Bug “Do Not Disturb” no iOS vai resolver-se sozinho!
Depois de, primeiro dia do ano, ter sido descoberto o bug no iOS 6 que impedia a função Do Not Disturb de se desligar e retomar o funcionamento normal dos dispositivos que correm este sistema operativo, esperava-se por parte da Apple uma resposta e uma solução para este problema.
Essa resposta chegou, como é natural, mas não na forma como a maioria dos utilizadores esperaria... Não foi uma actualização a ser lançada, mas sim uma simples afirmação.
No dia 07 de Janeiro de 2013 este problema resolver-se-á sozinho!
Este bug foi descoberto no primeiro dia do ano de 2013, quando todos esperavam que os seus iPhones retomassem o seu funcionamento normal após terem estado no modo Do Not Disturb.
Estes equipamentos mantiveram-se neste estado, incontactáveis e sem mostrar qualquer alarme, e apenas com o desligar deste modo os equipamentos voltavam ao seu funcionamento normal.
Recordamos também que este bug não afectou todos os utilizadores de iOS e, claro, apenas os que tinham este modo activo poderiam estar expostos ao bug.
A Apple reconheceu ontem o problema que afecta o iOS e disponibilizou uma página de suporte com a descrição do problema e a sua resolução.
O curioso desta situação é que não existe uma forma de o resolver ou será lançado qualquer actualização para a sua resolução.
Segundo a Apple apresentou na sua página de suporte este problema será resolvido de forma automática no próximo dia 07 de Janeiro de 2013.
Symptoms
After January 1st, 2013, Do Not Disturb mode stays on past its scheduled end time.
Resolution
Do Not Disturb scheduling feature will resume normal functionality after January 7, 2013. Before this date, you should manually turn the Do Not Disturb feature on or off.
To turn off the scheduling feature, tap Settings > Notifications > Do Not Disturb and switch Scheduled to Off.
Até essa data a Apple recomenda que os utilizadores desactivem a funcionalidade "Não Incomodar" (Do Not Disturb).
Para isso devem aceder às Definições e depois à opção Notificações. Dentro desta escolham Não incomodar e depois desliguem a opção Programado.
Mais um bug que foi resolvido de forma rápida e sem a necessidade de qualquer intervenção por parte dos utilizadores. A Apple não revelou qualquer informação adicional à que é apresentada na página de suporte.
Provavelmente terá sido mais uma questão associada a programação ou a uma falha de verificação de factores do próprio sistema operativo, como tem acontecido noutras plataformas e noutras alturas.
Homepage: Suporte Apple
Homepage: iOS
Este artigo tem mais de um ano
Por acaso estou a sofrer deste bug e já tinha comentado com outras pessoas… pensei em reportar à Apple mas pelos vistos já existem bastantes casos conhecidos. Pena é que bugs relacionados com datas/calendários não sejam novidade no ios… e que a solução que é apresentada seja no minimo caricata!!!
“Mais um bug que foi resolvido de forma rápida e sem a necessidade de qualquer intervenção por parte dos utilizadores”
Vocês às vezes abusam nos erros.. mas que bug resolvido qual quê? O bug vai estar activo até ao dia 7, não foi nada resolvido. A única coisa que a Apple disse foi que até lá.. está assim e pronto.. comam e calem-se.
Deviam tomar mais atenção ao que escrevem.
Nota: sou um utilizador Apple, uso o DND e fui afectado por este bug. Bugs todos os têm mas a Apple com justificações destas está a perder pontos e mais pontos.
Nota 2: o iOS 6.1 está quase ai (GM deverá sair na próxima segunda ou terça-feira) e por talvez por isso é que a Apple não lança nenhuma actualização para isto. Mas devia ou pelo menos avisar o do porque.
Filipe, pelo menos não demoraram semanas até o problema ter solução, foi rápido nesse ponto. Logo, não está errado o que escrevemos.
Estás activo até dia 7 o que quer dizer que ou é resolvido com uam actualização a esta versão ou sai a 6.1 (realmente não tenho esse problema e estou a usar a beta 4 do iOS 6.1), logo, voltamos a não estar errados.
Não é comam e calem-se, disseram alguma coisa, o que não é mau de todo.
Como vês, nós temos total atenção ao que escrevemos 😉
Abraço e bom ano.
