Quantcast
PplWare Mobile

Chegou o Dota 2 ao Linux!!! Um dos jogos Moba mais populares

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. diogoj95 says:

    O Dota é um MOBA <.<

  2. Pedro says:

    O género é MOBA, Multiplayer Online Battle Arena 😉
    O Dota 2 (tal como o LOL) não devem ser chamados de RPG a meu ver.

  3. Ricardo says:

    DOTA 2 é um MOBA e não um RPG 😉

    • Pedro Pinto says:

      Alterado. Alguns consideram RPG outros MOBA, mas penso que o MOBA é o mais adequado

      • Pedro says:

        Boa! Assim está mais correcto.

        Quanto à notícia em si, acho sempre bom ter jogos disponíveis em mais plataformas! Agora só falta o LOL também funcionar em GNU/Linux :p

        • Rúben Lopes says:

          Também adoraria ver isso… mas parece-me que os desenvolvedores do LoL teriam de recriar o launcher de raíz, visto que o atual foi desenvolvido com Adobe AIR, que atualmente não suporta o Linux (já suportou, mas a Adobe descontinuou-o) 🙁

  4. Alexsandro says:

    Grande jogo, já estou viciado, experimentei no mint a versão de teste do DOTA2 mas tinha alguns bug’s vamos ver se foi corrigido…

  5. SexOnaSal says:

    Se alguém quiser Gift do Dota 2, tenho alguns para oferecer (via steam)

  6. Ricardo Nuno Apolinário Gaio says:

    Boa! Mais uma grande aposta no mundo GNU/Linux! Aos poucos vamos andando…!! 😉

  7. lololol says:

    O league of legends quando é que sai? isso era altamente! 🙂

    • k says:

      Eles lancaram a versao para mac que tem base em linux. Embora acho que ainda esteja em versao beta parece que funciona bastante bem. Dada a inclinacao para isso nao deve ser dificil por a funcionar em linux. Mas gostava mesmo que eles deixassem de usar aquela porcaria do air. O cliente da montes de problemas e consome imensos recursos por isso. Ultimamente ainda mais, está cada vez pior.

      Ja ando para experimentar o dota a algum tempo. Mecanicas semelhantes ao lol mas parece ter outros objectos de foco. Parece interessante.

      • Rúben Lopes says:

        Não, o Mac OS não é baseado em Linux. Ambos são baseados em Unix, o que lhes dá algumas semelhanças, mas de resto são sistemas diferentes. E embora esta semelhança pudesse facilitar o porte do LoL para Linux, a Adobe descontinuou o Air para Linux, pelo que a Riot teria de recriar o cliente do LoL de raíz, sem base no Air, para portar o jogo para Linux.

  8. Tiago says:

    A Riot já enganou muita gente pelos comentarios daqui:

    MOBA foi um termo inventado pela Riot (empresa por trás do LoL) como tentativa de exercer uma posição de dominancia sobre os d+ concorrentes criando um nome para o genero vindo deles…o nome mais generico (e utilizado pela Valve) é tal como indicado Action RTS (ARTS).

    Para os meninos do LoL, duvido que terão LoL tão cedo em Linux, por varias razões:

    – LoL é um jogo de massas direccionado para um publico alvo que não usa Linux: adolescentes e pessoas com menos conhecimentos em jogos/computadores (não estou a dizer que não existam jogadores de LoL que usem Linux p.e….)
    – O LoL é feito pela Riot que quem está minimamente atento às noticias do genero, sabe que tem uma atitude corporativa ao estilo EA e várias atitudes e decisões que vem tomando só vêm provar que é altamente improvavel que lançem para Linux.

    • MS says:

      butthurt much?

      • Tiago says:

        Que é que o meu comentario tem a ver com alguma especie de butthurt?

        Apenas constato os factos daquilo que vejo nas noticias da industria e do que vou acompanhando enquanto jogo…cada um joga o quer e se for o caso, dá dinheiro à empresa que bem entender.

        • Rocha says:

          “Para os meninos do LoL…”

          • Tiago says:

            A interpretação do meu comentário como depreciativo é da tua responsabilidade.

            E é estatisticamente relevante que o LoL atrai muitos adolescentes e o jogo é feito para eles. Basta ver as opções artisticas e 90% das personagens femininas terem esgotado o stock de silicone virtual :). Além disso o sistema ‘Play-to-win’ que se não te apetecer ‘Play’ podes trocar por ‘Pay’ é especialmente moldado para quem tem tempo para ‘time sinks’…adivinha quem são essas pessoas :), estão de férias à um mes e ainda vao ter ferias ate Setembro :D.

          • nothing to! says:

            E isso é alguma mentira?

