QuickSetDNS: Mude os servidores de DNS com um clique
O serviço de DNS é uma das maiores dependências da Internet. Sem ele estamos muito limitados na utilização desta rede pois não conseguimos traduzir em IP os nomes dos sites a que queremos aceder.
Tal como noutros serviços, os utilizadores podem escolher os que querem usar, ajustando-se a filtros de sites ou a velocidades de resposta mais rápidas.
A forma de mudar os servidores de DNS obriga a que tenhamos de alterar as configurações das interfaces de rede que estamos a usar e que o façamos sempre que mudamos de interface. Isto claro, se não usarem uma ferramenta como o QuickSetDNS
As questões associadas ao DNS foram já largamente tratadas pelo Pplware e já vos apresentámos várias soluções para conseguirem estar imunes a problemas que certos sites apresentam, para melhorar a velocidade de resposta ou simplesmente para filtrar acessos a sites de conteúdos menos próprios.
Mas a questão da mudança de DNS, manual, requer sempre que os utilizadores façam alterações de configuração que nem sempre dominam e que podem bloquear o acesso à Internet se forem mal feitas.
É para estes utilizadores, e para estas situações particulares, que existem ferramentas como o QuickSetDNS.
Esta pequena e simples ferramenta permite que alterem de forma muito rápida os servidores de DNS que estão a usar na vossa ligação à Internet, sem que dominem qualquer processo de configuração mais complicado ou que tenham de alterar qualquer parâmetro do vosso Windows.
Apenas precisam de introduzir na ferramentas as entradas que pretendem ter, com uma descrição e os endereços IP dos servidores, e podem activar de forma manual qualquer uma delas.
O QuickSetDNS permite que tenham definidos vários serviços e servidores de DNS e consoante a situação escolherem aquele que melhor se adapta às vossas necessidades.
E porque o QuickSetDNS é uma ferramenta global ao sistema, podem escolher qual a interface de rede, ou outra, onde querem aplicar a alteração dos servidores de DNS.
Os registos que criarem vão ser mantidos no QuickSetDNS e por isso ao mudarem de interface na ferramenta estes vão estar presentes.
Podem assim criar perfis específicos para cada situação e ao precisarem dele apenas necessitam de os activar.
A utilização do QuickSetDNS é tão simples como escolher os registos que queremos aplicar e carregar num simples botão. De imediato os servidores ficam aplicados e a serem usados pelo Windows.
Esta é mais uma das ferramentas que muitos utilizadores devem ter guardadas para as necessidades que por vezes têm. E nem precisa estar instalada pois corre de forma completamente portátil.
Lembrem-se que mesmo com o recurso a este tipo de ferramentas devem ter cuidado com estas alterações. Basta colocarem um servidor errado e o vosso acesso à Internet deixa de funcionar. Validem sempre a origem dos endereços IP e, em caso de dúvida podem sempre usar os da Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) ou reverter com o QuickSetDNS para o automático.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2K/ XP/ 7/ 8/ 8.1
Download: QuickSetDNS
Homepage: QuickSetDNS
Este artigo tem mais de um ano
Em primeiro lugar… quero agradecer pelo artigo que vem mesmo a calhar no contexto duma dificuldade que tenho na minha empresa:
não consigo pingar em muitos pc’s da rede através do nome mas somente com o ip.
Já tentei limpar a cache, verifiquei o hosts file, dnslookup, reiniciei o serviço DNS no servidor, procurei por malware que afeta o DNS, verifiquei a qualidade do NIC com software da Broadcom, etc. e nada!!!
Quando pingo, por exemplo, do servidor controlador de domínio uma máquina na rede demora uns bons 15-20 segundos até devolver o ping (lento porém sem falhas)…
O que acham que pode estar a falhar?
Agradeço a v/ preciosa ajuda pois há muitos serviços na rede que dependem do DNS, tais como ambiente de trabalho remoto, Teamviewer, Spiceworks, etc.
Aguardo e obrigado!!!
…quando referi ao ping lento a partir do próprio servidor de DNS referia-me ao ping por nome que resulta mas demora imenso. Já os terminais só pingam por IP.
Também já verifiquei os servidores DNS alternativos, como por ex. da Google e funcionam, mas como quero é resolver nomes do domínio local tenho de apontar as máquinas para o servidor controlador de domínio. Obg 1x+
Como estas de activos?
Eu tenho um problema estranho e não sei se este programa me pode ajudar. Ligo-me frequentemente a uma rede wireless, mas umas vezes apanho um IP tipo 192.168.1.1 outras 10.0.0.1. Ora a diferença é que quando me ligo no tipo 192.168 a rede é muito mais rápida e pretendo manter-me nessa.
Será que este programa me pode ajudar nisso?
Este é muito melhor. http://bit.ly/1crEm0F
Para além de alterar o DNS procura pelo mais rápido.
E este muda o DNS para um seguro, ideal para quem deixa as crianças usar o computador: http://bit.ly/18EyyZn
Uso os dois e mais algumas das preciosidades existentes nesse site.
Nunca tive problemas no win8 devido a esses programas.
Podiam era fazer uma review, muita gente acharia interessante.
Só agora reparei que já analisaram o DNS Angel .
Aqui uso o OpenDNS, também aqui divulgado ao ppl. Não permite escolher servidores ou quaisquer outras configurações além de activar/desactivar e encriptar ou não o tráfego DNS, mas não noto que provoque atraso na velocidade. O Pedro Simões que analisou ambos (e outros programas do mesmo efeito) poderá ser uma das pessoas com mais experiência para responder: Entre os vários programas gratuitos de efeito semelhante e “fácil uso” já aqui divulgados, qual o que teve melhor nota? Ou que tal um top 3 ou 5 dos mesmos?
Desde já agradecido pela divulgação desta nova (para mim) alternativa.