PplWare Mobile

TMN lança em primeira mão os novos SO’s da Microsoft

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Hugo Pereira says:

    Que trocadilho esse titulo 🙂

  2. Sergio says:

    Já repararam que os tiles daquilo que realmente importa num smartphone estão nestas imaens com os tiles mais pequenos. Eu sei que é confiurável, mas o que começo a ver é que as pessoas (e aqui no forum é bem patente isso) compram smartphones para fazer outras coisas e que além disso dão para telefonar e mandar mensagens

    • Vasco says:

      Se assim não fosse… para que quereriam as pessoas um smartphone!? 😀

    • Tavares says:

      …então mas o objectivo de quem investe num smartphone não é mesmo esse?? Para telefonar e enviar mensagens basta um telemóvel de 10/15 Euros!!

    • Sergio says:

      O telemóvel é para fazer isso tudo, mas as principais coisas são o telefone e as mensagens. São essas que tens de ter acesso fácil rápido.
      Depois vem as funções de organização pessoal. Fotos e jogos são importantes mas nao são aquilo que precisas de ter mais à mão.
      Cada um utiliza o telemóvel para o que lhe é realmente útil. Mas sempre associei o smartphone a actividades mais serias e o que vejo é as pessoas a utiliza-lo como algo mais lúdico. Como disse nada contra, so estou a dizer que com as massas começou a ter como principais funções outras coisas que nao as principais, que é a organizador pessoal. Para essas pessoas o smartphone é um gadget

      • CA3iR0 says:

        Respondeste a ti próprio: “Cada um utiliza o telemóvel para o que lhe é realmente útil”

        Se tu não vês utilidade nas diversas possibilidades oferecidas por um smartphone, compra um Nokia 3210! Afinal de contas o que te interessa são as SMS e as chamadas, certo?!

    • Ricardo says:

      A questão é.. aquelas tiles em particular não apresentam nenhuma mais valia quando ocupam uma área maior do ecrã (pelo menos no WP7.5). A do telefone é completamente estática, e serve para pouco mais do que ligar para alguém com quem se interagiu recentemente; as do mail e mensagens apenas indicam o número de itens novos, o que por si só não necessita de uma tile grande (excepto se no WP7.8/8 estas tiles apresentarem as mensagens mais recentes, o que seria espetacular). E penso que 1/4 da largura do ecrã é mais que suficiente para conseguir carregar lá com o dedo à primeira 99% das vezes.
      O objectivo de conseguir reduzir e aumentar o tamanho das tiles é possibilitar que as apps que realmente contenham informação útil na sua tile possam brilhar, enquanto apps que apenas são usadas como atalhos têm o seu pedacinho de espaço no ecrã para realizarem a sua função.
      As apps de mensagens e mails são mesmo das que mais utilizo, mas não me importo nada que ocupem menos espaço para não ter de me meter no scroll quase infinito do start screen 😀

      Aproveito para fazer um comentário à app do pplware para WP: dava muito jeito conseguir fazer scroll no texto que se está a escrever, especialmente quando é relativamente longo… (Sorry se não é o melhor sítio para dar feedback)

      Ricardo

      • Sergio says:

        Eu percebo o que dizes e fico contente que alguém tenha partilhado a sua experiência. A minha duvida é se um tile tão pequeno é fácil acesso e rápido. Porque quando vais telefonar vais a correr, queres acesso imediato. Talvez pudesse a ver uma opção que permitisse fixar tiles na parte de cima. Uma espécie de dock, mas que nao precisasse ser uma verdadeira dock. Por exemplo, poderia ficar fixo apenas um tile.

        Mas a discussão inicial nem passou por aí. As respostas que alguns deram vão ao encontro do que estava a tentar afirmar. Para muitos a funcionalidade de comunicação no smartphone passou a ser secundaria.

      • Vasco says:

        As tiles de sms e email expandidas vão apresentar a ultima mensagem recebida 😉

  3. LEROY says:

    Nao é bem em primeira mão. As lojas Fnac ja têm dispositivos com Windows 8 em exibição para demonstração aos clientes. Vi estes dias um Sony portátil com touchscreen e Windows 8 na Fnac de Gaia.

  4. Bruno Jacob says:

    Não querendo lançar discussões, acho que este S.O. vai ser óptimo para a Canonical…. O Ubuntu vai crescer muito 😉

    • António Pereira says:

      Tendo em conta que o Windows 8 não será obrigatório, e que o Windows 7 e anteriores ainda terão suporte durante bastante tempo, não vejo o porque disso ir acontecer.

      Nem sequer tem lógica que as pessoas perante as mudanças aplicadas no Windows 8 (tempestade num copo de água) fujam para Ubuntu e outros que são bem mais diferentes que aqueles que vinham a usar até então.

      Chega a ser cómica a ideia de mudar para algo totalmente diferente porque o Windows 8 tem algumas diferenças (que se resumem a uma plataforma de Apps e a uma Laucher FullScreen).

