Tardes de Cinema
Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme "Além da Escuridão: Star Trek", a sequela de "Star Trek" (2009), realizado por J.J. Abrams, através do argumento de Roberto Orci e Alex Kurtzman. Destaque também para a estreia de "Antes da Meia-Noite", o terceiro filme de uma série de três longas-metragens que o realizador norte-americano Richard Linklater fez com os atores Ethan Hawke e July Delpy ao longo de 18 anos.
Estreia ainda "À procura de Sugar Man", um documentário que nos conta a história de Rodriguez, o maior ícone de rock dos anos 70 que nunca chegou a ser; a comédia “Gangsters da Velha Guarda”, protagonizada por Al Pacino, Christopher Walken e Alan Arkin, e por fim, o filme de animação "Max e os Dinossauros".
STAR TREK - ALÉM DA ESCURIDÃO M12|ACÇÃO, AVENTURA, FICÇÃO CIENTÍFICA|EUA|132m
Realizador: J.J. Abrams Argumento: Roberto Orci, Alex Kurtzman, Damon Lindelof, Gene Roddenberry Intérpretes: Chris Pine, Benedict Cumberbatch, Zachary Quinto, Anton Yelchin, Zoe Saldana, John Cho, Karl Urban, Bruce Greenwood, Simon Pegg, Britanni Johnson IMDB: 8,3 /10 (84 335 votos)
"Além da Escuridão: Star Trek", sequela de "Star Trek" (2009), é realizado por J.J. Abrams, através do argumento de Roberto Orci e Alex Kurtzman. Desta vez, a Enterprise é chamada à Terra. Ao chegarem, descobrem que algo destruiu a frota e a organização a que pertencem e espalhou a devastação pelo planeta. O comandante Kirk conduz então uma desesperada caça ao homem num mundo assolado pela guerra, afim de capturar o responsável por toda a destruição.
Quando a tripulação da Enterprise é chamada para regressar a casa, esta depara-se perante a presença de uma força aterrorizadora imparável no interior da organização, que destruiu a tropa e tudo o que esta representa, ao mesmo tempo que deixa o nosso mundo em crise.
Com uma disputa pessoal por resolver, o Capitão Kirk lidera uma perseguição ao homem num planeta em estado de guerra, enquanto procura capturar uma arma de destruição em massa que se encontra na posse de um único indivíduo.
Ao mesmo tempo que os nossos heróis são empurrados para o interior de um épico jogo de vida ou morte, as amizades de outrora são colocadas em causa, o amor será desafiado e sacrifícios têm de ser feitos em prol da única família que sobra a Kirk: a sua tripulação.
ANTES DA MEIA NOITE M12|DRAMA, ROMANCE|EUA|108m
Realizador: Richard Linklater Argumento: Julie Delpy, Ethan Hawke, Richard Linklater Intérpretes: Ethan Hawke, Julie Delpy, Seamus Davey-Fitzpatrick, Jennifer Prior, Charlotte Prior, Xenia Kalogeropoulou, Walter Lassally, Ariane Labed, Athina Rachel Tsangari IMDB: 8,0 /10 (2 393 votos)
"Antes da Meia-Noite" é o terceiro filme de uma série de três longas-metragens que o realizador norte-americano Richard Linklater fez com os atores Ethan Hawke e July Delpy ao longo de 18 anos, juntando-se a "Antes do amanhecer" (1995) e "Antes do anoitecer" (2004). Os filmes acompanham um norte-americano (Jesse) e uma francesa (Celine), que se conheceram num 'inter-rail' na Europa no final da adolescência ("Antes do amanhecer") e que se reencontraram nove depois em Paris ("Antes do anoitecer").
Nove anos após a conclusão de "Antes do Anoitecer", Jesse e Celine vivem em Paris como casal, pais de duas meninas gémeas concebidas quando se juntaram. Jesse está também a lutar para manter a relação com o seu filho adolescente, Hank, que vive em Chicago com a sua ex-mulher e que, após o verão numa ilha grega com Jesse e Celine, está a ser levado para o aeroporto para voar de regresso a casa.
