Quais os filmes e séries mais sacados de 2012?
Project X e Game of Thrones foram os mais sacados de 2012!
Estamos quase em 2013 e o final de ano serve também para uma reflexão e para fazer um balanço do ano que passou.
Como vem sendo hábito, o site de torrents TorrentFreak, indica agora quais os filmes e as séries mais sacadas durante o ano de 2012.
No que toca aos filmes, Project X foi o mais sacado, enquando que a série Game of Thrones foi a que obteve um maior número de downloads.
Segundo o TorrentFreak, o filme mais sacado de 2012 foi o Project X. Por suas vez, Game of Thrones foi a série preferida e que obteve um maior número de downloads.
FILMES MAIS SACADOS DE 2012
Com 8.720.000 downloads, o filme Project X foi o filme mais partilhado este ano de 2012, através do BitTorrent. Este filme conseguiu facturar cerca de 100.931.865 dólares em bilheteira. Deste forma ocupa o 1º lugar no TOP 10 de filmes mas sacados de 2012.
Em segundo lugar ficou Mission Impossible – Ghost Protocol, com 8.5 milhões de downloads. The Dark Knight Rises e The Avengers ficaram em 3º e 4º lugar com 8.230 e 8.110 mil de downloads respectivamente.
Os filmes menos sacados, deste TOP 10, foram The Dictator, com 7 milhões de downloads, Ice Age: Continental Drift, com 6.960.000 downloads e por fim o filme The Twilight Saga Breaking Dawn Part 1, com ‘apenas’ 6.740.000 downloads.
De notar que os filmes mais sacados não são, necessariamente, os que mais renderam em bilheteira.
AS SÉRIES MAIS SACADAS DE 2012
Depois dos filmes, o site TorrentFreak realizou igualmente um TOP 10 das séries mais sacadas.
Em primeiro lugar ficou Game of Thrones, com 4.280.000 downloads. Estima-se que este série possua 4.200.000 seguidores, apenas nos Estados Unidos.
Dexter ficou em segundo lugar com quase 4 milhões de downloads, e cerca de 2.300 mil de seguidores. Em terceiro lugar surge a série geek/nerd The Big Bang Theory, com 3.200.00 downloads, no entanto é a que aparenta ter mais seguidores, quse 16 milhões.
How I Met Your Mother ficou em 4º lugar com um total de 2.960.000 de downloads.
Relativamente aos menos sacados, a série Revolution teve apenas 2.130.000 downloads, no entanto tem um número de seguidores bastante significativo, com quase 12 milhões, apenas nos Estados Unidos.
House ficou em 8º lugar com 2.340.000 e Fringe ficou em 9º lugar com 2.280.000 downloads.
Segundo o site TorrentFreak, relativamente à série Game of Thrones, o facto de a HBO não disponibilizar logo os episódios, pode ser um dos factores determinantes na altura dos seguidores preferirem, ter por download de outra forma, a série.
O que acham destes resultados? Podem os downloads prejudicar as receitas dos filmes e séries?
Homepage: TorrentFreak
Este artigo tem mais de um ano
Eu sou contra a pirataria, desenvolver as coisas dá trabalho e alguém tem de pagar por elas. Tudo bem que são as editoras que lucram com a venda directa, mas também são as editoras que investem em novos projectos. E sem vendas, jogos mais evoluídos como Far Cry 3 e GTA IV nunca poderiam existir e muitos iam para o desemprego. Sei que existe software gratuito, mas muito desse software ou não exige um investimento significativo, ou então tem um modelo de negócio próprio (como opensource) como aqueles que ganham dinheiro com o suporte técnico, mas que não se adequa a todos os casos. Por exemplo, filmes e jogos só podem lucrar com a venda directa, não existem outros meios. E sem vendas não há lucro, sem lucro, não há verba para continuar com novos jogos/filmes.
Está bem, mas vender um jogo novo por 70€ e depois cada DLC a 20€ não está certo -.-
Concordo.. Os preços que se pratica sobre um filme, um jogo, uma DLC, um álbum e etc, é impraticável.
Concordo. Mas existem jogos e filmes a preços baratos e não deixam de ser bons jogos. Também as promoções do steam, é uma questão de estar atento. Mas mesmo sem preços baixos, não existe desculpa para a pirataria. Concordo que o preço padrão é elevado, mas se não concordamos com o preço, simplesmente não devemos usar. Eu queria ter muita coisa e não tenho, mas não vou piratear por isso.
falando em jogos a preço barato, nada melhor que pagar o que quiser:
https://www.humblebundle.com/
Para mim existe sim desculpa para a pirataria.
E essa desculpa nem é o preço dos filmes em dvd ou BR, é por exemplo o elevado preço do bilhete num cinema (mas nos dias de hoje alguem dá 6 euros para ir ver um filme?), é a informação das pessoas ao saberem que os artistas nao ganham directamente com isso, e preferem gastar o dinheiro em concertos e mett’s.
Outra razao para se piratear é a bela da nossa programação televisiva, ora bem, temos novelas, e novelas, e antes do telejornal, novelas, depois do telejornal, novelas. E ja nem futebol ha –‘
Nao obstante a pirataria, ou melhor, a troca de informação e conteudo cultural pela internet dá muito mais aos artistas. Sao conhecidos por mais gente, que leva a que os seus concertos encham e ai sim eles ganham dinheiro. Isto no caso da musica que é a minha area. Nao ha como dar a volta À situação.
Na questao do cinema e das series, as empresas responsaveis pela sua distribuiação deveriam por a a consciência a funcionar e fazer uma retrospectiva sobre o mundo actual. Nos tias de hoje fica mais caro uma sessão de cinema com a namorada (com os bilhetes as pipocas o lanche e refrigirante), do que o Motel e os preservativos (é uma comparação estúpida mas é a plena das verdades).
Se achas que são caros, tal como eu acho, tens a opção de não os comprar é tão simples como isso.
Manuel quanto aos jogos lucrarem apenas da venda directa isso pode não ser bem assim, repara em GTA IV tens ali uma cidade enorme em que podiam cobrir certos edifícios e outras estruturas com publicidade de empresas reais, ou mesmo nas “rádios” do jogo e sempre dava um ar ainda mais realista ao jogo. É evidente que nem todos os jogos darão para o fazer mas são hipóteses a serem estudadas pelas empresas.
A publicidade é apenas uma pequena parte do financiamento, achas que pode-se pagar o desenvolvimento de GTA IV só com isso? Para alguns casos (como sites, ou até o youtube), funciona, mas o GTA IV custou 100 milhões de dolares. Publicidade não chega para cobrir as vendas de jogos mais avançados e tal como disseste, em muitos casos nem se aplica. Sem vendas, o negócio dos jogos acaba…
Não digo que cubra esses 100 Milhões, mas pagar por publicidade em pontos chave do jogo, sabendo que muitos milhões de pessoas a vão ver.. não é nada barato!
10 segundos no intervalo do Superbowl custam 7 milhões de dólares por exemplo!
Não não está certo mas também não é certo fazer download ilegal.
Eu por exemplo saco um jogo e experimento e logo nos primeiros 30 minutos vejo logo se gosto ou não.
Se não gosto desinstalo se gosto continuo a jogar mas assim que sair na steam a um preço acessível (+/- 20 euros) eu compro o jogo, eles todas as semanas lançam várias promoções englobando jogos lançados á pouco tempo (eu sei que isto pode não se aplicar a todos os jogos)
Aproveita agora que na steam podes comprar em certos casos 15 jogos por 30 euros.
Ou então vais ao Humble Bundle podes pagar o que quiseres, há +/- uma semana atrás eles tinham lá um conjunto de jogos muito bons da THQ, tinha lá como por exemplo Metro2033, Saint Row 3, Company of Heroes e mais. Infelizmente a THQ abriu falência à pouco tempo e teve que ser vendida parte da culpa é da pirataria.
Só tens que saber onde e quando comprar.
Se todos fossem como tu, eu seria a favor da pirataria. É assim mesmo!
Ate tudo bem…
Agora explica me porque e que ca, um dvd de um filme recente custa cerca de 25 € e o mesmo em inglaterra e vendido em conjunto com o BR, por certa 11€?
Se os precos fossem mais baixos, nao haveria tanta pirataria.
Mas isto e minha opiniao.
Podes mandar vir de inglaterra e mesmo nas lojas de cá, também tens bons jogos a 30€ para baixo. E filmes também tens pérolas a 10€. Também existem as promoções do steam e a PSN e Xbox Live também fizeram boas promoções. Comprei o Sleeping Dogs a 20€ e o hitman e Far Cry 3 também estiveram a 30 e 35€ e são jogos deste ano.
Pérolas a 10€ ? Quando.. 1 ano depois do filme ter saído?
Às vezes quero tanto ver um filme que nem pelas legendas em PT espero quanto mais esperar 1 ano para que um bluray não custe 30€ porra
E que tal veres o filme e comprares depois quando estiver a um preço justo? É o que alguns fazem… Eu espero que baixe e compro, mas muitos sacam e depois compram quando estiver a um preço justo.
é verdade, mas não existe necessidade de vender os jogos tão caros.
Publicidade nos jogos. por exemplo 1 jogo de futebol ter mais publicidade nos placards do campo, etc etc, vendiam mais barato o jogo, mais pessoas compravas, melhores patrocionios arranjavam….
Tens razão… ou não.