Resolvido não está, isso é certo. Se estivesse resolvido não estava activo até dia 7. Penso que é uma questão lógica…
Bugs que se auto-resolvem? 😀
Resolver? Eu não vi nada resolvido, apenas vi la “Não vamos fazer nada, o problema corrige-se sozinho no dia tal”, as outras empresas as vezes demoram, mas corrigem, não dizem que o problema se revolve sozinho.
Então há ou não problema? É que tanto que querem apontar que já nem sabem se existem um problema que a Apple tem de resolver ou se o problema se resolve a ele mesmo, não havendo no entanto um problema para a Apple resolver, quando este está já resolvido por natureza!!!
Vocês vejam lá 😀
Bom, numa palavra, há.
Hoje é dia 3 e entre hoje e dia 7 ainda há muitos dias para muita gente tropeçar neste bug. É que, para além de não se desligar sozinho, para algumas pessoas, quando se desliga manualmente depois não volta a ligar-se automaticamente de acordo com o que estiver agendado.
O que parece claro é que a Apple não tem tempo para corrigir o problema até dia 7, e por isso nem vai tentar.
“Outras empresas” fazem isto:
http://technet.microsoft.com/en-us/security/advisory/2794220
Num *sábado* lançam um aviso para uma falha de segurança e *dois* dias depois lançam uma correção para as 3 versões do IE afetadas (6, 7 e 8) para todas as versões do Windows afetadas (todas exceto o Windows 8)
Pelo que percebi, não é resolvido com nenhuma actualização ou com nova versão do iOS. Simplesmente o bug só se verifica entre o dia 1 e o dia 7 de Janeiro de 2013.
É qualquer coisa como se no código houvesse uma condição do género
if(date between 01/01/201 and 07/02/2013)
bug()
Por isso mesmo é que dizem que a partir dessa data, o funcionamento voltará ao normal.
Demagogia e não digo mais nada.
Aqui está um bom exemplo de má programação que seria inadmissível em qualquer aplicação…
Pior é o que aconteceu como Android que fez desaparecer o mês de dezembro por completo!
pssiiiiuuu, isso n se pode dizer!!….
Este é bem pior que o do calendario
O Bug não foi resolvido, e muito menos dispensa a intervenção do utilizador, pelo contrário, isto é apenas um workaround e cabe ao utilizador executá-lo (desactivar manualmente a funcionalidade).
ou, o utilizador n faz nada, e dia 7 será resolvido sozinho!!…., portanto, continua a ser resolvido sem intervenção do utilizador, OU, com opção do utilizador o poder/querer resolver!
esse odio….
Hehe!
Esse amor!
Ódio? Acho que o meu comentário foi bem imparcial, ao contrário de por exemplo os 2 últimso parágrafos do artigo que à bom português não se fica por cegamente dizer que o bug foi resolvido, sem interação do utilizador, mas também ainda dá tempo de apontar o dedo a outros onde bugs também acontecem. Acabar a história sem apontar o dedo a alguém seria complicado…
Dia 7 o bug não estará resolvido. Basta mudar a data do dispositivo em questão para verificar isso.
Com essa lógica então também está certo dizer que se varrermos as migalhas do pão para baixo do tapete, o chão fica limpo…
Eu não me apaixono nem detesto dispositivos, tenho mais que fazer. E em caso de curiosidade, não uso iOS, Android, Windows Phone nem Symbian.
Que cada um esteja feliz com a sua escolha, mas tenho pena de quem se apaixona por um S.O. ou marca…
Não se trata de ódio, talvez será mais fanatismo da sua parte.
O utilizadores não faz nada?
Se tinha esta funcionalidade a actia, fica com o telemóvel sempre em off desde 1 de Janeiro até 7 de Fevereiro?
Então vai desactivar e fica privado de usar esta funcionalidade.
O problema esta la, iphone, android, wp… todos tem bugs, agora andarem para ai a vestir camisolas e a limpar o chão destas empresas com milhões.
Espero que sejas pago para isso.
Algumas vezes pensam que algumas dessas pessoas se sentem tão inúteis que se querem colar a imagem das marcas para se sentirem alguém, é deprimente.
