BackBox 3.13 – Um Ubuntu para hacking ético
Quantas distribuições Linux será que existem? E quantas é que são baseadas/derivadas do Ubuntu? Estas são questões que faço com alguma frequência e para as quais nunca encontrei uma respostas concreta.
Normalmente quase se fala em distribuições para realização de testes de penetração (ex. Backtrack ou recentemente o Kali) , tende-se de imediato a associar ao Hacking e outras actividades informáticas menos decentes. Todos nós sabemos que a segurança em sistemas de informação é um ponto sensível e cada vez mais, um maior motivo de preocupação por parte dos utilizadores de qualquer tipo de rede, seja ela local ou Internet.
O BackBox é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que tem como principal objectivo disponibilizar aos utilizadores um conjunto de ferramentas para realização de testes de penetração a redes de dados e avaliar a segurança.
Uma vez que tem como base o Ubuntu, o BackBox apresenta muitas características presentes na distribuição da Canonincal mas também algumas apostas que marcam a diferença, como é o caso do Xfce como ambiente de trabalho.
Principais ferramentas
Relativamente a ferramentas de análise da rede, o Backbox inclui o arping, ar-scan, knock, Zenmap, entre outras.
A distribuição inclui também ferramentas de sniffing, spoofing e cracking. São também várias as ferramentas para efectuar engenharias reversa, como é o caso do Bokke, Dissy, flasm, GHex, nasm e ndisasm.
A nível de análise forense, a distribuição traz ferramentas de aquisição, data recovery, gestão de disco e analise de ficheiros.
Para estudo e análise de rede wireless, podemos contar com o popular Aircrack, reaver, , entre outros.
Principais novidades do BackBox 3.13
- Kernel 3.13
- Suporte para modo EFI
- Suporte para modo anónimo
- Melhorias ao nível do performance
- Componentes Upstream
- Novas ferramentas de hacking
- ..entre outras
Para quem tem a versão anterior, pode proceder à actualização usando o seguinte conjunto de comandos
sudo -s apt-get update apt-get dist-upgrade apt-get install -f apt-get install linux-generic-lts-saucy apt-get install backbox-desktop backbox-minimal –reinstall |
BackBox Como referido, o BackBox é uma distribuição apetrechada de ferramentas para “hacking ético” e também para aprender muito sobre segurança informática. Além do BackBox, existe também o popular kali que oferece um conjunto de ferramentas forenses e de penetração.
Este artigo tem mais de um ano
Ubuntu cada vez mais fragmentado, já parece o android, em vez de desenvolver se aplicações novas e de qualidade para fazer frente aos concorrentes não, mais versões do SO com pequenas modificações.
queres o que de projectos que são subsidiados apenas por quem o desenvolve e por (poucas ou quase nenhumas) pessoas q o usam?
Mas isto não é para ser usado como um sistema para o desktop mas sim como uma ferramenta (ex: USB stick). Não interessa se é Ubuntu, Debian, CentOS, Fedora, Gentoo, etc… Neste caso fragmentação não tem nada haver com isto. Ubuntu é uma boa escolha porque tem um bom suporte.
O que é que uma coisa tem a ver com a outra?
Gosto de seguir o vosso site com muito entusiasmo mas falta o curso de “avarias”…
está avariado
Entre os 3, Backtrack, Kali e Backbox, quais as diferenças?
À primeira vista parecem iguais…
kali é a continuação do backtrack que já está descontinuado. o backbox é idêntico, mas com menos funções…
Bom dia
Como já tive problemas graves, onde tirarão email do meu computador e enviaram para eles muita porcaria inventada e tive de levar o computador há policia judiciaria.
Fiquei com 4 anos de trabalho estragado num NAS por virus que renomearão a estenção dos ficheiros
Este assunto da segurança informática era um assunto que gostava de ver tratado aqui mais na pratica para quem precisa de dar os primeiros passos neste assunto da segurança.
Obrigado
Já houve por aqui muitos posts a falar de segurança e como prevenir situações dessas, sendo a mais recente o CryptoLocker.
É uma questão de andar atento e não fazer como o tuga comum: casa roubada, trancas na porta…
Backups sempre… on e offsite.
Post feito por Pedro Pinto, ou… http://tutorial-info-dica.blogspot.pt/2013/05/so-backbox-305-um-linux-para-hacking.html ???
Só naquela…
Roubam-nos tudo 🙂 Até os ícones
bruxo…
afinal quem rouba a quem? lol é que a data do post de um e a data do post de outro são diferentes
Paulo, abre os olhos. Repara que são versões diferentes
Esse artigo lançamos a 23…e eles a 24…(ainda não foi desta…)
https://pplware.sapo.pt/informacao/seguranca/backbox-3-05-um-linux-para-hacking-etico/
ah assim sim bem fundamentado quem roubo a quem .
e pelo que vi parece que há mais coisa roubadas do pplware.. isso não se pode denunciar
*Depois do denunciar falta um “?”
Xiaopan OS?
http://xiaopan.co
Como é que se instala um browser neste sistema??