A EA games recentemente decidiu que vai deixar o suporte de papel para jogos, porque? porque as pessoas compram online.
Tudo é feito online. Agora digo te assim, imagina musica de uma banda..
se tu nao a ouvisses de borla primeiro irias comprar o cd dessa banda?
pensa bem… 😉
LOOOL, se tivesse dinheiro também comprava os jogos.. diablo3 a 60€, pes a 70€… comprem la os jogos que eu a este preço fazia umas ferias..
Qual a diferença entre ver a serie na tv e “sacar” os episódios e ver no pc?
A TV paga os direitos de autor para transmitir aquelas séries, ou seja, é a TV que suporta a criação das séries. Faz isso para obterem audiências e ganharem dinheiro com publicidade. Se não obtiverem mais audiências, deixam de pagar por essas séries. Se as TV deixarem de pagar por essas séries, a principal fonte de rendimento vai ao ar.
*Fazem
Por falar nisso, repara que a RTP 2 deixou de transmitir séries. Isto aconteceu porque o Governo cortou o financiamento à RTP 2. A RTP 2 gastava uma quantia considerável com os direitos de transmissão dessas séries.
Mas talvez esse fosse um dos pontos chave para o sucesso da RTP2.
As séries são também cultura, aspecto que mais nenhuma tv portuguesa apostava tanto quanto a RTP2.
Se, para ti, o sucesso é ser o canal com menor audiência, tudo bem… A RTP 2 é vista por uma minoria de seguidores fiéis. Que, agora, vão ter de se contentar com documentários repetidos à exaustão e enchimento do chouriço com programas que servem apenas para preencher a programação. Eu era um dos seguidores fiéis das séries da RTP 2, mas paciência. Compreendo a atitude do Governo.
Vamos por partes… porque minoria estás a falar em nº de pessoas, e não da qualidade das mesmas.
Que vende em portugal? Novelas, BB, casa dos segredos, noticias escandalosas, programas cor de rosa.
Isto NÃO é cultura.
A RTP aposta claramente na cultura, e quem ainda gosta de ver TV para se enriquecer, é decerto a RTP2 (dos 4 canais) que escolhe.
eu se tiver em casa e estiver a dar um documentário na dois eu vejo-o, por vezes ja vi Docs repetidos, e prefiro do que ver Porto/Benfica/Sporting ou reality shows ou muito menos telenovelas…
Para mim o maior problemas das series, na minha opinião e para mim, que causa um aumento nos downloads, é os tempo entre sair nos EUA e sair cá.
Por exemplo a FOX começou a transmitir as novas series em Portugal uma semana depois do episódio sair nos EUA. Logo eu não saco essas series, por uma semana eu espero. Agora series que só saem, se saírem, meses depois ou um ano depois, acabam por provocar o download.
Isto na minha opinião e a minha postura perante estes casos.
Ao veres na TV apanhas com aquela publicidade toda chata, que mantém o canal de televisão activo.
Se não quiseres ver na tv, o mais correcto é esperar que a season acabe e depois compras o pack de dvd’s!
(Atenção que eu saco) 😛
O conceito da pirataria é interessante Manuel Silva.
Pois veja: Pelo mesmo principio da partilha:
Se eu convidar 20 amigos para verem o DVD do James Bond que eu paguei também estou a partilhar algo que eles não pagaram…
E então? Sou criminoso?
Além disso, está mais que visto que as editoras de musica, tiveram de se contentar com menos chulisse aos artistas, já iam os prejuízos dos downloads no atro ainda a procissão estáva a chegar.
Alguém tem de mostrar que as coisas estão erradas é para isso que servem as manifestações…
Quando a microsoft se viu com a espada ao pescoço lança o windows 8 a 29€ e aí está o resultado. Todos podem comprar e usufruir. Ainda pensa que a microsoft perdeu dinheiro? Claro que não pois baralhou e deu de novo. Já o Linux segui o caminho inverso – deixou-se explorar (Canonical é um exemplo – com o trabalho dos outros estão nós cheios de dinheiro, porque os patos andaram a traduzir de borla…) É irónico!
Quem é inteligente não vai contra a maré, mas vira o barco e rema a favor senão é engolido.
Muitos artistas conhecidos disponibilizam a sua musica a 1€ e até menos mas os concertos estão ao rubro. É o único sector onde não há crise e onde cada vez mais estamos mais fortes. Se lhes perguntarmos porquê? Eles respondem: Foram feitos tantos downloads ilegais que só deduzimos que as pessoas querem saber se o álbum é realmente bom (pois quando gostam, se podem, compram) e depois os concertos a topo… com bilhetes tipo Muse a 125€.
A diferença, é que tu pagaste pelo filme, “emprestaste” a uns 20 amigos, mas não emprestaste a milhões de pessoas, como acontece com a pirataria. E o caso da música é um pouco à parte, aí concordo que as editoras roubam. E os músicos ganham com concertos, mesmo que não vendam CD’s. Se reparares, eu tive o cuidado de falar apenas nos filmes e nos jogos, porque nesses casos, são as editoras que suportam o financiamento. E concordo que os preços deviam ser mais baratos. Quando ao linux, já disse que esse modelo de negócio não se adapta a todas as situações.
Então mas com 20 ou com milhões é exactamente a mesma coisa em termos de lei meu amigo, não há diferenciação por número. E ninguém partilha para milhões.. são é muitos milhares que partilham com 20 pessoas 😛
Ah, e quanto aos concertos, antes da pirataria você não tinha tantas bandas a encher concertos! Em 2000 os Ornatos antes de acabarem não enchiam nem a Ala Magna, e este ano ESGOTARAM 6 concertos num espaço de 10 dias! E não esgotaram mais porque não fizeram mais. É este o poder da partilha, por muito que eles digam que não, só favorece o artista (e não as editoras aka chulisses)
Tal como já disse várias vezes, favorece na música… E no caso dos jogos e filmes, são as editoras que financiam os projectos.
E não é a mesma coisa, é muito diferente. Eu comprar um filme e emprestar a 10 amigos, é muito diferente de o colocar na net onde milhões sacam.
Manuel não fazes sentido nenhum com este post.
1º Portanto se emprestas um filme a 20 pessoas é legal mas a milhões é ilegal? Qual é o limite entre legal/ilegal?
2º A música é à parte pq? Quem financia os artistas tb são as editoras, logo diferenças não há.
Se queres diferenças vê os lucros exorbitantes que a indústria de jogos tem.
Só lucram com venda directa… Coitadinhas das editoras. Investem 50 milhoes num jogo e em vendas fazem 500. Só dez vezes mais de lucro.
É claro que às editoras não lhes interessa baixar o preço dos jogos pq eles vendem na mesma, logo sou a favor da pirataria, não alimento “chulos”.
Se um compro um DVD, ele é meu, certo? Tenho o direito de o emprestar, até porque ao emprestar fico sem ele durante uns tempo e até é um risco que corro, porque pode vir estragado. Mas não tenho o direito de o copiar e colocar na net só porque me apetece… São coisas diferentes, se não sabes distinguir, paciência. Quanto à música, eu sou na mesma contra a pirataria e compro CD’s originais e também no music shop da vodafone. Mas ninguém precisa de dinheiro para se tornar músico, até eu se tivesse jeito para cantar, cantava, metia as música de borla na net e voilá, se fossem músicas boas todos ficavam a gostar do meu trabalho e pagavam para concertos. Existem artistas que já começam a colocar as músicas de borla na net e lucram com concertos. As editoras de música apenas pagam o custo de produção em série do CD (que não é elevado) e pagam 1 ou 2€ aos artistas por cada CD vendido, logo não financiam nada. No caso dos jogos/filmes, as coisas funcionam de outra maneira. Uma editora (como a sony por exemplo) chega-se à frente e financia a Naughty Dog para produzir um jogo chamado Uncharted. Se o jogo não vender nada, é a editora (neste caso a sony) que fica com prejuízo e possivelmente fecha o estúdio que o desenvolveu. Se vender bem, a editora lucra e continua a financiar a Naughty Dog para novos jogos.
É é verdade que os jogos só lucram com a venda directa. E ainda bem que têm muito lucro, porque se nã tivessem lucro, deixavam de existir novos jogos. Concordo que os preços podiam baixar, mas tal não é desculpa para piratear. Eu espero que o preço baixe e compro. Se não tenho dinheiro, não compro. Quando não se concorda com o preço de algo (sendo um jogo ou outra coisa qualquer), não se usa.
*não
quanto ao que tavas a dizer sobre os artistas que vão pra rua e tocam musica gratuitamente, depois partilha e isso tudo; o proximo jogo do slender vai ser pago, era antes gratuito. outro exemplo é o Dear Esther, que antes era só um mod gratuito.
just saying
Exactamente a minha opiniao.
Hoje em dia a pirataria ajuda a encher concertos (onde os artistas ganham dinheiro), e quem perde é a editora (onde o artista quase nao ganha dinheiro).
Logo os chulos, que o deixem de ser e que se adaptem ao mundo que existe.
Concordo contigo.
Na minha opinião, pirataria é quando alguém lucra sem dar nada ao criador. Ou seja, se alguém faz download de um filme ou de um álbum de musica e depois, depois grava para suporte físico e vende a outros, é claramente algo inaceitável.
Agora, alguém fazer o download, vê/ouve e depois “deita fora” ou guarda para si, não fazendo dinheiro com isso, é algo totalmente diferente.
