Projecto Colibri 5.0 RCP Final
Finalmente foi lançada a suite de gestão comercial há muito aguardada. Esta suite é a solução ideal para as empresas que operam no mercado nacional. Segura, completa e com uma qualidade extraordinariamente bem conseguida tendo em conta as mais exigentes regras fiscais às quais as empresas estão obrigadas a cumprir.
Já pensou ter uma gestão empresarial a custo zero na sua empresa?
Certamente ainda não conseguiu raciocinar de forma lógica, pois está embrenhado numa conta exorbitante que as empresas dominantes do mercado das suites de gestão comercial lhe fizeram chegar às mãos, verdade?
São preços inconcebíveis para as dificuldades que as empresas portuguesas estão a atravessar. Então o que o prende a adoptar este software?
O Projecto Colibri caminha a passos largos para ser uma das melhores ferramentas de gestão que podemos encontrar actualmente no mercado.
As empresas poderão contar com uma ferramenta totalmente padronizada, legalizada e optimizada para os desafios comerciais, financeiros e fiscais exigidos por lei.
Quais os argumentos que o poderão convencer?
Estrutura Multi-plataforma: Hoje em dia, todas as empresas estão"amarradas" a soluções Windows para poderem gerir os seus activos. Além do preço das suites comerciais e financeiras as empresas gastam milhares de euros em licenças do sistemas operativo! Com o Colibri essas amarras são cortadas.
Com uma máquina relativamente barata, uma distro Linux gratuita, onde poderá ter um vasto leque de programas de produção, adicione o Projecto Colibri 5.0 e apenas pague a máquina e a energia para a alimentar.
Temos portanto a melhor suite de gestão que encontrará para Linux, Mac e Windows. Multi-base de dados: Com esta suite, pode escolher qual a base de dados a usar. As diferenças entre as várias estruturas podem pesar na sua decisão, obrigando-o a escolher determinada ferramenta. O Colibri suporta múltiplos tipos de base de dados.
Multi-empresa Dentro do Colibri, poderá ter várias empresas, comutando facilmente a sua atenção entre elas. Simples, rápido e seguro.
Desenvolvimento em Java Plataforma tecnológica avançada, flexível e capaz de responder às suas necessidades particularizando uma ferramenta ou um qualquer relatório que necessite.
Retenção na fonte Partindo já para o campo prático o Colibri vem equipado com as últimas novidades de gestão fiscal.
Artigos compostos Hoje em dia, a técnica de venda implica uma acção alargada de colocação dos produtos.
Armazéns Gestão organizada por vários armazéns, controlando as entradas e saídas do fluxo de mercadorias pelos diversos módulos coexistentes na aplicação.
A mais rápida aplicação entre os vários programas de gestão testados O Colibri é mais rápido que qualquer outra ferramenta de gestão. Pesa menos e consome menos recursos.
Mas faz o mesmo que as outras?
Sim, sem dúvida. Ponha-a à prova.
NOTAS:
(1) Versões disponíveis para as seguintes plataformas: Windows, Linux e Mac OS. Testes de desenvolvimento efectuados simultaneamente sobre TODOS os sistemas operativos suportados.
(2) Bases de dados suportadas: PostgreSQL, SQLServer e MySql. Possibilidade de suporte a outras bases de dados. Testes de desenvolvimento efectuados sobre PostgreSQL.
(3) Idiomas suportados: Português e Inglês. Possibilidade de extensão a qualquer idioma. Tradução para o Inglês disponível brevemente.
As descrições presentes nesta página referem-se ao Projecto Colibri release 5.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download [win]: Projecto Colibri 5.0 RCP Final [75.35MB]
Download [linux]: Projecto Colibri 5.0 RCP Final [57.37MB]
Download [mac]: Projecto Colibri 5.0 RCP Final [58.16MB]
Homepage: Projecto Colibri
Este artigo tem mais de um ano
O único defeito desta aplicação é não ser OpenSource. Na minha opinião ia ganhar muito com isso.
Concordo seria uma excelente ideia e iria com certeza atrair mais programadores para a plataforma. Embora que a qualidade por sinal já me parece bastante boa.