      O mais irónico disto tudo é que à pala de uma campanha de ódio e criticas (a maioria sem fundamentos válidos, ou vindas de pessoas que claramente não experimentaram aquilo que criticam) está muita gente a passar ao lado das grandes melhorias que ocorreram do Windows 7 para o 8.

      Eu também estranhava, e hoje sinto-me um privilegiado por estar a usar o Windows 8 há mais de 1 mês.

    • Carlos says:

      Tens toda a razão.

      Realmente, nada como mudar para um SO completamente diferente e incompatível com todas as aplicações do Windows (e não me fales no Wine, que é uma treta) porque o Windows 8 deixou de ter o menu Iniciar. E ainda por cima para o Ubuntu, que também não tem menu Iniciar!

      Aliás, viu-se bem o que aconteceu há uns anos com o Vista, foi uma migração em massa para o Linux! Oh, espera, não foi!

    • Fábio Marques says:

      Enganas-te. Com a integração que o Windows 8 tem com as redes sociais, e vai também ter com o Skype penso que as pessoas vão ficar surpreendidas pela positiva. Demora cerca de 2, 3 dias a assimilar os hot corners, mas na minha opinião tenho mais produtividade e, visualmente falando, muito mais gosto de trabalhar com Windows 8 que com versões anteriores.

      Ouvi pessoal que mudou de PC para MAC a dizer que o Windows 8 está “muito bom”. Não me parece que isto seja mau sinal.

  5. L. F. says:

    Com os preços praticados nos dispositivos móveis microsoft (WP7 e WP8) fica difícil atrair novos utilizadores! Já agora porque é que não permitem a actualização do SO do WP7.5 para o 8, como o nokia lumia 800?

    • Sérgio says:

      Pelo que li noutras analises deste site, é pelo facto do hardware do lumia 800 nao ser suficiente para tudo o que o windows 8 faça ou suporta.

      Eu tambem tenho um e espero pelo menos que saia uma actualizaçao.

    • Vasco says:

      O WP8 é uma actualização que se prende muito a nível de hardware. “Dói” não ter a última versão, mas a verdade é que é irrelevante. Os nossos telefones não vão passar a ser multicore ou suportar resoluções diferentes por causa da versão do OS. Os dispositivos actuais vão receber a actualização WP7.8 que será, assim se espera, igual ao WP8 a nível de software (salvo algumas excepções do género da integração skype…)

    • Fábio Marques says:

      Vai sair uma nova atualização para esses dispositivos (WP7.8)

      Não serão atualizados para o WP8 devido ao hardware limitado desses equipamentos. Tudo o resto sera igual ao WP8, suponho. O único problema serão as aplicações. Isto é, caso se desenvolva para WP8 há uma possibilidade de não funcionar no WP7.8, devido ao hardware. Todas as aplicações desenvolvidas para WP7 correm no WP8.

  6. ToMané says:

    A TMN que se deixe de tretas e que ponha á venda o Nokia Lumia 920………

  7. Sérgio says:

    Como dizia o slogan.. Tmn – Mais perto do que é importante 🙂

    tens um errozito na primeira linha do texto ” A chegada dos novos sistemas operativos da Microsoft, o Windos 8 e o Windows Phone 8″ , falta um W em windows 8.

    Cumprimentos

  8. Henrique Dias says:

    Finalmente!!!! Dia 26 terei o meu Windows 8 no meu laptop!

  9. João Reis says:

    Do ponto de vista dos PC´s vai ser um grande Fail, pelo menos do mercado doméstico, não tenho dúvidas que o Windows7 irá ser o novo Windows XP por uns tempos largos.

    Venha daí o 9 que virá simplificado e mais optimizado como a MS sabe muito bem fazer versão sim versão não do seu SO. A versão Não dou exemplo do Windows Millenium, Windows Vista e agora o 8.
    Parece mais um Beta testing a pagar pelos utilizadores desde 2000 para cá, é muito estranho não entenderem ainda o que um utilizador Windows precisa, simplicidade e performance. Quer dizer eles entederem devem entender só que assim não vendem novas licenças, GUITO.

    Há coisas que nunca mudam, e a MS teima em ser uma delas.

    • Não concordo.
      Além de estar a adorar o Windows 8, com trackpad multitouch aquilo é genial. Faz mesmo todo o sentido, com o preço tão baixo para quem tem Windows 7 (Comprado, claro), acho que vale a pena actualizar.
      E acredito que não experimentou o S.O. uma vez que diz “que um utilizador Windows precisa, simplicidade e performance”, que é precisamente o ponto forte deste W8!
      Mas é só a minha opinião.

    • Vasco says:

      Sem querer concordar nem discordar deste comentário… A verdade é que o W8 está precisamente mais simplificado e optimizado para performance (opiniões à parte).

      De resto estou a usar há um mês e estou a gostar. É só ultrapassar aquele “choque inicial” da falta do start menu que é bem mais rápido do que parece.