E depois, como dizes Pedro, quando alguém gosta e realmente quer qualidade (principalmente a nível musical) compra o original ou vai aos concertos.
Gostavas que eu copiasse trabalhos teus e os publicasse na net de borla, sem o teu consentimento? De certeza que não gostavas. Pela tua lógica, se eu entrar no teu PC, descobrir um trabalho teu e colocar na net, tu não te importas… Mas concordo que vender é muito pior. Quanto ao “quando alguém gosta, acaba por comprar”, vou meter aqui a resposta que dei em baixo:
“Se fosse como vocês dizem, eu seria a favor da pirataria. Mas a maior parte das pessoas não são assim. Basta ver pelos meus colegas, quando a PS3 não tinha crack, todos compravam jogos, quando apareceu o crack, nunca mais compraram. E o PC, é plataforma que tem mais pirataria e também a que vende menos jogos. Ainda por cima, é a plataforma com mais jogadores, logo devia vender mais. Acredito que existe quem compre se gostar, mas são uma minoria.”
Manuel Silva… como também já disse concordo que as pessoas devem comprar o que utilizam, pois alguém teve de o fazer e logicamente quer ter o seu trabalho realizado.
Mas, o que quero dizer, que encaro pirata da venda em si e não do download em si, ou seja, fazer dinheiro com o trabalho dos outros, sem o criador ganhar nada.
Não concordo com os valores que são praticados e isso é verdade.
Eu compro software e jogos, pois preferido sempre a qualidade, mas admito que também faço alguns downloads…
Estou de acordo com tudo o que disseste agora.
+1
Não acho que os downloads prejudiquem as receitas dos filmes.
Nessa mesma lista, vimos os valores de receita em bilheteira, que tirando 3 ou 4 casos, teve uma grande receita em bilheteira. Logo, não foi por causa dos downloads que não houve receita em bilheteira. Temos que notar que um filme, com boa qualidade, só fica disponível quando começa a ser disponibilizado em DVD. Até esse lançamento as bilheteiras estão a render.
Depois temos que nos lembrar, que o numero de espectadores em bilheteira é claramente superior aos de downloads, principalmente nos filmes que tiveram maior receita.
Outra coisa é que não é só as receitas em bilheteira que dão dinheiro ao filme. Um estúdio ter filmes como um grande numero de espectadores (bilheteira, dvd, tv ou até downloads), vai garantir arranjar mais financiamento para novos projectos.
A uns anos atrás, uma responsável da FOX, destacou isso mesmo, ao dizer que apesar de não concordarem com a pirataria e obviamente não ganharem algum dinheiro por esse motivo, mas o facto de poderem apresentar um grande numero de espectadores e vantajoso para novos financiamentos.
Logicamente que a pirataria (entenda-se que seja alguém estar a ganhar dinheiro ao fazer o download para venda, por exemplo) é algo realmente errado e não deve ser feito.
Pode não prejudicar, porque existem pessoas que vão ver ao cinema e pagam pelo filme. Mas se todos sacássemos e ninguém fosse ver o filme, ia ao charco. E no caso dos jogos, a pirataria prejudicou na PSP, muitos deixaram de lançar jogos porque a consola não era rentável. Sei que a pirataria também existe nas outras plataformas, mas muitos não crackavam por causa do online. E na PS2, muitos tinham medo de perder a garantia ao chipar a consola.
“Depois temos que nos lembrar, que o numero de espectadores em bilheteira é claramente superior aos de downloads, principalmente nos filmes que tiveram maior receita.”
So’ para lembrar que aqui so’ fala no tracker TorrentFreak, se pensarmos que a partilha e’ feita em DDL, P2P(caso emule[sera que e’ utilizado??], etc), FTP,HTTP, etc,etc. Garanto que as vendas foram muito menores que os downloads feitos.
Por isso referi “principalmente nos filmes que tiveram maior receita.”
Mas, sim… bem lembrado. 😉
O TorrentFreak é um blog de notícias relativas a partilha de ficheiros e não um tracker. A verdade é que a descrição no artigo é muito vaga (“site de torrents”) abrindo caminho à confusão. Os dados apresentados pelo TorrentFreak são obtidos de vários trackers: “The data for this list is collected by TorrentFreak from several sources, including reports from all major BitTorrent trackers. All release formats, including cammed versions, that are downloaded between January 1st and mid-December are counted.”
Eu vim cá só para ver os comentários ^^
YAH muito bom!
+1 LOL
Para além disso vim para ver alguns titulos que pudessem ter eventualmente escapado 😛
A pirataria em si é a melhor publicidade que se tem, experimenta-se o produto, gosta-se mais cedo ou mais tarde compra-se, não se gosta, não se compra 😉
resumindo se o produto tiver qualidade, vende 🙂
Concordo.
Se fosse como vocês dizem, eu seria a favor da pirataria. Mas a maior parte das pessoas não são assim. Basta ver pelos meus colegas, quando a PS3 não tinha crack, todos compravam jogos, quando apareceu o crack, nunca mais compraram. E o PC, é plataforma que tem mais pirataria e também a que vende menos jogos. Ainda por cima, é a plataforma com mais jogadores, logo devia vender mais. Acredito que existe quem compre se gostar, mas são uma minoria.
Como tudo, há casos e casos.
Mas que é, a meu ver, a melhor publicidade, é.
No caso da música, concordo que é uma boa publicidade, as pessoas acabam por ir aos concertos. No caso dos jogos, alguns “testam” e depois compram se gostarem, mas como disse, são uma minoria. No caso dos jogos, perdem mais do que ganham. E uncharted, quando surgiu, a PS3 não tinha pirataria. E como é exclusivo PS3, não havia maneira de piratear e para além disso, era uma série nova. Conseguiu vingar sem pirataria, venderam bem. E o uncharted 2 vendeu ainda mais e a PS3 ainda não tinha pirataria nessa altura.
Os preços podem baixar? Podem.
Então porque não o fazem? Não querem? Querem estatuto e dinheiro, mas muitas vezes não dão atenção merecida a quem os suporta, neste caso a quem compra/gosta do seu trabalho.
Concordo, podiam baixar os preços, especialmente os de lançamento. Muitos também deviam dar mais atenção ao consumidor. Felizmente, existem empresas como a Valve, a CD Project e a Rockstar que fazem isso. Mas muitos apenas querem o nosso dinheiro.
Sim, é que tipo, há produtos que são caros mas ninguém se importa de dar dinheiro por eles porque sabem que são dificeis de fazer, agora.. a porcaria de um dvd 70€? Que é só copy paste infinito numa gravadora de dvd’s industrial? Vão chular outro.. O custo de um dvd mais cover, não ultrapassa os 2€/3€
@Pedro
O custo de DVD + cover não ultrapassa os 2 ou 3€, mas também estás a pagar o desenvolvimento do produto em si e não apenas o DVD… Por isso é que eu digo, os preços justos de lançamento seriam:
30€ para um jogo de consolas
20€ para um jogo de PC e filmes em bluray
10€ para filmes em DVD
Concordo.
Alem de existir a possibilidade de disponibilidade de oferecer produtos, gratuitamente suportados pela própria publicidade que se encontram neles.
A pirataria tem muito que se lhe diga…é muito complexa!
A grande maioria de nós já efectuou de alguma forma a dita “pirataria”…desde a SO não genuínos, a Software sem licença, a jogos, filmes, música…etc…!
No ramo da música, com o surgimento de plataformas como o YouTube veio demonstrar uma vez mais que só consumimos aquilo que nos é dado a conhecer…não vou comprar um Álbum de uma banda nova que nunca ouvi sequer…por 20€…onde encontro talvez 1 faixa que goste!
Quem realmente se queixa da “pirataria” são as editoras…que gravar um CD e meter uma capa “XPTO” não deve ser mais de 3€ ou 4€…como é possível chegarem aos 20€?Quando o “artista” só recebe 1€ ou 2€ por CD?
Quanto ao cinema…eu ADORO cinema…quando gosto realmente da história…do trailer (muitas vezes bem encapuçados, ehehehe) vou ao cinema…gosto do ambiente…a imagem!
Outros filmes…bem…vejo em casa…mas espero por uma boa qualidade…logo…BOA QUALIDADE = já saiu dos cinemas (normalmente)!
Agora, sou contra qualquer tipo de Pirataria para ganhar dinheiro…! Então não pago a um para pagar a outro? Eishhh!
No Way!
Cumprimentos
Concordo, eu também já fui a favor da pirataria e sacava tudo, mas isso já foi há muito tempo. No que diz respeito à musica, concordo com o que dizes, mas como já disse, no caso dos jogos, a situação é diferente. E quanto aos filmes, concordo contigo, mas o facto de eles já terem lucrado quando já existe o filme e alta qualidade para download, não é desculpa para deixar de apoiar os criadores.
Não se esqueçam que um download de um filme ou de um álbum não representa obrigatoriamente um filme a menos visto no cinema ou menos um álbum comprado. As pessoas sacam um filme ou um álbum porque, muitas vezes, não têm possibilidade de gastar dinheiro e não havendo downloads, também não iriam ao cinema ou não comprariam determinadas músicas. A teoria que um download equivale a menos uma venda é a maior treta de todos os tempos que as produtoras e editoras nos querem fazer engolir. É como
Isto. Eu saco jogos e só compro aqueles que acho que valem mesmo mesmo a pena. Se não os pudesse sacar também não os jogava, pouco me importava. Não vou é dar 60€ para jogar algo que dura 8h.
