COS – O novo sistema operativo móvel Chinês baseado em Linux
E a China começa a dar cartas no segmento do software para dispositivos móveis.
É verdade que já estávamos habituados a que o hardware fosse fabricado na China (maior parte das vezes em Taiwan) mas agora, ao que tudo indica, irá aparecer um sistema operativo móvel, com origem chinesa e o seu nome será COS (China Operating System).
O COS, que será para distribuição exclusiva na China, tem o apoio do governo Chinês e foi apresentado esta semana. Baseado em Linux, este sistema está a ser desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento da Academia Chinesa de Ciências (ISCAS), em colaboração com a Liantong Network Communications Technology, sediada em Xangai. Não há grandes informações sobre possíveis parceiros, mas especula-se que a HTC poderá estar envolvida no projecto (não há no entanto nenhuma informação oficial da HTC relativamente a este assunto).
A ideia será apresentar uma proposta que acabe com o monopólio das plataformas estrangeiras (Android) e as versões que nascem a partir dessas plataformas. Mesmo baseado em Linux, não se pode considerar um sistema open-source visto que a tecnologia criada em cima do Linux é completamente independente e proprietária, por questões de segurança (dizem eles).
Os limites do COS não estão restritos aos smartphones. Há espaço para tablets, portáteis ou set-top boxes, uma vez que o SO suporta JAVA e HTML5.
De acordo com a Liantong Network, tanto a China Mobile como a China Telecom estão a testar o COS há cerca de 3 meses e neste momento, contam com quatro telefones comercializados na China com a sua versão do COS, mas os nomes não foram revelados.
Acreditamos que dentro do mercado Chinês o COS possa ter sucesso, mas à escala mundial será muito complicado, mais que não seja pela falta de traduções...
Este artigo tem mais de um ano
Mais uma medida do Governo Chinês para limitar a informação e controlar tudo…
btw, os Americanos fazem o mesmo…
Foi isso que me ocorreu quando li que o COS (que nome mais fraco lol) era apenas para distribuição no próprio país!
Sim continuem a apoiar e a vender tudo aos chineses e daqui a uns anos vai andar tudo a chorar…
Só um exemplo…
http://www.publico.pt/mundo/noticia/elite-politica-da-china-oculta-milhoes-em-paraisos-fiscais-1620638
Primeiro devemos preocupar-nos com a “elite” “politica” de Portugal…
@Ricardo Gaio +1
Apoiado e subscrevo por baixo.
+1.
+1
Não te preocupes. Qualquer besta que prometa aumento de ordenados e baixa de impostos, já ganha as eleições.
Se cumpre ou se é execuível, isso pouco importa. Desde que faça uma boas festas…
O povo gosta é disso.
Apenas fazem o que o ocidente já faz há decadas… há muito que foram feitas propostas para eliminar os paraísos fiscais e o que disseram os países ocidentais? A resposta é óbvia.
Já se estão a preparar para independência tecnológica!
O Android não dura mais que 18 meses, então com a parte Open Source tão fraca como está, não dura mesmo, e a China quer uma alternativa ao iOS e Windows
Diziam isso do android quando saiu, voltaram a dizer nas novas versões seguintes e no entanto ainda continua de pedra e cal e ainda mais a cada versão nova que sai…
18 meses.
Deixa lá Nelson, já sabemos que és pago ao comentário!
“…a China quer uma alternativa ao iOS e Windows…” kingsoffice já existe: (http://en.wikipedia.org/wiki/Kingsoft_Office)
No fundo concordo com o Nelson.
Quanto ao COS ser um distribuição apenas para o próprio país, já tenho mais algumas dúvidas. Inicialmente pode ser, mas depois acredito passe a mundial mas com código fechado, porque no fundo a China não é mais que uns EUA com outro nome.
Eles já são praticamente independentes em termos tecnológicos. Claro que vão roubando aqui e ali alguma tecnologia, mas na base já são independentes.
Basta ver a tecnologia de ponta em aviões militares onde já pouco ficam atrás do russos, europeus e americanos. O resto só não fazem se não quiserem.
boas…
nos aviões militares…estão a cerca de 30-35 anos de atraso(para os mais avançados…RUSSIA)…não propriamente na fuselagem, porque ai estão mais próximos…mas sim a nivel dos motores a jacto…uma das partes mais complexas…se não a mais complexa…mas mesmo assim…30 anos no tempo não é nada!!
Estão a comprar e a fazer porta aviões a um ritmo maluco…e a nivel militar…cuidado…se não fosse a Russia, que os vai aguentanto…eles ja tinham “mordido” os américas…mas neste momento ainda sem hipotse de ganhar a guerra…mas daqui a uns anos…Russia, china, india, coreia, irão….pois…os que estão do outro lado da equação…acabam por tombar :S
No que toca a tecnologia…eles já dominam o mundo…fazem os iphones, or routers, os pc’s…tudo!!
Já teem uma estação espacial, são 100% autonomos….até a nivel de processadores…
A nivel desktop, o ubuntu tem vendido toneladas deles para lá…e agora ja parecem ter um SO movel, para telemoveis, e ainda por cima de código fechado….aproveitam o codigo aberto que o mundo oferece, aprendem, e no final…criam algo so para eles…marado mesmo…principios?nenhuns!!
Mas como teem mais de 1 bilião de pessoas…estão se marimbando para o mundo…
Offtopic: https://mega.co.nz/#sync
Mega Windows client is out!
E já que estamos a falar da China, eu estou aqui entretido a tentar ocidentalizar uma Rom chinesa ZCUANA1 num Tab 3 8″. Não vinha nada da Google mas já tudo funciona, retaurei do Tit.Backup.
De línguas só vem o US o CN e o Koreano. Claro está em Inglês. Já coloquei o Portugês em dois lados mas a Rom ainda não fala a nossa língua.
Alguém me sabe dizer onde estão as línguas numa Rom 4.2.2? Para copiar doutra e colocá-las lá.
Tinha um prazer imenso em a ocidentalizar.
Obrigado
Instalei sem o bootloader dela, claro está.
Quando li: tem o apoio do governo Chinês..
ahahah, so faltava esta, ja nao basta os americanos e agora vem os chineses.. nunca vou experimentar tal software.
…apoio do governo chinês… lol
NSA made in china!