      A minha opinião pessoal é que o sistema foi “estupidificado” (apps, fullscreen, etc). A integração touch é simplesmente maravilhosa e não é demasiado estranha para quem não tenha touch, basta agarrar a ideia de ir ao canto do ecrã com o rato.

      De resto, eu raramente (mesmo nunca) uso as apps do interface Metro, mas continuo a minha utilização geral sem problemas e com 100% de compatibilidade com o que tinha antes. Até me atrevi a fazer upgrade directo do W7 Pro para W8 Pro e para minha admiração… Funcionou! xD até o IIS continuou a funcionar sem problemas e totalmente configurado.

      • João Reis says:

        O que testei o boot está evidentemente mais rápido mas isso é porque usam uns trques não porque aproveita mais rapidez do sistema. O uso do sistema em jogos e programas é mais lento, e em tudo o que se faz noto mais lentidão. Uso um i920 @ 3,7 Ghz com 6GB 1666mhz e disco SSD, provavelmente não devo ter o suficiente para notar a mesma fluidez que tenho no Windows7.
        Só posso falar pelo meu sistema e experiencia de uso, pode também ser uma questão de parecer mais lento, admito que sim mas teriam de ter tido outras prioridades, em vez de se preocuparem em obrigar a usar um novo UI deveriam dar opções de retirar-mos ou usar-mos o que quisermos. Start Menu para começar temos de usar um software externo para habilitar, não faz sentido nenhum, estamos a falar de Windows e não de uma coisa inovadora qualquer. Nem o sistema de ficheiros eles mudaram para algo novo, tudo continua igual com aspecto pior e parece-me mais lento mas admito que possa ser impressão minha.
        Irei testar em máquinas mais antigas para aí ter a certeza e confirmar.

        • João Reis says:

          Admito que possam ser problema de drivers também, mas pelo que li os programadores não gostaram muito do Windows8 falam todos em decrescimo natural de fps.
          Espero que venham drivers a corrigir mas duvido que vá ter as mesmas fps que tinha no mesmo sistema cmo windows7, logo, não me interessa pagar o upgrade se não vou usa-lo.

          • Fábio Marques says:

            Discordo, segundo benchmarks que vi, o Windows 8 é, no geral, igual ou superior nos FPS’s em relação ao 7. Quando os há os decréscimos são irrelevantes.

            Isso de programadores falarem de decréscimo de fps ainda só ouvi falar a Valve. Que por sinal vai ter concorrência com a nova Windows Store e os seus jogos Xbox

            https://www.youtube.com/watch?v=FzFTE_PQ0c0

    • killerAie says:

      Tens toda a Razão o win 8 ate pode funcionar nos Tablets mas nos pcs é uma aberração lixo FAIL dos grandes nos pcs pior que Vista e win millenium juntos lol
      Não obrigado mais vale o win 7 que continua muito bom e funcional , não quero a treta do interface do win phone num pc lol

  10. Preto says:

    O staff do pplware consegue escrever os topicos sem corrector ortograficos, visto a quantidade de corretores que por aqui andam:-)… Fazem muito bem claro!

    Penso que o win 8 é uma questão de habituação, pelo menos comigo tem sido assim, estranhei agora está a entranhar…

    Nokia Lumia 920 quero um, mas tá crise.

    Espero não ter escrito com erros.

  11. L. Mata says:

    Os logotipos do Windows estão errados. Já não têm aquele efeito “bandeira”. Agora são linhas rectas.

  12. Pedro says:

    Já tenho um Lumia 920 e um HTC 8x em pré-reserva na expansys. O primeiro que chegar, leva o meu dinheiro! (Tomara que seja o Lumia, mas como dia 11 viajo para o Brasil, não posso ser esquisito!)

  13. Sergio says:

    Há muita gente que diz que é apenas um novo menu iniciar, mas na realidade aquela é a noca home. A ideia é com o tempo as apps migrarem para o moder ui. Quando isso acontecer as pessoas pouco irão ao ambiente de trabalho. A maior parte das coisas serão feitas na nova home. O ambiente de trabalho servira para gestão de ficheiros, para as apps antigas ou quando precisamos de varias janelas abertas ao mesmo tempo.
    Uma coisa são varias apps abertas simultaneamente, outra é quantas apps precisamos visualizar ao mesmo tempo. 80-90% das vezes temos a App em fullscreen. Nas restantes queremos comparar algo e normalmente é entre duas apps.
    Quando surgiu o iPhone as pessoas tb criticavam a falta de janelas e ter que fazer o switch entre apps. Hoje em dia toda a gente acha isso ridículo. Claro que ha pessoas que abusa dos eviscera tentando virtualizar esse efeito.

  14. dsantacruz says:

    Boas,

    Alguem me sabe dizer se a TMN irá comercializar o Nokia Lumia 920?

  15. Tiago says:

    Eu gostava é de saber quando vem a nova versão para o meu lumia 800. lol

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.