Startup nacional lança App inovadora para fidelização de clientes
Pode ser o fim dos cartões e apps de fidelização!
Quantos de nós não estão cansados de guardar dezenas de cartões de fidelização de restaurantes, cafés ou lojas de roupa? Até agora a alternativa apresentada por algumas empresas consiste na criação de Apps Android ou iOS específicas. O que não se previu é que a confusão dos cartões estava a ser transferida para a confusão de Apps nos smartphones.
A startup portuguesa BIN traz-nos agora uma solução inovadora de fidelização, o QLoyalty, baseada numa Web App e estando por isso disponível num crescente número de smartphones sem necessidade de instalação de Apps específicas.
Com recurso a tecnologias Web como HTML5, CSS3 e jQuery Mobile conseguiu-se alcançar uma aplicação simples para o cliente final, onde este poderá armazenar informações de diversas campanhas de fidelização.
A tecnologia escolhida para aquisição e troca de pontos foram os QR Codes, podendo ser utilizado qualquer leitor disponível gratuitamente na grande maioria dos smartphones.
O funcionamento do QLoyalty é simples: o cliente apenas tem de ler o QR Code apresentado pela loja para acumular pontos. Para trocar, o cliente escolhe o produto no catálogo e é gerado um QR Code no seu smartphone para ser lido pelo smartphone da loja.
A BIN conseguiu ainda garantir compatibilidade com os principais POS (Points of Sale) através da criação de uma API pública que permite a obtenção segura do URL que origina a recepção de pontos por parte do cliente.
A BIN e a MSTF partners, que trabalharam já em conjunto na criação do QR Code em calçada Portuguesa, lançaram o desafio e a geladaria Santini foi pioneira no lançamento desta tecnologia que já se encontra em funcionamento desde 22 de Fevereiro nas lojas do Chiado e Cascais.
E por que não aproveitar o fim de semana para comer um geladinho de morango e experimentar esta nova aplicação Web feita exclusivamente em Portugal?
Este artigo tem mais de um ano
É de mim, ou esta “app” (na altura ainda não existiam apps) já tem uns anos valentes???
Se não me engano, a empresa era de um dos netos do Eng. Belmiro de Azevedo…
Viva, este projecto começou a ser desenvolvido de raiz à cerca de 1 ano pela BIN. Penso que a solução a que se refere é a Cardmobili que diverge do QLoyalty, entre outros aspectos, no facto de ser necessária a instalaçao de uma app específica por fabricante de smartphone.
Exacto! Referia-me à Cardmobili, mas não consegui recordar-me do nome.
Eu tenho uma parecida já no meu tlm já á 2 anos quase, e feita por portugueses também, chamada cardmobili.
Compara bem que são coisas diferentes.
Esta App não colecciona cartões.
Para além de não ser necessária a instalação de qualquer app no telemóvel, o QLoyalty foca-se em campanhas e contém uma lista de produtos para troca disponíbilizada pelos diversos merchants. Não é necessário instalar nada. Basta scanar o QR Code apresentado pelo lojista com qualquer leitor e acumular pontos 🙂
Bem.. espero que tal não se concretize ou que não tenho sucesso nenhum. Caso contrário, lá se vai as vendas de porta-cartões e acessórios do genero de várias marcas inclusive a minha xD
Vou sempre precisar para guardar o cartão de débito e o cartão de cidadão! 😉
eheheh. Este fim de semana vou já testar! aproveito e como um geladinho santini para matar saudades do verão.
Ricardo,
esperemos que corra tudo bem, aliás, qualquer critica ou sugestão é sempre bem vinda 🙂
R.
todos os funcionários da Santini receberam formação e devido à facilidade em utilizar o sistema nenhum teve problemas em perceber como funciona o QLoyalty! 🙂
R. apesar da aplicação ser bastante simples, todos os clientes têm de dar formação aos seus colaboradores exactamente para não acontecerem essas situações.
Seja benvindo! Experimentei e gostei! Boa sorte para o projeto!
Muito obrigado! Para mais informações é só entrar em contacto! 🙂
A página do projecto com unicamente a parte de login?!?! Nenhuma informação? Bahhh!
Pedro, no URL encontras é a página (web app) do produto, não sendo uma página institucional, no entanto, caso estejas interessado em saber mais sobre o produto podes encontrar mais informação em http://qllty.bin.pt/ ou em http://www.bin.pt.
Podes também entrar em contacto com a BIN caso tenhas dúvidas e sugestões!
Bom dia,
Não têm uma app que faça isto? vou ter que estar com dados ligados?
Funciona apenas para o Santini?
Bom Dia! A ligação de dados não é obrigatória! Ao se realizar um compra é dado com o talão um QR Code único que dá pontos! esse QR Code poderá ser “scannado” em qualquer altura (quando tiver o wi-fi disponível). Nesta fase de Piloto está só no Santini mas haverão novidades em breve!
Muito obrigada!
Aguardo então que haja um rapido desenvolvimento!
Não tem muito de inovador…
Já existia a mesma coisa feita também por outros portugueses e chamava-se ClientVox…
Em termos de implementação em lojas é que não sei como está…parece que o projecto parou nesse ponto porque lembro-me de descarregar a app em si e tudo.
http://www.clientvox.com
Caro MC, obrigado pelo seu comentário, no entanto quer-me parecer que a clientVox é diferente em diversos aspectos.