Jesse continuou a ter sucesso como romancista, enquanto Celine está numa encruzilhada de carreira, a considerar um trabalho no governo.
"Before Mignight" é a sequela de "Antes do Amanhecer" (1995) e "Antes do Anoitecer" (2004), que se tornaram ambos filmes de culto, principalmente para os espetadores com a idade dos protagonistas.
À PROCURA DE SUGAR MAN M12|DOCUMENTÁRIO|REINO UNIDO|86m
Realizador: Malik Bendjelloul Argumento: Malik Bendjelloul Intérpretes: Stephen ‘Sugar’ Segerman, Dennis Coffey, Mike Theodore, Dan DiMaggio, Jerome Ferretti, Steve Rowland, Willem Möller, Craig Bartholomew Strydom IMDB: 8,1 /10 (17 311 votos)
"À procura de Sugar Man" é um documentário que nos conta a história de Rodriguez, o maior ícone de rock dos anos 70 que nunca chegou a ser. Momentaneamente aclamado como o melhor cantor e compositor da sua geração, Rodriguez caiu no esquecimento – renascendo das cinzas num contexto completamente diferente, a um continente de distância.
A história de Rodriguez: sexto filho de imigrantes mexicanos (daí o Sixto), trabalhador da construção civil, grande admirador de Leonard Cohen, Dylan e Henry Mancini, edita dois álbuns, “Cold Fact”, em 1970, e “Coming From Reality”, no ano seguinte.
Os discos recebem boas críticas mas passam despercebidos junto ao público. Pouco depois, o músico desaparece. Entretanto, cópias dos discos chegam à Austrália e à África do Sul.
Neste último país, o passa-palavra transforma-o num fenómeno que atravessa gerações. No país do apartheid, ferozmente conservador, Rodriguez torna-se uma voz de rebeldia e de esperança.
Enquanto os seus discos chegam a 500 mil lares sul-africanos, principalmente os da juventude branca liberal, Rodriguez trabalha na construção civil para sustentar as três filhas, concorre a vários cargos públicos em Detroit por obrigação cívica e tira um curso de Filosofia por curiosidade intelectual.
Malik Benjelloul, realizador televisivo sueco, 35 anos, partiu do seu país em 2006. Vagabundeou pela América do Sul e por África, procurando "histórias que valessem a pena ser contadas". Na Cidade do Cabo, entrou na loja de discos de Stephen "Sugar" Segerman e ouviu aquele que, juntamente com o jornalista Craig Bartholomew-Strydom, desvendara o mito. Sem financiamento, começou por filmar aquela história com um iPhone.
O resultado foi um documentário que, para além de ter ganho vários prémios (entre eles um Óscar e um BAFTA), fez renascer a carreira de um dos mais importantes ícones da história da música.
GANGSTERS DA VELHA GUARDA M12|COMÉDIA, CRIME|EUA|95m
Realizador: Fisher Stevens Argumento: Noah Haidle Intérpretes: Al Pacino, Alan Arkin, Christopher Walken, Julianna Margulies, Mark Margolis, Lucy Punch, Addison Timlin, Vanessa Ferlito, Katheryn Winnick, Bill Burr, Craig Sheffer, Weronika Rosati IMDB: 6,5 /10 (16 404 votos)
Al Pacino, Christopher Walken e Alan Arkin protagonizam “Gangsters da Velha Guarda”, uma comédia de acção que vai ser realizada por Fisher Stevens. O filme centra-se em dois criminosos que estão à beira da reforma, no entanto, um deles é contratado para matar o outro. Os remorsos tomam conta dele e, antes de o matar, decide dar-lhe uma última noite de diversão e aventura que acaba muito mal.
Val sai da prisão após cumprir uma pena de 28 anos por se recusar a entregar um dos seus parceiros mais próximos. O seu melhor amigo Doc está lá à sua espera, e os dois voltam a reencontra-se com outro velho parceiro, Hirsch. A ligação de cumplicidade entre eles mantém-se forte, e os três acabam o encontro a refletir sobre liberdades perdidas e conquistadas, antigos elos de fidelidade e lealdade, e dias de glória passados.
