PplWare Mobile

Tutorial C# – pplwareSaver 1.0.0.0

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Nastase says:

    Muito interessante esta aplicação. E é de louvar ainda mais a iniciativa de criar a versão M$ e criar um tutorial sobre um dos temas se calhar menos abordados no mundo da programação.

    Parabéns!

    [ http://www.revolucaodigital.net ]

  2. lfspaulo says:

    E não é disponobilizado o código fonte como foi feito nos tutoriais anteriores???

  3. Ricardo says:

    Muito bom trabalho, vai dar jeito. Interagir com o Windows apenas experimentei com C++.

  4. Sem dúvida é uma aplicação muito útil.

    Apesar da explicação de algumas partes do código e de serem deixadas dicas sobre o funcionamento geral do programa, é com muita pena minha que não vejo o PwopleWare dar o exemplo. Se esta é uma aplicação para a comunidade e para fins pedagógicos, não vejo porque não é disponibilizado o source code.

    Cumprimentos,
    João Cavaleiro.

  5. joao says:

    Já agr cerca de quanto tempo é que demoraram a fazer esta aplicação?

  6. ZiLOG says:

    @Henrique Graça

    Gostava de saber como é que nós sabemos quais os “namespaces” a importar.
    Deve de haver um sitio onde possamos ver todos os “namespaces” e todos os métodos que possamos usar.

  7. patCRUZ says:

    Uii uii muito a frente!!
    Era mesmo isso… bem foi muito bem aproveitada a deixa… hehehe

    Obrigado, vai fazer muito jeito! =D

  8. Henrique Graça says:

    @João Cavaleiro
    Eu sei que o Pplware é um espaço de partilha e como tal refiz a minha abordagem e vou disponibilizar o código mesmo sabendo que não será somente utilizado para fins educativos, mas também estamos aqui para nos ajudar uns aos outros e como tal espero que no futuro alguém me disponibilize codigo a mim.
    Não disponibilizei o código pois queria manter a propriedade intelectual deste projecto porque sei que não existe nenhum semelhante.
    Isto do OpenSource é uma carga de trabalhos, é um pouco ingrato disponibilizar o nosso trabalho, é como antigamente na escola onde nos trabalhos de grupo havia sempre um gajo que não fazia nada e se aproveitava do trabalho dos outros, a vida é para os espertos 🙂

    @ João
    O tempo total do projecto foram 30 minutos no google e 15 minutos a programar e a testar e outros 10 para o interface, ou seja, 1 hora assim por alto.

    @ ZiLOG
    Nunca mas mesmo nunca irás saber todos os namespaces da framework .NET nem os proprios programadores da microsoft sabem mas podes sempre saber de cor os que mais são utilizados, para isso sugiro claro o google e o fantastico site da MSDN que é mesmo especifico para todas as questões de programação microsoft.
    http://msdn.microsoft.com

  9. nome says:

    lol o henrique graça é o tipico inimigo do opensource

  10. Henrique Graça says:

    @nome
    “Inimigo” de OpenSource sim, de freeware não.
    OpenSource foi uma coisa inventada para roubar codigo uns aos outros :). Não serve para mais nada. De que te serve o Ubuntu (só um exemplo) ser OpenSource? Para a maioria dos mortais nada, mas para empresas poderem vender produtos a partir dele é optimo e quem teve o trabalho todo nunca chega a ser reconhecido, é só por isso que não acho muita piada ao OpenSource. O que vai provocar que se torna tudo igual, já ninguem inventa nada. Se a Microsoft fornecesse o codigo do windows ou office só teriamos replicas dele e não Linux(que é tudo replicas de replicas devido ao OpenSource) não terias openOffice, etc. Eu so nao quero ver o mundo como um mundo onde já ninguem inventa nada, somos todos clones. Mas isto sou eu com a minha opinão :).