Percebo a questão do fanatismo, mas neste caso em especifico não!..
em relação a ficar com o telefone em Off desde o dia 1 de janeiro…, vá lá.., vamos lá a saber do que falamos antes de expormos as nossas opiniões….., o serviço “não incomodar” é exactamente isso que faz, não incomoda.., não nos deixa o telefone em Off…., no máximo dos máximos, não vais ser incomodado quando alguém ligar para ti!.. sendo um não máximo, tu à segunda chamada do mesmo numero, receberes a chamada normalmente, OU teres a tua lista de favoritos a poder “incomodar” na mesma…
SÓ para que conste e para os mais piegas!!!,
o serviço ” não incomodar ” não se programa sozinho, ele quando veio com o ios6, estava lá.., desactivado e não programado.., foi precisa intervenção do utilizador para o programar ou activar e, ou por sua vez desactivar..
eu pessoalmente quando reparei que ele n estava desactivado as 10 da manhã quando já era suposto, fui la e desactivei-o.., só depois soube que era bug..,
entretanto eles mandam ao ar que se o utilizador não perder tempo com isso, ele faz-se sozinho no dia 7…, e depois vocês parece que é o fim do mundo porque não vai nada ficar resolvido no dia 7, e porque o utilizar vai ter que desactivar na mesma, e sim, soa-me a ódio, independentemente se usas ou não ios, androids…………………………
Deixo os paragens ao gajo da apple, que andou a testar datas ate descobrir quando o bug iria desaparecer XD
No modo nao incomodar o telemóvel nao fica incontactavel. As chamadas ficam ficam registadas para que possamos responder. É diferente do modo voo. Depois so esta neste modo enquanto o écran esta bloqueado.
“…Mais um bug que foi resolvido de forma rápida e sem a necessidade de qualquer intervenção por parte dos utilizadores. ”
Agora ri-me mesmo com vontade. 😀
x1
“Mais um bug que foi resolvido de forma rápida e sem a necessidade de qualquer intervenção por parte dos utilizadores. A Apple não revelou qualquer informação adicional à que é apresentada na página de suporte.”
7 dias é rápido?, e não resolveram nada…
Melhor do que estar algumas semanas (quiçá meses) à espera de uma atualização como já aconteceu no passado.
digamos que hoje é dia 3, e que ainda faltam 4 dias para o problema ser resolvido!…, 3 dias para se manifestarem é rapido, tendo em conta que deram conta disso dia 1, e n foi à 00:00, portanto, 2 dias é rapido…
mas foi 1 boa tentativa…. podes continuar a tentar…
Ai esse amor eheheh
ha ha ( simpson style )
“Mais um bug que foi resolvido de forma rápida..”
Estes programadores são tão eficientes que programaram o bug para se resolver sozinho .. nice..
x2
Bugs que se resolvem sozinhos têm muito que se lhe diga 😀
Fanatismos à parte
eheheheh
Bom dia a todos.
Isto é só mais um flop da Apple. Já não bastava os mapas e a bateria que também falham numa simples app. Desde que o grande Steve partiu a Apple nunca mais foi a mesma. Apesar de não gostar do “sistema” de comercio da Apple e de nunca ter tido um iPhone/iPad acho que o grande Steve faz falta à Apple e ao mundo. A força visionaria desse homem faz mesmo falta à Apple. Posso estar redondamente errado mas arrisco no declínio da Apple para breve.
Abraço a todos
da mesma maneira que outros o disseram quando a apple teve a lata de lançar ao mundo o mais previsível fail do século, o ipad, 1 tablet de 9,7”…..
nada contra, mas é a tal coisa… os hater’s arriscam de mais!
Todos os sistemas sofrem este tipo de bugs, uns mais graves do que outros, mas nenhum sistema é perfeito.
O grande problema da Apple, neste momento, está relacionado com o seu Business Model que, apesar de ter demonstrado um enorme sucesso, está-se a começar a ressentir bastante devido ao alargamento da oferta de mercado, que tem sido brutal estes últimos dois anos. O facto do Android ter quase 70% de quota mundial em todos os smartphones é um forte indicador de que o consumidor já o considera uma plataforma bastante estável e digna da sua atenção. O tablets estão a seguir a mesma tendência e sites da especialidade apontam para que este mesmo ano os tablets Android ultrapassem os iPad.
Se considero a Apple em declínio?
Sim, não por praticar preços acima da concorrência (qualquer Ferrari custa mais que a minha casa e não os vejo em crise) mas porque a diferença de qualidade para com a concorrência e o pagamento de um serviço “Premium” é cada vez menos uma justificação válida para a aquisição de qualquer dispositivo Apple. Se não abrirem os olhos, a sua aposta num ecossistema extremamente fechado será o seu maior tiro no pé.
Não esquecendo o facto que o android só ficou realmente bom a partir do ICS e a maior parte dos utilizador tem Gingerbread.
