PplWare Mobile

MailTrack – Saiba se o destinatário leu o seu Email

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Nelson says:

    Um bocado de desrespeito ao receptor.

    • Angelo says:

      Não vejo porquê. É o mesmo com os telemóveis. Se ligo e chama, é porque o receptor recebeu a chamada. Se responder à chamada, é porque atendeu…

      E se quisesse ler o nosso email sem nós sabermos? Bem, então aí é desrespeito dessa pessoa, receber o email e não responder. 😛

      • Romeiro says:

        Será que leste esta parte:
        “Poderá saber que foi num PC, Mac, iPhone, iPad etc. O plugin é capaz ainda de mostrar a localização onde o destinatário o abriu e se foi usado algum link existente no corpo do mail enviado.”

        Agora quem me envia emails fica a saber o meu SO, o meu device e a localizacão onde o abri.

        Nada disto viola a minha privacidade….

        abre a pestana!!!

        • Angelo says:

          Mas se não quiseres que saibam onde abriste o email, não o abras.

          Se alguém te ligar para o telefone fixo e atenderes, também ficam a saber onde estás.

          • darth says:

            estas a comprara o incomparável… e em desespero a pegar em argumentos que nao sao a mesma coisa

            enfim, é a geração do umbigo, onde sempre se tem razao

      • Ricardo Trindade says:

        É isso mesmo: desrespeito dessa pessoa, receber o email e não responder! Concordo plenamente! E é do que mais acontece!

    • Ei says:

      Quando andares à procura de emprego e depois de mandares mais 20/30 e-mails por dia e vires que não obtens resposta vais ver que isto até da jeito 😉

    • André says:

      Desrespeito ao receptor porquê?
      É útil para alguns emails profissionais em que convem saber se realmente o email foi aberto e quando.
      Os CTT têm serviço de aviso de recepção de uma carta ou encomenda, não vejo grandes diferenças.

    • Nelson says:

      O e-mail sempre funcionou com funciona, e é isso que temos vindo a esperar.

      Também é possível solicitar recibos de leitura, sem recorrer a esse método “automático”.

      @Ei, e? Que é que me interessa se leram ou não o meu e-mail, para mim, só me interessa a resposta.

      • sandra says:

        O gmail não tem essa opção de avisos de leitura.para ti pode não interessar, mas interessa a muitas outras pessoas.Trata-se de uma funcionalidade muito util.

        • Nelson says:

          E já que te interessas, em muitos clientes e-mail, quando abres um mail, e tem imagens externas, ele não as mostra automaticamente, e o motivo é exactamente este, e de outros potencialmente perigosos (como permitir tracking de uma mensagem de spam).

      • Slynth says:

        Ve se mesmo que nunca tiveste que enviar vários emails para conseguir um trabalho

        • Nelson says:

          Ai é?

          É isso, ou se calhar, sei mais que tu neste aspecto.

          Além disso, acho que se fizer isso na minha área, o mais provável é que me excluam logo porque “se calhar” pensam como eu…

  2. george says:

    É uma excelente ferramenta mas….. Quem me garante que esse ficheiro é seguro.
    Porque é que o Gmail não faz um update automaticamente e o usuário aceita a permissão?
    Obg

  3. Angelo says:

    É possível tirar a assinatura que o MailTrack acrescenta aos nossos emails (para além de apagar manualmente em cada email que enviamos)?

    Falam em privacidade mas depois inserem publicidade ao serviço deles em todos os emails que enviamos 😀

  4. Marcos F says:

    Nao confio nada neste tipo de aplicações…quem me diz que eles nao vao ler os emails tambem…ja basta a google controlar isso…

  5. Pedro Ferreira says:

    Pena que não haja esse plugin para Firefox.

  6. Midepa says:

    Ok. Nada como voltarmos ao método antigo.
    CTT – CARTA REGISTA E COM AVISO DE RECEPÇÃO.
    Assim temos sempre a certeza que recebeu. Se leu ou não azar de quem recebeu.
    Quem não deve não teme. Se damos o nosso mail a um terceiro qual o problema de o remetente saber que que lemos?

  7. Joao Araujo says:

    Até entendo que o plugin aceda à minha conta de mail mas aceder à minha atividade de navegação ?

    Só instalo plugins em browsers onde não faço nada de pessoal. Consultar o mail deveria ter muitas garantias de privacidade.

