Aprenda a instalar o novo Linux Mint 15 “Olívia”
Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições Linux com um pequeno tutorial com o processo de instalação. Dessa forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe ficar fã.
Depois de termos apresentado aqui as novidades do novo Linux Mint 15 “Olívia”hoje vamos ensinar como proceder à instalação deste sistemas operativo, que está cada vez mais fácil e rápida.
O Linux Mint 15 “Olívia”é uma distribuição baseada no Ubuntu 13.04 mas que apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições. Para instalar o Linux Mint 15 “Olívia” procedi à criação de uma máquina virtual no VMware:
Para instalarem o Linux Mint 15 “Olívia” no VMWare devem seguir os seguintes passos:
PREPARAÇÃO DA MÁQUINA VIRTUAL (VMWARE)
Passo 0 – Download o Linux Mint (Para este tutorial escolhi a versão com o ambiente gráfico Mate). Façam o download a partir daqui
Passo 1 – Indicamos no campo “Instaler disc image file (iso)”, o caminho da imagem que descarregamos no passo 0
Passo 2 – Indicamos qual o tipo de sistema operativo (como se trata de uma variante do Ubuntu, podemos indicar Ubuntu como versão)
Passo 3 – Em seguida damos um nome à maquina virtual e indicamos onde a vamos guardar em disco
Passo 4 – Por fim, definimos o espaço em disco (para este exemplo, defini 8 GB)
Passo 5 – E para terminar todo o processo, basta carregar em Finish.
Para iniciar a máquina virtual, basta carregar em Play Virtual Machine
INSTALAÇÂO DO MINT 15
Passo 0 – Depois da maquina virtual arrancar com o Mint 15, devem carregar em Install Linux Mint para dar inicio à instalação do sistema no disco.
Passo 2 – Indicar qual o idioma de instalação
Passo 3 – Validação dos pré-requisitos
Passo 4 – O próximo menu permite o particionamento simples do nosso disco. Como estamos a usar um disco virtual, vamos escolher a opção “Apagar disco e instalar Linux Mint”.Quem pretender instalar o Mint nativamente numa partição, deve escolher a opção “Mais uma coisa”
Passo 5 – O próximo passo é indicar o time zone (fuso horário)
Passo 6 – Vamos agora escolher a disposição do teclado (layout do teclado)
Passo 7 – Vamos agora proceder à criação de um utilizador e definição do nome da máquina. Para isso devem indicar o nome completo do utilizador, nome de utilizador (username), password e nome da máquina.
Passo 8 – Início do processo de instalação..A instalação demorou-me cerca de 30 minutos.
Passo 9 – Depois de instalado, basta carregar em Reiniciar agora para que o sistema arranque via disco.
Passo 11 – E voilá….cá estamos nós no novo e bonito Linux Mint 15.
O Mint é sem duvida uma distribuição Linux a ter em consideração e arrisco-me a dizer que, em muitos aspectos, é superior à distribuição da qual deriva. Esperemos que este tutorial vos seja seja útil e caso tenham alguma duvida/questão ou sugestão, deixem em comentário.
Boas Instalações!
Licença: GPL Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: Linux Mint
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia. Eu gostava de saber como é que instalo o mint de maneira a ficar com o pc com multiboot uma vez que não quero desinstalar o windows. Basta só meter o linux numa pen e criar uma nova partição?
O próprio Mint reconhece a instalação do Windows e lhe pergunta se deseja instalá-lo lado-a-lado (multiboot) ou utilizar o disco inteiro.
Abraço.
Cria uma partição automaticamente? Ou aconselham-me a fazer uma partição no windows e instalar na mesma?
já o tenho instalado e não tenho a apontar nada de mal, para já.
Saudações. Não há maneira de sacar um “service pack” para actualizar Linux? É que aqui no emprego eu saco um Linux qualquer, instalo mas depois actualizar é que é mentira…
Estás atrás de proxy? Se sim, é necessário algumas alterações em alguns ficheiros.
para fazer a instalação em multiboot basta teres espaço livre no disco para criares as partições necessárias para a instalação(recomendo, pelo menos, a /, swap e /home, também se pode usar a /boot para o grub)
Testei uma versão anterior desta distribuição no passado e só após a desinstalar é que me apercebi que ele tinha-me alterado o Search Provider no Chrome, sem qualquer aviso ou autorização.
O pior é que aquilo alastrou-se a todas as minhas máquinas com o Chrome, e para remover o Linux Mint Search foi um processo dos diabos – mais parecia um vírus.
É um bom SO, mas isto manchou para sempre a minha opinião sobre o mesmo.
Desculpem, não resisto. É como nos casamentos, só conhecemos verdadeiramente a outra pessoa no divórcio. 🙂
Já não é o primeiro caso que leio em que isso acontece. Nisso a comunidade pouco ou nada fala… Se o Linux Mint fizesse parte da Canonical eram mais umas centenas de artigos a falar mal deles lol…
Recomendável criar a partição de home separado da principal para depois se poder fazer reinstalações/updates á vontade.