Muitos desde comentários fazem-me lembrar esta mini-serie
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Scene_(miniseries)
http://www.welcometothescene.com/
Acho esse termo ‘pirataria’ uma grande hipocrisia. Eu sou totalmente a favor do compartilhamento e tenho 8 TB de filmes, seriados, shows e músicas e deixo baixando torrents 24×7 o ano inteiro. Não aceito pagar o absurdo que cobram, sem contar o espaço para armazenar tantos box.
Tens coisas a preços baratos, é uma questão de procurares. E se as caixas te incomodam, podes comprar por via digital.
Ó “Gato Guga”,”24×7 o ano inteiro”??”8 Terabytes de filmes,séries,shows,música,etc.”,e és “totalmente a favor do compartilhamento”??Vai dar uma volta ao bilhar grande,pá!!Vai trabalhar!!Primeiro,deves ser daqueles indivíduos que não fazem nada na vida,tipo pastelões,e segundo,deves pagar bem de luz por mês,deves,deves.8 Terabytes de ilegalidades??Ó pá,cresce e aparece.Tipos como tu,noutros países,por menos(MUITO menos!!),estão encarcerados!!E este cromo ainda se vem gabar que tem tudo ilegal e que é a favor das ilegalidades criminais,isto sem falar que todos os dias do ano tem o PC ligado para roubar coisas que nem propriedade dele são.Cura-te,pá.Interna-te compulsivamente num asilo,ó freak!!Isto só visto!!Mas aposto que existem milhares de cromos destes no nosso país.Miseráveis,não fazem mais nada na vida.
Oi ‘Zé do Leite’, nem vou replicar nada das asneiras que tu escreve, mas saiba que há uma legião de pessoas no planeta que preferem conteúdo digital e se está na rede, é gratuito. O partilhamento da informação e conhecimento é a razão da internet existir, viu seu bobão? E pra saberes, não é caro a luz 24×7 não e vale saber ainda que o pc faz tudo sozinho, sem tua presença. Recomendo que tu leia um pouco mais e passe a conhecer um pouco do que é a web. Belo fim de ano a ti e se quiseres uns sites de torrents pedes que aqui mesmo todos indicam.
Shalaph:
30 de Dezembro de 2012 às 6:29 pm
Voces falam de pirataria como se so existisse em jogos,filmes e musicas… E as aplicaçoes??? eu trabalho no ramo de multimedia e se nao fosse a pirataria nao teria hipotesses de vingar no mercado por causa de grandes empresas que tem grandes financiamentos e podem comrar aplicaçoes que um pequeno nao pode… se é errado? sim é, mas prefiro lesar grandes empresas que ganham milhoes por ano mesmo com a pirataria, do que demorar o dobro a desemvolcer uma aplicaçao por nao ter os meios necessarios e perder um cliente….
Alias a pirataria é tao má que as primeiras versoes do windows 7 e 8 vieram parar ao mercado milagrosamente (pk eles o disponiblisaram)… pk pergunto eu para as pessoas esperimentar e eventualmente comprar (nao k eu o tenha feito)…
Claro que é errado mas nao é por isso que o vou deixar de o fazer, pk infelizmente a minha situaçao economica nao m permite… Manuel Silva teoricamente o que dizes é verdade, mas nao podes ser tao extremista pk cada caso é um caso. No ramo da musica se nao fosse os downloads ilegais os artistas nao davam concertos (tens noçao de quanto é que eles ganham pela venda de um cd??? uma ninharia, é por isso que muitos artistas sao os proprios a disponiblizar as musicas) quanto aos filmes, e falando de grandes sucessos de bilheteiras, so as salas de cinema sao mais que o suficiente para dar lucro… Quanto aos jogos, acho que a situaçao muda um bocado com os jogos mais actuais pk se queres usufruir a 100% de um jogo tens que o comprar pk hoje em dia os jogos tem muito conteudos que so sao disponiveis online e se tiveres um jogo cracado, nao vais usufruir a 100% dos meios disponiblizados, logo se gosytares vais acabar por o comprar….
PIRATARIA é errado sim como todos nos vemos naquelas campanha de semsiblizaçao (voce roubaria um carro? Nao mas saco filmes e jogos na mesma)Se fosse rico comprava tudo, mas nao sou e vou continuar a aproveitar os conteudos disponiblizados de borla sendo legal ou nao….
Quanto ao comentario d José Leite, so tenho a dizer que ele nao deve perceber nada de pc e internet por dizer que o Gato Guga nao faz nada da vida a nao ser sacar conteudo ilegal o dia todo, ( 8Teras por ano, bastam 5m por dia ao pc e deixar o pc ligado) Acho que sao pessoas como tu que estragam o nosso pais, Tens o direito de dizer o que pensas mas nao tens o direito de insultar alguem da forma como o fixeste…. pessoalmente és um perturbado…
Responder
Gato Guga:
31 de Dezembro de 2012 às 12:30 am
O seu comentário aguarda moderação.
Amigo, obrigado por citar-me em seu relevante comentário. Eu optei por não devolver o insulto ao colega que o fez porque vejo isso como desnecessário. Na verdade eu trabalho e muito, tipo 18 horas por dia e há mais de 30 anos, no ramo do Direito. Tenho uma consultoria jurídica-empresarial desde 1989 e moro no mesmo local, portanto, tenho curriculum suficiente para não me importar com as intrigas da vida. Eu poderia comprar os conteúdos que gosto mas optei por colecionar midia digital e doei (não vendi) todos os meus blu-ray e dvd porque acumulam pó e exigem muito espaço. Eu perco 15 minutos por dia selecionando novos conteúdo e portanto não fico no pc esperando os downloads, aliás, ninguém faz isso dessa maneira. Eu nem gosto deste termo que usam (pirataria) e estou certo de que as empresas apreciam e aprovam o partilhamento de suas obras pois é a maneira mais rápida e barata de se divulgar o trabalho e somente pessoas muito ingênuas que não percebem isso. Tenho 8TB e logo isso duplicará e não faço com peso de consciência, pois não me sinto um criminoso que deva ser encarcerado como sugeriu o amigo “Zé do Leite”, pois se realmente houvesse interesse de alguém em acabar com o partilhamento era só bloquear as fontes e ponto final. Se o site fornece o download, é para ser sacado, sem culpa. Aliás, tanto é verdade que as indústrias amam a chamada pirataria que a própria Sony e outras gigantes produzem player que permitem assistirmos arquivos MKV, M2TS, FLAC etc. Ora, qual a razão de essas indústrias colocarem em seus produtos tais recursos? Então pessoal, amigos, e você “Zé do Leite”, deixemos de ser hipócritas, pois os grandes empresários devem dar gargalhadas ao ler todos esses comentários e jamais, nunca, em tempo algum, a pirataria como dizem, será extinta do mundo em que vivemos. Feliz Ano Novo a todos.
“Zé do Leite”, aconselho te calar para todo o sempre, ao menos aqui nesse tema e compra livros que te ensinem. Ou saca-os.
(Enviei a primeira parte sem querer por acabar…) Como estava a dizer, alguém acredita que alguém que compra um polo Lacoste falsificado porque não tem dinheiro para um original o iria comprar da marca caso não houvesse imitação? No entanto é o que nos querem fazer acreditar!
Depende. Conheço pessoas que diziam que se não houvesse pirataria, deixavam de jogar, mas depois quando apareceu a PS3 que no início não tinha crack, lá acabaram por arranjar maneira de comprar os jogos originais. E muitos que dizem o mesmo (esses têm PC para jogar), mas quando são jogos online, lá fazem sacrifícios para comprar. Também há aqueles que dizem que não têm dinheiro e depois compram iphone todos os anos… Não tenho nada contra isso, cada um gasta o dinheiro como quer, mas se compraste um iphone e depois não tens dinheiro para jogos, então não jogues! É o mesmo que o patrão comprar um porshe e depois não ter dinheiro para pagar aos funcionários.
isso também concordo, dinheiro mal gasto/mal gerido há muita gente que tem dinheiro para gastar mas gasta só no que não deve ou em coisas supérfluas -.-‘
Seja pirataria ou partilha, é um fenómeno impossível de travar. Podem prejudicar o mercado mas por outro é a melhor fonte de publicidade, o merchandising evolui quanto mais se divulga um som, um filme ou um jogo. Quantos jogos, filmes, séries e bandas de garagem não tiverem sucesso apenas por causa deste fenómeno? E na minha opinião a questão é mesmo essa, as grandes empresas perdem lucro quando o mexilhão começa a ter sucesso.
Semanalmente tiro videos, jogos e software dos torrents, não faço questão de comprar nada.
Se é errado? Sim é.
Só compro quando têm mesmo de ser, por exemplo: algum jogo multiplayer em que tenha que ter Key para me autenticar.
De resto é sempre a sacar e a usufruir das oportunidades que o espaço online me permite.
Não vendo o que faço download, apenas vejo ou utilizo em beneficio próprio e apago.
E assim irei continuar até que proibam os downloads da internet por parte das operadoras.
My 2 cents.