Não esqueci, dai a minha menção aos “últimos dois anos” 🙂
Apesar de ter um telemóvel ranhoso com o 2.3.6 que nunca me deu problemas e uso-o intensivamente nos mais diversos tipos de operações, é um facto, com o qual concordo, que o Android deu um salto de qualidade fantástico com a versão 4.0, onde a 4.1 foi a cereja no topo do bolo a nível de performance!
Ainda assim considero que a API já se encontra extremamente estável desde a versão 10 (2.3.3+) e onde já é possível efectuar quase todo o tipo de operações que uma aplicação comum necessitará (jogos ou aplicações mais rebuscadas a nível gráfico é outra história).
João Simões,
“O facto do Android ter quase 70% de quota mundial em todos os smartphones é um forte indicador de que o consumidor já o considera uma plataforma bastante estável e digna da sua atenção.”
Não concordo, ou melhor, discordo de parte desta afirmação.
Não há dúvidas que o Android é uma plataforma bastante estável e digna de atenção, tens toda a razão. Mas a razão da percentagem alta de quota mundial não é essa, é sim a presença de equipamentos low-cost no mercado. Há por aí muito smartphone que de smart tem pouco, carradas e carradas de modelos que só são comprados por serem mais baratos, e ainda aqueles que são comprados por utilizadores que não fazem ideia do que é o Android e nem sabem que têm um smartphone nas mãos (que são muitos).
Embora seja um excelente SO, a atravessar uma boa fase, há vários factores que levam a esta quota elevada do Android, não sendo essa uma questão assim tão linear…
Não pude deixar de me rir com “A força visionária desse homem”. O mesmo homem que “copiou” o interface gráfico da Xerox e disse que não havia problema quanto a isso e, mais tarde, definiu como “lema de vida” destruir o Android quando a Google “copiou” o interface do iOS.
O Steve Jobs era bom a juntar conceitos para criar e vender um produto, e nisso dou todo o mérito a esse grande senhor.
O BUG foi causado devido ao número da semana que afecta até ao dia 6.
O dia 7, será a semana “2” de 2013!!
Muitos softwares tem “erros” em datas devido a isso!!
A prova de que os serviços de topo da Apple funcionam sempre! Resolução de bugs em apenas 5 dias, estou marabilhado pah!
Enfim, isto cheira-me a código martelado… afinal, não se pode copiar funcionalidades de outras plataformas sem um pouco de martelanço! Programador que é programador tem sempre de meter ali um ifzito pelo meio, só mesmo para mostrar quem realmente manda! 😛
Agora mais a sério, é daquelas coisas… uns esquecem-se que Dezembro existe, outros que um novo ano começa a 1 de Janeiro…
Como nota, jamais se considera um work around como correcção de bug. Se tal fosse verdade, então a Microsoft resolve todos os seus bugs em poucos dias quando indica uma forma de contornar o bug e o Windows Update é uma mera formalidade…
vai la por o telefone a carregar que 13% já n dá para grande coisa!
P.S: Por falar em bugs a samsung anda a rasca com a morte súbita, dizem que pode ser resolvido por software, se não se despacharem vai ter muitas despesas em reparação.
Muitos estão a começar a morrer looooool
O Bug nao se corrige, continuara lá, mas deixara de ter efeito.
E para os haters isto nao é um Bug grave. É um Bug que era preferível nao ter acontecido, mas nao é grave.
Tenho lido sobre o bug e estas são dúvidas que não consegui esclarecer:
– Este bug afecta todos utilizadores ou não ?
– Se não afecta todos os utilizadores qual é o teste para saber se me afecta a mim ? (Do tipo faz isto e isto, tendo em conta que há dois “Não incomodar”, cada um deles com estados off/off, o que dá várias combinações possíveis – e se acontecer isto – tens bug)
… estados On/Off
tens 2 “não incomodar” ???…,
jovem, é simples, se quando tens esta funcionalidade: https://dl.dropbox.com/u/2771880/IMG_0419.PNG
ligada fora da tua hora de programação isso significa que foste atingido pelo bug, caso contrario não,
no meu caso tenho programada das 2 da manhã às 7, e às 10 estava ligada, e não era suposto….
Um está em Definições / Não incomodar (imagem do link que puseste)
O outro está em Definições / Notificações / Não incomodar (chega-se à imagem do post para programar o período).
O on/off no primeiro estava-me a baralhar (uma vez que . Acho que já percebi
Corrigindo o último §
O on/off no primeiro estava-me a baralhar (uma vez que passando o segundo para on o primeiro também passava). Acho que já percebi.
Bug resolvido, adiantem a data para dia 7