viaProtect: Sabe para onde o seu smartphone envia os dados
Todos sabemos que a maioria das aplicações que temos nos nossos dispositivos móveis são propensas a ter problema de segurança.
Podem não estar nativamente no código esses problemas, mas acabam por mostrar fragilidades nem que seja na forma insegura como acedem à Internet ou a dados nossos, na forma como armazenam os dados ou, simplesmente, porque usam demasiadas permissões dentro dos sistemas operativos.
Algumas aplicações garantem que nos conseguem mostrar essas fragilidades, mas poucas o fazem como o viaProtect, que olha à forma como essas aplicações se comportam e não usam padrões ou listas para as identificar.
O viaProtect é uma aplicação criada pela empresa viaForensics para iOS e a para Android que consegue mostrar aos utilizadores a forma como as aplicações que estão presentes nos dois sistemas operativos comunicam com o exterior.
A análise é detalhada e muito completa, indicando para que empresas esses dados são enviados, de que forma e até para que países.
Assim conseguimos ter uma ideia precisa do que estamos a enviar para a Internet, sendo possível detectar comportamentos anormais ou até perigosos.
Conseguimos facilmente ver se os dados enviados são ou não cifrados, para que países foram enviados e até para que empresas. Claro que, e porque essa é uma parte importante, também a aplicação associada a essa transmissão é apresentada.
O viaProtect consegue recolher essa informação de forma transparente e sem que o utilizador tenha noção da sua presença, podendo a mesma ser consultada a qualquer momento dentro da aplicação.
As versões iOS e Android apresentam alguma informação diferente, por culpa das permissões que os sistemas operativos disponibilizam e permitem aceder, sendo a do Android mais completa.
Para além da informação apresentada sobre o tráfego internet e a forma como é transmitido, o viaProtect apresenta também ao utilizador um estado geral sobre a segurança do dispositivo.
Baseado em vários parâmetros bem definidos, o seu estado leva a que seja dada uma pontuação que depois se reverte num estado mais ou menos seguro
A forma como a informação é recolhida, a nível de periodicidade, não pode ser alterada dentro da aplicação nos dispositivos.
Para isso os utilizadores precisam de aceder ao site do viaProtect e aí vão ter essas configurações, podendo alterar o tempo em que estas são recolhidas.
Podem também encontrar nessa interface a informação que foi recolhida nos vários dispositivos onde o viaProtect corre e que estão associados à conta do utilizador.
É a mesma informação que podem verificar nos diferentes dispositivos, mas em vez de estar desagrada e afecta a um único, é mostrada de forma uniforme e integrada.
Se querem ter uma noção mais detalhada como o vosso smartphone ou tablet comunica com a Internet então instalem o viaProtect e vejam algo que não podem ver de forma directa.
Fiquem com uma noção precisa da forma como esse tráfego se processa e para onde ele é enviado. Detectem situações anormais e que precisam de ser travadas.
Este artigo tem mais de um ano
Revejam o titulo da notícia 😉