Se todos fossem como tu, deixavam de existir jogos em single player. Melhor, é por causa de pessoas como tu que cada vez mais se deixa de apostar numa campanha com boa história. Deviam-se recursos das campanhas para o multi player. Depois queixam-se que as campanhas são cada vez mais curtas e com história desinteressante. Quando foi anunciado que o novo tomb raider, o god of war ascension e o the last of us iam ter multi player, houve muitos jogadores que protestaram, visto que são jogos com foco numa boa história e agora vão desviar recursos da campanha. Mas a culpa é desses mesmos jogadores que só compram jogos que possuem online.
Mas ao menos admites que é errado, isso já é bom. O que me irrita são aqueles que sacam e ainda acham que têm direito de o fazer.
Claro que admito.
Não é uma questão de “por causa de pessoas como eu” … que as coisas estão assim.
Basta que pensem um bocadinho!!
Tu cá para mim és produtor de musica ou um falso moralista, para vires aqui a defender os ideais perfeitos, como se andasses a pregar aos peixes.
Se gosto compro, se se trata apenas de testar, não invisto dinheiro para depois estar na prateleira… só porque sim.
Cada um gere a sua vida da melhor maneira possível.
O facto de admitir que é errado, não é por isso que o vou deixar de fazer. Não tenho problemas de consciência, nem vendo o que obtenho online,pois é para uso exclusivo da minha pessoa.
E não leves a vida tão a sério, até porque não vais sair dela com vida!
Abc
Voces falam de pirataria como se so existisse em jogos,filmes e musicas… E as aplicaçoes??? eu trabalho no ramo de multimedia e se nao fosse a pirataria nao teria hipotesses de vingar no mercado por causa de grandes empresas que tem grandes financiamentos e podem comrar aplicaçoes que um pequeno nao pode… se é errado? sim é, mas prefiro lesar grandes empresas que ganham milhoes por ano mesmo com a pirataria, do que demorar o dobro a desemvolcer uma aplicaçao por nao ter os meios necessarios e perder um cliente….
Alias a pirataria é tao má que as primeiras versoes do windows 7 e 8 vieram parar ao mercado milagrosamente (pk eles o disponiblisaram)… pk pergunto eu para as pessoas esperimentar e eventualmente comprar (nao k eu o tenha feito)…
Claro que é errado mas nao é por isso que o vou deixar de o fazer, pk infelizmente a minha situaçao economica nao m permite… Manuel Silva teoricamente o que dizes é verdade, mas nao podes ser tao extremista pk cada caso é um caso. No ramo da musica se nao fosse os downloads ilegais os artistas nao davam concertos (tens noçao de quanto é que eles ganham pela venda de um cd??? uma ninharia, é por isso que muitos artistas sao os proprios a disponiblizar as musicas) quanto aos filmes, e falando de grandes sucessos de bilheteiras, so as salas de cinema sao mais que o suficiente para dar lucro… Quanto aos jogos, acho que a situaçao muda um bocado com os jogos mais actuais pk se queres usufruir a 100% de um jogo tens que o comprar pk hoje em dia os jogos tem muito conteudos que so sao disponiveis online e se tiveres um jogo cracado, nao vais usufruir a 100% dos meios disponiblizados, logo se gosytares vais acabar por o comprar….
PIRATARIA é errado sim como todos nos vemos naquelas campanha de semsiblizaçao (voce roubaria um carro? Nao mas saco filmes e jogos na mesma)Se fosse rico comprava tudo, mas nao sou e vou continuar a aproveitar os conteudos disponiblizados de borla sendo legal ou nao….
Quanto ao comentario d José Leite, so tenho a dizer que ele nao deve perceber nada de pc e internet por dizer que o Gato Guga nao faz nada da vida a nao ser sacar conteudo ilegal o dia todo, ( 8Teras por ano, bastam 5m por dia ao pc e deixar o pc ligado) Acho que sao pessoas como tu que estragam o nosso pais, Tens o direito de dizer o que pensas mas nao tens o direito de insultar alguem da forma como o fixeste…. pessoalmente és um perturbado…
Amigo, obrigado por citar-me em seu relevante comentário. Eu optei por não devolver o insulto ao colega que o fez porque vejo isso como desnecessário. Na verdade eu trabalho e muito, tipo 18 horas por dia e há mais de 30 anos, no ramo do Direito. Tenho uma consultoria jurídica-empresarial desde 1989 e moro no mesmo local, portanto, tenho curriculum suficiente para não me importar com as intrigas da vida. Eu poderia comprar os conteúdos que gosto mas optei por colecionar midia digital e doei (não vendi) todos os meus blu-ray e dvd porque acumulam pó e exigem muito espaço. Eu perco 15 minutos por dia selecionando novos conteúdo e portanto não fico no pc esperando os downloads, aliás, ninguém faz isso dessa maneira. Eu nem gosto deste termo que usam (pirataria) e estou certo de que as empresas apreciam e aprovam o partilhamento de suas obras pois é a maneira mais rápida e barata de se divulgar o trabalho e somente pessoas muito ingênuas que não percebem isso. Tenho 8TB e logo isso duplicará e não faço com peso de consciência, pois não me sinto um criminoso que deva ser encarcerado como sugeriu o amigo “Zé do Leite”, pois se realmente houvesse interesse de alguém em acabar com o partilhamento era só bloquear as fontes e ponto final. Se o site fornece o download, é para ser sacado, sem culpa. Aliás, tanto é verdade que as indústrias amam a chamada pirataria que a própria Sony e outras gigantes produzem player que permitem assistirmos arquivos MKV, M2TS, FLAC etc. Ora, qual a razão de essas indústrias colocarem em seus produtos tais recursos? Então pessoal, amigos, e você “Zé do Leite”, deixemos de ser hipócritas, pois os grandes empresários devem dar gargalhadas ao ler todos esses comentários e jamais, nunca, em tempo algum, a pirataria como dizem, será extinta do mundo em que vivemos. Feliz Ano Novo a todos.
Você está certíssimo. A ilegalidade ou o ato errado, que eu não faço, é ganhar algo pelos torrents que eu baixo. Baixo, assisto e só. Não é crime algum baixar downloads, ao menos no pais em que vivo. Agora, tem uns falso moralistas que dá até dó. Se é ilegal, porque as autoridades não acabam com 100% dos sites de partilhamento, como fizeram com o Megaupload? Tão simples.
Eu , jogos para ps3 e xbox compro tudo no reino unido ! Se tenho mais barato lá fora , obviamente nos tempos em que nos encontramos não vou pagar mais por o mesmo produto em Portugal ! Onde é que os estudantes tem dinehiro para comprar cds de musica por 10 euros ou mais ? Tem dinheiro para as propinas e pouco mais ! Isso da pirataria , tem o que se lhe diga.. Para muitos artistas ate é bom , se calhar ficaram conhecidos porque o seu cd foi sacado aqui e ali , as pessoas depois se calhar ate vão aos concertos.. Vou estar a pagar por um cd que ate nem conheço o artista , mas que ate tinha curiosidade em ouvir ? Eu não!
Eu compro cá porque não posso compra lá fora. E tenho pouco dinheiro, mas não é por isso que vou piratear, simplesmente não uso. Aproveito promoções e baixas de preço. Concordo que na música a pirataria até beneficia de certa maneira, mas nos jogos não…
Alem de o preço de DVD’s/CD’s serem elevados é através desses downloads supostamente ilegais que se conhece séries e filmes novos, isto já me aconteceu algumas vezes sendo que algumas das séries que vejo não são exibidas em Portugal e as que o são têm um atraso de 2 temporadas.
Muitas das vezes estes download ilegais acabam por promover as séries e filmes em vez de lhes diminuírem as audiências ou os lucros.
O que dizes é verdade, especialmente para as músicas, mas tal como eu digo, sem vendas, não há dinheiro para novos investimentos. Não adianta nada um produto ser conhecido se ninguém o comprar…
Um unico euro por cada serviço de internet existente (operadora) a ir para os “cofres” de quem de direito (editoras/artista). Não falo em aumentar o valor que já se paga de internet, mas sim do valor que já se paga, é só retirar 1 EURO!
Pensem nisto em escala mundial e imaginem a quantidade de dinheiro que iria para “eles”!
Soluções há, não querem é fazer, querem “roubar” ainda mais dinheiro ao consumidor. E não sou a favor da pirataria, trabalho na “industria” sem como isto anda.
E achas que um euro pagava tudo? As pessoas sacam mais de 500€ em conteúdos pirateados… 1€ dava se fossem poucos a sacar, mas como 90% das pessoas sacam, 1€ apenas dava para minimizar um pouco (quase nada na verdade)
E por ser quase nada, não se faz, é isso? É utópico a minha humilde opinião, mas é um começo!
Se “houver” um milhão de utilizadores em todo o mundo seria UM MILHÂO a mais que recebiam todos os meses, seriam 12 MILHÕES por ano! Pois é pouco quando a ganância é muita!