A BIN inova acima de tudo por não haver necessidade de instalar uma App nativa no telemóvel. Outro aspecto é que o clientVox parece ser uma App para reviews e o QLoyalty é uma aplicação de fidelização de clientes através de pontos que são dados nas campanhas das marcas.
Não considero a não utilização de uma app como uma inovação, mas sim um retrocesso no tempo. Isso tudo apenas serviu para poupar trabalho aos developers que deste modo não tiveram que criar uma app para cada sistema operativo. Era bem mais simples (para os clientes) abrirem uma app (mesmo que estivessem offline), fotografarem o QR, e quando se ligassem à net a app enviava os códigos sozinha. Pelo menos uma coisa é positiva no meio disso tudo: não só os androids e os iOS podem usar o sistema, como em 99% das apps.
Concordo com André Caeiro… tão mais simples utilizar uma app!
A tendência é haver menos apps nativas e mais web apps em html5, isto porque estão a aparecer novos SO (Ubuntu, Firefox, etc) com base em html5 e torna-se difícil ter apps para todos os SO e actualizadas.
Obrigado pelo seu comentário André, no caso do QLoyalty não é necessário estar online no momento da compra, ao adquirir o produto recebe um talão com o código e pode scannar quando quiser.
Existem inúmeras razões pelas quais não foram utilizadas apps nativas de cada dispositivo, no entanto nenhuma foi relacionada com a “preguiça” de quem desenvolve. Acima de tudo ponderou-se aspectos tais como heterogeneidade, processos de submissão de apps em markets das marcas e mesmo da dimensão da nossa equipa/empresa.
Relativamente a facilitar o acesso à App, em iPhone dá para adiconar um URL ao homescreen e em Android pode-se adicionar um bookmark no “desktop”.
Temos tido bastante trabalho, estamos muito motivados e gostamos do que fazemos, nenhuma decisão é tomada por ser mais ou menos trabalhosa. 🙂
Boa tarde,
Existe alguma listagens das lojas que estão a funcionar com este projecto?
Boa Tarde,
Nesta fase, o piloto está a decorrer apenas na Santini (Loja do Chiado e Cascais). No entanto esperamos ter mais notícias para breve! De qualquer forma, se aceder à aplicação em http://qloyalty.bin.pt, após autenticação, poderá visualizar uma lista das campanhas na opção “Todas”.
Fui à pouco à Santini e experimentei! Muito simples. 🙂 Já tenho 5 pontos.
Só tenho pena que não haja ainda em mais lojas…
Afinal tenho 15!! A partilha no facebook quando recebi os pontos deu-me mais 10! 🙂 eheheh
Bem, tanto alarido e na prática só agora está a ser testado em 2 lojas… A ver vamos o que se seguirá…
esta app é de 1950? jesus que horror, nunca vi tanto pixel junto!
como é possivel hoje em dia ainda nao se fazer tudo em HD? por muito boa que a app seja, apaguei logo do meu iphone devido à horrivel qualidade de imagem e de nem um icone ter para colocar no home screen.
horrivel.
Viva fran,
Qual é o modelo do seu iPhone? Podem existir problemas de visualização em alguns telefones mais antigos devido ao facto dos browsers não suportarem CSS3 e HTML5. Se não for o caso temos todo o gosto em resolver o problema e peço que nos forneça mais detalhes acerca das imagens em questão.
Relativamente ao ícon, agradecemos a sugestão e iremos implementar numa próxima versão. É para isto que servem os pilotos 😉
iPhone5
-toda a imagem da webapp é bastante pixelizda.
-nao tem icone
-nao trabalha em fullscreen
como foram simpaticos na resposta, vou deixar aqui alguns metas necessarios para iOS:
o nome do icone tem que estar na raiz do dominio com nome “apple-touch-icon.png”
depois têm que fazer upgrad para hd de todas as imagens e conteúdos da app.
abraço e sucesso
vi agora que os metas que deixei, nao aparecem no comentario.
vou deixar aqui apenas o texto sem as chavetas.
meta name=”apple-mobile-web-app-title” content=”QLoyalty”
meta name=”apple-mobile-web-app-capable” content=”yes”
meta name=”apple-mobile-web-app-status-bar-style” content=”black”
link rel=”apple-touch-icon” href=”apple-touch-icon.png”
meta name=”viewport” content=”initial-scale=1.0″
Viva fran,
Muito obrigado pelo comentário 😉
Na altura de desenvolvimento da aplicação ainda não existiam iPhone5 (ou eram raros ainda). Vamos testar e vamos também colocar os icones para iOS. Os testes de maior resolução foram apenas feitos num galaxy sIII.
Mais uma vez obrigado, abraço, Afonso
vejam esta webapp para tirar ideias de design:
pattern.dk/sun
se quiserem ter um design de topo fica aqui esta sugestao de uma webapp 5* a nivel de design:
http://pattern.dk/sun/
olhas para ti acumular os pontos dos cartoes em seu telemovel necessitas de um leitor de QR CODE e para tal indico esta app aqui , descarregue por este link
https://itunes.apple.com/app/apple-store/id1226650677?pt=118540590&ct=QRDAD&mt=8