Aplicação Play Store é actualizada com novidades interessantes
... entre as quais um verificador de malware implementado pela Google.
Já faz algum tempo que a aplicação Play Store da Google não sofre uma actualização com novas características funcionais. As últimas versões, além de pequenos ajustes no design e disposição de destaques, apenas têm trazido correcção de pequenos bugs e são quase imperceptíveis ao utilizador.
Desta vez as melhorias foram em maior quantidade e foram implementadas funcionalidades como remoção de aplicações na lista "Todas" em "As minhas aplicações", memorização de posição na lista ao retroceder a navegação, melhorias na notificação para Android Jelly Bean, entre outras.
Se a sua aplicação Play Store ainda não foi automaticamente actualizada para a versão 3.9.16, actualize-a a partir da versão que disponibilizamos!
Os casos de malware reportados como bem sucedidos, que ocorreram via loja de aplicações da Google, foram ainda num número considerável - embora tivessem reduzido acentuadamente nos últimos tempos - e a Google, devido a não fazer aprovação individual de aplicações como acontece na AppStore da Apple, adoptou um processo automático de detecção de malware, trojans e afins, chamado Bouncer. Desta vez supõe-se que este reforço da segurança poderá estar relacionado com a recente aquisição do produto VirusTotal por parte da Google.
O reforço dessa prevenção continua e desta vez, aliada à aplicação Play Store e tornando-a como um "client-side" do processo, a verificação de conteúdos maliciosos vai mais além. Segundo o site Android Police, a nova aplicação Play Store faz a verificação em duas partes: primeiro corre uma tarefa chamada "app check" que faz a verificação de todas as aplicações que já tenham sido descarregadas, depois inicia um "app blocker" que notifica o utilizador caso tenha sido detectada alguma aplicação suspeita.
Foram inclusivamente descobertos novos ícones, no .apk da nova aplicação, que evidenciam isso mesmo.
Quanto às restantes novidades da Play Store, passo a enumerar:
- Remoção de aplicações da lista "Todas": é aborrecido que, uma aplicação que tenha sido testada há muito tempo e que nem sequer tivesse sido do agrado do utilizador, permaneça na lista de todas as aplicações adquiridas. Para colmatar isso e fazer uma limpeza, agora é possível removê-la dessa lista clicando apenas no sinal de proibido que surge caso a aplicação não esteja instalada. É possível ainda fazer selecção múltipla de aplicações para a proceder à remoção, com um clique longo.
- Memorização da posição numa lista: agora, sempre que abrir a descrição de uma aplicação e voltar ao ecrã anterior, a navegação surge exactamente na posição da lista onde se encontrava.
- Notificações com mais informação: quando são disponibilizadas actualizações de aplicações instaladas, o ícone que surge na barra de notificações contém informação expansível, permitindo ver imediatamente quais as aplicações que têm actualização disponível (para Android 4.1 Jelly Bean).
- Ícone de aplicação instalada/actualizada: em vez de surgir uma informação genérica na barra de notificações, após uma instalação ou actualização, surge o ícone da respectiva aplicação.
- "Lista de desejos": embora esta funcionalidade não esteja ainda disponível ou a funcionar, já é possível encontrar provas da sua implementação no .apk da aplicação, portanto poderá já estar preparada e estar apenas a aguardar a activação do lado do servidor da Google, o que poderá estar para breve.
A nova versão da Play Store pode ser instalada sem haver a necessidade de acesso root ou qualquer outro requisito. Basta instalar como um outro qualquer .apk, sendo necessário activar a opção "Fontes desconhecidas".
Caso a instalação falhe deve ir a Menu > Definições > Aplicações > Todas > Google Play Store > Desinstalar actualizações e voltar a tentar a instalação. Se mesmo assim falhar, então o procedimento tem de ser manual e passa pela substituição do ficheiro Vending.apk
ou Phonesky.apk
(dependendo da versão do sistema) pelo novo .apk, dando-lhe o mesmo nome. Para isso necessita de acesso root e poderá utilizar a aplicação Root Browser Lite para fazer a substituição do .apk. Se o fizer, tenha atenção em guardar uma cópia do .apk da versão antiga da Play Store e em se certificar que as permissões do .apk da nova versão devem ser rw-r--r--
(644). Após fazê-lo, deverá reiniciar o sistema e estará pronto a utilizar.
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente é possível correr com aplicações do “século passado”! E já não temos de voltar a percorrer centenas de aplicações até chegarmos onde estávamos…aleluia!!!
A meu ver é a grande feature deste versão 😀
Sem dúvida, nem acredito k demoraram este tempo todo a implementar algo k ja deveria fazer parte desde o inicio.