@ Manuel Silva
Deves ser muito rico, rapaz..! Ou então com pais ricos…
Estás enganado… Eu não sou rico, por isso é que aproveito as promoções e escolho a dedo aquilo que compro! Antes de comprar qualquer coisa, leio análises, vejo trailers/gameplay, leio opiniões, etc. Eu gostava de ter mais jogos e filmes do que aqueles que tenho, mas paciência! Não tenho dinheiro, não uso! Para além disso, como tenho PS3 e PS VITA, assinei o PLUS, pago 50€ por ano e recebo jogos todos os meses. E são jogos de qualidade, como Batman Arkham City, Resident Evil 5, Read Dead Redemption, etc… No próximo mês vão oferecer o Bioshock 2 e Mortal Kombat. Quanto aos filmes, compro também quando baixam de preço e aproveito as promoções da FNAC, em que por vezes levas 3 filmes em bluray por menos de 30€. E caso não saibas, é tudo comprado com dinheiro que eu pouco, os meus pais não me dão dinheiro para essas coisas…
*poupo
Trailer= bonita montagem de partes do filme e, muitas vezes, vês o filme e não vale um chavo.
Opiniões= os gostos diferem e muitos elogios não significam que o filme seja de qualidade.
Promoções= mesmo em promoção, nem toda a gente tem dinheiro até para promoções.
Poupar: fazes bem em poupar e os meus parabéns aos teus pais por te incutirem os valores do sacrifício para se obter o que se quer ao contrário de alguns que dão tudo ao filhos de mão beijada e que acabam por não dar valor a nada. 😉
Se vires o trailer, leres opiniões e análises, raramente te enganas (a não ser que não saibas o que gostas). claro que ver apenas o trailer, ou ler apenas opiniões (ou seja, de forma isolada) pode dar mau resultado. Agora se fizeres isso tudo como um conjunto, acredita que raramente te enganas. Eu não pratico pirataria há muito tempo e é muito raro arrepender-me de uma que faço. E quando digo ler análises, digo ler mesmo e não olhar apenas para a nota. E leio sempre várias análises.
*arrepender-me de uma compra que faço
As editoras tem de se adaptar. Se a forma como nós consumimos as series/filmes está a mudar, a forma de as editoras fazerem as series/filmes chegar a nós tb tem de mudar.
Vivemos numa época em que todos temos acesso à Internet, as editoras continuam a disponibilizar as Series pelos meios tradicionais, TV e venda de DVD’s.
Porque não fazem como o South Park que disponibilizam a série Online, e aí obtêm dinheiro de publicidades no site.
Quanto aos filmes, quando saí um bom filme eu vou ver o filme ao cinema, mas quando quero rever o filme, não vou comprar o DVD porque são demasiado caros.
E além disso é mais cómodo ter um disco externo com n filmes do que ter 20 caixas de DVD’s.
Um dia vais olhar para os filmes que tens dentro do disco e vais reparar que isso não tem valor sentimental… Eu tenho caixas de DVD’s e de jogos e guardo com todo o carinho. E podes sempre comprar por via digital, já que as caixas te incomodam.
x2
eu ainda tenho o meu velho bf vietman dentro da caixa, tem quase a minha idade mas não me farto, só de olhar pra caixa…
Que controvérsia para aí vai.
“Os filmes dentro do disco não têm valor sentimental”, mas logo a seguir dizes para ele “comprar por via digital”. Então em que ficamos?
O Tiago nem falou de valores sentimentais, falou dos preços praticados na venda de DVDs…
Valor sentimental?
Ridículo!
Ama é as pessoas, não os objetos!
Há com cada um .. LOOL
Na minha opinião, o mercado dos jogos devia seguir o exemplo das lojas de aplicações, como o Google Play. Os preços são baratos e a verdade é que as pessoas compram, eu inclusive.
Quanto ao mercado da música, se repararem é uma indústria que nunca evoluiu com os formatos. Onde é que se compravam os vinis? Na loja física. Entretanto os formatos evoluíram para os CD e o MP3 e a verdade é que a indústria não soube evoluir. Continua-se a comprar da mesma forma que se comprava há 50 anos.
Por isso, para mim, o exemplo a seguir é o do iTunes ou mais recentemente o modelo do Google Play.
Achas que um jogo tipo GTA IV que custou 100 milhões de dólares para ser desenvolvido, ou Assassin’s Creed que também custa uns milhões, podiam custar 2 ou 3€? se assim fosse, as empresas iam à falência! 70€ é caro, mas o preço certo seria à volta de 30€ e não 3€.
Claro que não falava nesses preços, são produtos incomparáveis. Mas 15/20€ por um jogo parece-me ser um preço justo que se pode pagar (falo de lançamentos). Já 70€, não.
Eu diria que 30€ seria um preço justo de lançamento. 20€ só poderá ser quando já se lucrou determinada quantidade com o jogo… Estou a falar de jogos mais avançados, que exigem muito investimento, os mais simples poderiam custar 20€ ou menos.
Ainda não percebi porque há tanta gente aqui a pregar falsos moralismos.
Quem quer comprar compra.
Quem quer sacar saca.
E lá porque alguem saca não quer dizer que meia volta fosse comprar depois.
Por amor de Zeus não sejam hipócritas ao ponto de dizer que download = roubar. De certeza que não andam a tirar o pão da boca aos senhores que fazem os filmes e os jogos mais pirateados.
Não tenho pena da mafia do conteúdo.
Pela tua lógica, quem quiser pagar os seus funcionários paga, quem não quiser, não paga. E ninguém disse que piratear era igual a roubar, se leres os meus comentários, nunca me viste a dizer isso. Mas muitos que sacam, se não pudessem sacar, acabavam por comprar. Eu vejo isso pelos meus colegas, quando a PS3 não tinha crack, compravam os jogos, apareceu o crack, foram logo crackar a consola e deixaram de comprar os jogos.
Não sei porque te ofendeste Manuel Silva, o Anticorporativista nem referiu nomes. Mas pronto. 🙂
Seja como for, os teus amigos não são a grande maioria, é que os meus amigos são precisamente o contrário assim como eu: se puderem, sacam e vêem/experimentam, se não puderem, não sacam.
Agora dizer que quem não pode sacar vai comprar… Eu não conheço muitos assim, aliás, pelo contrário mesmo.
Pareceu-me que era para mim, até porque neste tópico sou dos poucos contra a pirataria, mas se não foi para mim, peço desculpa 🙂
Ainda bem que os teus amigos são o contrário dos meus, é sinal que existe mais gente que compra do que parece 😀
Quanto ao quem não puder sacar vai comprar, os meus amigos são assim. Quando precisam de comprar para jogar online, compram… E sei que já disse isto várias vezes e que é chato, mas aqui vai: quando a PS3 não tinha crack, todos compravam os jogos, apareceu o crack, nunca mais compraram. Mas ainda vem que existem pessoas como tu e os teus amigos 🙂
Eu diria que os utilizadores de consolas são inferiores ao número de utilizadores de computador e como não sou de consolas, nem comento. Pior ainda: não sei como era a situação antes dos cracks nem depois, por isso não posso mesmo comentar tal facto.
Certo é que há de tudo e ainda bem.
É tal como dizerem: os jogos são grátis mesmo online, mas depois dentro do jogo, existem componentes a pagar e aí há muita gente que paga. Portanto, quem quer e pode paga e quem quer mas não pode, não paga, no entanto, todos podem usufruir. Não ficam todos a ganhar com este esquema?
Esse esquema de pagar itens dentro do jogo, não se adequa a todos os tipos de jogos. Achas que isso aplicava-se ao modo campanha de algum jogo? (Eu só jogo o modo campanha, porque gosto de jogos com boa história). Não me leves a mal, sou a favor desses esquemas quando se adaptam, mas não se podem utilizar esses esquemas em todos os jogos…
A grande razão de não comprar jogos é simplesmente o elevado preço dos mesmos. Se os jogos saíram todos com um preço acessível como o novo “CS GO”, que saiu por volta dos 11€ e pouco tinha a certeza que as vendas de maior parte dos jogos aumentavam o triplo ou mais, como aconteceu com este! No caso dos filmes, a mim nao me interessa muito comprar um filme. Razão: 1º – Elevado Preço, 2º- Tempo que demora a chegar a Portugal, 3º – Vejo uma vez e deito fora, não quero que fique ocupar espaço!
A pirataria tem muito que se lhe diga.
Se houvesse um site, aonde se posse comprar filmes a por exemplo 5€ e quando eu quisesse podesse fazer download do mesmo para ver ou então alugar ai por volta dos 2€. Não estou a falar de filmes que as ISP diponibilizam, porque esses filmes já são praticamente todos “desactualizados”.
Esse mesmo site deveria conseguir bloquear esse ficheiros de maneira a que nao se conseguissem clonar, complicando assim a cópia dos mesmo.
Como isto nunca se irá conseguir fazer, a pirataria vai continuar a exister!
muita pena tens tu de quem tem os bolsos cheios de dinheiro (editoras). mesmo com a pirataria (prefiro antes chamar partilha de conteúdos) eles têm mansões e carros de luxo… quem me diz que o primeiro ficheiro de download a cair na net não foi a própria editora a lançar para usufruir da “publicidade gratuita” que os sites de partilha proporcionam? já pensaram nisso? se fosse director de uma editora dessas pensava nisso.
queres comprar? força nisso
queres sacar? força
uma coisa é certa, banda x filme y jogo z não seriam os mesmos se a chamada “pirataria” não existisse.
