Brevemente: Aplicações do Windows a correr no Android
Wine está a ser portado para Android
Todos nós sabemos que no mundo da tecnologia os impossíveis são normalmente de ordem física. Hoje em dia há soluções para quase tudo e quando apenas existem aplicações apenas para uma determinada plataforma, se houver disponibilidade e interesse dos programadores, facilmente se consegue portar essa mesma aplicação de uma plataforma para outra.
Segundo informações divulgadas no site Phoronix, o Wine está a ser portado para Android, permitindo assim correr aplicações do Windows no Android.
O WINE funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que oferece uma API compatível com as funções disponíveis no Windows; Desta forma, o utilizador poderá correr facilmente aplicações do Window em outras plataformas.
Alexandre Julliard, um programador que esteve ligado ao projecto inicial do Wine e que agora faz parte da empresa CodeWeavers, mostrou recentemente o seu trabalho que consiste em portar o wine para sistemas com arquitetura ARM, mais concretamente para os dispositivos que correm a plataforma da Google.
A demonstração realizada por Alexandre Julliard durante o evento FOSDEM 2013 (Free and Open source Software Developers’ European Meeting) que se realiza em Bruxelas, mostrou o Android a correr já aplicações para Windows.
De referir que a demonstração foi realizada através de um Android virtualizado a correr num MacBook, o que fazia notar muito lag.
O porte do Wine para Android é sem duvida uma excelente noticia pois desta forma poderemos correr as nossas aplicações favoritas do Windows no Android. Certamente que nos próximos dias haverão mais novidades sobre este assunto e reacções por parte da Microsoft e Google.
O Wine será uma mais valia na plataforma da Google?
Este artigo tem mais de um ano
Olá bom dia.
No ínicio do texto diz Segundo informações divulgadas no site Phoronix, o [Wine está a ser portado para Wine], permitindo assim correr aplicações do Windows no Android.
Julgo que talvez seja o [Wine está a ser portado para Android].
Cumps e obrigado pelo artigo
Pergunto-me qual será a real utilidade disto
Boas Alexandre,
A questão é mesmo essa 🙂 Será que o Wine nao terá utilidade nenhuma porque ja há tudo o que é aplicações para Android…ou por outro lado, “roubará” as aplicações do Windows para Android
hummmm. se percebi bem será que com o wine vou poder instalar a minha pen tmn no android ligado ao usb?
Olá Sergio,
Já testas-te o PPPWidget?
Tenho uma pen da HUAWEI E367 e funciona na perfeição no meu Nexus 10…
Não sei se posso mas deixo aqui o link da Play Store:
https://play.google.com/store/apps/details?id=de.draisberghof.pppwidget&hl=es
Quanto a utilidade do WINE vou esperar para ver…
Cumprimentos.
Boas Luis,
Será que me podes enviar uns screens disso a funcionar sff?
Ola LuisT como e que compraste o nexus 10 e que tive a procura e parece q ainda n existe em portugal
não conhecia vou exprementar.
obrigado.
Boas Sérgio
Vê isto no PlayStore “PPP Widget” talvez te interesse.
Acho que passa um bocado pelas aplicações do Windows não estarem adaptadas para o mercado touch (o metro veio por isso mesmo), logo a usabilidade será um pouco rudimentar. Para mim as aplicações para smartphones / tablets (qualquer que seja o so) são bastante mais básicas que um software equivalente para pc (por ex: office) devido ás suas especificidades.
Sim, bom ponto de vista
Pedro aqui tens um video em vez de imagens! Nao é em PT, mas foi o que consegui arranjar!
https://www.youtube.com/watch?v=sdpBspodRBo
Aleluia que alguém diz o óbvio.
Ou será que mais ninguém percebou que foi por causa do “pequeno” pormenor que as aplicações Win32 não funcionarem bem em tablets (e genericamente em sistemas sem teclado e rato) que fez com que os tablets com o Windows XP, Vista e 7 foram todos um fiasco?
Por exemplo a possibilidade de correr aplicações de produtividade viradas para o negócio, sem ter que se gastar 500€ ou mais num tablet com windows. Visto que para as correr basta um tablet de cento e poucos euros!
