Em 2013 venderam-se 760 mil tablets em Portugal
A venda de computadores portáteis em Portugal no ano passado atingiu as 548 mil unidades, o que equivale a um decréscimo de 8,5% face a 2012. Analisando por canal de distribuição, o segmento de consumo caiu 6%,e o segmento empresarial -9%, consequência da forte retração sentida ao longo de todo o ano. Relativamente ao mercado dos tablets, em 2013 venderam-se 760 mil unidades, o que equivale a um crescimento de 134% face ao ano anterior.
Estas são algumas das conclusões da Toshiba relativamente a 2013, na oitava edição do seu Observatório, uma iniciativa que analisa a evolução do mercado tecnológico e aponta tendências para os próximos anos.
O Observatório Toshiba realça que os primeiros 9 meses de 2013 foram instáveis mas que a procura por estes equipamentos tecnológicos voltou a ganhar força depois do Verão. O clima de confiança e os indicadores económicos positivos divulgados no final do ano, contribuíram para o aumento, procura reforçada pelo lançamento do Windows 8.1, no segmento consumo, e pela renovação dos parques instalados no sector empresarial.
Excluindo netbooks, os portáteis registaram um crescimento de 3%, o que reforça o posicionamento da ultramobilidade, que já representa 21% dos portáteis vendidos em 2013. Os portáteis com ecrã táctil continuam a ganhar peso, representando 5% das vendas.
Relativamente ao mercado dos tablets, em 2013 venderam-se 760 mil unidades, o que equivale a um crescimento de 134% face ao ano anterior. A quantidade de tablets vendidos ultrapassou os portáteis, situação que se inverte quando analisamos o peso em valor de cada segmento – em que os portáteis representam mais de 70%. O crescimento dos tablets resulta essencialmente do seu baixo preço, tendo preço médio 3x inferior aos portáteis.
O Observatório Toshiba conclui ainda que o mercado consolidado de portáteis + tablets continua a crescer. Em 2013 foram adquiridos 1.3 milhões de unidades, +42% que em 2012, prevendo-se que em 2014 se ultrapassem os 1.5 milhões de unidades.
O mercado portáteis deverá regressar ao crescimento positivo em 2014 (0 a 3% YoY), mantendo-se a tendência positiva do final de 2013 . O fim do suporte ao Windows XP irá ser um catalisador da procura no segmento B2B, que deverá consolidar-se pelas empresas que se preparam para modernizar o seu parque instalado e investir em ferramentas de produtividade. O segmento de consumo será animado pela chegada de novos e mais atractivos formatos híbridos e ultra portáteis.
Toshiba Portugal consolida presença
Para a Toshiba Portugal, 2013 foi um ano de reforço do seu posicionamento no mercado dos portáteis. Em 2013 a Toshiba Portugal registou um volume de vendas de 118.000 portáteis, atingido uma quota de mercado de 22%.
Segundo Joao Amaral, Regional General Manager Portugal e Espanha “Para 2014 os principais objectivos da Toshiba Portugal são reforçar a quota de mercado dos portáteis acima dos 20%, crescer 5% acima do mercado e consolidar como player relevante no ecossistema Windows. Manter a aposta estratégica no mercado empresarial, por ser aquele onde estão as maiores oportunidades, sem perder enfoque no mercado consumo”
Este artigo tem mais de um ano
Olá! fazendo um pouco de offtopic;
Estou interessado em comprar um tablet com windows. Quais os melhores considerando a relação qualidade/preço?
Obrigado
http://www.bqreaders.com/productos/tesla-w8.html
+1
+2
Dell Venue 8 Pro (32GB) http://www.dell.com/us/p/dell-venue-8-pro/pd?oc=fncwv8p01h&model_id=dell-venue-8-pro
Asus T100 sem qq sombra de duvida:
http://www.asus.com/in-search-of-incredible/us-en/asus-transformer-book-t100/
Se vires as respostas, a resposta certa é: depende.
Nos mini-tablets tens o Dell Venue 8 Pro
Nos maiores, tens o Asus T100.
Se quiseres um tablet topo de gama, tens, se conseguires encontrar, o Surface Pro 2.
Se quiseres ficar pelo Windows RT, tens o Surface 2.
Esse numero referente aos tablets parece um pouco desfasado da realidade, não deve de estar contabilizado os brinquedos vindo da Ásia ou até de vendas em grupo do país vizinho ou mesmo de Amazon e ebay. Quanto aos números demonstra bem que Portugal não tem assim uma crise tão grave como pintam.
Isto não quer dizer nada… a crise continua e quem vive mal continua a viver mal. O maior problema em Portugal é a falta de emprego, porque quando os dois membros dum casal têm emprego á sua maneira conseguem sustentar uma familia. E tenho o pressentimento que mais de 50% destes tablets custa menos que 80%… basta ver os modelos que estão á venda nas lojas. Aparelhos com hardware e software antigo mas que é barato e serve para muitas pessoas e que oferece muito mais do que um smartphone pelo mesmo preço. São muito mais baratos que um portátil e por vezes muito mais portáteis e mais simples. Suportam com o uso de um utilizador comum… navegação, uns joguitos e multimédia.
Eu mesmo tenho um de gama barata (hp slate 7) e serve perfeitamente para o que quero… ter um ecrã maior do que no smartphone. Não se trata de crise, trata-se não gastar mais dinheiro quando não existe a necessidade.
E a google vendeu a Motorola?
WTF?
http://www.androidpolice.com/2014/01/29/google-will-reportedly-sell-motorola-mobility-to-lenovo-say-reuters-and-china-daily/
OT: Notícia de última hora: Google vende Motorola á Lenovo (Fabricante chinês de portáteis, telemóveis e tablets).
Quem é que anda em blogs de tecnologia e nao sabe quem é a Lenovo? 😀
Pois, os tipos que compraram os thinkpad à IBM…
e os servers x86 xD
Nem sanai que já tinha mesmo adquirido…
De qualquer forma, têm feito um bom trabalho nos portáteis thinkpad, o esto não sei…
Se comprasse um portátil que não fosse Mac, era 100% certo que ia para lenovo.