Eles têm lucro e ainda bem… Sem lucro, não haviam novos investimentos. Como têm lucros, continuam a investir em novos jogos, filmes, etc e com isso saímos todos a ganhar. Eu não tenho pena, mas acho que o facto de terem muito lucro não é desculpa para piratear. Se não concordas com os lucros e achas que são ladrões, não uses as coisas deles. Quanto ao lançar para fazer publicidade gratuita, quando fazem, não metem em sites de partilha, disponibilizam em sites oficiais, como já fazem algumas bandas. E a PS3 esteve alguns anos sem pirataria e os jogos exclusivos que saíram para a consola (como uncharted, infamous, heavy rain e little big planet) venderam bem e tornaram-se conhecidos sem precisarem de pirataria. A pirataria só pode ajudar nas músicas e mesmo nisso, tens o youtube e a rádio.
vou usar outra palavra em vez de “pirataria” porque vejo que sentes um certo tabu na palavra.. Se a partilha de conteúdos pela internet não existisse a evolução dos conteúdos simplesmente estagnaria.
Os enredos dos filmes deixariam de evoluir, a qualidade das músicas e dos jogos seguiria uma linha completamente diferente dos gostos dos consumidores. queres um exemplo? tens os anos 80 e 90 onde a pirataria, desculpa, a partilha de conteúdos pela internet não existia e isso reflectiu-se na qualidade de conteúdos da época. Não estou a dizer que eram maus mas podiam ser bem melhores.
Nada melhor que a livre circulação de informação para a evolução dos conteúdos como filmes, músicas, jogos e publicidade deles mesmos.
Já ouviste falar da SOPA e da PIPA? quase que conseguiram censurar a internet e na altura bem me lembro que nem uma música no youtube podia ouvir por causa disso.. e isso tudo começou por um senador nos EUA que tinha o mesmo tabu pela palavra. se isto fosse mais para a frente via na bancada um cd qualquer por 25euros e não sabia nada sobre ele porque nem existia um “trailer” no youtube para me ajudar.
relativamente a disponibilização nos sites oficiais como tu dizes. Eu não sou de acordo porque nem tu nem eu sabe o que realmente se passa na internet. acredito mais depressa que disponibilizaram de propósito nesses sites de partilha para lucrar com publicidade (abre o o utorrent e vês pelo menos 4 publicidade fora o próprio jogo, filme e etc) do que disponibilizar apenas no site oficial.
Nunca usei PS3 por isso esta é para mim uma área que desconheço por completo mas acredito que a barramento do uso de jogos ilegais nessa plataforma tenha mais a ver mais com firmware da sony do que outra coisa (a julgar pela dificuldade que os telemóveis sony têm para fazer root).
relativamente a tua frase “Se não concordas com os lucros e achas que são ladrões, não uses as coisas deles” é um argumento inválido pois se fosse a seguir este argumento deixaria de puder enriquecer a minha cultura geral em música, filmes, jogos, etc e deixaria de evoluir
concluindo, para mim uma empresa que não faz lucro não é uma empresa. sou a favor que eles cobrem pelas musicas, filmes e jogos mas também não tanto… porque que não estou aqui para manter lambões que querem um Ferrari da cada cor na garagem enquanto que os autores, os verdadeiros criadores, estão na miséria (em alguns casos).
A evolução a meu ver tem a ver com a tecnologia e não com a partilha de conteúdos… Já ouvi falar da SOPA e da PIPA e sou contra isso, porque acima de tudo, está a nossa privacidade. Quando ao disponibilizar em sites de pirataria, não acredito. Se isso fosse verdade, porque é que as empresas investem tanto na segurança? Mais, a PS3 este 3 anos sem pirataria, e os hackers estão a ver-se gregos para crackarem a 3DS e a VITA. Só conseguiram meter a dar jogos da DS e da PSP, mas isso tem a ver com o emulador que tem as mesmas falhas que as consolas originais tinham. Se o que dizes fosse realmente verdade, a PS3 não tinha aguentado 3 anos sem pirataria e a VITA e 3DS já teriam sido crackadas, pois as próprias sony e nintendo já tinham ajudado os hackers, nem que fosse sem ninguém se aperceber. E a microsoft (e também a sony) andam empenhadas em bloquear as consolas crackadas do xbox live e PSN.
Quanto ao meu argumento inválido, só não vê quem não quer. Eu se não quero pagar por um hotel (que é um serviço), não usufruo dele e pronto. Um jogo, filme, etc são bens e serviços como quaisquer outros, a diferença é que se consegue obter ilegalmente sem ser penalizado. E tens filmes de borla na televisão, podes ouvir música de borla no youtube (não é ilegal porque a google paga aos autores, através das receitas de publicidade – mas ouvir música sacada é diferente, porque não estás a contribuir com nada, enquanto que ao veres no youtube, estás a aumentar as receitas que a google recebe em publicidade, que por sua vez são usadas para pagar aos autores) e na rádio. Também tens jogos de borla. E não te esqueças que também tens filmes, jogos e música a preços baixos, é só procurar.
Concordo que os preços deviam baixar, mas a melhor maneira de protestarmos contra isso é não comprarmos (nem sacarmos) quando está caro e depois comprarmos quando estiver barato.
isso é tudo muito bonito mas se fores a estar a espera que haja melhor para comprar o pior porque ficou mais barato estás é a andar para trás em vez de andar para a frente. isso é opinião minha. quanto ao PS3 como disse não conheço o suficiente para contra argumentar, mas acredito que o problema reside mais no firmware.
quanto ao investimento na protecção destes conteúdos acho inútil porque mais tarde ou mais cedo essas ditas protecções são ultrapassadas com o avanço da tecnologia (pois um DVD não se actualiza sozinho).
a evolução contrariamente ao que dizes é unicamente a partilha de informação. se não tens partilha de informação, toda a tecnologia que tens é inútil. Desligas o quadro eléctrico da tua casa e experimenta mandar um email com o PC por exemplo.
“só não vê quem não quer” quem é que neste mundo não quer ver o nove filme que saiu ou o jogo x? faz parte da nossa curiosidade ver, e as empresas sabem disso e querem cobrar a quantia que lhes passam na cabeça. Agora cobrar por conteúdos ilegais isso não estou de acordo, agora para consumo próprio é completamente diferente.
Não sei se vês a TV portuguesa mas se vires com atenção a programação deixa muito de desejar e não é de borla como dizes. pagas uma taxa televisiva que vem na conta da água ou na da luz não tenho a certeza.
jogos e filmes de baixo custo são também jogos e filmes de baixa a muito baixa qualidade.
para concluir, porque não deixas esta ridícula cruzada? já reparaste que fizeste inúmeros posts e ninguém está do teu lado? tens alguma comissão com alguma empresa por conquistares os corações e mentes das pessoas que vêm aqui postar?
@Darwin
Coisas de baixo custo não significam baixa qualidade. E existe mais gente do meu lado do que parece… Se quiseres, indico-te sites em que eu nem preciso de falar, tem muita gente contra a pirataria. E mesmo neste site, já apareceu mais gente contra a pirataria noutros tópicos. Para além disso, mesmo que eu estivesse sozinho, isso não significa que eu esteja errado e vocês certo.
Cá para mim o Manuel Silva é funcionário da SPA.
Errado… Aliás, eu sou contra essas medidas de cortar a net a piratas, e também sou contra o SOPA (ainda bem que morreu). Sou contra a pirataria, mas também sou a favor da liberdade.
Manuel Silva tenho lido os teus comentários e tenho pena que exista tanta gente a pregar as famosas “teorias” que a pirataria ajuda os criadores e a criticar-te.
Não sei se vale a pena continuares a responder aos comentários.
99% das pessoas aqui devem ser consumidores e não criadores porque se fossem minimamente inteligentes para criar alguma coisa, mudavam logo de opinião. Eu já pensei desenvolver algo para Android, mas a taxa de pirataria faz-me pensar duas vezes antes de pensar se os meses de investimento irão compensar (e estamos a falar de preços baixos aplicados na casa de o preço de uma bebida). A desculpa do sacar para ver se é bom e comprar só funciona em poucos casos e há aplicações Lite, Demo, Trial, etc. para isso mesmo.
Tem tudo mais a ver com uma crise de valores geral, o que é digital é para partilhar e copiar. Dou um exemplo real: há uns meses estava a imprimir numa reprografia a capa da licença do meu Windows 8 com o número de série impresso. Enquanto aguardo por outras impressões um marmanjo qualquer com uns 30 anos, ao ver a folha solta no meio da mesa sem ninguém por perto, passa sinal aos amigos e pega no telemóvel para tirar uma foto. Eu ao longe estou a observar a situação e tiro a folha no último momento. O rapaz fica super envergonhado claro e saiu depois de fininho.
Com o crescer da crise, iremos assistir a medidas para controlar mais a pirataria nos próximos anos. É inevitável isso acontecer e infelizmente muitos dos direitos civis que temos terão de ser eliminados. Tudo porque, durante anos e anos a pirataria cresceu a maneiras de se tornar insuportável. Isto é a minha previsão do que irá acontecer. A pirataria continuará a existir, mas numa forma mais complicada e não tão acessível que qualquer criança de 6 anos consiga ter acesso.
Se querem jogos e músicas e etc a um preço justo é comprar on-line nas lojas oficiais.
E mão são as editoras as piores sanguesugas, o comerciante só para por as coisas na prateleira pelo menos, pelo menos duplicam o preço, o que dá que pensar, tirar da caixa e por na prateleira um jogo aumenta pelo menos de 20 para 40 euros, e um cd de 10 para 20?… ….
Isto sem falar nas empresas de logística, que levam uma fortuna para distribuir o jogo pelo país inteiro.