  11. José Romão says:

    bom esta conversa ja vai bem desviada do tema deste post. opensource vs freeware. Em parte concordo com o henrique no ponto de vista dele.. MAS SE os autores quizerem disponibilizar o codigo por mim tambem estão a vontade.. VOCES teem é de respeitar quem quer apenas dar o freeware e nao criticar.. alias ate esta a dar umas luzes.

    E aproveito a dica pra dizer que acho muito bem que neste caso nao seja disponibilizado o codigo deste programa nao por questoes de freeware/opensource mas sim para o facto de para aqueles que querem realmente aprender podem investigar sobre o assunto sendo que o mais importante ta tudo escrito ai em cima. PARA AQUELES QUE QUEREM APRENDER investigar faz parte do processo ter a papinha toda feita nao serve de nada.. PARA AQUELES QUE QUEREM APRENDER de certo que se tiverem duvidas o henrique irá vos ajudar se lhe pedirem ajuda especifica num caso concreto.

    e para aqueles que querem apenas o programa.. ele é freeware.

    portanto na minha opinião, henrique, não disponibilizes o código pois estaras a ajudar o melhor dos 2 mundos.. aqueles que querem usar o programa gratuitamente podem e aqueles que querem realmente aprender terão essa oportunidade.

    e tenho dito.

  12. mARIO says:

    @HENRIQUE GARCIA

    Não disponibilizes o código..Não sejas burro! Podes desenvolver e melhorar o programa e ganhar alguma coisa com isso..Já os tás a distribuir livremente e ainda querem que dês o código? Esta gente não tem mesmo a noção do que custa desenvolver software…enfim…

  13. Vic says:

    Se não quiseres fazer um opensource não faças (a mim não me importa porque não sei mexer no C++).

    Mas é um grande programa!

  14. Vic says:

    Não necessita de instalação e pode ser levado na pen. Como se não bastasse, ainda é leve e simples. Fogo!

  15. Vic says:

    @ Henrique Graça

    Posso colocar para download no meu site? Dizendo que não fui eu mas sim tu…

  16. Henrique Graça says:

    @Vic
    Sim podes, sem problema. Faz referencia a este post no PplWare.
    Sim funciona sempre é só levar o executavel.

    @Todos
    Agradeço a todos os que me compreendem nas “criticas” ao OpenSource,

    @José Romão, Mario
    Não diria melhor. Bom comentário, estou tentado em não disponibilizar o código.
    Já agora é Henrique Graça e não Garcia 🙂

  17. antxnix says:

    @Henrique Graça

    sugestão: acho que deveria exibir a janela about box somente na primeira execução do soft, e depois ter um link para ela dentro da janela principal. pois é irritante ter que fecha toda vez que executa o soft.

    *grave no registro do windows uma chave, ou ate mesmo um arquivo externo.

    Embora não use esse tipo de aplicativo. boa.

  18. João Fonseca says:

    Se isto é algum tipo de votação, eu voto que não deves disponibilizar o código da aplicação. 🙂

    Quem quiser que “copie” pesquisando, o tio google ajuda imenso nestas situações 🙂

    Já agora, bom software 🙂 dá sempre jeito..

    Cumprimentos,
    João Fonseca

  19. Vítor M. says:

    De facto este tipo de abordagem até não está errada. para os seguidores dos guias do Henrique, hoje é dia de teste 😉 desenrasquem-se!

    Para quem quer uma excelente aplicação, está para download dos nosso servidores e está disponível gratuitamente.

    Para a próxima semana teremos mais programação com código (quem sabe se será este ou não) e teremos mais aplicações.

    Há um facto que gostava de vos incentivar: estas pequenas ferramentas deverão, por sugestão minha ao Henrique, sair com o botão donate, onde permitirão que com uma conta PayPall possam doar alguma coisa a quem as desenvolve. Um euro? Dois euros?… o que quiserem, serve para alentar quem as desenvolve e serve para ajudar a pagar licenças das ferramentas envolvidas na programação das mesma. Quer quer dá, que não quer tudo bem, pode usufruir na mesma, usar e se possível publicitar.

