PplWare Mobile

Anacom: Conferência de imprensa sobre TDT em directo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Rui Costa says:

    Nos tempos que correm é bom termos uma noção em tempo real do estado dos nossos serviços.

    A Anacom não é excepção,principalmente quando a TDT, até ao momento foi um flop dos grandes!!!!!!

    Além de o Estado arrecadar milhões de euros com esta obrigação de mudança, quer através da concessão de frequências às operadoras, quer através do IVA na venda dos equipamentos (TV, Antenas, Boxes) trouxe para o comum do cidadão uma transmissão de TV com um atraso de 25 anos em relação à qualidade que existia até então. Ainda hoje, vivendo eu numa pequena vila do interior do país, em dias de bom tempo, ainda consigo assistir às emissões com uma qualidade aceitável, com muito poucas interferências, mas em dias de chuva, até o sinal do TDT se perde, ficando sem ver absolutamente nada.

    Voltando ao assunto, será bom que a Anacom pegue nas análises da qualidade de serviço e proceda às devidas correcções!

    • Sergio J says:

      Eu tenho imagem com qualidade imaculada, como ainda não vi em nenhuma casa com instalação em fibra ou em qualquer outro meio de transmissão. A qualidade é igual à de um dvd (tirando a questão de não ser em formato HD). Não percebo como é que podem dizer aberrações de que trouxe um atraso de 25 anos.

      • Sergio J says:

        Corrijo. Neste momento tenho meo satelite e a qualidade tb é boa, mas o TDT não ficava nada atrás

        • euqrop says:

          Ainda bem Sergio J
          com deve saber( aparentemente não) o tdt tem grandes variações, até com o estado do tempo, eu por exemplo acho imensa piada ver o telejornal como se fosse um filme do Bruce Lee em que o jornalista mexe a boca mas o som já vai na noticia a seguir é giro …

        • Manuel says:

          Aonde é que é a residência do amigo???

          Penso que não falará do todo nacional, não é???

          • Rui Costa says:

            Logicamente que não falo pelo território nacional, apenas me cinjo ao concelho de Armamar.

            Mas, tenho a certeza absoluta que me basta contactar amigos de várias zonas do país para ter a confirmação que o meu problema não é residual!

        • VP says:

          Lá pela tua experiencia ser boa não significa que a da restante população também o seja.
          Tenho a mesma experiencia do Rui Costa, em dias boas vejo bem com qualidade mas em dias de chuva a imagem começa a apresentar problemas até chegar a um ponto que não se consegue ver.
          Além do valor que o estado ganhou também ainda estão por chegar os novos canais que foram publicitados como sendo uma das mais-valias do TDT.

          • Sergio J says:

            Claro que haverá pessoas que estão em zonas sombra e terão más condições. Mas em termpos de percentagem de população é pequena. E não me venham com a falácia da percentagem territorial.
            Da mesma forma que me questionas acerca de extrapolar a minha boa experiencia, eu também posso questionar se não estás a extrapolar a tua.

            se tiveres 1000 pessoas bem e uma mal, só se vai ouvir a que está mal.

        • Paulo R says:

          Se era assim tão bom, não tinha mudado!!!

        • James Bond says:

          Exmo.Sr. Sergio J

          Por acaso não será V.Exia., colaborador de alguma das empresas do sector, nomeadamente da PT ou de algum organismo relacionado com o sector, nomeadamente a ANACOM?

          Antecipadamente grato pelas informações que V.Exia., prestar sobre esta questão.

          Melhores cumprimentos,

        • Sergio J says:

          tenho pessoas na minha zona que tb se queixam. E sabem porque se queixam? Porque não tem uma instalação minimamente em condições

          • Manuel says:

            LOL

            Não diga mais nada!!!

          • Rui Costa says:

            Amigo Sérgio, convido-o a dar um passeio neste concelho para lhe mostrar muitos exemplos….

            Logicamente que não lhe poderei mostrar a percentagem real, porque entretanto, muitos migraram para a operadoras por satélite, para poderem ver os 4 canais “básicos”.