Seguindo essa logica, porque é que grande parte dos jogos disponibilizados digitalmente têm sensivelmente o mesmo valor que os que são disponibilizados fisicamente?
Se não fosse os filmes estarem disponíveis na net, posso afimar com bastante certeza que 99% deles não os iria ver cinema ou comprar, para mim pirataria e mais um modo de divulgação das coisas. A única coisa que não concordo muito é que haja pessoas que vendam os conteúdos que sacam da net.
A ultima vez que fui ao cinema com a minha namorada, vimos o hobbit em 3D se tivéssemos pago os bilhetes na totalidade com óculos ficaram a volta de 10€ cada entrada o que eu acho ridículo, por muito bom que o filme seja
Só como nota, queria dizer que acho bastante piada a quantidade de moralistas que aqui postaram :):):) dos quais imagino que muitos deles também já tenham sacado coisas da net provavelmente ate dessa lista, mas fica sempre bem dizer que são contra :p
O teu primeiro parágrafo, já respondi noutros comentários e não vou andar sempre a repetir o mesmo. Quanto ao 2º parágrafo, eu sacava quando era a favor da pirataria, mas há alguns anos que não saco nada ilegalmente da net. Como já disse, aproveito promoções, espero pelas baixas de preço, etc. O meu office por exemplo ainda é o 2007, porque tenho esse original e só deverei mudar quando sair o próximo, não compensa comprar o 2010.
eu tenho TV cabo e não veijo as series na tv saco. só pelo simples facto que não tenho paciência para horários. quantos ao jogos, saco jogo e se valer a pena compro orgulho-me de ter os jogos de que gosto bem como os filmes mas n vou logo a correr espero que baixe o preço.
acho que o mercado vai ter de mudar muito para fazer face a pirataria.
saquem se gostarem, depois se gostarem comprem…
@Manuel Silva
qualidade ou não isso vai depender de cada um. por exemplo o que vejo amontado naquelas caixas na mediamarkt são filmes série B, música pimba e jogos de quando eu tinha um pentium 4… mas aí são gostos e gostos não se discutem. devem existir por este mundo fora muitos que partilham a tua opinião mas o que quero salientar é que dos 112 comentários que aqui estão, cerca de 35% destes são só teus a bater na mesma tecla com toda a gente independentemente se estão a falar directamente contigo… até a criadora da notícia Marisa Pinho já se fartou dos teus comentários
Boas a todos, este assunto é vasto, mas acho piada que há pessoal que não faz a minima ideia do que fala, principalmente quando falam da web, dizendo que a pub paga rapidamente o desenvolvimento de um site. Mentira!
Reparem que o Avatar bateu records de bilheteira e ainda de mais downloads feitos. Fui um dos que viu através “da pirataria” e acabei a ver o filme no cinema em 3D.
Voces adem de reparar que as grandes editoras nao se queixam muito, porque existe muito dinheiro a girar em torno do desenvolvimento. Pensam que é so a pub nos jogos? Nao amigos. Presenças, investidores, bolsa, etc, pois se queres fazer um jogo indie e por a venda, se o jogo for bom vira “free” em menos de nada, pois ai so a venda direta e que tem lucro, nao existe nada mais.
A uns tempos, ja nao me lembro, recordo me de uma noticia de que uma empresa tinha “deixado fugir” o software ou jogo, btw, so sei que no fim vieram dizer que foi uma jogada de markting para angariar mais curiosos, e ajudar a subir as vendas. Estupido? Nem por isso, superaram os valores em meta para aquele ano (na empresa) so com base no software que tinha ido parar a net.
Por isso pessoal, quem é contra a pirataria, porque é ilegal, então amigos têm muito que sofrer e lutar, mas acreditem que digam o que disserem, façam o que fizerem não seram nem mais nem menos, ou melhores cidadãos por isso,não vão.
Btw, sou desenvolvedor de software e web, e já vi muitas coisas criadas por mim aí expostas na net, não me ralei muito, eu ganhei o dinheiro a mesma!
se desse para fazer like nisso eu fazia 😛
eu tou mas é farto desta discussão de F/C a pirataria. Musica, tenho youtube; filmes, não ligo 😛 ; jogos, só saco quando não encontro à venda (aqueles old-school).
Pirataria é publicidade? de uma certa forma sim
Pirataria é bom? tem os seus prós-e-contras, como tudo.
eu prefiro original, dentro da caixa, pq tive de gastar muito tempo e suor para aquilo e posso olhar fisicamente para a caixa, pro manual(o que é uma pena que atualmente não tem nada escrito). eu tenho jogos que me deram e não sinto a mesma coisa do que um que eu comprei. é a mesma coisa com a pirataria, faço, mas não tenho orgulho.
Que querem onde no nosso pais até se compram licenciaturas. lol
Sou a favor e contra a piratearia, é verdade que no nosso pais com o que se ganha é normal que se saque, mas sou a favor de que quem pode deve comprar, eu saco e a maioria das coisas que saco compro.
Gente , não sejam hipocrtias . Acredito que muita gente seja contra a partilha de ficheiros online , mas reparem numa coisa …
Que culpa tenho eu de chegar a motor de busca , meter um nome de um filme e me aparecer escancarado para mim ?
Eu vejo mais deste género :
Estou a sair de casa , abaixo da minha rua esta um maço de notas sem qualquer identificação. Sem dúvida alguma que o correcto é entregar o dinheiro ás autoridades para encontrarem o dono . Mas , é ilegal se eu ficar com ela , roubei alguma coisa ? Talvez , mas nao tenho culpa que me apareça algo do céu … Outra coisa , se eu tiver um CD duma banda que ninguém conhece ,eu que por acaso até dou boleia a muita gente e ouvem o CD e não o compraram , so o ouviram no meu carro … Se existirem no mundo mais pessoas como eu , faz uma boa quantidade de pessoas que usufrui de multimédia sem comprar o conteudo . Que culpa têm elas ? Até podem nem ter gostado . Se tiver dado boleia 50 no ano de 2012 (dei a mais) e existirem mais 20 como eu so aqui na minha cidade que tem centenas de milhares de habitantes , perfaz um total de 1000 Pessoas que ouviram o CD sem o comprar … E agora ? E no resto do mundo ? essas pessoas todas têm de tapat os ouvidos?
E as autoridades ? São anjos que não retiram nada ?
Lembram-se de Rede Blockbuster ? Fechou em Portugal , acusaram que a pirataria foi grande parte da culpa … E as Box’s das operadores que permitem alugar filmes a 2€ sem sair do sofa ? E a empresa NETFLIX que é um blockbuster no formato digital que está cada vez maior e recomenda-se ?
A culpa é da evolução e de quem não evolui com ela , a Nokia já foi em Portugal a marca de telecomunções mais usada , estagnou e perdeu uma parte enorme do seu poderio , agora viu que é altura de talvez mudar e evoluir com o que os rodeia
Você está correto em seu pensamento. Nada de errado em baixar os downloads disponível na rede. O que tá na rede é de domínio público. Até dezembro pretendo dobrar as coleções.
Olhem para a tabela dos filmes e vejam que o número de downloads não é proporcional à receita de bilheteira gerada… Os dois filmes com maior receita (com uma grande vantagem e com receitas que são exorbitantes) aparecem em terceiro e quarto lugares… Ou seja, quem quis, e pelos vistos muita gente quis (eu incluído), foi ao cinema ver os filmes. Não foi o facto de poderem fazer o download que as demoveu.
É verdade que o filme com mais download até pode ter tido uma receita baixa em comparação com outros filmes. Mas isso não pode ser implicado directamente à pirataria. Pode-se dever a outros factores e um deles pode ser o facto, de como se pode comprovar por exemplo na nota do IMDB, o filme não ser assim tão (é apenas um possibilidade).
Ora vamos lá ver…
Pirataria nos filmes:
– Quando o filme vale realmente a pena, o povo vai ao cinema. Saco filmes como qualquer um e mesmo assim fui ver qualquer coisa como 23 filmes ao cinema em 2012.
ANO MAIS RENTAVEL DE SEMPRE EM HOLLYWOOD: 2012
Pirataria nos jogos:
– A cada dia que passa se ouve que determinado jogo bateu records de vendas. COD, BF, AC, etc etc
Saco jogos para o pc, e mesmo assim ainda vou comprando certos jogos que podia sacar mas acabo por comprar para xbox ou mesmo pc quando vejo que estes tem preços mais convidativos ou me interessa o multiplayer. O amazon.co.uk é nosso amigo!
Pirataria em series:
– Que lógica tem, eu por exemplo, acompanhar a serie The Big Bang Theory, em que em Portugal passou a quarta temporada quando nos EUA já vai quase a acabar a sexta? Vou esperar uns dois anos por uma coisa que pode nunca vir a chegar a Portugal? Até lá perco-me e esqueço-me do que se passou nas temporadas anteriores.
E tenho o caso de algumas series que a FOX decidiu passar pouco tempo depois de estrearem nos EUA e eu acompanho na FOX como por exemplo a serie mais vista de sempre: The walking Dead e como esta outras…
Conclusão: Quando as coisas valem realmente a pena, as pessoas APOIAM os criadores. Como disseram com a caso da música, serve para basicamente tudo: VOU EU DAR UMA FORTUNA POR UMA COISA QUE NÃO SEI SE VOU GOSTAR? Tenham lá paciência os hipócritas que andam por este site mas felizmente, NÃO!