  8. Lugopt says:

    É uma funcionalidade básica do mail que ao longo destes anos a Google ainda não conseguiu implementar? E agora quando se implementa não dá hipótese ao destinatário de não informar o autor quando leu o mail?
    Como eu gosto do meu Outlook. 🙂

    • Gerardo says:

      Essa funcionalidade não faz parte dos Standards de e-mail. E os recibos do teu querido Outlook (crapware) são iguais a zero. O outro lado envia o recibo de leitura SE QUISER. Logo não tem utilidade nenhuma. A Google nunca implementou porque nunca quis implementar. Está bem explicito em vários fóruns deles. E como não é um standard, quem recebe a tua mensagem, se estiver a utilizar (visto um cliente de e-mail que não tenha implementado essa função , nem sequer vai ver que pedidste um

    • Skilo says:

      O Google tem essa opção, mas apenas para a versão profissional. Com custos mensais.

    • Helena says:

      o outlook é bom quando usamos sempre a mesma máquina para trabalhar ou para enviar e receber emails…agora quando acedes a vários computadores o outlook deixa de ser funcional…

  9. ElectroescadaS says:

    Por acaso é coisa que não ligo a mínima. Como o meu correio eletrotécnico é pessoal e não é de como direi super importante, pouco me afeta os vistozinhos da ordem. Agora quem faça uma gestão de correio eletrónico profissional acredito que tenha todo o interesse numa aplicação dessas…

  10. Wake Up! says:

    A Google, Gadget sobre Gadget, Serviço sobre Serviço, e com as suas “Políticas & Princípios” (Termos e condições de privacidade) está a pôr em causa as liberdades individuais dos cidadãos como se tudo fosse uma brincadeira de miudos!
    O mais grave é que só raramente alguem levanta este problema, pois o foco das pessoas fica-se tão só e apenas pelos serviços e gadgets em si…
    Esse abuso está a acontecer a este ponto derivado ao facto de a esmagadora maioria das pessoas serem virtualmente iletradas, ignorantes ou simplesmente imbecis. (é triste mas é a realidade)
    É no minimo, éticamente reprovável, mas pessoalmente estou certo que eles estão a pisar o risco do que é moralmente e legalmente admissível.
    E se estão a pensar que as instâncias governamentais serão sempre a salvaguarda dos vossos direitos, não acordem prá realidade que não é preciso!

  11. Olá, tod@s,

    Que bom que MailTrack parece ser do interesse de vocês.

    Gostaria de esclarecer alguns pontos sobre as dúvidas que mostraram:

    1. As autorizações dadas a MailTrack pelo Chrome são as necessárias para que funcionemos corretamente. A autorização aos dados de navegação é necessária somente para a aba do Gmail (que precisamos atualizar de vez em quando).

    2. Protegemos os dados pessoais dos nossos usuários. Os servidores onde eles estão guardados não são acessíveis pela internet. Não acessamos a informação do corpo do e-mails — só as informações básicas que permitem que classifiquemos cada email ao usuário, como o título, por exemplo. Além disso, a relação entre MailTrack e o usuário está regida pelos Termos e Condições do serviço, disponível em http://www.mailtrack.io.

    3. O método de identificação de abertura é comum a toda indústria de email marketing, que já é usada há muitos anos.

    4. A assinatura é a forma que encontramos de promover nosso aplicativo, que é gratuito. Ainda assim, é possível retirá-la em https://mailtrack.io/en/dashboard/settings

    Car@s, agradeço o seu feedback, principalmente nesta primeira fase, em que temos obviamente muito que aprender e aperfeiçoar.

    Se tiverem dúvidas ou sugestões, estamos disponíveis em feedback@mailtrack.io

    • Luís Gomes says:

      Olá Conrado. Com certeza que vocês saberão que até há bem pouco tempo, a RightInbox oferecia um serviço de tracking. Eles foram intimados a abandonar a oferta dessa funcionalidade devido a infracção de patente, como indicado aqui no blog deles: http://goo.gl/YOF55c

      A tecnologia que vocês usam é diferente? Vocês estão a arriscar e já estão a contar com alguma acção deste tipo contra vocês?
      Eu creio que a técnica da imagem (apesar de ter decadas), supondo que era a usada pela RightInbox, deve estar protegida de alguma forma.

      Essa funcionalidade é igualmente oferecida (com limites) pela Boomerang, empresa esta que já existe há bastante tempo.

