Preparem-se para o fim do iGoogle, exporte os seus dados!
A decisão de fechar o iGoogle e descontinuar o serviço que prestava caiu como uma bomba entre os muitos utilizadores deste excelente serviço. foi mais uma decisão da Google que poucos entenderam, mas que se justificou com a pouca utilização e com a disponibilidade de alternativas melhores e mais completas.
Tal como aconteceu com o Google Reader, com o fecho deste serviço, a Google aconselha a que retirem os seus dados da sua plataforma.
Faltam apenas 3 dias para a data anunciada para o seu fecho e por isso é hora de todos o fazerem. Vejam como o conseguem fazer.
Todos os que ainda usam o iGoogle têm estado a ser alertados para o fim do serviço e para o seu fecho há já alguns dias.
Ao acederem à página do iGoogle é mostrada uma mensagem bem explicita que indica o número de dias para o fecho do serviço e para a necessidade de retirar os dados dos utilizadores do serviço.
Após o dia 01 de Novembro o endereço do iGoogle deixará de estar disponível e deixará de haver acesso aos dados e aos conteúdos que tenham lá configurados.
Ao contrário do que é habitual a Google não está a apontar os utilizadores para a sua página CheckOut e a exportação dos dados do iGoogle deverá ser feita directamente dentro deste serviço.
Os dados que vão ser exportados contemplam não os conteúdos, que estão localizados nos diferentes serviços da Google, mas sim todas as definições que tiverem aplicadas no iGoogle. Estes dados - país, idioma, tema, layout e gadgets instalados - vão ser exportados para um arquivo XML.
Como exportar os dados do iGoogle
Para começarem o processo de exportação dos dados do iGoogle devem entrar na página do serviço e depois clicar na roda dentada. Depois escolham a opção Configurações do iGoogle.
Na página de configurações do iGoogle devem procurar no final a opção de exportação dos dados e escolher "Exportar definições do iGoogle para o computador".
O resultado desta opção será a gravação de um ficheiro XML para o vosso disco e que podem usar onde precisarem.
O fecho do iGoogle vem deixar muitos utilizadores sem a sua página principal e sem o acesso à informação que esta página facultava.
As alternativas existentes ainda não são muitas e nem todas chegam ao que o iGoogle tem para oferecer.
Homepage: iGoogle
Este artigo tem mais de um ano
Por acaso ando há muitas semanas a receber essa mensagem mas ainda não me dei ao trabalho de alterar a página de entrada do browser.
Sempre me questionei o porquê de acabarem com o iGoogle, mas com os desenvolvimentos no Chrome e com a introdução da barra de lauching agora faz bastante sentido e não me parece que vá sentir muita falta uma vez que já o uso muito pouco.
Ou eu nunca ouvi falar nisto, ou uso e nem sei. isto é mesmo o quê?
É um organizador pessoal,. tipo agenda online de compromissos.
Obrigado 🙂 Não usava xD
Já o substituí pelo Ighome, e recomendo vivamente.
Isto. Estou extremamente satisfeito com ele, e provavelmente nem vou fazer backup dos meus dados no iGoogle porque no IgHome tenho tudo 😀
Tb queria mas n consigo encontrar nenhum que me de o google talk (hangouts).
Alguem sabe uma solucao?
Julgo que o Netvibes é melhor. Eu cheguei a instalar o iGoogle, mas acabei por desistir.
IGoogle? Não sei até que ponto isso vai me afectar, podem ser mais específicos?
Podem dar exemplo?
Pelo o que eu percebi é apenas os eventos e compromissos no calendário, o que já me afecta visto ter secronizado com o wareztuga, para novos episódios.
Não vamos perder os contactos pois não?
É uma pena que iGoogle vai offline. No entanto, agora estou usando http://www.startme.com e ele funciona muito bem
Por mim podem descontinuar/encerrar os serviços todos. Desde o motor de busca,passando pelo gmail,Chrome,Google+,etc. Não utilizo nenhum…existem serviços que os substituem com vantagem!!Pelo menos em termos de privacidade…
Lamento muito esta decisão “comercial”.
Eu usava, gostava e estava habituado. Permitia-me consultar rápida e sinteticamente os conteúdos configurados.
Não conheço substituto “à altura”!
Quando conhecerem informem, por favor.
Obrigado pela “dica” sobre como exportar os dados do iGoogle…. não fora a vossa explicação, eu nunca iria guardar os meus dados do iGoogle!