Enfim, mais vale tarde do que nunca
Alguem sabe qporque motivo no android 2.3.6 (Galaxy W) e 4.0.4 (Galaxy S Duos) mesmo desinstalando actualizações não consigo fazer o update para esse versão? fico sempre na 3.8.17
Esse “sintoma” está previsto no final do artigo, onde está explicada a forma de instalar recorrendo a outro método. É necessário acesso root.
Bom dia ,
Mais uma boa noticia para os utilizadores do Android e no caso da protecção para os restantes produtos Google , embora ainda muito jovem este SO tem vindo a crescer significativamente nas áreas aonde se lhe apontavam algumas falhas , era bom a Google apanhara embalagem e começar a impor aos fabricantes que instalam Android nos seus dispositivos um determinado período de suporte e actualizações ao mesmo , penso mesmo que será este o último factor que falta para a Google se impor definitivamente na liderança , já que quanto ao desenvolvimento do SO tem acontecido a uma velocidade estonteante .
Hugo muito obrigado pela partilha , vou já instalar mal termine o meu post .
Cumprimentos
Serva
A Google obriga uma actualização de 18 em 18 meses. pois concidera que é o tempo espectavel para o equipamento entrar em desuso. mas eles esquecem-se que 18 meses é pouco para mandar um telemovel para a reforma.
o pior nisso é que as marcas ignoram os seus compradores. exemplo disso é o galaxy S e o W que tem hardware capaz de correr o android 4.0.4 e o 4.1.x e não querem saber.
Para esses casos a solução existem Custom Roms…
A culpa disso não é da Google. É das empresas que fabricam os equipamentos, nesse caso, a Samsung.
O que eu queria para o meu Nexus 7 era a possibilidade de criar utilizadores no sistema em si…dava cá um jeito!
Em relação ao assunto do tópico, penso que este tipo de melhorias é sempre de louvar…no entanto acho que a Google não perdia nada (bem…talvez dinheiro) em fazer um tipo de verificação semelhante ao da Apple por exemplo.
It’s coming 😛 isso ja foi descoberto no 4.1 mas está escondido e a implementação ainda nao esta terminada
uso o switchme no N7 para isso
Faz isso sem nenhum problema pelo menos até à esperada implementação
https://play.google.com/store/apps/details?id=fahrbot.apps.switchme&feature=search_result#?t=W10.
Muito obrigado, vai dar-me muito jeito!
“Memorização da posição numa lista: agora, sempre que abrir a descrição de uma aplicação e voltar ao ecrã anterior, a navegação surge exactamente na posição da lista onde se encontrava.”
ALELUIA! estava a ver que não! era o que mais me irritava.
Novos GAPPS para Android 4.1.2, 20121011 e já possuem o Play Store 3.9.16. Já instalei na CM10 do SGT7″ P1000:
http://goo.im/gapps
nice
que tablet é esse Hugo?
Galaxy Tab 7 P1000.
Ainda não atualizei, mas parece que vai resolver muitos dos meus problemas. A lista de desejos é uma espécie de favoritos para de aplicações que queiramos instalar depois ou é para futuras promoções? 😀
Thanks pplware 🙂
A wishlist permitirá aos utilizadores adicionarem aplicações e conteúdos à lista (filmes, livros, música, nos países que os tenham) e depois podem ser comprados ou adquiridos com recurso a um gift card ou que um outro utilizador pague por essas aplicações (como uma prenda que pode ser oferecida).
Jásaiu também a OTA 4.1.2 para o Nexus S. Recebi ontem a noite 🙂
Cito:
“Se mesmo assim falhar, então o procedimento tem de ser manual e passa pela substituição do ficheiro Vending.apk…”
.
Não foi preciso.
Após download com o próprio Android, o ficheiro foi cair na pasta download. Aqui mesmo toquei nele, escolhi Instalar, substituir a aplicação existente? Sim o.k…. E instalou.
E se funcionar mal tenho a versão anterior no Titanium Backup.
Depois da instalação fiquei com o Phonesky.apk em /system/app e com o com.android.vending-2.apk em /data/app. Qual era afinal?
Apaguei os dois e voltei a instalar e só ficou o 2º com um 1 em vez dum 2. E funciona bem.
Alguem me sabera dizer se o tablet de 7″Dane-Elec My-mate 16g e compativel com o play srore
FAço a mesma pergunta do Carvalho, existe alguma soluçao para o 7″Dane-Elec My-mate 16g, no que diz respeito ao google play?
Instalei num dane elec mas infelismente nao funciona.. Sera que alguem tem alguma dica?
O meu dane elet 16g tambem nao tinha google play, mas consegui i instalar e funciona.
Como conseguiste instalar no teu dane elec? ja me fartei de tentar e nao consigo fazer nada