            Eu jogo LoL (agora nem tanto) e reconheço que a maioria de lá é meninos que não sabem se comportar. Dos jogos online que já joguei é sem duvida o jogo com a PIOR comunidade que alguma vez vi. Gosto muito do jogo mas a comunidade é a razão pelo que me tenho afastado um pouco.

    • MS says:

      Público alvo ou não, sou estudante de engenharia informática e quase que posso afirmar que mais de metade do departamento joga LoL, custa-me a querer que mais de metade de um departamento de informática tenha poucos conhecimentos em jogos/computadores.

      Essa dos “meninos do LoL” dás a entender que o jogo é para meninos e que o DotA é que é de “homem”. É verdade que o DotA tem uma mecânica mais complexa, mas ambos os jogos são multiplayer, a dificuldade vai sempre depender do adversário.

      Depois não percebo isso da atitude corporativa. Nada naquele jogo (excepto skins que não influênciam o gameplay) necessita de ser comprado com dinheiro real e qualquer conteúdo novo está sempre disponível para compra com pontos virtuais. Só gasta lá dinheiro quem quer.

      • Tiago says:

        Por isso é que disse Play-to-win lê bem o que escrevi, se não quiseres ‘Jogar para ganhares pontos virtuais’ podes sempre comprar algumas coisas que necessitas para ganhar. O Dota 2 é verdadeira Free-to-play, pois todas as coisas que podes gastar dinheiro são puramente cosmeticos, e não influenciam em nada o jogo em si e tens todo o conteudo (exepto lá está o cosmético) de inicio para jogares de igual para igual com quem já joga à mais tempo.
        Aliado às tendencias monopolistas da maneira como encaminham a vertente e-sports: tentativa de obter exclusividade em torneios, não permitindo que os eventos não tenham torneios p.e. de Dota 2 e jorrar torrentes de dinheiro e tendo o controle e regulação total da vertente de e-sports fazem em meu entender transparecer uma atitude corporativa mt mais negativa que a da Valve que apenas disponibiliza ferramentes absolutamente brutais para que os e-sports se desenvolvam como ‘desporto’ de espectadores e que apenas organizam um torneio anual (que é o mais importante e com maior prize pool do ano e que aconselho-vos a verem/podem fazer o download gratuito do jogo e vem dentro do cliente do jogo as partidas em directo ou em diferido/pois é já daqui a 15 dias que começa e garanto-vos que ficarão positivamente supreendidos).

        Joguei LoL durante 2 anos e diverti-me imenso o tempo que joguei mas é como jogar Damas (LoL) ou jogar Xadrez (Dota 2)…é mais facil dominar as Damas e chegar-se a um nível em que divertes com aquilo pq já percebes pk ganhas ou perdes…no Xadrez levas na cabeça vezes e vezes sem conta porque não percebes as pequenas nuances e as varias regras e tacticas do jogo, mas quando começas a entender e a perceber pq é k ganhaste ou perdeste, nunca mais queres voltar as Damas…

        Mas enfim, o Justin Bieber também já deve ter vendido bem mais que p.e. os Radiohead, ou até quem sabe uns Pink Floyd e isso não quer dizer necessariamente que seja de melhor qualidade ou que todos os fans de Justin Bieber façam parte do espectro social para o qual ele faz músicas :).

    • Kekes says:

      Vê se que não tens conhecimento do que se joga nas Universidades pelo país fora.
      A Riot como qualquer empresa quer lucro, e a Valve tambem não é nenhuma santa, muitas actitudes que tem também são totalmente com objectivo de lucro.

      Que gostes mais de DotA e uma coisa, mas dizeres que o DotA tem mais status, e os seus jogadores são mais inteligentes, mostra pouca sensatez.

      Um abraço.

      • Tiago says:

        Jogasse nas Universidades porque o LoL é um jogo de muito mais fácil acesso que o Dota 2, é inegavel para o bem e para o mal. E num meio tão generico de pessoas como o Universitário é muito mais fácil nivelarem no LoL que no Dota 2 para que ningué fique de fora e todos possam jogar e divertir-se…pah cada um joga o que entende, mas esse argumento não tem qualquer base.

  9. Charles Siqueira says:

    Jogo muito Dota.. Heuhuha boa noticia.

  10. Cenas says:

    Agora só falta para Mac =)

    • Rúben Lopes says:

      A versão para Mac está no mesmo estado que a versão Linux (em Beta), portanto também já é possível jogar num Mac. A versão final já não deve tardar a chegar, mas entretanto a versão Beta dá para entreter 😉

  11. R says:

    QUERO SUPORTE PARA A 7970m para linux 🙁

  12. João Penha says:

    Pelo que parece a versão normal já está disponível! No more tests!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.