Microsoft alerta para telefonemas fraudulentos
A Microsoft Portugal divulga hoje um alerta junto de todos os seus parceiros e consumidores para a existência de telefonemas fraudulentos que, ao longo das últimas semanas e de forma crescente nos últimos dias, têm sido efetuados em nome da Microsoft.
No âmbito daquela que constitui uma estratégia de malware concertada e organizada, de amplitude internacional, vários parceiros e consumidores têm sido contactos em nome da Microsoft, alegando que o seu PC foi infetado por um vírus e que a sua resolução e contínua utilização do sistema operativo Windows exige a concretização de uma série de comandos. É mencionado, ainda, que o problema pode ser resolvido, nomeadamente, através da compra de pacotes de suporte anuais.
Os scammers, como são conhecidos estes malfeitores, contactam individualmente consumidores e parceiros fazendo-se passar pelo departamento de segurança de Informática, pela equipa de suporte técnico, de reserach e desenvolvimento ou até mesmo por entidades que atuam na área da segurança. Em alguns casos, fazem-se passar por parceiros com certificado profissional, a fim de conquistarem a confiança das vítimas e muitas das vezes os contactos parecem verdadeiramente profissionais e credíveis. Através de listas telefónicas de acesso público têm acesso ao nome e outras informações pessoais, e podem até mesmo saber qual o sistema operacional que as vítimas estão a utilizar.
Através de variadíssimas técnicas, procuram obter detalhes dos cartões de crédito e induzem a instalação de software malicioso através do qual conseguem obter dados confidenciais ou aceder remotamente ao computador, alterando as configurações de modo a deixar o computador vulnerável. Podem, ainda, direcionar o consumidor para websites fraudulentos, pedindo-lhe que entre com os seus dados bancários e informações pessoais e financeiras. O impacto para as vítimas varia entre a perda financeira direta, o roubo de identidade e malware nos seus computadores.
A Microsoft está a acompanhar este processo, à escala internacional, alertando desde já os consumidores e parceiros para a ocorrência deste tipo de estratégia e para as suas consequências e para o fato de que nenhum destes contactos é concretizado pela Microsoft, nem por nenhum dos seus parceiros. A par disto, a Microsoft partilha, ainda, alguns conselhos a considerar neste tipo de situações:
- Desconfie de chamas telefónicas não solicitadas e relacionadas com problemas de segurança, mesmo que afirmem representar a Microsoft ou uma empresa respeitada;
- Nunca forneça informações pessoais, tais como os seus dados bancários para qualquer contacto suspeito e não solicitado;
- Não consulte nenhum website, não execute nenhum comando, não instale nenhum software no seu computador ou qualquer outra instrução que lhe seja indicada;
- Anote a informação da pessoa que o está a contactar (nome e possíveis dados, embora falsos, que lhe possa facultar) e passe-os às autoridades;
- Certifique-se que as atualizações de segurança são instaladas de forma regular;
O que fazer se já forneceu informações:
- Altere a sua password, optando por uma codificação forte e altere também a password relacionada com a sua conta e dados bancários e nunca forneça estes dados neste tipo de contactos.
- Faça um scan no seu computador com o Microsoft Safety Scanner para perceber se tem malware no seu computador.
- Instale o Microsoft Security Essentials, um antivírus gratuito e que está disponível para download emhttp://www.microsoft.com/en-us/security_essentials/default.aspx. Se for contactado por alguém em nome da Microsoft para instalar este produto, poderá também ser scam.
Contactos estabelecidos pela Microsoft
Existem alguns casos em que a Microsoft irá trabalhar em parceria com o fornecedor de serviço Internet e, neste âmbito, parceiros e consumidores poderão ser contactos por esta entidade para procederem à correção demalware em alguns computadores infetados, através da execução de processos de limpeza. Contudo, é determinante que o fornecedor de serviço à internet comprove que se trata de uma entidade oficial e que conhece realmente o cliente. Só neste caso será seguro este disponibilizar os seus dados.
Para qualquer dúvida deve ser contactado o serviço de apoio ao cliente da Microsoft:
Serviço de apoio ao cliente – 808 22 32 42
Este artigo tem mais de um ano
Esta sim é uma noticia que já está cheia de bolor de tão antiga que é…
Compreendo totalmente a necessidade de programar a publicação de artigos, mas podiam fazer uma selecção melhor tendo em conta o que é mais importante ou não, e esta é uma noticia importante que já tem uma semana de atraso aqui.
hum…Então se o Press Release nos chegou hoje, como já tem uma semana?
Tambem já li a noticia á cerca de uma semana! E tambem avisam no FB na pagina da Microsoft Portugal.
nada pior a quem trabalha, dos que NADA FAZEM e que apenas sabem dizer mal. indiscutivelmente se tem ou nao umas horas, dias, semanas, meses, ou anos de atraso, o IMPORTANTE é INFORMAR/AVISAR as pessoas. parabens pplware
Uma semana? tens a certeza?
…por acaso já foi à um mês que recebi uma chamada em inglês com sotaque indiano a dizer essas balelas sobre o windows,eu desliguei a chamada, mas isso não quer dizer que não se deva informar se a coisa aumentou nos últimos dias….
A mim telefonaram-me ontem e hoje. E foi um indivíduo a falar inglês com dicção indiana. Portanto mais atual que isto… é complicado.
é tão antiga mas só agora em Julho de 2014 é que me aconteceu isto…
Se me ligarem digo apenas… não uso windows.
kkkk! good aswer
+1 win!!
eu respondo que janelas só em casa XD
Não tenho internet, e só vou ter quando o Gaspar pagar as dívidas todas; e mesmo assim… não sei!
Por acaso já recebi uma chamada a perguntar se podiam enviar informação sobre formações online da Microsoft, mas até à data, nada de informação.
A mim telefonaram(à cerca de 1 mês) a “oferecerem-me” um “Surface” por apenas 1 Euro+portes de envio!!”Apenas” teria de informar os dados do cartão de crédito para “descontarem” os 6,78 Euros do total da compra.Como achei MUITO CARO…não aceitei.rsrsrs
Essa é de topo 🙂
LOL
Que descarados!!!
epá, 6€ é dinheiro!!! kkkkkkk
Anda ai muita gente, com muito poucos conhecimentos informáticos capazes de cair nessa conversa…
Inventam de tudo.
Isto cada vez está pior, temos que andar sempre atentos e pensar sempre duas vezes antes de aceitar alguma coisa.
Vejam isto:
The Breakdown of a Fake AV Scammer
https://www.youtube.com/watch?v=jb69H7l0vJA
No mês passado recebi 3 chamadas dessas no espaço de 2 semanas, na primeira passei-me e chamei alguns nomes ao indiano(estava a falar em inglês), o qual acabou por desligar, na segunda e terceira vez como não tinha nada para fazer entrei na conversa dele e fiz o gajo desperdiçar uns bons 15 minutos , até que por fim lhe disse, “..é um milagre que os senhores consigam ver que eu tenho virus no meu windows, principalmente porque eu não uso windows nos meus computadores…”, lol, claro que desligou…
Mais uma coisa, andam por ai também uns telefonems que normalmente têm o indicativo +65, o qual é de Singapura.
NÃO atendam, é uma chamada que lhes sairá cara e principalmente não liguem de volta…
p.s.- já tinha lodo sobre estas chamadas no ano passado, não é noticia nova…
http://arstechnica.com/tech-policy/2012/10/i-am-calling-you-from-windows-a-tech-support-scammer-dials-ars-technica/
eu também recebi uma chamada, uma mulher mas só disse hello e passado uns segundos desligou, o número era este: +8000229239