Mas apesar da idade, nenhum deles perdeu a capacidade para armar confusão sempre que querem - balas voam enquanto eles fazem um valente e divertido esforço para compensar décadas perdidas de crime, drogas e sexo.
Só que um deles esconde um perigoso segredo - um chefe da máfia coloca-o perante um dilema impossível e o tempo para encontrar uma solução está a acabar. À medida que amanhece, a sua posição torna-se cada vez mais desesperada e, no final, eles vão ser obrigados a confrontar o passado de uma vez por todas.
Realizado por Fisher Stevens, uma comédia de acção sobre “gangsters” reformados e as suas ligações de honra e amizade que conta com a participação de um trio de veteranos: Al Pacino, Christopher Walken e Alan Arkin.
MAX E OS DINOSSAUROS M6|ANIMAÇÃO|SINGAPURA|105m
Realizador: Nickson Fong Argumento: Nickson Fong Vozes: Erika Mota, Jerry Ching, Jorge Mourato, Rui de Sá, Rui Quintas, Rui Unas IMDB: (ainda sem votação)
O filme "Max e os Dinossauros" é uma aventura de animação com a assinatura de Nickson Fong. No filme, após descobrir a existência dos poderosos Cristais do Rugido, do Voo e da Energia, o terrível Sombra decide obtê-los para os usar nas suas malfeitorias. No entanto, esses cristais representam um difícil desafio, pois apenas podem ser encontrados na era dos dinossauros.
O vilão da história, o Sombra, está de regresso. Depois do leão Max o ter impedido de obter os poderosos cristais de Leão, o Sombra descobriu a existência de cristais ainda mais poderosos, os cristais de Dinossauro, e tudo fará para os alcançar.
O objetivo do vilão é só um: capturar os cristais para uso das forças do mal. Avisado dos planos malignos do Sombra, Max e os amigos terão de o perseguir. Mas o desafio não será fácil porque os cristais só existem na era pré-histórica dos Dinossauros.
O herói da Olá, a amiga Leena, o camaleão Tiques e o porco-espinho Picos, a dupla humorística do filme, terão de viajar ao passado e tentar evitar que os cristais de dinossauro caiam nas mãos do Sombra.
A tarefa revela-se ainda mais difícil porque o Sombra tem uma nova e perigosa aliada: a Rainha Felina. A Rainha do Clã do Tigre Branco é a principal rival do clã dos Leões, do qual Max faz parte.
O Sombra vai persuadir a Rainha Felina a viajar de volta ao passado através do portal mágico do tempo, do qual esta tem a chave, e a trazer os três cristais de poder, que se encontram muito bem guardados ou por um poderoso T-Rex, ou pelos ferozes Skyhunters ou ainda pelos secretos Trispikes. Resta saber se Max consegue conquistar o passado e assim salvar o futuro.
Este artigo tem mais de um ano
Já vi o “Searching for Sugar Man”, e é empolgante. Recomendo, eu vi o filme sem saber nada deste autor e o desconhecimento fez com que o “suspense” estive sempre presente. Um aviso, vão ficar com a canção “I Wonder” na cabeça, é estremamente viciante.
Anyway, mal posso esperar para ver o Star Trek! Adorei o primeiro filme deste reboot e ainda por cima sou fã do actor que faz de Sherlock na excelentíssima série da BBC.
Muito obrigado Vitor M., so o star trek é que me chama (na semana passa acho que nem um de jeito saiu, eu sou daqueles que so vai ao cinema por causa da experiência nos efeitos especiais, romélicos vê se melhor no sofá :p)
PS: Obrigado por utilizarem o youtube em vez do sapo vidoes 🙂
Zachary Quinto – Sylar!!! Saudades do Heroes… Pena terem acabado com uma brilhante serie.
Bom artigo! Mas por favor corrijam “Estreia ainda…” 😉