      • Miguel Alho says:

        O atraso não está na qualidade da imagem oferecida, está no facto de que simplesmente não funciona em uma boa parte do território. Enquanto que toda a gente tinha sinal de tv (analógico) com mais ou menos qualidade, com mais ou menos “chuva”, com o TDT, havendo qualquer falha /erro a recepção, há uma interrupção do receção, ficando o utilizador sem imagem / som. Black screen. Não há algoritmos de tratamento de erros que aguente.

        O seja, passamos de algo que funcionava “sempre” com mais ou menos qualidade para algo que funciona de vez em quando, ainda que com muita qualidade quando funciona. O problema é que normalmente não funciona quando é esperado.

    • lmx says:

      Já somos dois…

      Moro em Lisboa…e não tenho TDT…isso foi uma falácia, ainda ontem fui comprar mais material, para ver se amplifico o sinal!!Existem zonas que teem uma cobertura mediocre!!

      Sim moro no centro da Cidade, e sim tenho antena externa com cerca de 2.5 a 3 metros de varão!!

      É uma vergonha!!depois dizem que temos País mais atrasado que o nosso…só em África meus caros!!

      • Metes sim says:

        Metes via satélite, mas tens de te inscrever na PT, e só para uma televisão, e tens de ter o cartão descodificador, mas certifica-te que lhes dás um número de telefone descartável porque vais ter muitos telefonemas a ver se não queres melhorar a quantidade de canais a preços muito jeitosos… xD ME(D)O

  2. Audigy says:

    Sempre que alguém levantar questões acerca da deficiente implementação da TDT e da passividade em corrigir seja o que for, já têm mais uma desculpa… demoras inesperadas/problemas/optimizações na implementação do sistema de monitorização da qualidade de sinal.

    Entretanto vai-se gastando dinheiro e os conflitos de interesses nas operadoras continuam, até a população estar farta e cansada e lentamente ser forçada a pagar se quiser ter um serviço minimamente estável.

    Convenhamos que o governo central tem todo o interesse nisto pois sempre são mais uns euros de IVA que são facturados mensalmente por agregado familiar.

  3. Malic x says:

    Falta saber quem paga mais um sistema caríssimo para monitorizar os erros grosseiros da implementação da TDT.

    Somos nós é claro, pois a PT não teve culpa nenhuma.

    Eu tb gostaria de ver TDT Imaculada. Mas deve ter voado com o espírito santo. Já tive vários técnicos da TDT a monitorizar o sinal. Encontram sempre desculpas. Mas se não pagar a mensalidade da TV por subscrição garantidamente ando 25 anos para trás.

    Tugalandia no seu melhor.

  4. Manuel says:

    É mais uma manobra para a ANACON não fazer aquilo que lhe compete e assim continuar a gastar o dinheiro dos contribuintes com “esquemas” mafiosos.

    Continuo a dizer, acabem com ANACON porque pelo menos poupam-se alguns milhões, sim é verdade, MILHÕES!!!!

  5. Beto says:

    Fantástico, mais um aparelhinho, é pá deixem-se de musica isto dá TDT, não interessa aos operadores privados por isso temos de aderir aos pacotinhos, vejam a TDT de Espanha, França, Itália ,UK, e nós com 4 canais e um digital que emite a negro há 2 anos, uma autêntica vergonha, apenas para ocupar largura de banda, onde poderiam estar mais uns quantos canis! Enfim, sempre pequeninos! Vejam a TDT de Espanha e os canais que emitem, aqui, só pacote pago, Disney,Paramount,fox,mtv,holiwwod,discovery, além de que a Eurosport e Euronews deveriam estar na TDT portuguesa por ser canais europeus de sinal aberto! etc, etc, etc.

  6. Gonçalves says:

    Depois de uma implementação vergonhosa é que se lembram de monitorizar?

    A culpa das falhas foi da Anacom que não obrigou a PT a cumprir com o que estava estipulado de início!

    Assim que a PT desistiu dos canais pagos na TDT (para lançar o MEO) devia ter sido imediatamente erradicada do processo.

    O que nos vale é que a Anacom está muito preocupada com as falhas… O serviço vai melhorar IMENSO!

  7. lmx says:

    A ideia da box é boa, e fico contente por ver uma empresa nacional a lançar algo para o mercado.

    Eu até pensei que já existisse disto implementado pelo País?!

