Obtenha formação gratuitamente na Internet
Se o saber não ocupa lugar, numa altura em que estudar é um luxo, existem oportunidades que se podem agarrar para aumentar conhecimentos e desenvolver capacidades.
Aprender com professores de grandes Universidades, como Harvard ou MIT, é hoje possível com os inúmeros cursos gratuitos online que disponibilizam.
O acesso a cursos online tem sido recebido, um pouco por todo o mundo, com grande entusiasmo com milhares de estudantes já inscritos, só no último ano. Este tipo de cursos é direccionado para quem já tem uma determinada formação base e que pretende desenvolver um qualquer tema. Muitas empresas aproveitam estas oportunidades oferecidas por grandes Universidades para melhorarem as capacidades dos seus colaboradores. Um grupo importante da população que poderá aproveitar este tipo de cursos é os desempregados, que sem gastarem dinheiro poderão adquirir mais competências a fim de melhorar o seu currículo.
Por norma, as aulas são dadas através de vídeos em inglês, sendo que em alguns casos há possibilidade de colocar legendas. Além dos vídeos, existem fóruns de discussão, que permitem aos estudantes debater e esclarecer dúvidas relativas a cada matéria, e alguns ainda disponibilizam bibliografia gratuita. A duração é variável, de 4 a 12 semanas e, no final, algumas plataformas dão a possibilidade de fazer exame final e receber certificado de conclusão.
As universidades americanas são as grandes pioneiras deste conceito de ensino, entre elas encontram-se a Universidade de Harvard, o MIT e a Universidade de Stanford. Contudo, dada a crescente procura e revelado sucesso, já são várias as escolas a investir nos cursos online abertos em escala elevada (MOOCs – massive open online courses).
De entre as muitas plataformas de cursos online, foram seleccionadas algumas para lhe dar a conhecer um pouco deste mercado de ensino em franca expansão.
Coursera
A Coursera foi talvez a primeira grande plataforma de ensino online gratuito. Criada por estudantes da universidade de Stanford, conta actualmente com quase 5 milhões de alunos inscritos pelos 447 cursos desenvolvidos por 87 parceiros.
Os cursos abrangem uma vasta área de ensino como as artes, economia, engenharia, matemática, nutrição e muito mais. Para cada curso existe a possibilidade de ver qual a universidade e os professores que o leccionam, uma descrição programática, a duração e a data de início do mesmo.
Homepage: Coursera
edX
Tal como a Coursera, a edX disponibiliza um grande número de cursos gratuitos pelas mais conceituadas universidades do mundo. No final de cada curso, que pode ser feito ao ritmo e à hora de cada estudante, a edX oferece a possibilidade de adquirir um certificado de conclusão, mediante a aprovação num exame final. A interacção entre estudantes é também um dos objectivos a que a edX se propõe através da utilização de fóruns de discussão.
Homepage: edX
MIT OpenCourseWare
Com mais de 100 mil utilizadores, a OCW oferece mais de 2000 cursos nas áreas de gestão, engenharia, ciências naturais, matemática e línguas. Com esta oferta pretende-se que os professores possam melhorar os programas curriculares, a fim de tornar as escolas mais eficazes, propiciar aos alunos recursos adicionais e à comunidade em geral uma ferramenta de enriquecimento pessoal. O material publicado é na sua maioria conteúdo dos cursos do MIT.
Homepage: MIT OpenCourseWare
Open Yale Courses
A Universidade de Yale também investe nesta área e como tal desenvolveu uma plataforma (Open Yale Courses) que disponibiliza, além de palestras, material dos cursos universitários. Abrange áreas diversas como as humanidades, ciências sociais, física e biologia. Os vários cursos são direccionados a professores, estudantes universitários e de secundário. Contudo, a aprendizagem neste site não confere nenhum certificado ao estudante.
Homepage: Open Yale Courses
Udacity
Com a missão de proporcionar a todos uma educação e formação de nível superior, a Udacity oferece vários cursos, principalmente na área de informática, desenvolvidos por professores de várias universidades Americanas.
Os cursos têm diferentes graus de ensino, principiante, intermédio e avançado. No grau de principiante podem encontrar-se cursos como introdução à informática, estatística, introdução à física, entre muitos outros temas ligados às ciências.