    Este é sem duvida um caminho que me agrada e que pratico. Por vezes faço um donativo de 1 ou 2 euros, para mim felizmente não é nada mas grão a grão o autor das aplicações ganham motivação para as aperfeiçoar e para criar outras em modo gratuito. Pensem nisso 😉

    Usem e digam de vossa justiça, achei que esta ferramenta estava a fazer falta e como tal peço-vos que ajudem a detectar alguns bugs ou a melhorar adicionando melhoramentos.

  20. Pedro Silva says:

    Não percebo essa do não ser reconhecido.
    Basta ver projectos como o CodeProject, onde muitos dos melhores IT Pro publicam artigos, muitos até são Microsoft MVP, por exemplo. Eles são reconhecidos como MVP (Most Valuable Professional) por isso mesmo: por partilharem o conhecimento deles com os outros.

    Sinceramente, não entendo essa do reconhecimento. Agora se querem fazer massa, isso é outra coisa, mas não concordo que não serão reconhecidos por partilharem o conhecimento…

  21. José Romão says:

    @ Pedro Silva

    hum.. na minha opinão tas a ver isto da prepectiva errada… o codeproect é um dos melhores sites do genero e sim disponibilizam o codigo.. com isso as pessoas que o fizeram ganham o reconhecimento de quem aproveita o codigo. comentarios votaçoes etc.. mas a tua “comparaçao” com este caso ta errada. Ora vejamos porque:

    o henrique tambem partilhou mto do codigo de outros programas.. tal como no code proect se partilha coisas simples…. contudo sabes que no codeproject ha premios, para aplicaçoes que nao sao opensource e taum la .. ou nao taum? essas os autores nao quizeram disponibilizar.. portante nem tudo la é opensource… tal como aqui!!

    E o objectivo destes tutorials nao é simplesmente dar o codigo.. é fazer com que se aprenda alguma coisa.. e o essencial esta todo ai em cima.. as “chaves” estao ai. e lá está quem quer realmente aprender pesquisa no google os resto das peças do puzzle e irá dar a sites como esse que referiste.. ai podes ter a certeza que essa pessoa aprendeu alguma coisa.

    se o henrique quizesse massa simplesmente fazia um site do genero lynda.com.. onde mete os tutorials e so ves se pagares. e nao metia o programa como Freeware.. e nao se dava ao trabalho de fazer tutorials aos domingo a tarde enquanto pessoal como tu ta na praia ele a trabalhar gratuitamente.

  22. goncalo s. says:

    Também acho que o opensource é só uma maneira facil de termos o trabalho feito sem ser necessário andarmos a pensar.
    Como sugestão, que tal para o pessoal que quiser, comece a desenvolver o seu próprio software e se tiver dúvidas por onde começar ou como avançar, vir aqui e perguntar pois penso que assim toda a gente ajuda e com um bocado de trabalho, de aprendizagem e partilha de conhecimento chegariam ao programa.
    Ao Henrique um agradecimento por estes posts pois vai ajudando e animando o pessoal.

  23. Pedro Silva says:

    @ José Romão

    “…enquanto pessoal como tu ta na praia…”

    1º Acho brilhante essa conclusão…
    2º Eu nem sequer concretizei e apenas falei da partilha do conhecimento.
    3º Eu falei na “massa” porque alguém num comentário anterior referiu isso.
    4º No Codeproject há prémios para artigos onde o código fonte é disponibilizado.
    5º No Codeproject, tal como aqui, o objectivo não é dar o código, mas sim partilhar conhecimento para outros aprenderem alguma coisa
    5º Cada um tem os seus pontos de vista. Se estás contra, respeito.
    6º Essa da praia era escusada… isso já é falta de respeito!

    Abraço.