Não tenho é conhecimento se o modelo de negócio o permite 🙂
Não me parecia viável. Este tipo de aplicações, por conjugar licenças e responsabilidade fiscal, nunca poderia ter um modelo de crescimento baseado numa comunidade sem um rosto. Depois, como tem de estar certificada pela ASOFT teria de ter um modelo que permita algum retorno, mais não seja no suporte técnico e no suportes de adaptação especifica.
@Vitor
Tudo o que disseste é possivel num modelo OpenSource, basta ter uma visão e é possivel.
I agree 🙂
e q tal primavera express…. 100 a 0 ao colibri….
Quanto custa o Primavera?
0
O primavera express é free.
Isso não presta. Além de limitado em termos de módulos, está preso a uma sistema operativo. Depois, qualquer alteração é… impossível 😀
há pois… és daqueles q gostas de alterar facturas…
Discordo. É possível alterar documentos.
para pequenas empresas… (e em PT sao mmmmmmmmmmmmmm mtas…) serve perfeitamente e é 100 vezes mais facil de usar…
Quero ver isso a funcionar quando vier o novo modelo fiscal … depois se quiseres actualização …. PAGAS ….
que mania que as pessoas têm de falar mal das coisas e sem se identificar.
Eu pouco opino neste blog mas sou um seguidor assiduo á mais de 2 anos, mas se existe um AVISO, de que o(s) autores reservam-se ao direito de excluir comentários …. etc que o deveriam fazer quando são deste género, a não ser claro que sejam devidamente identificados ou regisrados neste BLOG.
Voltando ao Colibri acho que com iniciativas deste género só saimos a ganhar.
Eu já o tive oportunidae de o testar e sei que se encontra em funcionamento numa pequena empresa e até agora tem estado em excelente forma.
Acredito que esta nova versão.
Continuem este maravilhoso trabalho pessoal …..
* há mais de 2 anos
Não se falou em tempos que o Projecto Colibri iria ter um módulo de gestão documental? Ou é impressão minha?
Primavera express??? Deve estar a brincar…
Funciona em Mac? Linux? Suporta mysql, ou postgrs, ou oracle?
E em funcionalidades? já testaste o colibri?
ja exprimentei… e se tentares comparar primavera mm o express é como alguns dizem comparar o firefox ao ie…
Ai sim? saiu à meia hora e já instalaste e testas-te? muito bem…. muito se fala sem saber.
Eu também já experimentei á meses, inclusive descrevi no fórum a instalação da BETA em ubuntu 9.04 (na altura BETA)
Seria um ganho substancial para a plataforma se fosse opensource, é verdade, mas iria levantar problemas complicados de fiabilidade e integridade das situações fiscais das empresas.
Isto porque todos mudavam o software a belo prazer, buracos como aqueles que foram encontrados na plataforma de restauração “WinRest”. Lembram se dessa polémica?
É por isso que até é capaz de ser boa ideia manter o código fechado. Assim temos na mesma um software gratuito, fidedigno e legalizado.
Os utilizadores podem é pedir aos produtores do siftware que façam uma wishlist e assim consegue se articular as coisas, e quem quiser contribuir com código, melhor ainda.
Os produtores colocavam esse código caso fosse legal, e tudo funcionava na perfeição 🙂 Tem a sua lógica.
Eu sou um defensor ferrenho de software livre, mas de código aberto, já é mais relativo, depende da situação. Este software e um bom exemplo dessas excepções, e compreende-se porquê
Um abraço a todos 😉
Não sei se sabem mas os softwares de gestao sao Auditados pelas finanças… pelo menos alguns q eu conheço já o foram…. nao acredito q o projecto colibri o seja… bem como aqueles de prateleira de supermercado..
Para mim deves ser parte interessada…
Agora fiquei curioso … é agente / distribuidor de algum software especifico…
😉 Abraço.
Tanto quato me é dado a conhecer, no Orçamento de Estado para 2009, está previsto que os softwares de gestão seja submetidos a uma auditoria por parte da Administração Fiscal. Acontece porém, esta decisão necessita de ser regulamentada por uma portaria. Tanto quanto sei ainda não saiu nenhuma portaria a regulamentar a dita auditoria, assim sendo e estando eu correcto, não é verdade que algum software tenha sido auditado, pelo menos por estes motivos.
