Chegou o Dota 2 ao Linux!!! Um dos jogos Moba mais populares
Por Cláudio Catarino para o Pplware
Como temos observado no mercado do gaming, são vários os jogos estão sido adaptados para o Sistema Operativo Linux, como é o caso do Left 4 dead 2, Counter Strike Source, entre outros. Recentemente, a Valve adaptou, um dos jogos mais jogados para Linux, o Dota 2.
Ainda em fase de testes, a versão do Dota 2 para Linux, tem o mesmo motor gráfico que os jogos Left 4 dead 2 e Couter Strike Source para o Sistema Operativo Linux, garantindo uma boa fluidez durante o nosso jogo, mesmo em máquinas com poucos recursos computacionais.
Como se trata de uma versão beta, existem ainda alguns bugs no jogo, mas mesmo assim não deixa de ser mais uma ótima aposta da Valve, para o mercado do Linux. Os jogadores podem ter acesso a esta versão de testes do Dota 2 ,gratuitamente, via Steam – ver aqui.
O Dota começou como uma modificação do Warcraft 3, criada por utilizadores, e acabou por ser um dos jogos online mais jogados do mundo. Seguindo a tradição do Counter-Strike, Day of Defeat, Team Frotress, Portal e Alien Swarm, o Dota 2 é o resultado da decisão da Valve de contratar os autores do mod e de lhes dar a oportunidade de finalmente criarem um produto final a partir das suas ideias e com a ajuda de uma equipa profissional de programadores e artistas da Valve.
A jogabilidade é um pouco difícil de descrever. A câmara está disposta na perspetiva tradicional dos jogos RTS (Estratégia em Tempo Real), mas não seria justo definir o Dota como um RTS. E apesar de cada herói começar a nível 1, e o limite de nível ser 25, não seria justo dizer que o Dota seja um RPG.
Muitas pessoas tentaram atribuir vários géneros ao Dota, mas achamos que "RTS de Ação" é provavelmente o mais descritivo. E apesar de não passarmos muito tempo a tentar descobrir qual é o género que o jogo está a inventar, não conseguimos parar de jogá-lo nos nossos estúdios!
Download: Dota 2 Linux
Este artigo tem mais de um ano
O Dota é um MOBA <.<
O género é MOBA, Multiplayer Online Battle Arena 😉
O Dota 2 (tal como o LOL) não devem ser chamados de RPG a meu ver.
DOTA 2 é um MOBA e não um RPG 😉
Alterado. Alguns consideram RPG outros MOBA, mas penso que o MOBA é o mais adequado
Boa! Assim está mais correcto.
Quanto à notícia em si, acho sempre bom ter jogos disponíveis em mais plataformas! Agora só falta o LOL também funcionar em GNU/Linux :p
Também adoraria ver isso… mas parece-me que os desenvolvedores do LoL teriam de recriar o launcher de raíz, visto que o atual foi desenvolvido com Adobe AIR, que atualmente não suporta o Linux (já suportou, mas a Adobe descontinuou-o) 🙁
Grande jogo, já estou viciado, experimentei no mint a versão de teste do DOTA2 mas tinha alguns bug’s vamos ver se foi corrigido…
O Linux está a crescer bem neste segmento. Boas apostas 🙂
Se alguém quiser Gift do Dota 2, tenho alguns para oferecer (via steam)
O Dota agora é grátis
O.o Não sabia disso, tanto que nunca joguei, apenas mandaram os gifts xD
Duvido que tenhas, o Dota 2 já chegou a versão Final e a Valve tirou os convites todos aos utilizadores, eu tinha 38 convites, foram-me todos já tirados.
não, eu ainda tenho lá 7 convites!
Boa! Mais uma grande aposta no mundo GNU/Linux! Aos poucos vamos andando…!! 😉
O league of legends quando é que sai? isso era altamente! 🙂
Eles lancaram a versao para mac que tem base em linux. Embora acho que ainda esteja em versao beta parece que funciona bastante bem. Dada a inclinacao para isso nao deve ser dificil por a funcionar em linux. Mas gostava mesmo que eles deixassem de usar aquela porcaria do air. O cliente da montes de problemas e consome imensos recursos por isso. Ultimamente ainda mais, está cada vez pior.
Ja ando para experimentar o dota a algum tempo. Mecanicas semelhantes ao lol mas parece ter outros objectos de foco. Parece interessante.
Não, o Mac OS não é baseado em Linux. Ambos são baseados em Unix, o que lhes dá algumas semelhanças, mas de resto são sistemas diferentes. E embora esta semelhança pudesse facilitar o porte do LoL para Linux, a Adobe descontinuou o Air para Linux, pelo que a Riot teria de recriar o cliente do LoL de raíz, sem base no Air, para portar o jogo para Linux.
A Riot já enganou muita gente pelos comentarios daqui:
MOBA foi um termo inventado pela Riot (empresa por trás do LoL) como tentativa de exercer uma posição de dominancia sobre os d+ concorrentes criando um nome para o genero vindo deles…o nome mais generico (e utilizado pela Valve) é tal como indicado Action RTS (ARTS).
Para os meninos do LoL, duvido que terão LoL tão cedo em Linux, por varias razões:
– LoL é um jogo de massas direccionado para um publico alvo que não usa Linux: adolescentes e pessoas com menos conhecimentos em jogos/computadores (não estou a dizer que não existam jogadores de LoL que usem Linux p.e….)