  24. “De que te serve o Ubuntu (só um exemplo) ser OpenSource? Para a maioria dos mortais nada”

    Vamos fingir que ninguém disse isto… :s

    Suponho que o facto do Mozilla Firefox, do próprio Linux (kernel) e de outros projectos mais geek’s serem open-source também não traga quaisquer vantagens para a comunidade…?

  25. Henrique Graça says:

    @Ricardo Ferreira
    Não percebeste a parte de “só um exemplo”.
    E isso tudo tras vantagens como referi a empresas e nao a simples mortais como o são 90% da população comigo incluido.
    Conta-me la qual foi a tua participação para qualquer projecto OpenSource com exemplos e um excerto de codigo SFF. Gostava de ver isso.

    @Pedro Silva
    O teu 5º ponto diz tudo. Se te der o codigo não aprendes. Certo?
    E sim no codeProject são reconhecidos internamente, mas tu ou qualquer um se fôr preciso pega no código e não cumpre uma das regras principais que é manter os créditos de quem fez o código, aposto que apagas essas linhas e dizes que foste tu que fizeste, certo?

    Cumprimentos

  26. @Henrique Graça

    Curiosamente fui eu que despoletei o offtopic relacionado com o OpenSource vs FreeWare (inevital, seria outro a fazê-lo de certeza). Por curiosidade também, sou muito provavelmente dos poucos que o entende nas críticas ao OpenSource. Quero que compreenda algo como muita clareza: Sou neutro nestes assuntos e adoro .NET, mas também gosto de linguagens não proprietárias, tal como o Java, e posto tudo isto entendo perfeitamente a sua situação e não podia ter usado melhores palavras para me responder.

    Contudo, creio que a minha crítica foi pertinente devido ao âmbito do blog e ainda mais ao âmbito do post. Tenho total certeza que ao disponibilizar o souce code do projecto o seu nome não vai ser esquecido e para mim e talvez para muitos, já é uma referência e um exemplo a seguir.

    Tem a minha página, tem o meu contacto e deixo também o meu Twitter (talvez o mais indicado, pois não eleva qualquer tipo de compromisso e permite uma interacção pública) http://www.twitter.com/jmscavaleiro . Isto caso queira trocar algumas palavras mais sobre este assunto e outros assuntos diversos e semelhantes, pois gosto de estar rodeado de pessoas com os mesmos interesses que eu.

    Cumprimentos.

  27. Mais uma palavra:

    Valorizem a aplicação.

  28. Paco says:

    Tutorial muito bom e com tema interessante! Parabéns!

    Deixava uma sugestão: Um tutorial sobre o acesso ao sistema de áudio, por exemplo um gravador de voz com indicação de nível de sinal via DirectX.

  29. @Henrique Graça

    Eu percebi perfeitamente a parte de “só um exemplo”, por isso mesmo, dei outros: o Mozilla Firefox, o Linux, o OpenOffice, entre muitos outros. Na verdade, nunca contribui para nenhum destes projectos por diferentes razões: em primeiro lugar, porque requer grande envolvimento e conhecimento do projecto, de bases de programação e, acima de tudo, de muito tempo. Este último é mesmo o meu grande impedimento, já que a Informática é, para mim, apenas um hobbie, em pouco ou nada relacionado com a minha “actividade profissional”. Além disso, prefiro muito mais web development a trabalhar com linguagens como C#. No entanto, a mim serve-me de muito que estes projectos sejam de código aberto pois permite… Bem, acho que não preciso de recitar todas as vantagens do open-source pois não? Estes projectos têm, em geral, um desenvolvimento e evolução mais rápido face a projectos de código proprietário, o que implica mais correcções de bugs, mais segurança, maior flexibilidade, maior capacidade de personalização, de forks, maior continuidade e por aí adiante.

    Ainda achas que o software open-source não tem vantagens para o comum dos mortais?