Para o “Eu”, deves ter saído da escola da parte da tarde não?? tb desenvolvo software de gestão e ainda não saiu uma lei que obrigue a ser Auditado. Mas se já descobriste a lei, avisa a malta. As empresas de software House não devem andar a dormir.
Qual é a hipótese de o ter a funcionar num bar? Dá para configurar caixa e impressora de talões?
Enfim, poem-se a inventar e… saem destas coisas….
Aberrações…….. Daqui a uns dias teem que criar um forum… problemas… problemas… volta tudo pro antigo… Estejam quietos com a palha que é melhor.
Não vou dizer que não tem as suas vantagens ser multi-plataforma e multi-bd, mas, para a grande esmagadora maioria das micro-empresas isso é igual ao litro.
Eles querem é 3 coisas:
1) Um programa capaz, que lhe responda às necessidades
2) Seja barato
3) E acima de tudo que tenha um optimo suporte espahado por todo o país
O último ponto é deveras importante para muitas e muitas empresas que nada percebem de informatica. Eles querem é suporte
Mas, mesmo, desconhecendo a aplicação é sempre bem vinda ao mercado, nem que seja pela concorrencia
E obviamente é importante, porque muitas empresas não migram para Linux por falta de uma aplicação de gestão.
Eu não consigo instalar o PostgreSQL pois diz-me que já está instalado. Como é que eu faço? Como é que eu posso desinstalar o PostgreSQL? Tenho o Vista…
na linha de comandos faz: net user postgres /delete
depois é só instalar novamente. Vi isso no fórum do projecto colibri
Obrigado, resultou. 😉
Parabéns Projecto Colibri!
Sou utilizador deste software desde a versão 2.6 e nunca tive qualquer problema com o mesmo.
Já instalei e testei, ainda que de forma ligeira, mas do que vi gostei.
É possível migrar da versão 4 para a 5 directamente?
Obrigado e continuação no bom trabalho que tem vindo a desenvolver.
Apenas um a parte em relação aos muitos comentários aqui expostos, até porque muitos comentam sem saber do que falam…
1) Colibri segundo o que sei está registado na ASSOFT.. para quem não sabe o que é podem consultar o site http://www.assoft.pt
2) No meu pequeno negócio que tenho montado, já fui alvo de uma fiscalização e não tive qualquer problema.
3) Muito se falou de Primavera Express..eu ERA utilizador Primavera e migrei para Colibri e em nada fico descontente com a troca, assistência Primavera 0 assistência Colibri 100 (forum / mail)
Cumprimentos a todos.
Já pensaram em fazer um Guia de utilização e disponibilizar-lo também gratuitamente? E já agora também um vídeo a mostrar como usar mas o ideal seria mesmo esse guia em pdf.
Quem diz que o primavera é mais fácil de usar, das 2 uma, ou já trabalha com primavera, ou não sabe o que está a dizer.
Eu que não tinha experiência com nenhum dos 2, experimentei os 2 e só posso dizer que o primavera é tudo menos user friendly. Demorei algumas 30 horas só para perceber como se emitia uma factura e como se consultavam as existentes….
Doutra empresa queria por o logo na factura e disseram logo que era a pagantes….
E este corre no pinguim…. Por isso, para mim, 100 a 0 ao Primavera
“Não sei se sabem mas os softwares de gestao sao Auditados pelas finanças… pelo menos alguns q eu conheço já o foram…. nao acredito q o projecto colibri o seja… bem como aqueles de prateleira de supermercado..”
O colibri é ou não auditado pelas finanças?
O mundo esta mesmo a ficar bastante bom e sem pagar nada 🙂 Fas-me feliz estas noticias 🙂 Acho que numa cultura em que as pessoas fossem capaz de reconhecer o trabalho e em função das suas posses dar um donativo se tornava tudo mais facil. Por exemplo neste caso, normalmente um empresa para ter, SO Windows + Office + Suite de sistema de gestão, não tenho noção do preço deste ultimo mas tenho ideia que isto tudo no minimo por 1000€, caso as pessoas optassem pelo Ubuntu+OpenOffice+Colibri e dessem 100€ a cada um poupavam muito e ainda ajudavam quem fazia o software. Era um mundo idela mas pronto 😉
não se metam com o primavera que se vão arrepender.
até que enfim vejo um ou mais programadores com visao, colibri a funcionar nas 3 plataformas, muitos parabens
Já alguém conseguiu licenciar esta versão?
