A autenticação de 2 factores chegou às contas Microsoft
Saiba como a usar!
Os mecanismos de segurança querem-se fortes e ao mesmo tempo simples de usar. Só assim se consegue ter a melhor segurança ao mesmo tempo que os utilizadores não se vêm com problemas em usar os serviços.
Uma das forma mais simples de implementar esta segurança é através da utilização de mecanismos externos de autenticação, tal como a autenticação em dois factores.
A Microsoft estava a preparar-se para adicionar este factor extra de segurança na autenticação dos seus serviços e agora está disponível para todos.
Já tínhamos anunciado que estaria para breve a disponibilização deste apoio à autenticação por parte da Microsoft e durante a semana passada foi libertada nas contas d Microsoft para todos os utilizadores.
Este mecanismo adicional de segurança pode ser usado em várias contas Microsoft, que vão desde a autenticação no Outlook.com, MSN, Skype ou XBox, entre outras. Depois de o activarem podem usar este mecanismo no acesso a uma dessas contas.
A forma de usarem o mecanismo de autenticação de dois factores da Microsoft é idêntico ao que é usado noutros serviços. Sempre que tentarem aceder a uma dessas contas será pedido um código, que será gerado na hora e que desbloqueará o acesso.
Para gerarem esse código podem usar uma qualquer aplicação que usem antes noutros serviços ou recorrer ao envio de um email ou SMS, na hora. A aplicação da Microsoft para Windows Phone está disponível na loja de aplicações deste SO e para os restantes basta usar uma qualquer que usem noutros serviços.
Para activarem este novo método de autenticação da Microsoft apenas necessitam de aceder a esta página da gestão de contas da Microsoft e escolham a opção "Verificação em dois passos".
Este é um passo simples de realizar e termina com a mensagem de sucesso da activação da verificação em dois passos para a vossa conta.
A partir desse momento o acesso a essa conta terá de ser feito com recurso à password, da forma tradicional, e ao novo factor de autenticação.
Resta decidirem se pretendem receber o código de acesso através do email secundário associado a essa conta ou com recurso à geração do código com uma app. A vantagem da última é que permite que acedam ao email em qualquer lado mesmo sem acesso a essa conta de email.
Para associarem uma aplicação externa à vossa conta devem, na mesma página, acede ao link "Aplicação de autenticação".
Será apresentado um código QR para lerem com a aplicação que devem ter já instalada no vosso telefone e que configurará de forma automática a autenticação.
Será pedido um código para confirmarem a correcta configuração da aplicação.
Mas e porque existem aplicações que fazem uso destas contas e que não permitem a utilização deste mecanismo de autenticação extra, a Microsoft disponibiliza a criação de passwords que dispensam a autenticação de 2 factores e que ficam associadas a aplicações.
Para gerarem essas passwords devem, também na página da conta Microsoft, aceder ao link "Palavras-passe de aplicação". Basta aceder ao link e a palavra passe é gerada.
Estas palavras passe não podem ser consultadas posteriormente e ao serem eliminadas não é possível fazê-lo de forma isolada.
O mecanismo de autenticação de dois factores que a Microsoft implementou nas suas contas garante níveis mais elevados de segurança e de confiança. pode ser activado em qualquer altura e permite o acesso com recurso a várias fontes criação dos códigos adicionais de autenticação.
Tal como fizeram noutros serviços, é aconselhável que activem a autenticação de dois factores nas contas Microsoft. Passam a ter de usar estes códigos para autenticar a vossa conta do Skype, evitando assim as autenticações automáticas e as utilizações abusivas!
Homepage: Autenticação 2 factores Microsoft
Este artigo tem mais de um ano
Ja activei 🙂 diretamente do meu WP…
“Se tiver um dispositivo Android, iOS ou Blackberry, procure uma aplicação de autenticação”
Procure? Uma (qualquer)? nem um link nem nada. Estamos a falar de segurança e não podemos correr o risco de instalar algo não legitimo.
Ai ai, Microsoft, onde andas com a cabeça??