  30. Henrique Graça says:

    @Ricardo Ferreira
    Pois bem vi que eras só utilizador de informática e que era só um Hobbie.
    No que toca ao “Ainda achas que o software open-source não tem vantagens para o comum dos mortais?” nesta altura ainda pensei que eras programador por isso estava a dizer que para nos comuns programadores mortais o OpenSource não serve de muito pois é muito mas mesmo muito dificil entender o codigo e só pessoas restritas tem acesso a ele.
    Para os utilizadores tanto faz ser openSource ou Freeware não entendo para que um utilizador como tu precisa que seja openSource, ou estas a confundir conceitos? Se estás podes ver acima que sou muito a favor do freeware por isso tens esta aplicação disponivel.
    Quanto a esta frase “Além disso, prefiro muito mais web development a trabalhar com linguagens como C#”, pesquisa no google ASP.NET e ves com que linguagens podes trabalhar para webDevelopment.

    Cumprimentos.

  31. carloscorp says:

    Parabéns uma aplicação que vai me dar algum jeito.
    Poderia era ter uma outra função, em x em x min criava uma gravação com outro nome, para ter varias versões ao longo de um tempo de trabalho, dava jeito para o ppl da área do Design e não só.

  32. Caro Henrique Graça,

    Posso ser “só um utilizador de informática” mas que já deu muito ao Pplware e aos seus visitantes – pergunta ao Vítor Martins. Por ser apenas um hobbie para mim faz de ti um utilizador superior? Com mais conhecimentos?

    Continuando, não percebo como podes dizer que em projectos open-source ” só pessoas restritas tem acesso” ao código-fonte. Sou eu quem está a confundir conceitos?

    Não interessa se é freeware, shareware, o que seja. Todo o software de código aberto tem vantagens face ao de código proprietário. No caso específico desta aplicação, alguém, com conhecimentos de programação, poderia pegar no trabalho desenvolvido por ti e melhorá-lo. Assim, estará sempre limitada, única e exclusivamente, aos teus conhecimentos e à tua vontade. Ou seja, a evolução da aplicação estará sempre limitada. Lê o meu comentário para veres as inúmeras vantagens do open-source.

    Por fim, resta-me apenas agradecer a sugestão do ASP.NET. Não gosto. E já conhecia. As coisas que se aprendem com um hobbie…

  33. tank says:

    @Ricardo Ferreira
    LOL, Estás picado… Deixa-te de tretas e não sejas fuinhas. Deverias mesmo querer ter este programinha para ti, hehe.

    Anyway bom trabalho. Obrigado PplWare por este “espaço” ludico.
    E ter opiniões contrárias é bom.

  34. spulva says:

    Va gente tranquilidade e o que e perciso, eu por acaso tambem nao sou muito a favor do open source, e assim, nao sou contra o proprio open source mas penso que por logica muitos sao os que se aproveitam do codigo de alguns e criam as suas aplicaçoes, penso que e bom mas e mau, muito mau devido a isso, ainda a pouco nao sei se conhecem o PCSX2 um emulador de playstation2, e open source, no entanto a uns tempos um chico espeto decidiu pegar no code, alterar-lo, mudou os creditos, e nome ET VOILA EMULADOR DE PS2, eu axei isso muito estupido, e axo que nao beneficia nada mas mesmo nada os criadores originais, muito pelo contrario, passam a vida a implementar novidades e no fim fazem-lhes isto, acredito que nao sej facil fazer um emulador. Open source tem umas ideias muito boas, e fantastico, mas nao resulta, isto e quase como algumas ideologias politicas, muito boas mas no mundo real e impossivel implementar-las.

    Quanto a programa, vou testar-lo mas parece muito bom, ainda ontem tive a fazer uns apontamentos e 21 paginas depois de ter começado e que em lembrei que tinha de gravar, ja viram se aquilo fosse ao ar?

  35. @tank

    Eu não estou a tentar convencer o Henrique a nada. Na verdade, nem descarreguei “este programinha”.