Como se licencia? Alguém sabe?
Numa das empresas em que dou assistência, têm uma aplicação que
funciona no modo cliente/servidor. Eu conheço 2 modos de programar uma
aplicação deste tipo (falando muito superficialmente):
Uma aplicação cliente instalada no computador local que se liga a uma
base de dados no servidor (odeio este modo pois obriga a instalações
em todos os pc’s, actualizações em todos os pc’s, erros nuns e não
noutros, etc)
Uma aplicação que corra em browser (adoro esta solução, porque
qualquer computador da empresa pode aceder à aplicação
independentemente do SO (mais ou menos) actualiza-se o servidor e
automaticamente todos os clientes têm acesso à nova versão, é uma
solução moderna e fashion :D).
Acontece que a tal aplicação funciona de um terceiro modo:
Instala-se a aplicação no servidor, partilha-se a pasta do programa na
rede, cria-se um atalho no desktop do utilizador e voilá, a aplicação
funciona no computador cliente. Esta solução tem todas as vantagens de
uma aplicação via browser (excepto correr em outros SOs), mas como não
corre num browser não tem as limitações de um browser.
Alguém tem experiência com este tipo de aplicações? Que linguagem
posso utilizar, onde devo procurar informações?
alguém já conseguiu licenciar esta versão?
Já esta licenciada. Não precisas licenciar.
Falam no primavera porque nunca devem ter dado assistência ao mesmo, são dados duplicados até mais não, o primavera express é muito bom, mas é para mais tarde terem de comprar uma licença do primavera e aí a Primavera cobra bem caro essa conversão. Esqueçam o Primavera, abram os olhos e deixem de ligar ao nome, pois existe bem melhor e com valores bem mais agradáveis.
No mundo devia ser tudo free… e as pessoas deviam viver de ar e vento
😉
fiquem bem no mundo free e no open. é por isso que quem tem dinheiro são os outros;)
Eu não disse para as pessoas trabalharem de graça nem indiquei que as pessoas não poderiam ganhar dinheiro de outras maneiras, aliás tu não deves ter tanto dinheiro assim caso contrário não tinhas necessidade de andar a vender o teu produto desta maneira 😉
Boas
dos comentários todos a este post, 7 são de tua autoria, gostava de saber o que acrescentaste de útil para os outros leitores.
Concordo com o #jprodigy, pareces mesmo agente / distribuidor de algum software especifico… Se o és, penso que tudo isso é frustração por algo.
Parabéns, à equipa que desenvolveu o software, desde a versão BETA que estava ansioso por testar a versão final.
Utilizo o vosso software desde a versão 4 e tem em tudo correspondido às minhas actuais necessidades.
“o que é nacional é bom”.
Cumprimentos.
Recomendo que estudes OpenSource e Software livre antes de dizer babuzeiras dessas.
Mas pronto, se quiseres continua na tua, que eu continuo a facturar com software livre, e quantos menos o fizerem mais mercado há para mim :p
O Primavera Express Free foi-se… Já não é desenvolvido.
Nem atendem a linha telefónica de apoio.
“Inside news”
😉
Então afinal isso está mesmo mal a nível de dinheiro, deve querer vender mais umas licenças para ter dinheiro para fechar. lool
Boas,
Não é verdade – o que acabou foi o suporte gratuito… Continua a haver suporte, mas é pago.
Inclusivé isto permite que o utilizador opte por qualquer dos revendedores do produto (que antes não prestavam assistência porque… bem, alguém ter que pagar os ordenados dos técnicos, certo?).
Cumps.
@HP: http://img504.imageshack.us/i/semttuloytc.jpg/
Boa noite,
Carrega no separador Licença > Carregar Licença
Há um ficheiro em c:/ProjectoColibriRCP5 chamado 1-0000000000000000.rcplicence . Carrega esse ficheiro.
No código de licença introduz: 0000000000000000 e carrega em Validar a Licença.
Cumprimentos.
Ora aí está! Resultou.
Muito obrigado pela dica.
Para quem quiser experimentar uma alternativa, o OranGest v9 Express sai na próxima semana.
http://www.magnisoft.com
http://www.twitter.com/magnisoft
Boas,
A certificação de software está já publicada – é uma das medidas do OGE 2009.