Usa o Google Authenticator…
Cumprs =P
uma dúvida: e quem não tem celular, fica sem email também?
Até pouco tempo eu não usava (Fazia questão de não tê-lo). Só tenho por motivo de trabalho. Mas se pudesse ficava sem (tenho lá minhas razões)
Grande parvoíce. Usando uma conta do hotmail, antes de chegar à primeira imagem do post, é preciso obter um código que é enviado por email para um dos nossos contactos.
Amanhã telefono-lhe: “Eh pá. Recebeste um código através de um email da Microsoft diz-me lá qual é”.
E a resposta vai ser “Sei lá já da password da minha conta do hotmail. Já não tenho acesso, não posso ler o mail para te dar o código'”.
Nunca ouviram falar de SMSs enviados para um número de telemóvel ?
Isso provavelmente é porque não tens o telemóvel associado à tua conta, assim é impossível eles enviarem-te os sms ou não?
Comigo por exemplo, como tenho o meu telefone já associado à minha conta Microsoft, eles enviaram-me um sms sem qualquer demora.
Pois é, é de facto tudo muito bonito.
Já o meu banco também tem a “mania” de me enviar uma SMS para confirmar um pagamento no homebanking, resultado, não faço pagementos online em casa.
Motivo: não tenho rede de telemóvel na zona onde resido – de nenhuma operadora.
PS: Sou português e resido em Portugal. E tenho telemóvel (para quando saio da área da minha residência…).
😀
O que é facto é que não me apareceu nenhuma opção “Ponha aqui o número do seu telemóvel para lhe enviarmos o código”
Eh pá, ainda bem que fizeram isto, assim já posso proteger melhor o meu mail, para ninguém me ir la´roubar os mails de spam, anedotas e demais javardices que os amigos enviam e afins… o que seria do mundo se essas informações caissem nas mãos erradas!
Há quem utilize o email como principal ferramenta de trabalho e modo de comunicação.
Comentário mais infeliz esse..
por um lado a segurança aumenta mas por outro complica mesmo as tarefas mais simples. Mas isso é no preço a pagar pela segurança. Cumprimentos.
Os dominios @outlook.pt ja se encontram disponiveis para quem quiser registar!
A segurança é importante mas a inclusão do telemóvel, creio que tem outros fins. Quem não usar telemóvel?
Qualquer dia vão exigir um telemóvel Microsoft ou dos seus parceiros e com Windows instalado.
Uma boa forma de terem cada vez mais acesso aos nossos dados.
Quando é que o Skyline ataca!?
Enquanto não for obrigatório não vou usar!
eu tenho um numero secundário, sem carregamentos obrigatórios
Fui testar e acho que esta é uma boa maneira da microsoft ir ao fundo, pelo menos no que respeita a mails. Depois, o resto virá por arrastamento.
A solução é imensamente chata e incompetente.
Primeiro, dá-nos a opção de “dizer” que usamos o equipamento com regularidade e, como tal, não preciso do código, porém, o código continua a ser pedido e a conta é imediatamente bloqueada no que respeita ao acesso às pastas de e-amail.
Depois, como temos de aceder forçosamente à segurança em dois passos, optando pelo envio dum código para um segundo mail, a recepção do código é mais lenta que o tempo disponibilizado pela Microsoft para colocarmos o código. Já testei umas 15 vezes. O código é enviado sempre depois do tempo expirar. Como não quero usar o telemóvel, vou anular a conta Microsoft.
Mais, para usar esta real porcaria, pelo menos durante este processo, é preciso dissociar as contas. Uma verdadeira porcaria. A Google tem algo parecido sem esta besteira.
Muito mau!!!
E depois, de uma chatice enorme de processos, a conta não funciona, ou melhor consegue-se aceder a tudo menos às pastas do mail! Péssimo serviço!
Boa tarde,
Apaguei o codigo no aplicativo! como faço para ver novamente?
não achei uma opção de visualizar outro codigo de barras ao entrar no e-mail. Não quero ficar sem essa opção.