– O LoL é feito pela Riot que quem está minimamente atento às noticias do genero, sabe que tem uma atitude corporativa ao estilo EA e várias atitudes e decisões que vem tomando só vêm provar que é altamente improvavel que lançem para Linux.
butthurt much?
Que é que o meu comentario tem a ver com alguma especie de butthurt?
Apenas constato os factos daquilo que vejo nas noticias da industria e do que vou acompanhando enquanto jogo…cada um joga o quer e se for o caso, dá dinheiro à empresa que bem entender.
“Para os meninos do LoL…”
A interpretação do meu comentário como depreciativo é da tua responsabilidade.
E é estatisticamente relevante que o LoL atrai muitos adolescentes e o jogo é feito para eles. Basta ver as opções artisticas e 90% das personagens femininas terem esgotado o stock de silicone virtual :). Além disso o sistema ‘Play-to-win’ que se não te apetecer ‘Play’ podes trocar por ‘Pay’ é especialmente moldado para quem tem tempo para ‘time sinks’…adivinha quem são essas pessoas :), estão de férias à um mes e ainda vao ter ferias ate Setembro :D.
E isso é alguma mentira?
Eu jogo LoL (agora nem tanto) e reconheço que a maioria de lá é meninos que não sabem se comportar. Dos jogos online que já joguei é sem duvida o jogo com a PIOR comunidade que alguma vez vi. Gosto muito do jogo mas a comunidade é a razão pelo que me tenho afastado um pouco.
Público alvo ou não, sou estudante de engenharia informática e quase que posso afirmar que mais de metade do departamento joga LoL, custa-me a querer que mais de metade de um departamento de informática tenha poucos conhecimentos em jogos/computadores.
Essa dos “meninos do LoL” dás a entender que o jogo é para meninos e que o DotA é que é de “homem”. É verdade que o DotA tem uma mecânica mais complexa, mas ambos os jogos são multiplayer, a dificuldade vai sempre depender do adversário.
Depois não percebo isso da atitude corporativa. Nada naquele jogo (excepto skins que não influênciam o gameplay) necessita de ser comprado com dinheiro real e qualquer conteúdo novo está sempre disponível para compra com pontos virtuais. Só gasta lá dinheiro quem quer.
Por isso é que disse Play-to-win lê bem o que escrevi, se não quiseres ‘Jogar para ganhares pontos virtuais’ podes sempre comprar algumas coisas que necessitas para ganhar. O Dota 2 é verdadeira Free-to-play, pois todas as coisas que podes gastar dinheiro são puramente cosmeticos, e não influenciam em nada o jogo em si e tens todo o conteudo (exepto lá está o cosmético) de inicio para jogares de igual para igual com quem já joga à mais tempo.
Aliado às tendencias monopolistas da maneira como encaminham a vertente e-sports: tentativa de obter exclusividade em torneios, não permitindo que os eventos não tenham torneios p.e. de Dota 2 e jorrar torrentes de dinheiro e tendo o controle e regulação total da vertente de e-sports fazem em meu entender transparecer uma atitude corporativa mt mais negativa que a da Valve que apenas disponibiliza ferramentes absolutamente brutais para que os e-sports se desenvolvam como ‘desporto’ de espectadores e que apenas organizam um torneio anual (que é o mais importante e com maior prize pool do ano e que aconselho-vos a verem/podem fazer o download gratuito do jogo e vem dentro do cliente do jogo as partidas em directo ou em diferido/pois é já daqui a 15 dias que começa e garanto-vos que ficarão positivamente supreendidos).
Joguei LoL durante 2 anos e diverti-me imenso o tempo que joguei mas é como jogar Damas (LoL) ou jogar Xadrez (Dota 2)…é mais facil dominar as Damas e chegar-se a um nível em que divertes com aquilo pq já percebes pk ganhas ou perdes…no Xadrez levas na cabeça vezes e vezes sem conta porque não percebes as pequenas nuances e as varias regras e tacticas do jogo, mas quando começas a entender e a perceber pq é k ganhaste ou perdeste, nunca mais queres voltar as Damas…
Mas enfim, o Justin Bieber também já deve ter vendido bem mais que p.e. os Radiohead, ou até quem sabe uns Pink Floyd e isso não quer dizer necessariamente que seja de melhor qualidade ou que todos os fans de Justin Bieber façam parte do espectro social para o qual ele faz músicas :).
Vê se que não tens conhecimento do que se joga nas Universidades pelo país fora.
A Riot como qualquer empresa quer lucro, e a Valve tambem não é nenhuma santa, muitas actitudes que tem também são totalmente com objectivo de lucro.
Que gostes mais de DotA e uma coisa, mas dizeres que o DotA tem mais status, e os seus jogadores são mais inteligentes, mostra pouca sensatez.
Um abraço.
Jogasse nas Universidades porque o LoL é um jogo de muito mais fácil acesso que o Dota 2, é inegavel para o bem e para o mal. E num meio tão generico de pessoas como o Universitário é muito mais fácil nivelarem no LoL que no Dota 2 para que ningué fique de fora e todos possam jogar e divertir-se…pah cada um joga o que entende, mas esse argumento não tem qualquer base.
Jogo muito Dota.. Heuhuha boa noticia.
Agora só falta para Mac =)
A versão para Mac está no mesmo estado que a versão Linux (em Beta), portanto também já é possível jogar num Mac. A versão final já não deve tardar a chegar, mas entretanto a versão Beta dá para entreter 😉
QUERO SUPORTE PARA A 7970m para linux 🙁
Pelo que parece a versão normal já está disponível! No more tests!