Homepage: Udacity
FutureLearn
As evidentes provas de sucesso dos cursos online e gratuitos levaram à criação da FutureLearn, no Reino Unido, com a colaboração das mais prestigiadas universidades do país e internacionais, assim como de instituições com vasto património de material cultural e educacional, incluindo a British Council, a Biblioteca Britânica e o Museu Britânico.
A FutureLearn está em fase beta com os cursos sujeitos a alterações com base no feedback e novas ideias dos alunos, com o objectivo de atingir um serviço de elevada qualidade com base nas necessidades dos utilizadores.
Homepage: FutureLearn
Muitas das universidades que colaboram com estas plataformas de ensino disponibilizam ainda diverso material educativo, como vídeos, textos e ficheiros áudio, de forma gratuita, sobre as mais variadas áreas de estudo.
Este artigo tem mais de um ano
Boa pplware.
Já completei uma formação online oferecida pela Berklee através do Coursera e até gostei.
No fundo, fiquei a achar que a oferta serve essencialmente para as universidades ganharem cada vez mais experiência em cursos online, para no futuro fazerem disso negócio. Especialmente as americanas.
Tenho também recebido muita publicidade para fazer módulos que dão equivalências a ECT’s.
Penso que dependendo do curso vale a pena.
Boa noite. Essa publicidade que tem recebido é de onde? Obrigado.
no meu caso da universidade que ministrou a formação que fiz, Berklee.
Boas
Sabem de algum tipo de formação de Alemão online??
Obrigado.
dinheirovivo. pt/Emprego/Artigo/CIECO042113.html
google is your friend. ask him 🙂
Sim tem toda a razão, o GOOGLE é nosso amigo quando está desbloqueado o que não é o meu caso. Pelo menos na totalidade, voces não sabem a sorte que têm em Portugal ….aproveitem enquanto dura.
Se me permites a pergunta… está a viver onde?
Cumps.
Duolingo! – há aplicação para android e ios. E é como um jogo, super intuitivo.
Na minha opiniao o Alemão é a lingua mais dificil de se aprender sozinho mas aqui ficam os links mais relevantes:
http://www.german-grammar.de/
http://www.deutschseite.de/
http://www.ielanguages.com/German.html
http://www.mein-deutschbuch.de/index.php?site=home
http://www.dw.de/course-finder/a-4191834-1
Recomento o curso audio da Pimsleur (existem 3 niveis + um nivel avancado). Tens de sacar ou pagar por este.
Podes ignorar o resto porque são cenas a pagantes mas que não trazem muitos beneficios.
Code Academy, Khan Academy..
Eu completei o CS50x na HarvardX / edX no passado mês de Abril. Foi muito interessante e o professor (David Malan) dos melhores que já vi.
Certificado: https://verify.edx.org/cert/86117eff7d2f4f1281cd45b640bc91d2
Sou da opinião de que a educação devia ser gratuita (mesmo o ensino superior) e acho que as MOOC’s vão mudar a vida a muita gente.
Aproveitem!
excelente artigo! Tinha um vago conhecimento destes cursos on-line mas nunca lhes dei a devida atenção, acho que esta na hora de voltar a estudar 😀
Também há formação online sem ser em parcerias universitárias e algumas com certificados. IPED ou Next Generation Center são exemplos disso. Já fiz vários cursos, todos eles certificados, o que enriquece curriculum e enriquece a nossa cultura.
excelente !!! 😀
Boas,
A SAP tambem tem uma plataform de aprendizarem aberta:
https://open.sap.com/
Completei o curso de desenvolvimento em SAP HANA e recomendo.
Muito obrigado pelo excelente artigo.
O Coursera é sem duvida o melhor.
Já fiz varios cursos e são sempre impecaveis.
Gostava tambem de referir que no itunes se encontram mutos cursos gratuitos que tambem deviam ser considerados.
Chama-se itune U: http://www.apple.com/education/ipad/itunes-u/
No fundo é preciso dedicacao mas os resultados podem ser ainda melhores que os cursos tradicionais em sala de aula.
