Always Innovating Touchbook
Os netbooks têm uma receita muito própria de crescimento. Apostam em versões low cost nos recursos e dimensões reduzidas na sua estrutura. Para inovar, os fabricantes estão a condimentar as máquinas, maiores ecrãs e mais recursos inovadores.
A always Innovating, sediada na Califórnia é uma empresa emergente neste mercado tendo apresentando recentemente a sua visão de um Netbook com uma componente de controlo por toque, referimos-nos ao Touchbook.
De facto, designar o Touchbook como um mero dispositivo low cost, seria demasiado redutor para as suas funcionalidades. Isto porque o uso que lhe pode dar é variado, pode usá-lo como um computador portátil, um dispositivo para desenho e jogos tácteis ou mesmo leitor de alta resolução de e-books.
Mas há muito mais que facilmente nos escapa à primeira vista, veja o seguinte resumo das suas principais funcionalidades:
- Dimensões de 9.4" x 7" x 1.4" (teclado incluído)
- Primeiro portátil com um processador ARM, mais concretamente usando a arquitectura OMAP3 da Texas Instruments
- Ecrã amovível de 1024x600 com 8.9'' polegadas (pode desmontar o ecrã e usá-lo como tablet ou computador portátil)
- Armazenamento através de um cartão de 8GB micro SD
- Wifi 802.11b/g/n e Bluetooth
- Navegação via acelarómetro tridimensional
- Entradas microfone e auscultadores
- 6 portas USB 2.0 (3 internas, 2 externas, 1 mini)
- No mínimo 10 horas de duração da bateria
- Sistema operativo Linux com um menu de navegação simplista e amigável, vem instalado uma build específica do Fennec o browser móvel da Mozilla
Reforço uma das características descritas acima, é de facto pelo que pude apurar o primeiro portátil com um processador ARM disponível para pré-venda. A empresa justifica a opção deste processador devido a ser concebido para ser muito mais eficiente ao nível energético do que os processadores Atom da intel, que devido à sua construção necessitam de ventoinhas, que retiram autonomia à bateria.
A empresa sediada nos EUA, justifica a escolha pela utilização do Linux da seguinte forma:
“Embora tenhamos respeito pela posição dominante da Microsoft, esta empresa abandonou o caminho para inovação há muitos anos atrás. Entretanto o Linux e a comunidade Open Source, fizeram progressos muito significativos de modo a oferecer uma experiência de desktop inovadora e amigável .”
Segundo a Always Innovating não está descartada a possibilidade de suporte futuro para plataformas móveis emergentes e de elevado potencial como o Android e o Moblin.
Como um vídeo é sempre uma boa montra para dizer muito sobre um produto, deixo-lhe de seguida uma demonstração deste pequena gadget inovadora.
Embora não esteja actualmente à venda, poderá fazer a sua pré-encomenda visto que Portugal é um dos países contemplados.
O TouchBook está previsto para ser comercializado por 399 dólares (cerca de 283 Euros) o Touchbook completo ou 299 dólares (cerca de 212 Euros) apenas o Tablet, um preço bastante interessante se observamos com mais atenção as características. Always Innovating
Este artigo tem mais de um ano
Hum… nao me convenceu!
—————-
http://www.cliptuga.com
já fiz a pré-encomenda! o preço referido é a versão com teclado, por 299 dls. podem adquirir apenas o touch (ecrã).
Uma palavras: Amazing!!!
mt fixe, espero que chegue cá, gostava de o ver ao vivo 😀
no vídeo a mulher diz que o preço começa nos 299$
Bem visto, já corrigi. Como Pedro Coelho diz em cima e bem, o utilizador pode encomendar o touchbook completo (cerca de 283 Euros), ou apenas o tablet (Cerca de 212 euros).
Love zee accënt.
Lool fui so eu que vi o wall-e aos brekos???
o tamanho do netbook são polegadas?
sim são 😉
256MB de RAM!
Não me parece.
Se ainda desse para fazer um Upgrade… era um SD de 32GB e 512MB de RAM no mínimo e já se conseguia adaptar ali um slipstream do Windows 7.
Agora assim… ainda tá caro para o que faz.
Com o mesmo dinheiro invisto num Acer One e fico feliz da vida, com suporte técnico caso haja uma avaria e sei que tanto Windows e Linux bombam sem problemas.
