Quer testar a velocidade do acesso à Internet de forma simples?
A "qualidade" da Internet a que temos acesso mede-se, de forma muito básica e resumida, à velocidade que podemos aceder a sites, páginas web e outros conteúdos aí alojados.
Tipicamente, quanto maior a velocidade que conseguimos obter esses conteúdos, mais rápida e melhor qualidade tem. Existem vários métodos de fazer esse teste de velocidade, e hoje trazemos mais um, usando as janelas de terminal dos sistemas operativos.
Existem várias formas de testar a velocidade da Internet, todas recorrendo ao mesmo método, e todas usando o browser (1|2) para esse teste.
Mas e se o utilizador quiser uma ferramenta mais simples e mais consistente? Existem alternativas que podem ser usadas e que simulam da mesma forma, recorrendo a ferramentas que já estão no seu sistema operativo e que podem até usar no dia-a-dia.
Hoje vamos apresentar dois exemplos que podem usar no Linux ou no OSX, recorrendo apenas ao terminal, com um simples comando aplicado no sistema. Os utilizadores do Windows, que não têm estas ferramentas instaladas, podem simplesmente instalar o Cygwin e depois fazer a sua instalação.
São dois comandos que podem ter já disponíveis e que vos vão dar uma perspectiva real da velocidade com que conseguem transferir dados da Internet.
De forma muito resumida, o que esses dois comandos fazem é descarregar um ficheiro da Internet, ao mesmo tempo que apresentam, entre outros dados, a velocidade com que essa transferência é feita.
Ambos descarregam o ficheiro, mas não o escrevem em disco, pelo que não se precisam de preocupar em elimina-lo posteriormente.
Wget
Esta ferramenta está, por norma, instalada na maioria das distribuições Linux que estão disponíveis actualmente.
Para usarem o wget apenas necessitam de copiar o comando que apresentamos abaixo num terminal e vão de imediato visualizar os resultados que são obtidos durante o download.
wget -O /dev/null http://speedtest.sea01.softlayer.com/downloads/test100.zip |
Eis um exemplo de um output da execução do comando apresentado:
Notem que o resultado da velocidade de descarga do ficheiro vai variando, mas consegue dar-vos uma estimativa real da velocidade que está disponível.
Curl
O Curl está presente de raiz no OSX e por isso é mais indicada a sua utilização neste sistema operativo. Pode no entanto ser usada no Linux também, com os mesmos resultados.
Mais uma vez apenas necessitam de copiar o comando que aqui deixamos para uma janela do terminal e ver os resultados que vai apresentando. A única diferença, para além do próprio comando, é a flag usada para a definição do output, que neste caso é um o minúsculo.
curl -o /dev/null http://speedtest.sea01.softlayer.com/downloads/test100.zip |
Eis um exemplo de um output da execução do comando apresentado:
Se pretenderem podem utilizar ficheiros de diferentes tamanhos para realizarem estes testes de forma mais rápida ou em situações de ligações mais lentas.
Para isso podem simplesmente alterar o endereço usado para outros valores. Se pretenderem ter uma maior granularidade do tamanho desses ficheiros, usam os que o site thinkbroadband.com disponibiliza, que vão desde os 5GB até ao 5MG.
100MB: http://speedtest.sea01.softlayer.com/downloads/test100.zip
10MB: http://speedtest.sea01.softlayer.com/downloads/test10.zip
Esta é uma das formas mais simples de testarem a velocidade de download que têm disponível, sem as complicações de terem browsers a serem usados e a dependerem de java ou outras tecnologias.
Com um simples comando num terminal têm acesso a informações úteis e que mostram o quão lenta ou rápida está o vosso acesso à Internet, indo muito para além do que vos parece e confirmando ou refutando as vossas suspeitas.
Este artigo tem mais de um ano
ha alguma forma de ter o windows a preferir sempre ligalão por cabo de rede em relação ao Wi Fi?
ou seja, se estivermos em qualquer lado com acesso a rede wi fi se ligarmos o cabo de rede o wisdows deixar de utilizar o wi fi e passar a utuliar a ligaçao por cabo de rede que deve ser mais rápida?
isto se o windows nao o fizer já por defeito…
obrigado
Mas o Windows ja faz isso por defeito
cool
eu desconfiava que sim, mas nao tinha a certeza.
obrigado
😉
Penso que o windows 8 faz essa preferencia. As versões anteriores tem que se alterar la uma ordem.
eu estou no Win 7 e acho que ele esta a fazer isso
Sempre foi assim. O Windows 8 até faz melhor: se ligares por cabo à MESMA REDE que o Wifi, ele automaticamente desliga o Wifi pois é inútil teres duas ligações para a mesma LAN. Assim que tiras o cabo de rede ele liga novamente o Wifi. É nice para poupar pilha quando se está no portátil.
