OS X Mavericks 10.9.2 beta traz para o Mac o FaceTime Audio
É na constante procura de melhorias nos seus sistemas operativos que as grandes empresas colocam as suas ideias e as suas melhores novidades.
A Apple, com o seu Mavericks, trouxe para todos os utilizadores do OS X um conjunto grande de melhorias e um sistema operativo que se mostra muito mais maduro e capaz.
É intenção da Apple criar sinergias entre os seus dois sistemas operativos e a mais recente versão da próxima actualização do OS X traz mais uma novidade que podemos já usar no iOS 7, o FaceTime Audio.
Depois de ter lançado ainda esta semana uma actualização do OS X Mavericks, a Apple e os seus programadores continuaram o desenvolvimento das próximas versões.
A nova beta do OS X 10.9.2 que surgiu ontem traz algumas melhorias, estando a Apple a pedir a todos os beta testers que se foquem os seus testes em algumas aplicações chave que foram melhoradas e corrigidas. Essas aplicações são o Mail, as Mensagens, VPN, Drivers Gráficos e o VoiceOver.
Mas uma novidade foi discretamente lançada e nem foi comunicada a todos os que estão a testar a nova versão do Mavericks. O FaceTime Audio já está nesta versão, disponível em dois locais distintos, mas ambos lógicos.
O FaceTime Audio foi uma novidade introduzida no iOS 7 e permite aos utilizadores realizarem chamadas de voz entre dispositivos móveis Apple a custo zero, mas sem a utilização da componente vídeo que o FaceTime normalmente utiliza.
O FaceTime Audio vai poder ser encontrado no OS X 10.9.2 e irá, tal como a versão do iOS 7, permitir que os utilizadores comuniquem entre si por chamadas de voz sem recorrer a qualquer operador de voz. As chamadas cursam sobre a Internet, o que reduz para zero o preço do custo da chamada.
Esta novidade vai estar perfeitamente integrada no OS X e poderá ser usada quer na aplicação Mensagens ou na aplicação FaceTime. Em ambas o FaceTime Audio vai estar embebido e fará parte integrante e essencial destas aplicações.
Com a chegada do FaceTime Audio ao OS X a Apple termina a integração da sua plataforma de comunicação e de mensagens entre os seus dispositivos e o seu ecossistema.
Esta será uma novidade tão interessante como foi a chegada do FaceTime ao OS X e até ao iOS.
Homepage: OS X Mavericks
Este artigo tem mais de um ano
Não será nada de mais, nem nada de novo ou original. Foi-se o Jobs, foi-se a originalidade e o poder de inovar como parte do core business da apple. Adieu!
deves ter isso num gravador, não?
inovação =
http://www.fcp.co/final-cut-pro/articles/1307-the-first-24-hours-with-apple-s-new-mac-pro-and-final-cut-pro-10-1
Ainda não consegui fazê-lo funcionar. Será por não ter câmara instalada? Mas, se sim, não faz sentido para as chamadas de audio. Pelo FaceTime nada aparece, pelas mensagens a opção de áudio também não. As contas estão ativas e parece-me estar tudo bem configurado…
“Com a chegada do FaceTime Audio ao OS X a Apple termina a integração da sua plataforma de comunicação e de mensagens entre os seus dispositivos e o seu ecossistema.”
Eu diria “calma aí”.
É que ainda falta poder fazer chamadas a partir de um web browser para qualquer dispositivo Apple. O WebRTC já possibilita isso, mas a Apple ainda não implementou nos serviços. Ou muito me engano, ou será a próxima iteração.
Não vejo a Apple tão cedo a adoptar o WebRTC, especialmente por não ser compatível com os protocolos que usa actualmente. Tb não parece fazer muito sentido a Apple ir atrás dessa funcionalidade no browser… essa é a estratégia da Google que anda “atrás” do Chrome OS.
Mais depressa se vê a Apple a fazer uma aplicação FaceTime para outras plataformas!
A ideia da Apple, concorde-se ou não, é disponibilizar seus serviços de comunicações apenas para utilizadores de produtos da empresa (salvo raras excepções). Assim não devemos ter iMessage ou FaceTime em outros dispositivos que não os da Maçã. Disponibilizar o FaceTime via browser iria contra essa política, além de ser redundante, visto que todos os utilizadores Apple terão esses serviços nativamente. Essa política restritiva é em grande parte a responsável pelo FaceTime ter melhor qualidade de imagem que o Skype ou o Hangouts por exemplo. É trocar universalidade por mais largura de banda. Uma escolha boa para uns, ruim para outros, mas no fim cada um usa aquilo que lhe der mais jeito.
Sabem se resolve (ou como se resolve) o problema do touchpad?
So troco para o Mavericks quando pré visualizar raw’s foram tão rápido como no ML.