Estou com esta distribuição há já algum tempo, e estou a considerar desinstalar o Windows. O Linux Mint está superior em tudo, tudo mesmo. Aconselho vivamente!
e já começas a ter suporte para jogos …
Superior? Mas se aquilo nem sequer tem aquele bonito ambiente aos quadradinhos monocromáticos… 😉
Lol
Alguem percebe de VM?
Digamos que estou em ambiente Linux e quero rapidamente passar ficheiros da máquina virtual a rodar Linux para windows desktop real.
Já é possível?
só para ser notificado…
à algum tempo que isso é possível, pelo menos 2 anos
Somente tens de instalar os VmwareTools e seras capaz de transferir ficheiros de maneira muito facil…(copy paste ou simplesmente arrastar)
2 anos em modo simples… 😉
Crias uma pasta partilhada, é bastante simples.
Bom artigo, como já é habitual 🙂
Desculpem da pergunta mas (como sou novato a mexer em linux) há possibilidade de colocar o Mint totalmente em português ?
porque pela experiência que tenho a interface não fica totalmente em português.
Pode não ficar em 100% mas fica em 99% hehehehe
Eu uso o mint 14, e estou muito satisfeito, para ja nao devo atualizar a versão. Creio que so a atualizaei quando chegar a LTS, que creio que será daqui a duas versões ou três nao sei ao certo. No entanto gostei de uma nova característica que é o driver manager, essa so esta disponível no cinnamon ou também em mate?… Ha alguma espécie de backport disso para a Nádia? Ob
Concordo,também vou manter a versão 14,porque o suporte à versão é até abril de 2014,ao contrário desta 15 que vai só até a janeiro de 2014.
-opto por manter actualizada e quando acabar o suporte instalo a versão LTS ou 16/17.
Bom tuto,mas posso usar tbm a maq.virtual box no lugar da VMware,porque ela é em portugues,tornando assim mais facil a instalação.
Abs
Francisco
Falta explicar como instalar o vmware tools para ficar com a resolução do ecrã direita. (No Win8 instalou automaticamente)
Por acaso instalei ontem este SO e ando aqui ‘às aranhas’ para fazer isso visto que pouco percebo de Linux.
Até eu que não sou conhecedor de sistemas linux vejo que uma instalação deste tipo não tem ciência nenhuma.
No entanto, e para a maioria dos utilizadores que deseja manter o seu actual sistema operativo e instalar fisicamente no PC em vez de numa VM como é que deve criar as partições?
Boas,
Podes orientar-te por este artigo
https://pplware.sapo.pt/tutoriais/aprenda-como-fazer-dual-boot-windows-8-vs-linux/
Pedr Pinto
Boas a todos. Instalei o linuxmint 15 mate até aqui td bem. Estou a ter muitas dificuldades no wireless que não está a funcionar, podem ajudar-me? Ou se eu instalar linuxmint-15-cinnamon é capaz de resolver o problema?
Estou a usar o novo skype 4.2 no linux mint 15, quando ligo para minha namorada ele funciona bem, o audio e a camera, mas sempre que vou partilhar o ecran com ela, o pc trava todinho, não deixa eu fazer nada, fica completamente bloqueado, só destrava quando ela desliga a chamada, será que é bug na nova versão do skype, bug no linux mint 15 ou é problema no meu pc? Alguem ENTENDIDO me pode dizer se com ele acontece o mesmo?
grato
🙂
Também já instalei,e a primeira impressão é bastante positiva,a não ser que estou com uma valente dor de cabeça pelo facto de o ecrã do meu compaq não ter o brilho suficiente.Já tentei algumas dicas de fóruns mas torna-se complicado entender alguns procedimentos.Alguém da comunidade Pplware que já tenha resolvido este precalço,agradecia que aqui deixasse um post para debelar esta situação.Antecipadamente os meus mais sinceros agradecimentos.Abraço.
boa tarde
instalei agora o linux mint 15 através do terminal, tudo correu bem, no entanto não consigo fazer actualizações, não consigo instalar aplicações através do gestor de programas nem consigo ir à net!!!!!!
Como consigo resolver o problema?
Linux Mint 15 Cinnamon 64bit…100% funcional.
Parece mto bom !! É customizável ? dá para alterar aqueles cores verdes e assim ?
obrigado
Acabei de instalar o Mint 15 em doal boot e está tudo muito bem. Só que o LibreOffice aparece em americano (de base)e numa versão que não é a última, isto apesar do Mint estar instalado me Português.
Alguem sabe como posso susbtituir o LibreOfice 3 em americano pelo LibreOffice 4 Português?
Bom Dia a todos estou com um problema eu instalo o mint ao lado do 7, e quando boto para reiniciar e vou para entrar na opção do linux ele fica uma tela preta e não entra mas se eu colocar na opção 2 que é de reparo entra por que isso alguem sabe me dizer????
Por Favor, me ajudem!
aqui deu erro!