Jolicloud 2 – Conheça a nova cara deste excelente serviço
A equipa que mantêm e desenvolve o Jolicloud tem levado esta plataforma a inovar-se e a renovar-se periodicamente. são sempre novidades que atraem os utilizadores para este serviço e que conseguem manter-nos fieis a ele.
O Jolicloud está a atingir um novo patamar de desenvolvimento e isso vai-se revelar na versão 2, que está prestes a ser lançada para todos poderem usar.
Esta plataforma está ainda em Beta, mas pode ser já usada para verem o que de novo se aproxima.
O Jolicloud começou por ser um sistema operativo, virado para as verdadeiras necessidades do utilizador, recorrendo a um misto de aplicações locais e aplicações Web, um pouco à imagem do que a Google faz hoje com o seu Chrome OS.
A evolução que foi sendo feita trouxeram o Jolicloud para a Internet, onde está actualmente a prestar o seu serviço aos utilizadores, tendo no entanto sido mantida e disponível a versão base do sistema operativo, através do JoliOS.
Mas a vertente Web é a que mais interessa hoje em dia aos utilizadores e é também onde a equipa tem trabalhado.
O anúncio do Jolicloud 2 veio mostrar onde os desenvolvimentos foram realizados e mostra um serviço que claramente está a tentar responder às necessidades dos utilizadores.
A sua base foi o Jolidrive, que permite que tenhamos um disco virtual onde podemos agregar todos os diferentes serviços Cloud onde temos os nossos ficheiros e os dados.
Home
Na base que conhecem já do Jolidrive, foi agregado o que se designa agora por "a place to call home", onde podemos centrar toda a informação que habitualmente consultamos. No Home temos acesso a todas as principais redes sociais e fontes de informação, de modo a termos num único lugar.
Esta está separada por fonte, mas disponibiliza uma zona Whats New, onde podemos ver todas as novidades centradas e arrumadas de forma a facilitar o seu acesso.
O Jolicloud 2 traz agora a união com o Feedly, o que permite que todos os nossos feeds de notícias e de informação sejam acedidos sem que tenhamos de os redefinir.
É esta união de diferentes redes sociais e fontes de informação e entretenimento que fazem do Jolicloud o centro das vossas actividades. Qualquer um dos serviços disponíveis pode ser adicionado ou removido ao gosto do utilizador.
Drive
Claro que a vertente de armazenamento e de acesso aos ficheiros dos diferentes serviços cloud se mantém presente, agora na zona Drive.
É aqui que podemos consultar e aceder a todos os ficheiros que temos espalhados nos vários serviços de alojamento cloud a que o Jolicloud nos dá acesso.
Para além de podermos gerir esses ficheiros, podemos também visualizar os seus conteúdos directamente na sua interface.
E todos os que já usavam o Jolidrive vão continuar a poder usufruir do lançador de aplicações web. Está no Drive e dá-vos acesso directo a um vasto conjunto de aplicações alojadas na Internet. É a vossa zona de links de acessos directos a esses serviço. E caso o que pretendem não exista podem sempre criar um novo.
O Jolicloud foi desenvolvido para funcionar de forma perfeita no Chrome e nos Chromebook, mas deverá funcionar de forma total em qualquer browser moderno.
Vejam o vídeo que os criadores do Jolicloud prepararam e vejam como este serviço Web pode facilitar o acesso à vossa informação e aos conteúdos que têm alojados na Internet.
Esta evolução do Jolicloud vem complementar o Jolidrive com a componente social e de informação que lhe era apontada como lacuna.
Tudo o que é importante está agora centralizado numa única interface e acessível de forma simples e rápida.
Se quiserem testar o Jolicloud 2 basta que acedam ao link abaixo e que o explorem. Está ainda em beta, mas com todas as funcionalidades plenamente operacionais e prontas a serem usadas.
Homepage: Jolicloud 2 Beta
Este artigo tem mais de um ano
Acho um excelente serviço, onde podes ter tudo (ou quase tudo) que temos na nuvem e redes sociais agregados num só local.
A única questão que me deixa de pé atrás é com a segurança… É que estamos a “depositar” neste serviço os nossos dados de login (email, usernames, passwords) de quase tudo o que usamos.
A minha questão é: até que ponto este dados não são guardados e estarão seguros?