No win 8 podes ser meter em modo de voo quando ligas o cabo, apesar da automatização.
Sony Vaio. desligo wi fi no botão. Simples e deveria ser referência.
+1
ou entao vão ao “speedtest” e ficam melhor servidos, simples e sem instalaçao ou downoads.
é sempre preciso fazer downloads…são é feitos para uma pasta temporaria…
aqui no caso com /dev/null nem sequer é guardado download…ou seja não tens o overhead de teres que ter o teu cpu a guardar os dados(são descartados…)…
mas é feito download…claro!!
Não sei bem para quê os operadores não são obrigados a garantir velocidade minima, a ANACOM nada faz.
Contratei 100Mb qd fui medir andava a 30Mb e depois de reclamar passou para 50Mb
O que tu contratas-te foram velocidades até 100Mbps. A velocidade que tens depende de quantas pessoas estão a utilizar a largura de banda disponibilizada pela operadora no teu local de residência. Por exemplo se na zona onde vives a tua operadora tiver uma largura de banda de 1Gbps e existirem 12 utilizadores tu nunca vais ter os teus 100Mbps porque isso iria por em causa a ligação de 2 clientes, ou seja, em média cada um teria 83Mbps. E claro que a tua distancia em relação ao equipamento (não me recordo do nome) onde esses 1Gbps chegam também conta assim como o meio por onde os pacotes passam até tua casa.
Lá vem mais um defender os ISP´s.
Irra!!! Paga por 100Mbps, tem que ter 100Mbps.
És Ministro para ser falacioso?
Se não tem 100Mbps e obtém apenas 20Mbps, deve para 1/5 do tarifário aplicado.
É simples, e é pôr esse F D P a mexer!!!
Querem vender? Também eu! Mas eu sou justo.
E como é que mediste? Uma “anomalia” destas precisa de mais dados para nós acreditarmos.
.
Eu também tenho os 100 mega light da Zon e se fizer o teste por cabo Lan até atinjo 120 Mb/s com um Pc que tem portas de 1 Gb/s. Isto com o qos.sapo.pt
Mas se fôr com um Pc que tem portas Lan de 100 Mb/s não tenho mais que 80 no teste.
E se fôr em Wifi, 55 Mb/s já é muito bom.
.
Portanto é preciso explicar melhor.
Ahhh???
Num oisso…
Xiko esperto
O que é uma “anomalia”???!!!
Num aquearditas??? Na tua terra os bois dão leite???
Sabes o que é WiFi???
Tens puortas de 1GB???
mas porquê, nao existem portas de rede de 1Gb??
Eu acho que o xiko37 tem toda a razao, vejo isso acontecer por onde faço testes de velocidade.
E como ele diz que tem 100Mb da ZON nao deve ser da terrinha mas sim da cidade.
Cidade, pois. E é exacto o que eu disse e repito 🙂 🙂 🙂
O Hub da Zon tem portas de rede de 1 Gb/s.
O Meu nootbook N700 também tem uma placa de rede Lan de 1 Gb/s.
Logo, testes reais.
…notebook… (gralha)
Mike Santos
-> 1º aprendes a falar
-> 2º ouves as outras opiniões
-> 3º Lês uns manuais para não estares a dizer coisas sem sentido quando não tens toda a informação.
Existem diferenças gigantes no fornecimento via cabo e através dos operadores móveis…e mesmo no serviço via cabo exepto fibra (FTTH) todos os restantes estão sujeitos a degradação de serviço como por exemplo a distância à central do ISP.
No caso da Vodafone ADSL que é o serviço que possuo (actualmente descontinuado), apenas vendem 24Mbs (o máximo através de ADSL) e por 20€. O sinal apenas me chega a 10Mb mas devido à rede da PT que é a proprietária de toda da linha e cobre.
Mike Santos
51 anos de informática. Cuidado com o palavreado, não sabes com quem estás a falar !!!!
eu uso isto para windows é mto bom.
http://rex.pt/medvel
E se os operadores começarem a fazer batota como aconteceu nos benchmarks de uma marca de telemóveis?!
Começarem a dar prioridade ao tráfego para esse tipo de sites e rotas mais curtas (não sei se esta última é possível).