Qualquer coisa que seja para dar mais alternativas é sempre bom! 😉
a perda de performance associada a uma tecnologia destas é tal que quando estiver minimamente utilizável já não haverá muitas razões para usar!
Vai sempre ser algo lento, mesmo em Linux bem mas é sempre uma emulação.
As instruções CISC da arquitectura x86 e mais recentemente x64 vão puxar muito pelos ARM RISC
sem dúvida, todos os emuladores perdem muito em performance! A única maneira de contornar esse problema é com hardware superior ao que é emulado. E considerando o “peso extra” a bateria rapidamente será consumida
Só para esclarecer que o WINE não é um emulador. A confusão é normal e comum mas há diferenças relevantes. Tirado do site deles:
“O Wine é uma camada de tradução (um lançador de programas) capaz de correr aplicações Windows em Linux e noutros sistemas operativos compatíveis com POSIX. Os programas Windows a correr no Wine agem como se fossem nativos, executando sem as penalidades de desempenho ou uso de memória de um emulador, com um visual semelhante às outras aplicações do seu computador.”
Estou a supor que o principio é o mesmo na versão para android.
neste caso é um emulador porque precisa emular a arquitectura intel, para além daquilo que já faz com as APIs do Windows
O Wine nesta situação terá que obrigatoriamente funcionar como emulador – terá de emular a arquitectura Intel num ARM – ao contrário da maioria dos outros casos (Linux, Mac, etc) em que não funciona dessa maneira (não é um emulador), sendo apenas uma camada de compatibilidade para as APIs do Windows
Como qualquer emulador haverá sempre uma perda significativa de performance, que será ainda mais notória neste caso pois os processadores ARM são menos poderosos que os Intel, sem falar da parte gráfica! Resumindo, não se deve esperar que este projecto permita correr a grande maioria das aplicações Windows num futuro próximo.
O Android não está só instalado em telefones e tablets.
Tens o Android stick/Google Tv/Zero device (não sei qual o nome mais correcto para identificar esses mini-computadores ARM a correr android) … que custam +/- 50 €.
A maioria só corre android, alguns também correm Linux … e com este “WINE” ao correrem programas windows tornam-se ainda mais apelativos.
Vai ser lento como diz o “The STK”, mas muitos dos programas a que estamos habituados a utilizar no windows não precisam de ser “rápidos” …
Li algures que a Dell estava para lançar (ou já lançou) um destes zero device !!!
E com um bocado de sorte também funcionara no Raspberry Pi, ai sim tem logica correr aplicações no WINE, a não ser que se conecte um rato ao dispositivo Android para usar os programas, pois os programas do Windows e touch…
Não estás a por muita testa nisso.
Se estiveres a utilizar um “Android para TV” nada te impede de ligar um rato; se estiveres a usar um telemóvel ou tablet por si já emula o rato com toque.
Acho que há maiores preocupações a ter em conta.
Preocupações como segurança, estabilidade, perfomance… mas teres um programa p. ex. de edição de imagem onde tens dezenas de pequenos icons e menus, deve ser um espetaculo usar o touch, não? A não ser que cada vez que clicares num desses fazas zoom in e depois zoom out…
Ora deixem lá ver isso então…. Android já precisa de uma máquina muito boa para correr, pois corre em cima de uma máquina virtual, agora querem por outra maquina virtual em cima dessa para correr windows??
Boa sorte com isso e essas aplicações rápidas e fluidas.
Ainda se fosse ao contrário, acreditava que saísse algo bom tipo o blueStacks, que mesmo assim é um bocado lento graças à maravilhosa máquina virtual de android.
Que aplicações funcionam suficientemente bem no Wine para que isto seja interessante?
E correr Office mal e porcamente e mais lento que uma tartaruga letárgica num tablet Android é assim tão atraente?
Além disso, Surface RT o Office 2013 funciona perfeitamente…
Mas vocês só pensam no office ???
E que tal pequenas aplicações (legacy) especificas para determinadas funções que infelizmente só correm em windows ?
