Livemap – Capacete com navegação e Realidade Aumentada
Por Gonçalo Leitão para o Pplware.com
Imaginem-se motociclistas, estão em viagem digamos em Moscovo, procuram sitio para dormir, o transito está um caos, obras na via, difícil interagir com os nativos (nem sempre falam português…), está frio…cansados da viagem, procuram no mapa um hotel mas é complicado saber o nome da rua, estão perdidos…mas graças ao GPS do telemóvel a procura torna-se mais fácil.
Encostam na berma, tiram as luvas, neva um pouco mas conseguem-se desenrascar e ao fim de algumas tentativas falhadas estão sãos e salvos.
Este é o drama da utilização dos sistemas actuais de navegação por parte dos motociclistas, que necessitam de uma ferramenta de navegação prática, rápida e actualizada.
Com o lançamento dos Google Glass, os sistemas de realidade aumentada são adaptados à navegação mas de um modo mais lento, para quem provavelmente está em passeio a pé, onde a realidade não chocará com certeza com ele.
O capacete LiveMap usa um microfone, sensor de luz, auriculares, um micro pc com o software e um visor que projecta a informação de viagem no centro da viseira do motociclista e claro baterias recarregáveis por USB.
Será em fibra de carbono, pesa 1,4Kg e as dimensões são relativamente iguais aos capacetes standard.
O giroscópio e o compasso digital permitem ter o visor sempre orientado mesmo quando o utilizador vira ou gira a cabeça, criando um foco preciso no essencial – a condução.
Pontos chave:
- Realidade Aumentada para uso fácil de navegação.
- Imagem clara e nítida.
- Imagem a cores com transparência eliminando distrações e focada no essencial.
- Tamanho do capacete próximo do Standard.
- Duas baterias de 300 mAh, com duração aproximada de 24h.
- Microfone que comanda o aparelho, equivalente ao Siri do IOS para processar linguagem.
- Auscultadores para recepção áudio.
- Sensor de luz, permite adaptar o visor ao nível de iluminação diurno ou nocturno.
- Sensor-G, giroscópio e compasso digital para acompanhar os movimentos da cabeça.
- Interface visual dedicado à condução.
- Mapas da Navteq, minimalistas e simples. Mapas só serão visualizados quando a velocidade é muito reduzida por motivos óbvios de segurança.
- Certificação : USA DOT/ European ECE 22.05/Japanese JIS T 8133 /FCC
Não se trata propriamente de uma novidade tecnológica já que existem sistemas equivalentes, por exemplo os capacetes dos pilotos de caças F-35, mas por se tratar de um acessório fundamental, o capacete, tornará com certeza a navegação mais fluída acabando com o incómodo das paragens frequentes para consulta dos mapas.
Estará disponível nos EUA e UK em 2014, e em 2015 no resto da Europa, e custará 2000$ (1500$ para quem aderir ao projecto pelo crowdfundig).
Este artigo tem mais de um ano
algo muito me preocupa, como motociclista sei o que a desatenção pode causar. Essa semana mesmo meu amigo estava numa curva e foi dar uma espiada numa cb600 na outra pista… resultado: acertou o guardrail…
acho que realmente precisamos pensar numa forma de melhorar os capacetes, com mais tecnologia para torná-los seguros e mais funcionais (como o da Reevu, com espelho retrovisor)
http://blogmotor.net/wp-content/uploads/2010/05/capacete-Reevu-MSX1-com-espelho-retrovisor-2-460×420.jpg
com certeza esse capacete seria útil em longas viagem SE usado corretamente, se não fará mais mal do que bem
Tenho um capacete com Bluetooth que comunica com o iPhone (montado em suporte apropriado no guiador).
Vejo os mapas no iPhone e ouço as instruções de navegação no capacete, sem ter nada à frente dos olhos a reduzir-me a visibilidade… que num motociclo pode levar à morte prematura.
Tenho ainda a vantagem de, através do capacete, poder fazer chamadas telefónicas, ouvir músicas dos artistas que quiser e pela ordem que quiser… tudo sem meter as mãos no iPhone…
Nesta nova tecnologia Livemap e falando no meu caso, só vejo desvantagens.
Estás preocupado com a segurança mas olha que andar de moto na estrada a ouvir musica também é muito recomendável.. Na estrada de moto todos os sentidos atentos são pouco..
era precisamente o que ia dizer 🙂
Até pelo peso o capacete é de topo.. Quero ver um de TT assim já que é mais o meu terreno..
Tou a imaginar, aquilo aparece imagem que tira a visibilidade e queremos que ela saia e ela não desactiva,, PUFF x)
Nitidamente, a ideia mais estúpida de sempre!
Isso é o pior que um motociclista pode ter, como ja foi dito, na estrada, de carro, todos os sentidos, são poucos (toda a gente tem noção dos perigos e dos acidentes um simples GPS ja causou!), quanto mais numa Mota em que exige 3 ou 4 vezes mais do ser humano! Em que 1 segundo de distracção é a morte do artista! Especialmente quando esse equipamento é verdadeiramente útil, que é em percursos citadinos!
Como motociclista que sou, acho isso uma plena idiotice. Não sou contra a tecnologia, como qualquer um que lê este blog, mas isso é mesmo aproveitar-se do desejo das pessoas de terem o ultimo gadget, aproveitarem-se dos happy-go-lucky early adopters!
Se ainda fizessem uma Interface minimalista, com umas setas apenas, ainda vá que não vá… Enfim…
Se a ideia fosse boa, já teria sido implementada pelas fabricantes de capacetes como a shoei e arai!
Triste!
Mais vale usar uns google glass
Eu optei por uma solução mais segura. Não tenho mota 😀 Nunca tive, nem nunca terei…