O que ainda não está publicado é o modelo de certificação, isto é como será efectuado, quanto custa, e qual a validade – isto porque estando as aplicações em contínua evolução, bem como a realidade fiscal, essa certificação não será “eterna”.
Cumps.
Boa noite, pessoal, a propósito do Colibri – fiz hoje o download e instalei o software no meu mac….só que não consigo fazer nada com ele! sempre que tento abrir o programa aparece uma mensagem de erro…”Não foi possível estabelecer a ligação”…alguém sabe como ultrapassar esta situação? thks
já viste no forum deles? pelo erro o problema está no teu servidor de base de dados.
boa noite, ja algum tempo que lido com programas de facturação e neste ( colibri) verifiquei que não consigo fazer uma busca rapida por cliente quando estou a preencher uma factura, o objectivo destes softwares é tornar o mais pratico possivel, ou seja encontrar o nome do cliente o mais rapido possivel para preencher o cabeçalho da factura, nos artigos tb não encontrei a tecla de acesso rapido aos artigos. ( lembro que os clientes ja estão criados bem como os artigos).Se alguem souber qual a tecla de busca rapida para clientes o favor de informar.
tecla de “espaço” para chamar as tabelas 🙂 e novamente a tecla de “espaço” para seleccionar e retomar o resultado.
Eu já estava à espera desta aplicação desde testar o BETA, está muito melhor que o RCP 4!
Odeio pessoas que vêm para aqui falar de programas que não têm nada de melhor, não têm dinamismo e ainda vêm dizer “és daqueles que gosta de alterar facturas”, desculpem a expressão… mas WTF !?
Em primeiro lugar esta aplicação tem compatibilidade com várias bases de dados, depois é mais leve e bastante eficaz.
A única coisa que peca ainda, mas está a melhorar é o manual, neste momento já existe um manual de instalação, o que mostra a preocupação que estão a ter com novos utilizadores.
Fui BETA tester e gostei, neste momento vou instalar o RCP 5, e as minhas expectativas são as melhores para este programa em expansão!
Pois na versão BETA já se podia começar a trabalhar mesmo, embora não fosse oficial nem possivel por ser BETA, mas estava 100% funcional
Só umas questões?
Existe uma versão profissional? sendo que a versão freeware está limitada?
Existe algum “front-office” para POS? nem que seja por módulo?
E em resposta ao post anterior… Primavera? ganha juízo! Para isso usa-se GesPOS que é bem melhor e mais barato ou mesmo o Winrest! Mas não vou andar para aqui a vender peixe…
Realmente o projecto beneficiava a meu ver se fosse opensource, até porque isso não impede que seja obrigatória uma licença de utilização proprietária. Opensource não é necessariamente GNU ou software livre! E a certificação tem que ser feita pelas finanças não pela ASOFT! Se estão a falar do saft, nem é a ASOFT, a responsável. É a Sage… ou pelo menos são eles que estão a desenvolver os standards… Na minha opinião nem devia ser a ASOFT, nem a Sage, e sim um organismo publico, como por exemplo uma das nossas faculdades, a desenvolver o standard!
“No mundo devia ser tudo free… e as pessoas deviam viver de ar e vento
😉
fiquem bem no mundo free e no open. é por isso que quem tem dinheiro são os outros;)”
Isto é dos tipos de comentários que demonstra uma ignorância absoluta! Então explica-me lá quando vendes um Microsoft Windows quem é que ganha? és tu ou a Microsoft? se não consegues fazer dinheiro com um software que te sai a custo 0, deves mesmo conseguir com software no qual tens que investir! Não percebes o modelo de negócio e pelos visto não vais conseguir! portanto deixa em paz quem percebe e faz dinheiro e adquire mais conhecimento e clientes satisfeitos! Com este tipo de modelo de negócio investe em ti, não numa 3ª empresa. Só uma dica: com o GNU/Software Livre recebes pelo teu trabalho e somente isso, sem teres que andares a fazer ginástica orçamental para que o cliente se interesse pelo preço final.
e antes que comece a chatear demasiado:
São sempre bem vindos este tipo de softwares! desejo boa sorte ao colibri!