Grande parte desses cursos, se não todos, estão disponíveis no YouTube EDU: https://www.youtube.com/edu
Boas.. Eu sei inglês o básico, ha algum site que possa aprender a dominar o inglês bem? , pelo menos a nível de leitura e compreensão
Pode ver este artigo que apresenta algumas opções online para aprender várias línguas, nomeadamente o inglês.
https://pplware.sapo.pt/internet/conheca-dos-melhores-sites-para-aprender-idiomas-online/
Muito obrigado Maria.
E na língua de camões existe alguma oferta interessante e certificada???
Tens cursos online no IPED, no LearnCafe, no NextGeneration da Intel por exemplo. Há também o Sebrae e a Fundação Bradesco que ministram cursos mais do âmbito social e profissional.
Quanto a formação do nível universitário como são faladas no artigo, penso que ainda não há. Só se, tal como os sites acima referidos, for no Brasil.
Já agora, alguém sabe dizer se os cursos online são considerados efectivos se forem certificados. É que já fiz vários cursos online todos com certificado, mas não sei se são considerados oficiais perante o mercado de trabalho ou não.
Já participei nalguns MOOCs e gostei do que lá aprendi.
Aproveito para deixar aqui também uma chamada de atenção para o lado negro dos MOOCs e o debate acesso que estes estão a causar na comunidade académica. Estarão os professores em via de extinção? Irão os governos diminuir os fundos pagos às Universidades? Ou são os MOOCs apenas um complemento?
Ler por exemplo:
http://gigaom.com/2013/09/03/star-coursera-prof-stops-teaching-online-course-in-objection-to-moocs/
Boa tarde,
antes de mais obrigado por este excelente post, pois não tinha ideia nenhuma de alguns destes cursos serem possíveis de fazer online.
Bom agora passemos ao que realmente interessa. Será que fazendo algumas destas formações/cursos online, e mesmo com o certificado na mão, será que as empresas portuguesas lhes darão algum credito?
Algumas pessoas ja aqui falaram que fizeram alguns cursos, etc… em termos praticos ou seja progressão de carreira houve alguns resultados que possam partilhar?
Obrigado mais uma vez ao PPLWARE, e a quem quiser aqui partilhar alguma informação.
Queres aprender ou queres ter um certificado?
Eu prefiro ler um livro e aprender imensas coisas que perder tempo numa sala de aula e sair de lá com a sensação que sei mais do que o professor.
Não acredito nos certificados online porque nao existem provas de quem fez o curso. Eu posso fazer em nome do meu irmão e ninguem saberia.
No fim o importante é deter o conhecimento e aplica-lo quando necessario.
Na mouche 🙂
Eu começo amanhã um sobre aerodinâmica apenas com a intenção de aprender, o certificado vale o que vale.
Ora ai esta, será que vale a pena o esforço, alguns dos cursos que me despertaram o interesse têm uma duração de 8 semanas. Depois de depender tempo e esforço ao fazer um curso destes, que valor será dado por um empresa portuguesa?
O conhecimento é sempre necessário, mas para muitas empresas é importante ter algo que comprova esse mesmo conhecimento.
Depende do que procuras..
O que eu pretendo com este curso é aprender mais sobre uma área de interesse mas que nada tem a ver com o meu trabalho..
Concordo, mas por vezes procuramos igualmente valorizar o nosso lado profissional. No meu caso, trabalho num ramo diferente daquele em que me formei, por isso procuro igualmente cursos que possam enriquecer o meu lado profissional actual e não só aquele em que me formei.
Será que estes cursos depois são reconhecidos e valorizados? Será que um dia, se ficar desempregado, os valorizam num curriculum? Será que contarão como algo realmente efectuado?
Encontrei alguns cursos interessantes no IPED, além de que, são em português.
Contudo, no momento da escolha do curso, mesmo com a opção grátis, aparece uma página de pagamento de 50 reais por curso.
É normal?
Obrigado Maria Inês Coelho pelo bom artigo que publicaste.Vai com toda a certeza ajudar-me.Muito obrigado 🙂
Sou licenciada na psicologia clínica e gostaria de fazer uma formação área cognitivo comportamental, mas pelos vistos não é tão gratuito assim, sempre tem algo a pagar. Como posso fazer para inscrever-me?
Olá,
Há um site/portal em português que reúne muita informação relativamente a cursos e formação e que foi recentemente remodelado.
Fica aqui o link: http://formacao-cursos.com