    No entanto gostava de ver artigos de consumo ai nas lojas e nem um…

  8. Bruno Rocha says:

    Trabalho numa empresa que trabalha á imensos anos com sistemas de antenas e desde que apareceu o TDT tem se verificado que 95% dos problemas que existem na captação do sinal são os habilidosos sem formação e equipamento adequado.
    Não tenho nada contra quem trabalha e queira ganhar dinheiro mas quem está no ramo sabe que com a TDT não basta apontar a antena a olho e rezar para que fique bem. Existem muitos factores a ter em conta e sem um bom medidor de campo dificilmente se consegue obter o rendimento máximo numa instalação TDT.
    Á parte disto a TDT em portugal é miserável, obrigaram as pessoas a adaptar-se com a promessa de que iriam ter mais canais e tivemos apenas o maravilhoso canal da AR. enfim…..

    • Zé de Gaia says:

      Explica lá que equipamento adequado eu preciso além de um tv com receptor para receber o sinal e de uma antena para captar o sinal. Tenho que contratar o serviço a um técnico como tu? E já agora quanto cobras para efectuar a dita instalação?

      • Miguel says:

        Olha precisas de um medidor de campo, podes precisar de atenuadores/amplificadores..uiiiiiii uma serie de coisas que.

        Porque até se pode chegar a conclusão que para o local especifico tem que ser uma antena xpto, ou y tudo depende de local para local.

        Como o colega disse em cima, “habilidosos” está Portugal cheio mas quando acontecem problemas a culpa é da “TDT”

      • Bruno Rocha says:

        Não vou utilizar este espaço para publicitar a empresa nem para fazer negócios porque não é a sua finalidade.
        Mas como o Miguel disse, podem ser necessárias várias coisas, entre elas como ele disse e bem, o medidor de campo. Muitas das vezes, e falo da zona do Porto nem é necessário nada além de corrigir a posição da antena. No Porto existem diversos emissores que como se sobrepoem uns aos outros provocam ecos (Imagens pixilizadas, a parar, som desfazado da imagem). O maior problema é que a anacom e a PT andaram a publicitar que era só ligar o receptor e voilá TDT.. era bom que assim fosse mas não é assim. Na zona do Porto atéá pouco tempo a TDT funcionava no canal 56 em todos os emissores, agora o do Monte da Virgem emite no canal 42. Na altura desta mudança de canal muitos vigaristas cobraram as pessoas ma simples sintonia num receptor ou TV. Como já disse é simples mas não é tão simples como se pensa.

  9. Zé de Gaia says:

    A ANACOM devia ser extinta,não serve para nada, as operadoras fazem o que querem e lhes apetece a seu belo prazer e sempre nos era poupada a ilusão de que alguma coisa ia ser feita.

    • Metes sim says:

      É verdade.
      São uns incompetentes de 1ª classe!
      – A primeira incompetência é deixarem meter tudo na mesma frequência… deviam ser várias frequências, para não se interferirem umas zonas nas outras (com reflexos de vários sinais);
      – Muitas vezes uma antena mantêm o sinal no ar, mas deixa de imitir, e bloqueia as outras zonas à volta porque os aparelhos ficam todos malucos (se tivessem em frequências diferentes não acontecia isto);
      – Devido ao problema do TDT em Espanha, deviam ter adoptado uma encriptação (com códigos conhecidos) ou algo do género que filtrasse o sinal Espanhol e só deixa-se entrar o sinal Português nas caixas, mesmo que o sinal Espanhol chega-se mais forte na fronteira.
      – A empresa que tem a distribuição do sinal a seu cargo (os incompetentes da PT) deveriam ser obrigados por lei a cobrir 100% do território nacional por antena e ainda via satélite mas sem necessidade de cartões, basicamente cada um comprava um kit de satélite ou usava um existente e que desse para colocar o sinal na casa toda/ prédio todo… que podia servir de alternativa em caso de falha do sinal terrestre (os satélites também avariam).

      • Gonçalves says:

        Só um pequeno pormenor que parece que todos esqueceram.

        Quando a PT ganhou o concurso estava obrigada pelo caderno de encargos a implementar canais pagos na TDT. Mais tarde, e com a oposição dos concorrentes (andou nos tribunais até á relativamente pouco tempo) desistiu desses canais.