      Cumprimentos.

    • Redin says:

      Conrado, por acaso se te responder para o email que indicas em baixo deste comentário, és tu que vais receber?
      Gostaria de poder dar-te uma palavrinha sobre um trabalho que ando a desenvolver e que poderás poder saber ao carregares no meu nickname.
      Obrigado.

    • Dalva Estrela says:

      Conrado, me perdoe a ignorância, mas eu entendo que uma pessoa tem que ter a liberdade de ler um email sem querer que o remetente saiba que foi lido. Porquê digo isto: no meu caso, me envolvi com uma pessoa que com o passar do tempo resolvi me afastar e a pessoa não aceita, consegui manter distância e ela começou me ameaçar via email, eu consegui me proteger diante ameaças por estar ciente via email … OK … passado algum tempo retomaram os emails com um outro teor … e eu quero sim ler os emails sem respondê-los e não quero que o remetente saiba que li e compreendo que é um direito meu … o que fazer? … Agora a pessoa colocou esse tal mailtrack e mudou o conteúdo do email por ter a certeza de que vou ler … talvez me digam para parar de ler, mas acredito que para mim não é uma boa opção … por favor diga-me como posso ler sem que saibam que li … Espero resposta ansiosamente. Um abraço. Dalva

  12. Pedro Miguel Lourenco says:

    O gmail também faz isso mas nas contas empresariais. A funcionalidade não falta ao gmail, como colocam no artigo, só está é disponível para determinados niveis 🙂

  13. Mike says:

    Boas,

    Existe algo semelhante para o Firefox?

    Obg

  14. Oi, Luís,

    Ouvi falar do caso que você comenta, mas não sabemos de todos os detalhes.

    Parece que o caso foi aplicado, entretanto, em jurisdição americana. Na Europa, esse tipo de patente não se aplica.

    Um abraço,
    Conrado

  15. Cláudio Esperança says:

    Isto até podia ser engraçado mas este mecanismo baseado na imagem não é muito fiável, não só pelo facto de imagens remotas serem bloqueadas por omissão em muitos clientes de email, como pela tecnologia que está a ser implementada pela Google que faz com que as imagens externas sejam importadas para endereços “internos” na Google, não garantindo assim que os emails tenham sido “abertos” pelo destinatário.

    Por outro lado atenção que em Portugal existe legislação para a proteção de dados pessoais e legalmente pode ser complicado a captura de dados sem a autorização expressa do destinatário…

  16. Oi, Cláudio e Redin,

    Obrigado a todos pelos comentários.

    Cláudio, obrigado pela dica. Passei o seu texto a nossa equipe, e buscaremos mais informação a respeito. Quanto à tecnologia de imagens: como você bem comentou, a tendência é que os servidores de e-mails adotem políticas parecidas com a que Google adotou recentemente.

    Apesar de a nova política ter obrigado MailTrack a se atualizar, a mudança no Gmail é bem-vinda. Como as imagens são abertas automaticamente, nossa eficiência aumentou consideralmente — principalmente porque a quantidade de destinatários que usa Gmail é considerável.

    Redin (e demais), todas as consultas enviadas em português a feedback@mailtrack.io serão respondidas por mim.

  17. Joao Campos says:

    Eu uso uma extensão que também faz isso, além de outras coisas: http://www.streak.com

  18. Armando Oliveira says:

    Eu uso o yesware.

  19. Barbosa Pereira says:

    O Mail no OS X do MacBook tem esta função, ou precisamos de uma de terceiros. Obrigada pela ajuda.

  20. Lufino says:

    Só uma coisinha!
    Como é que qualquer aplicação pode saber que eu li um e-mail? Aquilo que pode é informar que a mensagem foi aberta, não lida. Convenhamos, entre uma e coutra coisa há uma grande diferença.

  21. Barbosa Pereira says:

    Muito obrigada. A questão não é saber o que a pessoa faz depois de abrir, a questão era se sistema é capaz de devolver que a pessoa abriu, é simples, não pretendo mais nada. Cpts. J. Barbosa

  22. Appsdoiphone says:

    Atenção, que o segundo tick na Whatsapp não indica que o receptor leu a mensagem. Apenas indica que os servidores da Whatsapp entregaram a mensagem com sucesso.

    • Vítor M. says:

      Olá boa tarde.

      E quando é que no WhatsApp uma mensagem é entregue com sucesso?