    A mim, é-me totalmente indiferente a licença que o Henrique utiliza para disponibilizar os seus projectos. O desenvolvedor tem todo o direito de escolher o que mais lhe convém. Agora, que o software livre não tem vantagens? Que open-source serve apenas para programadores copiarem código? Como se isso fosse assim tão simples… Mas se partilhas destas ideias, estamos conversados. 🙂

  36. José Romão says:

    @Ricardo Ferreira.

    Sinceramente até pode trazer uma ou duas vantagem mas acredita que trás bem mais desvantagem. Os teus argumentos são algo do genero “ah e tal corrigir bugs e segurança” e “ah e tal maior personalização”. Sinceramente até estas vantagens teem uma pontinha de desvantagem. Ora vejamos:

    Se fosse tudo opensource nesta altura o mercado de desemprego era bemmmm maior (começemos pela crise), visto que ninguem ia precisar de uma equipe de programadores.. bastaria um com alto degree em google.
    Se fosses programador de profissão irias saber que ler o codigo dos outros “vicia”.. (isto se chegasses a perceber o codigo dos outros o que mta vez sem comentarios pode ser uma tarefa morosa) com o vicia quero dizer que o teu pensamento fica preso ao raciocionio da outra pessoa.. ou seja o programa nao ia evoluir nao secalhar da forma que evoluiria se escrevesses o codigo do zero.
    Se fosse tudo open source acredita que era diariamente que hackers te entravamm nos computadores, porque infelizmente as pessoas sao mais maldosas do que bondosas e iram aproveitar as falhas e bugs nao pra corrigirem mais pra explorarem.
    Ai se fosse tudo opensource… nao iria haver evoluçao.. alias iria mas tao insignificante. a criatividade passava a ser uma replica do codigo anterior com um addon.
    e a personalizaçao de que tanto falas ser possivel com opensource (e tens razão) de 100 pessoas que iriam tentar personalizar 20 nao sabiam programar 50 desistiam a olhar pro codigo 20 desistiam com bugs e erros 9 iam ficar com o codigo so para elas e talvez partilhar com amigos e por fim so 1 otario iria publicar o seu codigo e o ciclo repetia-se!

    espero ter-te ilucidado sobre as “Vantagens” do opensource

  37. lfspaulo says:

    Não queria, de alguma forma, tomar o lugar do Vitor M. e da restante equipa de administração do pplware, mas sugeria que todos usássemos os comentários para partilha de informação e entre-ajuda, em vez de estarmos a entrar por caminhos menos próprios e que em nada têm a ver com o propósito do blog…

  38. João says:

    “Ai se fosse tudo opensource… nao iria haver evoluçao.. ” ????

  39. Jose Luis says:

    @ AUTOR
    Muito bom! Acho que deves continuar o bom trabalho (desenvolver / explicar)
    Freeware ou donateware incentivo de todo esta filosofia de partilha!

    @ TODOS
    Disponibilizar o Source ou não cabe tão somente ao autor e não é atraves de pressões…
    Querem discutir quem tem os melhores argumentos para cada opinião? usem este link -> https://pplware.sapo.pt/forum e usem o forum.

    Os comentarios são… advinhem!??… PARA COMENTAR

  40. Vic says:

    @ Henrique Graça

    Obrigado.
    Para ti e para todos:
    victorabreu749@gmail.com
    http://sites.google.com/site/victorspersonalwebpages/

    Ainda não publiquei… Mas don’t worry.

  41. José Xavier says:

    “onde muitos utilizadores perguntaram se não existia uma aplicação semelhante mas para Windows (isso foi como musica para os meus ouvidos, porque neste meio é difícil inventar coisas novas), pus mãos à obra e vou-vos mostrar então oferecer e demonstrar essa aplicação.”

    Aproveitar as ideias dos outros é indecente, acho que devias partilhar com eles os donativos! Isto claro seguindo a lógica do seguinte: “Como devem calcular este não é um programa linear nem fácil de se fazer portanto não vou disponibilizar o código apenas mostrar excertos e dizer-vos o que utilizei.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.