Estas facilmente podem correr sobre um emulador do género wine.
Muito bem vinda esta app para grandes corporações que querem correr aplicações legacy simples em cima disto.
Muito bom..
Há uma coisa que ainda não percebi, se for para correr aplicações estas tem de ser compiladas para ARM, certo? Ou o wine vá poder correr aplicações x86 e x64? É que se for ARM apenas vá correr aplicações para o windows rt, sendo estas na maioria já existentes em android. Então para que serve o wine, neste caso?
Engraçado que tenho a mesma questão mas ninguém parece saber responder a ela.
São arquiteturas diferentes.
por isso é que isto é um emulador! Simula a arquitectura Intel num aparelho ARM para o software poder correr.
Mas isso não responde a grande questão da capacidade de um cpu arm em comparação a um cpu x32 ou x64.
A questão que era colocada não era essa!
De qualquer das formas um emulador terá sempre uma grande perda em performance. Os processadores ARM ainda estão atrás da performance dum cpu x32, e o uso de emuladores terá um impacto grande na bateria!
Wine significa : ” Windows no emulator ” , ele não é um emulador, não precisa do Windows pra funcionar ( :
mas usa muitas .dll do windows, por isso que “quase” se pode chamar de emulador
Não podem usar dll do windows, isso é proibido, são é criadas dll próprias, através de engenharia inversa. Se as usares estás a fazer pirataria.
pessoal parece que se está a esquecer de alguma coisa,
porque foi apresentado num android emulado !?? porque causa do cpu que é um intel, logo x86 instrutions, certo.
como raio vão correr aplicaçoes x86 e x64 num arm ?? tou pra ver.
caso contrario apresentariam num android real!!!!!
mas isto sou só eu.
e respondendo ao que dizem para que serve o wine no android, é simples pra se provar que é possivel e nada mais.
E pode apostar que o Wine sendo portado, o ”Playonlinux” tb será ;D.
Acho que o impacto do port do Wine para Android é além daquilo que possamos medir atualmente. Já imaginaram o MS Office a correr em tablets Android?
Será o mesmo que a correr em outras distribuições de Linux…
Na minha modesta opinião espero que este projeto fracasse completamente.
Suponho que o wine, a funcionar num dispositivo android, não vá correr em cima da máquina virtual, mas sim diretamente sobre o kernel.
Isso só fará sentido em cpu multicore.
Até pode trazer algumas coisas interessantes mas vai abrir uma caixa de pandora.
Como utilizador android não quero sequer pensar que será possível começar a portar trojans e afins para a plataforma android.
ok já não respeito a comunidade “”””FREE””””” só é free para testers
mysql .. pago, java, pago…
F. sem garantia?
viva a microsoft pago mas tenho um servico de jeito.
para é que querem o wine ?
o java é um caos …….. recompilar o kernel do linux para instalar um modem ….. mais o gcc 4. tem + de 80. paguinas para ler ….?
se nã defendese o soft. liver não estava a escrever este post,
criticar é facil ….
a minha solução
1 kernel = ao do windows …..no monolitic.
Todos os devlop. deven dar o seu codigo para ser recimpilado como BIN
new linux … aproveitavamos o bom …. o resto puar e simplesmenta era inconpativel . “cylel of life”== 10 anos
new kernel —> update src code —-> only the god —> pakete .bin or asm
kernel + bim —-> apps —-> kill windows.
falar é facil…..
post editado de 1 pentun2 com 94mb e windows XP sp3!!!!
slitaz, tiny core, dsl, poupy , slax, ……
estão a milhas do windows …….
I love C# .
oof topic
lol faz um WHOIS ao meu pc …. y posta a Y no fire .. no antiv.
ftp na 80 .
but y go relogin …. heh.
Boas, necessito de ajuda , se alguém souber…o currents fez uma atualização onde em cada categoria aparece ‘histórias de última hora’ … Sem querer eliminei da categoria das notícias e agora não consigo por de volta, no entanto aparece nas outras categorias na mesma… Ajuda???
Nexus 7
Legal