só mesmo através da Bios ? O Linux tem custos para o download ?
Obrigado pela ajuda
Preciso de ajuda!! Sou meio noob em instalação de sistema operacional… Quero instalar o Mint mas como instalo sem outro PC meu HD é formatado não tem nada!! Tem como particionar sem ter outro sistema rodando de fundo?
E tem com instalar o Mint nesse HD?
Qualquer coisa podem me mandar um email…
Boa Noite. Gostaria de experimentar em maquina virtual mas não sei porque nao passa da contagem decrescente. Será que me poderiam ajudar?
Minha distribuição preferida, escolhi o Mate, bem leve…
Rodou de boa no meu pc em dual boot com o Windows 7.