        Por esse facto a PT deveria ter sido automaticamente desclassificada e o concurso atribuído ao concorrente que ficou em segundo.

        Como em portugal tudo passa impune, a PT limitou-se a desistir destes canais.

        Depois disso, foi a vergonha que todos conhecemos e que acabaste descrever.

  10. Correia says:

    Eu vou dar a minha opinião:
    É evidente que existe locais onde o TDT funciona muito bem.
    O contrario tb é verdade.
    O que não é correto é a PT ter sido o parceiro escolhido para instalar a TDT, isto era um facto anunciado. O MEO e a ZON sabiam que com esta má implementação iriam ganhar cota de mercado. A MEO colocou no terreno toda a sua força de vendas, pq os clientes que deixaram de ter TV passaram a aderir. Os da ZON de uma forma mais discreta, pq só a PT sabia onde as pessoas não teriam cobertura. A ZON se sabia destes aparelhos já tinha comprado uma boa quantidade.
    Quanto ao colega que informa que com o material certo isto é uma maravilha, eu relembro que uma das bandeira desta reforma era acabar com a teia de antenas exteriores, que pelos vistos não funcionou.

    • lmx says:

      subscrevo na integra…

    • Sergio J says:

      Concordo com quase tudo o que dizes, excepto com útima parte. As antenas teriam de existir sempre. O que se falou foi num reforço do sinal junto dos centros históricos de forma a que uma antena interior pudesse ser suficiente. A ausencia de antenas exteriores era apenas para estes casos.

      De resto concordo em tudo contigo. Se falo bem do TDT, já não o posso dizer da postura comercial. Isto sempre foi um bombardeio de ofertas comerciais.
      Mas no fim acabaram por me oferecer 1 ano de subscrição da Meo Satelite, onde só pago a box. No final posso cancelar ou continuar por apenas 9€ (ou 9 e qq coisa + box).

  11. Gerardo says:

    Eu vendo gado. Entretanto ganhei um concurso para incentivar as pessoas a virarem vegetarianas. Claro que vou fazer o meu melhor para ser bem sucedido e converter o maior número de pessoas em Vegans….. E viva Portugal

  12. Pedro Ribeiro says:

    A “qualidade DVD” da TDT, é a mesma (se ignorarmos a compressão)que já tinha o sistema analógico que veio substituir (para já, pelo menos)sem vantagens. Evolução seria passar para “qualidade BluRay”. Quanto às instalações deficiente, estas sempre existiram. A diferença é que no sistema analógico se traduzem em ruído e fantasmas, que muitos assumem como característica do sistema analógico e nem se queixam (por isso, muitos ainda vão na conversa da melhor qualidade de imagem na TDT). Quando a mesma instalação passa a receber apenas a TDT, acontece o que aqui foi descrito. Em boas condições de propagação, temse imagem com “qualidade DVD”. Quando estas condições deixam de ser as ideais, quando no analógico se traduzia em ruído, na TDT resulta na total ausência de imagem e som.

  13. CMatomic says:

    Porque comentar sobre a TDT num pais onde 79% das casas já têm televisão paga em casa .

    Os Portugueses têm aquilo que merecem , serem os que mais pagam para ver televisão .

    Quem confunde a TDT como um serviço , não sabe na realidade o que é a TDT .

    Alias esta TDT é inconstitucional .

    O Português só se vai lembrar de um direito que tem direito quando a carteira estiver vazia , e não tiver a massa para pagar ao meo e zon .

  14. Gonçalo says:

    A ver se eu percebi bem (agradeço que me corrijam caso tenha percebido mal).
    Depois de uma migração forçada para TDT, feita de forma a empresas venderem milhares ou milhões (menos de 10 entenda-se)
    de aparelhos, ou a forçarem as pessoas a migrar para Zons e afins indirectamente, termos na mesma 4 canais com programação que entretem/estupidifica com algumas excepções e pouco mais (apenas a minha opinião), agora para resolverem o problema de má cobertura temos de pagar por uma aparelho para a ANACOM monitorizar algo que eles deviam ter feito desde o inicio?
    Percebi bem?
    Se sim não era mais simples voltarmos a idade média, indulgências era vendo bem menos descarado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.