Até porque os resultados do qos.sapo.pt variam sempre em relação a outros.
Ah espera, mas isso é porque o operador garante X velocidade só até eles, ah espera lá, e se o lado de lá tiver um upload ridículo e não usar CDNs, ou se a rota por algum motivo meter uns hops pelo meio sem sentido nenhum, ou, etc, etc, etc N factores que influenciam a velocidade ????
Bah, estas discussões de velocidade começam a ser desnecessárias 😐 Digo eu, não sei…
São desnecessárias, mas mais frequentes do que pensas!
Eu entendo KitKat, estava só a ser um bocado irónico 😉
OK, realmente é o melhor método para testar as velocidades, mas há algo que faz comichão na cabeça, isto apenas vai servir para testar a velocidade entre o servidor (neste caso da softplayer) e o nosso PC. Penso que não será a melhor opção, pelo menos para quem não se encontra perto do servidor. Pplware, sempre podiam ter apresentado o método que os técnicos da sapo usam, sacar o Sapo Messenger, ou então uma alternativa localizada em Portugal, visto que o Sapo Messenger já não se encontra disponível.
Se quiserem testar mas com algo em “Portugal”,
Podem usar os da NFSI que estão disponiveis aqui:
http://mirrors.nfsi.pt/speedtest/
Qualquer um deles deve servir.
PS – Um desses é servidos ao speedtest.net quando o mirror escolhido é o da NFSI.
Cumprimentos e Larguras
+1
e dá para aceder por FTP em ftp://ftp.nfsi.pt/pub/speedtest/ 😉
Depois… é só fazer as contas… hehehe
Costumo usar o speedtest.net
tambem continuo a usar o speedtest , os gajos da meo quando vieram ca instalar fibra utilizaram o speedtest para fazer testes de velocidade, troquei recentemente de router e ont que se foram durante a trovoada e o novo tecnico voltou a medir com o speedtest,quanto a zon anda vender gato faz contractos e diz que é fibra e não é, quando questionada , amigavelmente aumenta a velocidade ao cliente….
Que horror, não percebi nada…
Eu estou muito satisfeito com a Zon. Contratei 100 mega, na factura diz que são 120 wideband, e se faço testes até me dá 122 Mb/s.
.
Ora isto é que me interessa que me vendam Megas e que eu tenha o contratado.
.
Agora se os Megas vêm pela fibra, pelo cobre, pelo cano da água ou pelo esgoto, não me interessa. O que me interessa é que eu tenha os 100 Mega que comprei. Eu não comprei fibras… :):):)
🙂 🙂 🙂
acabas por ter razao , mas…se realmente tiveres a velocidade contratada, agora imagina que tens na factura 100mb fibra e pagas todos os meses o serviço fibra de 100mb e andas a 30mb…bem ai ja é lamentavel , foi o que aconteceu em vila das aves , a zon tinha sinal por cabo coaxial e fazia contratos de fibra a 30mb e pagava-se de 100mb , quando confrontados os tecnicos de rua disseram que a zom não possui fibra aos co0nsumidores domesticos , so nos servidores e estaçoes/centrais…agora ja começaram a compensar os cliente apos centenas de reclamaçoes de vila das aves, agora anda-se entre 100 a 140mb
Sou da mesma opinião.
Mas imaginemos, por exemplo, que o nosso router e/ou cabos não têm as características necessárias para suportar a velocidade contratada. Cabe à operadora, substituir os equipamentos, certo?
MODERAÇÃO.
Isto devia ser cortado, não é comentário que se apresente. O PPLWARE a admitir disto só tem a perder. !!!
Mike Santos
7 de Fevereiro de 2014 às 9:04 am
Ahhh???
Num oisso…
Xiko esperto
O que é uma “anomalia”???!!!
Num aquearditas??? Na tua terra os bois dão leite???
Sabes o que é WiFi???
Tens puortas de 1GB???
Muito bom 🙂 obrigado
Todos os fóruns são interessantes, e aprende-se sempre algo com a troca de informações mas é desnecessária gente que não tem o espírito aberto à dignidade e à educação. Lá por se estar em desacordo com algo, não quer dizer que se parta logo para o insulto, que indentifica imediatamente pela negativa quem o promove. Estou-me a referir a esse tal mike
Ora nem mais…
Com os comandos indicados só conseguimos obter a velocidade de download à algum comando em que consigamos obter também o valor de Upload e Ping ?
Obrigado