      Só quando a pessoa abre as mensagens, logo, quando está de olhos nelas (se as lê ou não é daqui em diante subjectivo). Não será assim?

      Cumprimentos.

      • Appsdoiphone says:

        Não é necessário teres a app aberta para os servidores receberem a indicação de que a mensagem chegou com sucesso, e daí o duplo tick.

        http://www.whatsapp.com/faq/general/20951546

        Cumprimentos,
        Bruno

        • Vítor M. says:

          Certo Bruno, mas, por exemplo na app para iOS, só quando abre a app é que cai a mensagem nova, nessa altura é reenviado ao emissor o segundo tick, mas se a app estiver fechada, apenas recebemos uma notificação que temos uma nova mensagem, ela ainda não está lá, e com a notificação não aparece esse segundo tick (acho eu que é assim, mas posso estar errado).

          Se assim for, quando abrimos a app ela encaminha-se para as mensagens de imediato. Isto no iOS.

  23. Redin says:

    A confirmação de entrega respondida por um destinatário, é uma excelente ferramenta para os spammers.
    Nesse sentido, continua do lado deste, a necessidade de se proteger, tendo o cuidado de somente responder ao tick se conhecer a proveniência do email.
    De outra forma, poderão estar a confirmar ao remetente de que o vosso email existe e é verdadeiro.
    Mais uma funcionalidade a combater com o projeto Antispam.P2T

  24. Fábio says:

    Li todos os comentários sobre a aplicação e precisava juro que me dava um jeitão… mas,
    como disse Descartes

    “O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm.”

    Não existe um pingo de honestidade nesta aplicação e as pessoas que se escondem atrás deste tipo de situações deixam-me a pensar!

    • marcia says:

      quando mando email marketing em massa eu recebo que alguém leu certo ?
      mas como saber quem foi ? vamos supor de 100 emails 10 leram como saber quem são os 10?

  25. Bruno.P says:

    Gostaria de saber se poderei ver as tais confirmações em alguns mails que enviei anteriormente antes de ter instalado a aplicação. Ou seja, agora que instalei, sei, mas os anteriores? Parece obvio que não, devido a tal história da imagem que o receptor não vê, mas que serve como um trigger para avisar a recepção… Alguém sabe como ver se os mails anteriores a instalação seja deste ou de outro programa tracker foram vistos? Obrigado.

  26. Teresa Muge says:

    Para a maior parte dos e-mail que envio desactivo o Mailtracking. Não me interessa encher a minha caixa de entrada com comprovativos de recepção e de leitura! Agora: para correspondência oficial, passível de validade jurídica – de prova – em tribunal, esta aplicação, como outras idênticas, é fundamental: regista quem enviou, e quando enviou (recibo de envio); quem e quando recebeu (recibo de recepção no e-mail do destinatário); que e quando foi lido (sempre que é lido), bem como quem leu – no sentido de que aquele endereço pertence a dada pessoa, como por exemplo o endereço electrónico fornecido por escritório de advogados (recibo de abertura/leitura). É uma boa ferramenta, sim; mas como todas as ferramentas, pode ser usada para fins não previstos na sua criação; ora isso não pode ser tido como um ‘mal da ferramenta’, mas sim a um ‘mau uso por parte do seu utilizador’. Uma faca afiada para cortar legumes também pode ser usada para matar: ora o assassino não é a faca… não é verdade?

  27. Mag lico says:

    Boa tarde Conrado Lamas …

    Usei alguns messe o aplicativo básico de Mailtrack gostei muito e recomendei, só que de repente foi desativado, dando uma informação tipo teria que pagar eu reclamei que quando baixei foi o básico grátis e que queria continuar com o básico sem custos, então reativei só que não esta funcionando como antes avisa quando somente quando recebe, porém quando eu abro o e-mail ele acusa que eu li o e-mail , fico sem saber se o destinatário leu ou não…Quero saber também por favor, se o destinatário é avisado de que eu estou controlando ou seja se eu sei que ele leu os e-mails se ele recebe também a notificação o símbolo de mailtrack???

    Obrigada se poder enviar no meu pv serei grata

    Fico no aguardo

    Mag

  28. Pedro N says:

    Tenho utilizado o mailtrack desde 2014 e sempre funcionou bem. Neste momento deixou de funcionar.

    Alguém recomenda alguma alternativa gratuita e fiável, principalmente sem limite de email´s.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.