Tens bluetooth, 10 horas de bateria, ecrã amovivel, um pc que podes abrir e alterar à vontade com Touchbook. E com o Acer One consegues fazer o mesmo? 😉 (pelo menos com o mesmo preço)
(atenção eu tenho um acer one com o Linpus Linux Lite)
Acho que também fácilmente instalavas um módulo de memoria para actualizar o computador. Não sei se reparaste no video mas eles encorajam que abras o portátil e brinques com aquilo 😉
Este portátil é o sonho e qualquer pessoa que queira um computador Aberto ou Livre.
Sim, realmente o aspecto da bateria deve-se ao resultado do Hardware que vier de fabrica, sabemos lá nos se ligar-mos mais um dispositivo á porta USB, ou expandir-mos a RAM, etc etc se esses valores não se alteram.
Mas eles encorajam a abrir o computador, e eu até fiz imensas pausas nessa parte do vídeo, para tentar identificar o que, e a verdade é que tirando aquela parte que tem uma camada de papel de alumínio para isolar o que deve ser o processador, não consegui identificar qualquer modulo de memoria RAM convencional, mas a qualidade de imagem também não ajudava.
Agora se forem módulos DDR2, ai então ponho logo ali 1GB e sou o mais feliz do Mundo, até faço já o investimento.
No site diz que afinal optaram por um cartão SD por ser mais facil de melhorar.
“Main storage: 8GB SD card — we decided to change from Micro SD to standard SD, so that you can easily upgrade it”.
Quanto à memória também fiquei em dúvida se seria possível troca-la por uma melhor, facilmente, como nao encontrei resposta no site enviei-lhes um mail e aguardo resposta, quando responderem escrevo aqui.
Já recebi a resposta à minha questão. A memória e soldada directamente na motherboard e por isso nao pode ser mudada. x/
Quase me convenceu, se tivesse 11 polegadas era já e vou ainda querer saber as capacidades de processamento do bicho, o filme parecia estar aos pulos :S
E não se esqueçam que podem cola-lo ao frigorífico !!!!????
Também me resolvi a comprar um netbook (com XP). O problema é que dificilmente ma habituo ao desktop (de 10″ e não estou a ver com se possa usar mais pequeno).
Aqui ficam quatro formas de fazer render o desktop:
F11 – Faz desaparecer a parte superior do browser (para o caso de haver alguém que não sabe).
Windows pager (cria quatro desktops virtuais, podendo mover-se as janelas das aplicações entre eles, premindo a tecla Ctrl. Tem post no pplware
http://windowspager.sourceforge.net/
Winsplit Revolution – Organiza as janelas das aplicações abertas no desktop, à maneira do Windows 7 (por acaso até melhor).
http://www.winsplit-revolution.com/
KDE Window Resizer – Normalmente para se mover a janela duma aplicação é necessário o acesso à barra superior. Com esta aplicação já não é necessário, pode-se arrastar quase inteiramente para fora do desktop.
http://corz.org/windows/software/accessories/KDE-resizing-moving-for-XP-or-Vista.php
é pah… o gajo tá sem cinto nas calças? inadmissível!
😀
WWWOOOWWW!!!
Bicho fantástico!!!
Na minha opinião as primeiras pessoas a fazer a pré-encomenda são aquelas que acreditam e suportam o desenvolvimento open source que é sem dúvida o futuro.
É claro que o Touch Book pode ser um pouco caro para aquilo que é e de certeza que se encontra alternativa mais barata, mas a questão central não é essa. O interessante neste projecto é que é baseado em projectos open source tanto ao nível do software como do hardware. Não têm nem por sombras o mesmo dinheiro que as empresas já estabelecidas no mercado mas mesmo assim estão a apostar num netbook livre e como tal merecem o nosso apoio (sim, eu já encomendei o meu).
Muita gente continua a comprar aquilo que é mais barato sem qualquer preocupação com a nossa liberdade e é exactamente isso que faz com que as empresas gigantes que só pensam em lucro, continuem a dominar o mercado.
Aos poucos vamos vendo projectos open source que são capazes de inovar e este é sem dúvida um deles. Outros ainda estão muito verdinhos como câmaras fotográficas e telemóveis open source, mas havemos de lá chegar.